PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Como a quantidade de gatos no mundo inteiro é gigantesca, donos de gatos machos deverão castrá-los. No entanto, muitas pessoas negligenciam esse fato, já que pensam que como o gato que têm não vai dar cria, não haverá problema. No entanto, o macho pode sair de casa e cruzar com fêmeas por perto, contribuindo para o aumento da população felina. [1] Caso não saiba se um macho adulto é ou não castrado, leia este artigo.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Analisando o gato por conta própria

PDF download Baixe em PDF
  1. Para analisá-lo sem a ajuda de um profissional, é preciso ter acesso à parte traseira para verificar a área genital sem qualquer impedimento. Posicione-o com a cauda virada em sua direção; assim que ele estiver em uma melhor colocação, puxe a cauda para cima, desobstruindo a região genital. Se achar que o animal vai se debater ou tentar fugir, peça ajuda para um parente ou amigo.
    • Durante a verificação, acaricie as costas do gato e converse calmamente para que ele coloque o rabo para cima sem precisar de interferência. Dessa maneira, o felino ficará mais relaxado, sem que precise forçá-lo. [2]
    • É uma boa ideia colocar um par de luvas de látex, já que será necessário apalpar a área genital do gato. As luvas devem ser bem finas, permitindo que consiga sentir através delas.
  2. Gatos peludos terão muito pelo na frente da região genital. Coloque-os de lado e veja a área por baixo; ao colocar o pelo entre as pernas do animal, deverá ser possível ver o pênis e o ânus.
    • Cuidado para não puxar os pelos com muita força ou você poderá machucá-lo.
    • Não deve ser necessário fazer isso com gatos de pelos curtos, já que a genitália será bem mais aparente sem precisar mexer nos pelos.
    • Muito provavelmente, não será preciso colocar gatos calmos de barriga para cima. Se for tentar, pegue-o pelo “cangote” (a pele solta no pescoço) e vire-o ao contrário. Dessa forma, ele continuará no mesmo lugar e você se protegerá caso ele se irrite e tente arranhá-lo. [3]
  3. Gatos castrados não possuem testículos; por isso, tente apalpar a região genital e procure pela bolsa escrotal. Ela está localizada sob a cauda e o ânus e acima do pênis. Deve haver uma bolsa nessa área; pegue-a cuidadosamente na mão e sinta se há algo dentro. Caso a bolsa esteja dura, são os testículos, sinalizando que o animal não é castrado; do contrário, ela será macia, indicando que ele foi recentemente castrado. Geralmente, a bolsa também estará com os pelos raspados se o gato for castrado.
    • Se não houver uma bolsa escrotal, o gato pode ter sido castrado há mais de um mês, deixando-a plana.
    • Ao encontrar um testículo, o gato não foi castrado.
    • Isto não é garantia de que o animal não foi castrado. Os testículos podem não ter descido ainda, se o gato for jovem, ou ele pode sofrer de criptorquidia, uma condição onde nenhum dos testículos descem. [4] [5] [6]
  4. Há outra maneira de verificar se o gato foi castrado ou não. Puxe a cauda dele para cima e meça o espaço entre o ânus e o pênis; caso ela tenha largura maior do que 2,5 cm, o gato provavelmente foi castrado.
    • Se ainda for jovem, a distância deve ser um pouco maior do que 1,2 cm. [7]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Usando métodos alternativos

PDF download Baixe em PDF
  1. Ao comprar um gato ou filhote de gato, veja algum documento é fornecido junto ao animal. Pode haver um certificado ou carta de um veterinário que prova que o animal foi castrado.
    • Não tenha medo de perguntar. Ao comprar o gato de um pet shop ou organização de adoção que não der nenhuma papelada, pergunte a um funcionário se o animal foi castrado. Não é uma pergunta indelicada; é apenas você sendo responsável. [8]
  2. Se não houver nenhum documento que comprove a castração ou se o gato foi achado na rua, verifique se há uma “tatuagem” na orelha dele. Encontrar essa “tatuagem” significa que o animal foi castrado.
    • A tatuagem com a letra “M” indica que ele não foi castrado, mas possui um microchip. [9]
  3. Ao pegá-lo no colo, analise a pelagem na parte inferior do corpo. Se ela estiver mais curta que o resto ou totalmente raspada, há possibilidade de ele ter sido castrado. Os veterinários raspam o pelo nessa parte do corpo antes de realizarem a castração, podendo ajudá-lo a saber se ele é capaz de reproduzir.
    • Essa técnica não garante que o animal é ou não castrado. Se possível, utilize outro método para confirmá-la. [10]
  4. 4
    Identifique se o cheiro da urina está particularmente forte. Um gato que não foi castrado produz uma urina de cheiro bastante forte e desagradável. Se o xixi do animal for fedorento, ele ou não é castrado, ou o foi recentemente.
  5. Depois de tentar todos os outros métodos e ainda não estiver com certeza absoluta se ele é ou não castrado, leve-o ao veterinário. Tal profissional conseguirá rapidamente analisar e informá-lo, já que é especialista no assunto.
    • Informe o que deseja assim que entrar no consultório. Caso descubra que o animal não é castrado, marque um horário para realizar o procedimento o mais rapidamente possível. [11]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 101 287 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade