PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A lenha recém cortada tem 50% de água, e não queimará em sua lareira. É preciso deixar a lenha secar, para que a umidade saia – quanto mais seca estiver, melhor ela queima. Quando a umidade estiver em menos de 20%, a lenha estará pronta. Queimar madeira verde, ou parcialmente seca, causará acúmulo de creosoto em sua chaminé. Dessa forma, o pior que pode acontecer é pegar fogo na chaminé, e, no mínimo, a ausência de fogo ou um monte de fumaça. Todo proprietário que precisa de lenha deve saber como secá-la.

  1. A duração da secagem depende da madeira e das árvores caducas (árvores caídas). A seiva dessas árvores vai para a raiz no inverno, e as árvores caídas no inverno secam mais rápido por terem muito menos umidade. Pinheiros e madeiras moles, em geral, levam de 6 a 12 meses para secar; já as madeiras duras, como o carvalho, levam de 1 a 2 anos. [1] No entanto, esta regra tem exceções. É importante saber o tipo de árvore e teor de água.
    • A água na casca da madeira geralmente evapora rápido, mas a questão é saber a quantidade de umidade no interior dela.
    • Madeiras como a nogueira, a cerejeira e falsa acácia secarão mais rápido, por possuírem baixa umidade. Por outro lado, a cicuta, o choupo-do-canadá, o ulmeiro e o sicômoro levarão mais tempo para secar. A secagem varia em muitos outros tipos de árvores. [2]
    • Sobretudo, há madeiras que não precisam secar mais do que o necessário. Madeiras muito secas terão menos energia, uma vez que os compostos voláteis delas vão evaporar. Essas substâncias cerosas contêm grande quantidade de energia térmica, mostrando que secar demais é um erro.
    • É possível medir a umidade da madeira usando um instrumento específico que pode ser comprado ou alugado (mais conhecido como “medidor de umidade em madeira”).
  2. Exceto o seu desejo de reunir árvores caídas, em razão da seiva estar mais baixa durante o inverno, reunir e secar madeira durante o verão faz muito sentido. No verão, você pode tirar vantagem do calor para secar a madeira. Em áreas com chuva durante o verão, um depósito aberto pode ser útil. Dessa forma, mesmo que a chuva caia na madeira e renove a seiva, o calor vai acelerar a evaporação da água, secando a lenha mais rápido. [1]
  3. O tamanho ideal dos pedaços é de 15 a 20 cm de diâmetro. Ademais, 45 cm é o tamanho comum, ainda que o tamanho certo para uma pilha, e para um fogão menor, seja 40 cm.
  4. Não armazene madeira dentro de casa. Você não vai querer que cupins invadam ela!
  5. Caso você não tenha um depósito para madeira, corte dois rebentos e use-os como base para evitar que a lenha toque no chão. Uma outra boa alternativa é usar paletes.
    • Caso você não tenha, ou não queira fazer suportes laterais, empilhe pelas extremidades girando a madeira em 90 graus, fazendo com que cada camada seja sustentada pelas extremidades da pilha.
  6. A circulação do ar é muito importante para a secagem da madeira. Evite a umidade usando uma lona embaixo da madeira, e/ou deixe um espaço entre pilha e o chão, para o ar passar.
  7. No entanto, deixe a parte de baixo da pilha descoberta, para que o ar circule e a umidade saia.
    • A casca funciona como tampa para a lenha, oferecendo uma proteção natural. [1] Em caso de lenha rachada, empilhe a madeira com a casca no fundo, para que ela seque mais rápido. Caso você esteja armazenando madeira sem cobri-la, empilha-a usando a casca como cobertura, para evitar que a chuva molhe a madeira.
    • Há duas teorias sobre a cobertura da madeira, e você é quem decide qual delas usar. A primeira teoria já foi mostrada – cobrir a madeira para evitar o acúmulo de chuva, e neve, no meio da pilha de lenha. No entanto, a outra teoria afirma não ser necessário cobrir a lenha, apenas deixá-la exposta, pois ela secará muito melhor do que coberta. Alguns defendem essa teoria, afirmando que ela realmente funciona melhor do a primeira. Você pode dividir sua lenha e testar as duas teorias.
  8. Você pode usar o medidor de umidade em madeira, ou tentar estes testes: [1]
    • 1. Pegue dois pedaços de madeira que aparentem estar secos. Bata os dois pedaços, e caso ouça um som mais ressonante do que surdo, a madeira provavelmente está seca.
    • 2. Caso haja rachaduras nas extremidades da madeira, ela está seca.
    • 3. Queime um pedaço no fogo ardente. Caso três dos lados comecem a queimar dentro de 15 minutos, a lenha está seca.
    Publicidade

Dicas

  • A ideia de que o pinheiro é perigoso para queimar, ou que cria mais creosoto, é uma lenda. A madeira corretamente seca não criará mais creosoto do que outros tipos de madeira. Ao invés disso, ela queima melhor, e mais rápido, do que madeiras duras mais densas, por terem bastante resina, significando um esgotamento mais rápido.
  • Coloque a pilha de lenha onde houver mais sol durante o dia.
  • Ao contrário do que as pessoas pensam, as cinzas não queimam de imediato, pois precisam secar como qualquer outra madeira. Elas pensam assim por acharem que as cinzas têm pouca umidade em relação a qualquer madeira recém cortada. As cinzas podem reter, no máximo, 30% de umidade se comparadas com os 50% de outras madeiras. A maioria das madeiras leva mais de 8 meses para secar o suficiente – mais que isso é obviamente melhor – caso os métodos sejam feitos corretamente. O ideal é que a madeira tenha apenas 20% de umidade.
  • Mantenha a lenha coberta para evitar a umidade da chuva, ou da neve.
  • Não armazene madeira a menos de 6 metros de distância da sua casa. Além disso, o chão deve ter repelentes contra cupins e ser tratado com frequência, para evitar que cupins e formigas carpinteiras façam moradias na sua pilha de lenha.
Publicidade

Avisos

  • Nunca empilhe madeira podre. Não há razão para ficar com ela, pois produzirá pouco calor ao ser queimada.
  • Não cubra toda a lenha com a lona. A umidade não terá por onde sair e apodrecerá a madeira em vez de secá-la. Sempre deixe a umidade sair.
  • Não faça pilhas maiores que você. Você pode ser atingido na cabeça por um tronco e ficar muito machucado.
  • Não queime madeira verde, ou pouco seca, em seu fogão ou lareira. O creosoto se acumulará na chaminé, o que pode incendiá-la – no fim, talvez nem queime.
  • Muito cuidado ao cortar madeira. É bem fácil se machucar com o machado. Atualmente, acidentes com machados são as maiores causas de ferimentos em casas onde o proprietário cultiva a própria madeira.
  • Algumas madeiras soltam faíscas naturalmente, mesmo após secar. Tome cuidado com esses tipos de madeira, para evitar que materiais secos, e panos, peguem fogo por causa dessas fagulhas.
  • Evite usar a madeira de árvores em extinção, como também de qualquer espécie nativa que esteja ameaçada.
  • Ao cortar madeira, use óculos de proteção e caneleiras para proteger sua canela de um movimento errado do machado.
  • Fique atento a cobras, aranhas e/ou outras criaturas perigosas ocupando a pilha de lenha na sua casa. Jamais ponha a mão em uma pilha sem proteção. Compre luvas de couro, ou outro material, e mexa a madeira pelas pontas, evitando colocar as mãos em buracos.
Publicidade

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 The Natural Parent, The Burning Issue… , pp. 42-43, Issue Autumn 2012
  2. Abigail Gehring, The Back to Basics Handbook , p. 67, (2011), ISBN 978-1-61608-261-1

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 32 531 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade