PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Qualquer pessoa fica muito mais organizada e até feliz quando aprende a se concentrar nos estudos ou no trabalho. Se é o seu caso, você precisa buscar formas de evitar distrações e formular planos para cumprir seus objetivos no dia a dia. Siga os passos deste artigo e tire todas as suas dúvidas!

Parte 1
Parte 1 de 4:

Organizando o seu dia a dia

PDF download Baixe em PDF
  1. O primeiro passo que você precisa dar para aprender a se concentrar mais é fazer listas de tarefas concretas e tangíveis no dia a dia. Dessa forma, fica bem mais fácil evitar possíveis distrações. Risque as etapas que cumprir aos poucos e a diferença na sua produtividade vai aparecer gradualmente. [1]
    • Liste pelo menos três coisas que você queira fazer em um dia específico, mais três que precise fazer no dia seguinte e outras três para fazer até o fim da semana. Em seguida, comece a completar esses passos dos mais urgentes até os mais distantes.
    • Faça intervalos frequentes. Descanse um pouco toda vez que você completar um item da lista de tarefas.
    • Tente fazer as tarefas menores o quanto antes e reservar mais tempo às partes complicadas. Não seja preguiçoso e nem fique enrolando para começar!
  2. Faça as tarefas mais difíceis e criativas na parte da manhã, quando você estiver motivado e disposto. Deixe as partes um pouco mais fáceis, como marcar reuniões, preencher formulários e arrumar a sua mesa no trabalho, para a tarde (quando seus níveis de energia forem menores). [2]
    • Não deixe para fazer a tarefa mais complicada da lista no fim do dia. Você corre o risco de não terminar e precisar adiar parte dela.
  3. Esse é um dos segredos mais básicos do sucesso. Vai ser muito mais fácil se concentrar quando você souber exatamente onde cada objeto, material e equipamento está à sua volta. Isso inclusive pode aumentar a sua motivação e até a produtividade! [3]
    • Tire de perto tudo o que não tenha a ver com o seu trabalho. Você pode deixar alguns retratos de família expostos na mesa, mas guarde todo o resto que não seja papel, grampeador, canetas etc.
    • Guarde o celular, a menos que precise dele para trabalhar ou estudar. Dê uma olhada nas notificações a cada uma ou duas horas, mas não deixe o aparelho à mostra.
    • Crie um sistema de arquivamento organizado. Você vai poupar bastante tempo se souber exatamente onde cada documento está.
  4. Essa é mais uma parte muito importante em todo o processo da concentração. Pegue a sua lista de tarefas no início de cada expediente e inclua quanto tempo você acha que vai precisar para cada item — para ter uma noção de como vai ser o dia. Como dito acima, tente colocar as partes mais demoradas e complexas nas primeiras horas. [4]
    • Tenha uma boa noção do que esperar de cada tarefa. Não adianta reservar só 20 minutos para algo que leva uma hora. Isso só deixaria você frustrado e desmotivado.
    • Faça um breve intervalo sempre que terminar uma tarefa antes do esperado. Essas pausas vão contribuir com os seus níveis de energia.
  5. Parar de vez em quando é tão importante quanto trabalhar ou estudar. Você vai ter muito mais concentração se intercalar períodos de produtividade e intervalos ao longo do dia, em vez de trabalhar ou estudar "até onde der" e não se programar melhor. [5]
    • Faça intervalos de dez a 20 minutos a cada hora de trabalho ou estudo. Aproveite esse período para responder às mensagens no celular, fazer alguns alongamentos ou tomar um café.
    • Pense em recompensas pelo seu progresso. Você vai ficar muito mais disposto se pensar em algo que possa fazer para si mesmo depois de cada período de trabalho ou estudo. Por exemplo: que tal bater uma vitamina saudável na próxima pausa?
    • Aproveite para fazer alguns exercícios simples nos intervalos. Caminhar por 15 minutos e subir cinco lances de escadas (e descer em seguida, claro) são duas alternativas interessantes.
    • Respire ar puro nos intervalos. Não fique o dia inteiro enfurnado no trabalho, na sala de aula ou em casa. Saia de vez em quando para respirar ar puro, sentir a brisa da manhã ou pelo menos tomar um banho de sol (e, de quebra, receber vitaminas).
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Melhorando a sua concentração

PDF download Baixe em PDF
  1. Cada pessoa tem uma capacidade própria de concentração: algumas conseguem passar mais de uma hora em uma mesma tarefa, enquanto outras precisam descansar com mais frequência. Você pode descobrir o seu caso com alguns testes simples. Por exemplo: concentre-se em uma mesma tarefa por 30 minutos e veja os resultados; faça uma pausa e retome o processo; e continue assim até aumentar o tempo. [6]
    • Aos poucos, você vai ver que consegue se concentrar em uma mesma tarefa por muito mais do que pensava. Continue repetindo o processo até achar que é hora de parar por enquanto.
  2. Medite . Meditar não só é uma forma excelente de relaxar, mas também melhora a concentração gradualmente. Crie o hábito de fazer esse exercício por dez a 20 minutos ao dia. Comece afastando todos os pensamentos e dedicando toda a sua atenção ao seu corpo e à respiração. Com o tempo, você vai conseguir transferir essa habilidade às tarefas do cotidiano, seja no trabalho, nos estudos ou em casa. Por fim, experimente meditar logo depois de acordar ou antes de ir dormir (ou no horário que mais der certo na sua agenda). [7]
    • Medite em um lugar relativamente tranquilo, onde você não fique distraído.
    • Sente-se em uma posição confortável e coloque as mãos nos joelhos ou no colo.
    • Relaxe uma parte do corpo de cada vez até passar por todas elas.
    DICA DE ESPECIALISTA

    James Brown

    Instrutor de Meditação
    James Brown é um professor de Meditação Védica, método acessível e simples de meditação com longa tradição, da Área da Baía de São Francisco. Para se tornar um professor, completou um rigoroso programa de estudo de dois anos com mestres Védicos, incluindo um período de imersão de quatro meses no Himalaia. Ao longo dos anos, ensinou milhares de pessoas, também oferecendo palestras de São Francisco a Oslo.
    James Brown
    Instrutor de Meditação

    Meditar ajuda a melhorar o foco e a concentração . O instrutor de meditação James Brown relata: "Nós usamos as palavras 'foco' e 'concentração' como sinônimos, mas elas têm significados diferentes. 'Foco' tem a ver com um estreitamento da atenção, enquanto 'concentração' é o processo de manter esse limiar de atenção estreito".

  3. Ler é uma das melhores formas de aumentar a concentração. Tente se dedicar a um texto sem parar por 30 minutos, incrementando esse tempo aos poucos até chegar a uma ou duas horas com intervalos breves. Essa atividade focada ajuda bastante a otimizar o poder de concentração de qualquer pessoa. [8]
    • Tente refletir sobre o que você está lendo de vez em quando para saber se entendeu mesmo o conteúdo ou se precisa dedicar mais energia ao estudo dele.
    • Ler pela manhã é uma ótima forma de despertar a mente, enquanto ler à noite ajuda a relaxar o corpo e o cérebro para o período de descanso que vem logo em seguida.
    • Tente aumentar o seu período de leitura por dia em 30 minutos e reduzir o tempo que você passa na frente da televisão em mesma medida. Todo o seu progresso de um lado corre o risco de ir por água abaixo por causa de uma atividade tão passiva quanto ver TV!
    • Tente bloquear todas as distrações quando você for ler. Vá para um lugar tranquilo, coloque o celular no silencioso e peça para ninguém da família atrapalhar. Isso não só aumenta a sua concentração, mas melhora a absorção do conteúdo de modo geral.
  4. Muitas pessoas acham que fazer mil e uma coisas de uma vez ajuda na parte da produtividade, mas a verdade é justamente o oposto disso: não dá para se concentrar bem nas tarefas quando elas estão acumuladas ao mesmo tempo. É muito melhor dedicar a sua energia a um único objetivo e só passar ao seguinte quando terminar o atual. [9]
    • Você vai ver que fica muito mais produtivo quando tenta fazer só uma coisa de cada vez, em vez de equilibrar várias tarefas.
    • Conversar com os amigos enquanto você precisa trabalhar ou estudar é um dos principais empecilhos em termos de concentração. Isso corta a produtividade em cerca de 50%!
    • Não faça várias coisas ao mesmo tempo quando você estiver em casa. Por mais que você possa tentar lavar a louça enquanto vê uma videoaula, isso só vai afetar a qualidade da sua concentração.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Estando sempre preparado

PDF download Baixe em PDF
  1. Você já viveu aquelas situações em que passou o dia inteiro "trabalhando" ou "estudando", mas ainda assim não conseguiu fazer nada de bom? Se sim, talvez seja melhor refletir sobre a experiência antes que ela se repita. Preste atenção ao que deu certo e ao que não deu durante aquele período e adapte-se para ter uma experiência melhor. Por exemplo: [10]
    • Você tinha que estudar, mas passou o dia inteiro batendo papo com o seu colega? É melhor estudar sozinho da próxima vez.
    • Você estava trabalhando na empresa, mas passou o dia inteiro ajudando um colega (em vez de cumprir os seus prazos)? Diga que está ocupado da próxima vez que alguém pedir ajuda.
    • Você perdeu o dia inteiro lendo textões de Facebook, conversando no WhatsApp ou mexendo no Instagram? Deixe para acessar as mídias sociais depois de trabalhar.
    • Faça uma lista de tudo o que reduziu a sua produtividade para saber o que evitar nas vezes seguintes.
  2. Você precisa instituir uma rotina fixa antes de fazer qualquer coisa, seja trabalhar ou estudar, para começar com o pé direito e ter motivação para ir até o fim. [11]
    • Regule o sono. [12] Crie o hábito de se levantar e se deitar na mesma hora todos os dias até o seu corpo se acostumar.
    • Tome um café da manhã caprichado. Como muitos já sabem, o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Sendo assim, coma algo que dê energia para as suas atividades, mas sem exagerar. Opte por carboidratos saudáveis (como aveia e outros cereais), proteínas (como ovos ou peito de peru) e frutas e vegetais. [13]
    • Reserve um tempo para praticar exercícios. Até fazer exercícios aeróbicos e abdominais e caminhar por algo entre 15 e 20 minutos já geram uma diferença enorme.
    • Reduza a ingestão de cafeína. Beber café até dá energia, mas tente não passar de uma xícara por dia — ou você vai sentir o efeito contrário ao esperado. Se possível, comece a tomar chá com baixo teor de cafeína ou corte a substância de uma vez por todas.
  3. Isso infelizmente nem sempre é possível quando se trata de estudar ou trabalhar. Se for uma possibilidade no seu caso, busque formas de adaptar os seus horários de acordo com os momentos de maior produtividade possível.
    • Cada pessoa é produtiva em um momento próprio: algumas de manhã, outras tarde da noite. Determine qual é o horário válido para você e faça alguns testes até se acostumar.
    • Você precisa determinar qual é o ambiente de trabalho ou estudos certo para o seu caso. Algumas pessoas funcionam melhor de casa, onde estão mais confortáveis. Outras, por sua vez, ficam mais motivadas quando se veem cercadas de mais gente (desde que isso não atrapalhe a concentração).
  4. Você precisa ter os seus objetivos claros sempre que for começar a fazer qualquer coisa, seja no trabalho ou nos estudos. Do contrário, vai ser bem mais difícil se concentrar.
    • Prepare alguns lanches saudáveis, como nozes, maçã, banana e afins, para não ter que recorrer a salgados e outras porcarias na rua. [14]
    • Ande sempre com uma garrafa d'água. Você precisa se reidratar de vez em quando.
    • Use roupas confortáveis e que combinem com o tempo. Você pode ter que tirar ou colocar uma blusa se a diferença de temperatura entre a sua casa e o ambiente lá fora estiver muito grande. Isso também tem influência nos níveis de concentração e produtividade de qualquer pessoa!
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Evitando distrações

PDF download Baixe em PDF
  1. A internet pode até estar repleta de informações interessantes e úteis, mas sempre atrapalha na hora de estudar e trabalhar. Você deve ficar longe das mídias sociais e de outras páginas durante o expediente ou a aula, a menos que precise pesquisar algo em algumas dessas páginas. [15]
    • Caso acesse uma página interessante na internet na hora errada, deixe para ler o conteúdo dela no seu próximo intervalo.
    • Não responda a mensagens pessoais durante o trabalho. Você só vai ficar distraído e atrasado com aquele seu plano de cumprir as tarefas até certa hora.
    • Em último caso, você pode até desconectar o modem por um tempo enquanto estuda ou trabalha (desde que isso não atrapalhe ninguém).
    • Você vai ter que se acostumar a evitar as distrações aos poucos. Por exemplo: comece reduzindo o número de vezes que entra no Facebook a um acesso a cada meia hora, mas aumente esse tempo gradualmente até chegar a duas ou três vezes por dia (ou melhor, nenhuma vez!).
    • Se você precisa usar a internet para estudar ou trabalhar, pelo menos tente abrir no máximo cinco guias do navegador de cada vez. Concentre-se na sua tarefa do momento e em nada mais. Do contrário, a sua mente vai entrar em modo multitarefas.
  2. As pessoas também são pontos de distração, seja no trabalho ou nos estudos. Não deixe isso acontecer com você! Por mais que aquele seu amigo tenha uma coisa importante para contar, peça para ele deixar isso para o momento oportuno. [16]
    • Explique aos seus amigos e familiares o quanto o trabalho ou os seus estudos são importantes para você. Eles vão respeitar o seu tempo e espaço desse jeito.
    • Só atenda a ligações e responda a mensagens pessoais que forem de teor urgente. Diga aos seus amigos e familiares que você só para o que está fazendo para resolver assuntos desse tipo quando eles são de extrema importância.
    • Se você faz parte de um grupo de estudos, peça para todo mundo se dedicar à matéria e evitar conversas paralelas. Vocês podem até combinar um sinal para chamar a atenção de todos quando houver distrações.
  3. Todo ambiente de trabalho e estudos está sujeito a distrações, mas dá para evitar a maioria delas (ou mesmo todas) com algumas estratégias simples. Você pode fazer o seguinte:
    • Se precisar estudar ou trabalhar em um espaço público movimentado, compre um bom par de fones de ouvido com cancelamento de ruído ou ouça músicas instrumentais.
    • Se estiver sentado ao lado de alguém que não para de falar ao telefone ou conversar com outra pessoa, afaste-se — mesmo que você tenha que sair do seu lugar.
    • Se estiver perto de uma televisão ligada (mas sem escapatória), nem tente olhar para ela e ver o que está passando.
  4. Uma das melhores formas de estar sempre motivado é cumprir as tarefas que você se dispõe a fazer. Nesse caso, monte uma lista das suas motivações e consulte-a de vez em quando para se lembrar da importância desse processo. [17]
    • Pense na importância do seu trabalho ou estudo em si. Por exemplo: se você é professor e precisa corrigir provas, lembre-se da importância desse feedback para os alunos; se está terminando um projeto, pense que o sucesso da empresa está em jogo.
    • Pense em si mesmo. Que vantagem pessoal você vai extrair desse processo? Por exemplo: talvez a sua média na faculdade aumente se você tiver um bom desempenho naquela prova da semana que vem; ou pode ser que um cliente bem atendido leve à sua promoção no trabalho!
    • Pense nas coisas que vai receber ao terminar. Faça uma lista das atividades divertidas e de outras recompensas que vêm por aí após esse período de dedicação e concentração: a possibilidade de sair com um velho amigo, um jantar romântico à noite em casa etc.
    Publicidade

Dicas

  • Fazer exercícios com frequência também melhora a concentração. Uma caminhada de 20 minutos já traz benefícios óbvios!
  • Experimente ouvir música instrumental nos seus momentos de concentração. Esse estilo pode ajudar, visto que não há canto que distraia o seu pensamento.
  • É claro que ter um limiar de atenção maior também não faz mal. Você pode treinar o cérebro e se condicionar a prestar atenção a determinadas tarefas por períodos cada vez maiores. Aprenda a evitar tudo o que distraia a mente em intervalos menores.
  • Vá para um lugar tranquilo específico sempre que você precisar se concentrar. Por exemplo: crie o hábito de estudar na mesa do seu quarto toda noite.
  • Como dito acima, a música também ajuda na concentração. Só não ouça nada agitado, barulhento ou que tenha voz!
  • Tente relaxar a mente ao máximo. Evite ficar pensando em coisas tensas durante os estudos ou o trabalho.
Publicidade

Avisos

  • Nem todo mundo que não consegue se concentrar está com falta de motivação ou é preguiça . Certos quadros de saúde, como o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), também afetam esse aspecto da vida das pessoas. Busque ajuda profissional imediatamente se você achar que é o seu caso.
Publicidade

Vídeo

Sobre este guia wikiHow

Resumo do Artigo X

Para se concentrar, reserve 10 minutos para sair e caminhar ou tomar um lanche. Ao contrário do que se pensa, fazer uma pausa fará com que você volte ao trabalho mais disposto e produtivo. Caso não possa parar de trabalhar, escolha uma recompensa para se dar quando acabar e ficará motivado até o fim. Se já não tem planos, que tal algo divertido, como encontrar os amigos para ver um filme ou conhecer um lugar novo? É melhor se livrar das distrações; guarde o celular e desconecte-se das redes sociais se estiver no computador. Se puder, tente ir para um lugar tranquilo, onde ninguém o interromperá para conversar enquanto você trabalha. Para saber mais sobre como desenvolver o foco através da meditação, siga lendo!

Esta página foi acessada 38 126 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade