PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Fazer "xixi na cama", condição conhecida como enurese noturna, nada mais é do que efeito da micção involuntária durante o sono. Esse problema costuma afetar mais crianças, mas também pode acontecer na adolescência e na vida adulta — nesses casos, muitas vezes agindo como sintoma para outras condições médicas, como estresse, infecção no trato urinário, prisão de ventre e diabetes. [1] Caso esteja sofrendo com a urina durante a noite, o ideal é procurar um médico para descartar outros problemas médicos, mas o primeiro passo é sempre limpar tudo após o acidente e tomar as devidas precauções para evitar acidentes futuros.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Secando e limpando seu corpo

PDF download Baixe em PDF
  1. Ficar com a roupa úmida de urina pode causar desconforto e maus odores corporais. Além disso, o contato excessivo dos tecidos molhados contra a pele pode causar irritação cutânea. É importante trocar de roupa antes mesmo de trocar a roupa de cama, para reduzir ainda mais a probabilidade de maiores problemas. [2]
    • Caso a enurese noturna seja recorrente, deixe uma troca de roupas por perto da cama. Assim, você conseguirá se trocar com mais facilidade, sem chamar atenção dos outros ou passar por uma situação embaraçosa.
    • É uma boa ideia guardar as roupas sujas em sacos plásticos até lavá-las, evitando assim que o cheiro delas se espalhe pelo ambiente.
    • Para facilitar sua vida, guarde um saco plástico por perto da cama. Está viajando ou na casa de outra pessoa? Mantenha o saco por perto de você durante a noite inteira.
  2. Se possível, o ideal é tomar um banho após um acidente noturno. Se estiver em casa e as pessoas que moram com você estão cientes do problema, o banho é a melhor opção. Caso esteja junto de alguém que não conhece sua situação, não se preocupe: existem formas mais discretas de se limpar sem ter que dar explicações sobre o que está fazendo. [3]
    • Limpe os locais afetados com lencinhos umedecidos. Foque na virilha, nas nádegas e nas coxas.
    • Seque as partes sujas com toalhas de papel descartáveis ou uma toalha limpa.
    • Caso a roupa urinada ficou em contato com a pele por muito tempo, é uma boa ideia usar um talco infantil para combater a umidade na pele, evitando assim irritações ou feridas.
  3. Assim que estiver bem limpo, coloque novas roupas íntimas e vista-se normalmente. Coloque a roupa urinada no cesto de roupas sujas, dentro de uma sacola plástica, para evitar que o cheiro empesteie o quarto e as outras roupas.
    • Caso a enurese seja um problema recorrente, é uma boa ideia ter sempre uma muda de roupas ao lado da cama, facilitando a limpeza e focando na discrição. [4] Sempre que urinar na roupa, já prepare a nova troca de roupas, para não se esquecer.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Limpando a cama

PDF download Baixe em PDF
  1. Jamais grite ou puna alguém por urinar na cama. Não importa se é uma criança, um adulto ou um idoso, pode apostar que ninguém gosta de fazer xixi na cama . Seja gentil e ofereça sua ajuda da forma com a qual se sentir mais confortável.
    • Caso seu filho faça xixi durante a noite, ajude-o a se limpar e trocar de roupa.
    • Envolva a criança no processo de limpeza da cama e troca dos lençóis, ensinando-a o que fazer no futuro, quando ela for mais velha.
  2. Os lençóis e cobertores que estiverem molhados devem ser removidos e colocados para lavar — novamente, dentro de um saco plástico. Como você provavelmente não vai lavar os lençóis de madrugada, o uso do saco plástico ajuda a evitar que o odor fique muito forte e passe para os ambientes. [5]
    • O armazenamento correto das roupas sujas é importantíssimo caso você divida o espaço com outras pessoas e não quer que elas saibam do problema.
    • É uma boa ideia ter um cesto de roupas sujas só para peças urinadas. Também é bom ter sacos plástico próximos da cama para poder "selar" as roupas sujas, contendo assim o cheiro.
  3. Está com dificuldade para limpar a cama por conta própria? Não tenha vergonha de pedir ajuda, principalmente se estiver dormindo na casa de outra pessoa.
    • Acorde alguém de confiança e peça ajuda para limpar a cama. Um parente ou amigo próximo são as melhores opções.
    • Diga algo como "Sinto muito, mas eu não estou me sentindo muito bem e sofri um acidente. Será que você pode me ajudar com a limpeza?".
  4. Dependendo da quantidade de xixi, pode ser preciso limpar o colchão também . O principal a se fazer a princípio é absorver a urina residual e tratar os pontos úmidos para evitar a formação de manchas e minimizar os odores. [6]
    • Dê batidinhas sobre o ponto molhado com uma toalha absorvente seca, aplicando pressão leve.
    • Borrife um produto de limpeza de estofados ou um removedor enzimático de odor de urina (esse produto é formulado para animais de estimação, mas também funciona para urina humana). Procure por esses materiais em supermercados ou pet shops.
    • Na falta de um produto adequado em casa, prepare o seu próprio rapidinho! Misture 1 colher de chá de detergente líquido com 1 copo de água morna. Passe a mistura para uma garrafa spray e borrife sobre o local. Não tem uma garrafa spray? Tudo bem! Umedeça um paninho limpo com a solução e esfregue de leve sobre o local urinado.
  5. Se a enurese for um problema recorrente, é possível que o colchão comece a ter um cheiro forte e característico com o tempo. Para minimizar o problema, trate o local com bicarbonato de sódio. [7]
    • Espalhe bicarbonato de sódio de forma generosa sobre a área afetada. Em alguns casos, pode ser preciso usar um saquinho inteiro do pó para absorver o odor de forma satisfatória.
    • Deixe o bicarbonato sobre o colchão até de manhã, aspirando-o no fim do processo, pois ele precisa de um bom tempo para absorver os odores. Caso vá fazer isso, cubra o bicarbonato com uma toalha seca e forre a cama com um lençol antes de se deitar nela novamente.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Organizando-se para facilitar a limpeza no futuro

