Baixe em PDF
Baixe em PDF
Várias pessoas gostam de colecionar cartas de Pokémon. Infelizmente, alguns golpistas tentam vender cartas falsas aos colecionadores mais ávidos. No entanto, as cópias feitas por eles sempre têm imperfeições. Para saber se uma carta é autêntica ou falsa, continue lendo.
Passos
-
Conheça as espécies de Pokémon. Às vezes, as imagens das cartas falsas nem mostram Pokémon, mas sim Digimons (ou personagens de outras franquias) ou animais. Se a figura da carta parecer questionável ou se parece que há um adesivo sobre ela, desconfie.
-
Observe os ataques e o HP. Se o ataque não existir ou o HP estiver acima de 300, a carta provavelmente é falsa. Além disso, se a carta for mais antiga e estiver escrito HP 80 (ou PS 80) em vez de 80 HP, ela é falsa, pois somente as cartas mais novas apresentam as letras HP antes do número.
- Algumas cartas genuínas têm a variável e o nome do atributo invertidos por causa de um erro de impressão. Não descarte a carta sem verificar outros aspectos, pois se ela for verdadeira, mas tiver um erro, pode ser valiosa.
-
Procure por erros de digitação, bordas enfeitadas ao redor da imagem do Pokémon ou uma base arredondada embaixo da energia.
-
Compare o símbolo de energia ao das outras cartas. Diversas réplicas têm símbolos um pouco maiores, distorcidos ou desalinhados entre si.
-
Observe o texto. Nas cartas falsas, ele costuma ser um pouco menor do que nas verdadeiras e estar em uma fonte diferente.
-
Verifique a fraqueza, a resistência e o custo para recuar. A adição ou subtração máximas ao dano são de +/-40, a menos que a fraqueza seja dobrada. Já o custo para recuar nunca é maior do que 4.
-
Cheque a caixa de cartas. No caso das falsas, a caixa não terá logomarcas e dirá algo como "pre-release trading cards". Ela será feita de papelão barato e não terá ao formato característico.
-
Veja como o texto está escrito. As cartas falsas costumam ter erros. Os mais comuns são nomes de Pokémon errados, a falta do acento agudo em "Pokémon", entre outros. Algumas também escrevem os nomes dos ataques errado e podem não ter símbolos de energia embaixo do ataque, dentro da descrição.
-
Caso a carta seja uma primeira edição, procure pelo símbolo circular correspondente do lado inferior direito da imagem dela. Às vezes, especialmente nas cartas de sets básicos, as pessoas estampam as cartas com os próprios símbolos. Como saber a diferença? Primeiro, o símbolo falso costuma ser mais imperfeito e com alguns borrões. Em segundo lugar, ele sai facilmente se você tentar raspá-lo.Publicidade
-
Veja se as cores estão desbotadas, borradas, escuras demais ou apenas erradas (mas cuidado com os Pokémon Shiny! Eles são raros e têm a cor errada de propósito). É muito difícil que tenha ocorrido um erro de fábrica; o mais provável é que a carta seja falsa.
-
Observe o verso da carta. É comum que, nas falsas, o redemoinho azul pareça arroxeado. Às vezes a Poké Ball também está invertida. Na carta verdadeira, a metade vermelha fica em cima.Publicidade
-
Inspecione a carta em si. As falsas geralmente parecem finas e moles, e talvez seja possível ver através delas se você as posicionar contra a luz. Algumas réplicas, porém, são duras demais e parecem brilhantes. O tamanho errado também é um sinal de que a carta é falsa. Os materiais diferentes se desgastam de maneiras variadas, portanto, procure por mais danos nos cantos e padrões de desgaste incomuns nas cartas mais usadas. As cópias ainda costumam não ter a data do copyright ou o nome do ilustrador na parte de baixo.
-
Pegue outra carta. A carta em questão tem o mesmo tamanho? Ela é muito quadrada? A centralização está correta? Um lado dela tem mais amarelo do que o outro?
-
Dobre a carta um pouco. Se ela dobrar com facilidade, é falsa. As cartas verdadeiras não são moles.Publicidade
-
Caso tenha certeza de que a carta é falsa, tente rasgá-la. Em seguida, pegue uma carta velha que não use mais e faça um pequeno rasgo nela também. Compare a velocidade com que cada uma delas rasgou. A falsa vai se rasgar mais rápido.
-
Uma maneira rápida de saber se a carta de Pokémon é verdadeira ou falsa é dando uma boa olhada na borda. As cartas genuínas têm uma folha preta bem fina entre o papel. De perto, é fácil ver a faixa escura entre as metades. As cartas falsas não terão essa folha.Publicidade
Dicas
- As cartas "Ultimate" ou com dois Pokémon juntos sem a marca tag team ou legend são sempre falsas.
- Ao comprar cartas, leve com você algumas que saiba serem verdadeiras para poder comparar.
- Não vá pensando que a carta é falsa instantaneamente. Inspecione primeiro, a menos que seja óbvio.
- As cartas de verdade costumam ter o nome do ilustrador no canto inferior esquerdo. Caso não tenha, a carta provavelmente é falsa.
- Os boosters de cartas verdadeiras (e às vezes os decks e outros produtos) são vendidos de vez em quando em pacotes com uma carta promocional. Embora sejam legítimas, essas cartas promocionais costumam ser velhas e podem não ser legais em torneios oficiais.
- Prefira comprar cartas em decks ou boosters fechados em vez das individuais separadas.
- Se você obtiver uma carta rara ou poderosa em um pacote relativamente barato ou para iniciantes, há uma chance dela ser falsa.
- A maioria das cartas de Pokémon ex- e gx e v é brilhante. Se esse não for o caso da sua, ela é falsa.
- Os boosters de cartas verdadeiras terão o código online. Se não tiverem, são falsos.
- OS Pokémon que podem ser usados em campeonatos geralmente não podem ter mais de 250 HP. Poucas cartas tem HPs maiores que esse (como algumas cartas EX e GX — como o Lucario EX. Uma carta com HP maior que esse número provavelmente é falsa.
- Existe uma carta Shadow Lugia que tem mais de 300 HP. Ela foi lançada em 2006, mas seu uso em campeonatos é proibido.
Publicidade
Avisos
- Nem todos os boosters são seguros; algumas pessoas fazem boosters falsos.
- Nem todos os critérios se aplicam a cartas falsas, pois há pessoas que sabem fazer suas réplicas parecerem reais. Compre sempre de um vendedor de confiança.
- As cartas de energia são as mais difíceis de se saber se são falsas. Observe bem os símbolos da esfera de elementos e compare com uma carta que saiba ser verdadeira. Caso haja alguma diferença, mesmo que seja apenas o comprimento de um dos pontos da carta de energia incolor dupla, ela com certeza é falsa.
Publicidade
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 162 075 vezes.
Publicidade