PDF download Baixe em PDF
  1. Trata-se da primeira linha de defesa contra a micção noturna; apesar desses produtos não impedirem você de fazer xixi, eles vão facilitar consideravelmente a limpeza, agilizando todo o processo. Essas peças podem ser reutilizáveis ou descartáveis, sendo feitas tanto para crianças quanto para adultos. [8]
    • Essas roupas absorventes podem ser encontradas em farmácias e supermercados.
  2. Esses produtos servem para proteger a cama caso a urina acabe vazando por suas roupas e lençóis, evitando que a umidade e o cheiro forte cheguem ao colchão. A limpeza vai ser mais rápida e mais fácil assim. [9]
    • Existem muitos tipos de capa, algumas delas são absorventes, impermeáveis ou com camada de proteção. Faça uma pesquisa para encontrar a melhor opção para seu caso.
    • Essas capas podem ser compradas em lojas de departamento ou na internet.
  3. Essa redução é importante para minimizar as chances de você esvaziar a bexiga de forma involuntária no meio da noite. Acredite se quiser, mas a quantidade e o tipo de fluídos consumidos no fim do dia podem influenciar sim a enurese noturna, principalmente se você beber muito logo antes de dormir.
    • Limite a ingestão de fluidos no fim da tarde e à noite. Deixe para tomar cerca de 1/5 dos fluidos diários nesses horários apenas. [10]
    • Vá ao banheiro duas vezes antes de se deitar: uma vez ao começar sua rotina para dormir e outra logo antes de se deitar pra valer. [11]
    • Evite bebidas alcoólicas e a cafeína. Esses líquidos são diuréticos e são conhecidos por irritar a bexiga, podendo contribuir para o aumento da micção e da enurese noturna. [12]
    • Controlar a ingestão de líquidos é ainda mais importante no caso de crianças e idosos. Os pequenos têm bexigas menores e em fase de desenvolvimento, ao passo que os mais velhos têm bexigas enfraquecidas pela idade. É normal também que mulheres que tenham tido filhos também tenham bexigas enfraquecidas.
  4. Esse alarme pode ser muito útil para quem sofre com o problema de forma frequente. Ele fica preso no corpo e toca ao primeiro sinal de urina, fazendo com que você acorde imediatamente. Com o tempo, seu corpo se acostumará a acordar quando a vontade de urinar surgir, evitando assim acidentes. [13]
    • Esses alarmes podem ser programados para emitir sons ou vibrar. Essa opção os torna muito convenientes para quem não quer chamar atenção para o problema, acordando sem precisar alertar a todos os presentes.
    • É bem fácil limpar o alarme caso ele fique sujo, fique tranquilo.
    • Os alarmes são bem sensíveis, captando uma quantidade mínima de urina. Não se preocupe, ele não vai ser acionado com o suor.
  5. Um profissional de saúde poderá ajudar a identificar possíveis problemas de saúde que estejam contribuindo com o problema, além de prescrever remédios para tratá-los. Caso a frequência da enurese noturna aumente ou mude repentinamente, procure o profissional imediatamente, pois pode se tratar de algum problema mais sério.
    • É possível que o médico faça alguns exames físicos e solicite outros exames, como urinálise e urocultura, urofluxometria e medição ecográfica do resíduo pós-miccional. [14]
    • Procure um médico imediatamente caso a urina esteja turva ou com sangue, caso sinta dor ao fazer xixi ou caso urine por acidente enquanto estiver acordado. [15]
  6. É bem possível que o médico receite alguns remédios para ajudar a controlar o seu problema. [16] Estes são alguns dos medicamentos que podem ser passados:
    • Desmopressina. Esse medicamento ajuda a regular a produção de urina nos rins. Os efeitos colaterais dele incluem: mudanças no apetite, inquietação, dor de cabeça, enjoos, vômitos, cansaço, irritabilidade e inquietação. [17]
    • Oxibutinina. Esse medicamento relaxa os músculos da bexiga, retendo mais urina sem precisar esvaziá-la durante a noite. Os efeitos colaterais incluem: ressecamento da boca, mal-estar, diarreia, prisão de ventre e dores de cabeça.
    • Imipramina. Age da mesma forma que a oxibutinina, e os efeitos colaterais incluem: dores de cabeça, tontura, aumento do apetite e ressecamento da boca.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 12 314 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade