Baixe em PDF Baixe em PDF

Após aprender sobre a vida de Jesus, o grau do seu comprometimento com os ensinamentos d'Ele fica a seu critério. Se busca aumentar sua compreensão e comunhão com Jesus e com outros cristãos, você precisa permitir que Cristo transforme sua vida, trazendo um novo significado a ela. Imitando a vida (física e espiritual) de Cristo e entrando em comunhão com outros crentes, você vai sentir a presença da família de Deus e efetivamente fazer parte dela.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Vivendo conforme a imagem de Cristo

Baixe em PDF
  1. . Cristo e seus seguidores eram homens comuns, de famílias de trabalhadores, e que ajudavam e traziam esperança aos párias da sociedade, como os leprosos. Levavam uma vida nômade, sem um teto sobre as cabeças e, quando não estavam pregando o Evangelho, dedicavam-se ao aprendizado e à contemplação silenciosa. Embora você não precise virar andarilho, menestrel, discípulo ou missionário para ser um legítimo seguidor de Cristo, é importante entender que atributos como riqueza, status, boa oratória e sucesso são triviais. Deus opera através do básico: a verdade, que é propagada por mensageiros e com palavras simples. Quanto menos rodeado das tentações que o mundo material oferece você estiver, mais próximo estará da mensagem de Jesus: o caminho, a verdade e a vida. Quando Ele diz, "Eu sou o Caminho", está se referindo ao Reino dos Céus e, para merecê-lo, é preciso clamar pelo perdão de Jesus.
    • Dê um pequeno passo de cada vez. Você não é obrigado a se tornar missionário e nem a fazer parte de um ministério — mas providencie uma Bíblia e estude a vida de Cristo, os Atos dos Apóstolos e as cartas de Paulo (basicamente, todo o Novo Testamento). Em vez de se entreter com banalidades como a televisão no seu tempo livre, medite sobre uma passagem da Bíblia que você acha importante para si, mas que ainda não entendeu completamente. Ore pedindo iluminação. Pense mais e faça mais por Jesus e o povo dele. [1]
    • Uma tentação comum a todos os cristãos (e a fiéis de outras doutrinas religiosas) é o farisaísmo, a vaidade. Seguidores de Jesus não devem ostentar a própria humildade, gabar-se da vida "espiritualmente elevada" que levam. Por óbvio, o seguidor de Cristo deve deixar a vida mais simples e centrada, mas não movido pelo desejo de se colocar "acima" dos outros: sua única motivação deve ser o desejo de comungar com Deus e com outros cristãos, de formar uma "família de Deus". Como um dos muitos filhos e filhas de Deus, você é co-herdeiro com Jesus Cristo.
  2. Apesar de ter-se comunicado de forma enigmática (através de parábolas) com o povo de sua época, Ele era direto e honesto com seus seguidores: não tinha nada a esconder e só falava aquilo em que tinha plena confiança; as palavras dele eram prenhes do Espírito Santo. Entre amigos, colegas em quem você confia, familiares e pessoas que ama, seja franco, honesto; como resultado, sua vida vai ser muito menos complicada.
    • Usar as palavras com motivações ocultas ou desejo de manipular o próximo é uma prática comum no ambiente de trabalho, em casa e em muitos relacionamentos. Ainda que discorde do seu interlocutor, fale o que pensa com amor. A maioria das pessoas é digna de respeito, honestidade e decência.
  3. Portanto, não seja duro demais nas críticas que faz aos outros — lembre-se de que existe apenas um Juiz. Já que "o amor nunca falha" e "Deus é amor", tente encontrar a bondade no próximo e seja receptivo a ela. Espere o melhor das pessoas e esforce-se para criar vínculos construtivos com elas. Não se leve em tão alta conta. Em vez disso, pressuponha que as pessoas que você não conhece podem ser uma companhia agradável, que elas têm algo a ensinar. Carregue seu fardo e tente ajudar o próximo a carregar o dele. Diga a verdade para que a verdade seja dita a você. E, durante a jornada, mantenha a alegria, a generosidade e a paciência. Sempre que possível, permita-se dialogar com pessoas razoáveis e de opinião diferente da sua, com experiências por que você não passou e com crenças divergentes das suas. Ouça de coração aberto e tente mostrar o seu ponto de vista.
  4. Antes de pregar o Evangelho, Jesus passou anos praticando a carpintaria, trabalho que aprendeu com José, marido de Maria. Dedicar-se a um ofício, profissão ou habilidade vai ajudá-lo a ser mais humilde e a viver com simplicidade. Seja bom no que faz e coloque essa competência a serviço das pessoas da sua vida, cristãs ou não. Seja uma pessoa útil e confiável.
  5. Quem não tem voz na sua comunidade? E quem precisa abrir-se e tornar-se mais companheiro com essas pessoas, menos privilegiadas? Jesus tentou levar a mensagem aos marginalizados e estigmatizados pela sociedade — e o fez não só através de palavras fáceis, mas de ações.
    • Expanda sua mente e sua capacidade de simpatizar com o sofrimento alheio convivendo com pessoas menos afortunadas. Voluntariado em cozinhas comunitárias, albergues e outras organizações de caridade são opções a se considerar. Dedique seu tempo a essas pessoas, seja amigável e aprenda com elas. Não observe o sofrimento delas como um turista observa as paisagens que visita; ofereça ajuda real.
    • Faça caridade. Você não precisa doar grandes quantidades, e sequer precisa fazer doações em dinheiro.
    • Ofereça transporte, passagens de ônibus e carona; leve seu vizinho idoso ao médico; ajude um desempregado a encontrar alimento barato ou grátis.
    • Visite idosos ou crianças em orfanatos. Surpreenda a sua avó com um telefonema ou uma visita.
    • Se tiver um amigo em situação difícil, prepare o jantar e peça a um motoboy que entregue a comida sem revelar seu nome; tome cuidado para não revelar que foi você quem o ajudou no futuro.
    • Escreva cartas para órfãos ou para os soldados na guerra; deixe-os saber que você se importa e mande pequenos presentes.
  6. Trabalhe na assistência social da igreja. Algumas congregações reúnem doações, organizam equipes missionárias, fazem trabalhos na comunidade, etc..
  7. Não é preciso martirizar-se em nome de alguma causa para ser seguidor de Cristo; no entanto, você tem de encarar os seus desafios sabendo que jamais está abandonado por Deus. Entregue-se a uma vocação maior do que você mesmo. Defenda os outros com honradez sempre que se deparar com alguma injustiça — isso se reflete na "batalha espiritual" que acontece dentro de você. Proteja as regras da sua comunidade.
    • A dúvida é um problema frequente entre os cristãos. Nenhum cristão está livre disso — até Jesus sofreu 40 dias de tentação no deserto, com a visão nublada pela falibilidade humana. Ele era 100% homem e, portanto, tão vulnerável quanto nós às tentações do mundo, mas jamais cedeu a elas. Até Jesus clamou na cruz, "Pai, por que me abandonaste?". Disse, em seguida, "Pai, nas Tuas mãos entrego meu espírito!", e o conflito acabara. O que se seguiu foi a vitória d'Ele sobre o pecado, a morte e o túmulo. Você é capaz de lidar com a fraqueza e com a tentação, desde que seja paciente — a dúvida purifica a fé como o fogo purifica o ouro; depois de passar pela provação, você será coberto com a graça de Deus.
    • Aborde as dificuldades e os dilemas com persistência e foco: é esse tipo de postura diante da vida que o define como pessoa e como cristão. [2]
  8. Traga algum equilíbrio para os cristãos sérios demais. De nada adianta a devoção cega às tradições e aos dogmas se na igreja tudo o que você faz é deixar o assento aquecido — isso não faz de ninguém um cristão. Pense sobre suas crenças. Avalie-as constantemente. Agradeça sempre a Deus. Defenda os ensinamentos de Jesus esforçando-se para fazer deles o centro da sua vida.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Tornando-se membro de uma igreja

Baixe em PDF
  1. . Para o leigo, as inúmeras ramificações, doutrinas e práticas em que o cristianismo se divide podem ser confusas. Cada categoria do cristianismo dá origem a inúmeras subdivisões, mas você pode começar visitando as igrejas do seu bairro até escolher alguma de que queira fazer parte.
    • Igrejas protestantes . Se você se interessa pelos ensinamentos de Cristo e em cultivar uma relação pessoal com Ele, mas não se interessa por tradição e formalidade, talvez se interesse por alguma igreja baseada na doutrina protestante. As maiores igrejas protestantes, cada um com uma prática e um discurso diferente, são a Metodista, a Batista, a Presbiteriana, a Luterana, a Assembleia de Deus e a Episcopal. Outras igrejas, sem nenhuma relação com essas ramificações, são muito comuns nos Estados Unidos.
    • Igreja Católica Apostólica Romana . Se você gosta de respeitar tradições, rituais e cerimônias, visite as comunidades católicas do seu bairro. As doutrinas protestantes romperam com a Igreja Romana no século XVI, em decorrência de várias diferenças na interpretação da Bíblia.
    • Igreja ortodoxa . Dentre todas as categorias, a ortodoxa é a mais conservadora e séria a respeito das tradições e da história de Cristo. Também conhecida como "Católica Ortodoxa", essa igreja é muito comum no Leste Europeu, no Oriente Médio e na Rússia, e alega ter ligações diretas com os primeiros apóstolos.
  2. Procure atender a vários cultos ou missas e falar com as pessoas que encontrar. Um dos aspectos centrais da imitação e aproximação de Cristo é o de formar vínculos com a população local. Encontrar pessoas de crenças semelhantes é um conforto para todos os cristãos, cria um senso de comunidade, família e tradição.
    • Não tenha medo de visitar várias igrejas. Veja que sensação cada uma passa. Descubra se os padres ou pastores trabalham durante o dia e converse a sós com eles sobre o que você almeja em uma comunidade de fiéis. Peça ajuda. As igrejas sempre se animam diante da possibilidade de arrebanhar um novo membro.
    • Fale com outros membros e com os voluntários da igreja sobre o que você tem de fazer para se tornar membro, uma vez que esteja decido a isso. Na maioria dos casos, só é preciso atender a uma aula e ser batizado.
  3. . Dependendo da igreja a que você quer se juntar, sua adesão formal é simbolizada em um batismo público. O processo é simples: o padre ou pastor vai apenas mergulhá-lo em água (em alguns casos, apenas aspergir). O batismo simboliza o início de uma vida nova, e o ato tem especial importância para os cristãos, uma vez que o próprio Cristo foi batizado. Esse evento pode ser um marco importante no seu comprometimento com Jesus — e, se você quer segui-lo, essa é uma etapa importante na sua jornada.
  4. Agora, você foi batizado e toma parte na vida da sua igreja. Essa é uma conquista, mas apenas o começo de sua vida em Cristo. É importante comparecer ao culto ou missa duas vezes na semana, orar antes de dormir e ler a Bíblia, mas separar apenas uma pequena porção da sua rotina não é o suficiente para imitar Jesus.
    • Só você pode criar um vínculo pessoal com Jesus e saber como Ele quer que você o siga. Medite sobre os ensinamentos d'Ele. Faça leituras amplas e variadas. E espalhe a Palavra. Encare o desafio de viver de acordo com a vontade de Cristo e permita que sua mente seja transformada.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Estudando os ensinamentos de Jesus

Baixe em PDF
  1. Na Bíblia, a história de Jesus é narrada em quatro Evangelhos — o de Mateus, Marcos, Lucas e João. Cada um difere em ponto de vista e conteúdo em relação aos outros três. Os Evangelhos contam que Jesus é o Filho de Deus, concebido imaculadamente por Maria, que deu à luz em um estábulo ou manjedoura. Ele, Jesus, foi batizado no rio Jordão por São João Batista, evento que fez d'Ele muito mais do que um simples profeta que falava em nome de Deus. A crucificação de Jesus aconteceu em Gólgota; após a morte, foi enterrado em uma tumba da qual ressurgiu após três dias e ascendeu aos Céus. Segundo os cristãos, Jesus redimiu os pecados da humanidade, e que só podemos ser salvos através da fé na providência d'Ele. A maioria dos teólogos divide a vida de Cristo em cinco estágios:
    • O Batismo de Cristo, registrado em Mateus 3, Marcos 1, Lucas 3 e João 1. Após esse evento, Jesus se tornou um importante mestre e profeta, daí sua importância.
    • A Transfiguração refere-se a um dos maiores milagres de Jesus: os seguidores d'Ele observaram-no irradiar a luz divina no topo da Montanha da Transfiguração, local em que, mais tarde, Moisés, Elias e Deus apareceram para se comunicar com Jesus. O episódio é relatado em Mateus 17, Marcos 9 e Lucas 9, e não é mencionado no Livro de João.
    • A Crucificação trata da prisão, tortura e execução de Cristo. Ele foi preso em Getsémani sob a acusação de blasfêmia, recebeu uma coroa de espinhos, foi chicoteado, pregado pelos pés e mãos à cruz de madeira, teve o flanco perfurado por uma lança e faleceu. Acreditam os cristãos que a crucificação dele tenha sido voluntária, um ato de sacrifício por toda a humanidade, não apenas por uma tribo ou nação. A crucificação é narrada em Mateus 27, Marcos 15, Lucas 23 e João 19.
    • A Ressurreição é o retorno de Cristo do túmulo, três dias após o sepultamento. Como o corpo dele já não estava sujeito às leis da natureza, Ele fez aparições aos seguidores durante quarenta dias. Cristãos celebram esse episódio — narrado em Mateus 28, Marcos 16 e Lucas 24 — no domingo de Páscoa.
    • A Ascensão se deu quando Jesus convocou os discípulos ao Monte das Oliveiras, conversou com eles e ascendeu aos Céus, prometendo retornar e restaurar o Reino dos Céus. O evento é descrito em Marcos 16 e Lucas 24, bem como em Atos 1 e no 1º Livro de Timóteo 3.
  2. Durante a vida, Cristo viajou e ministrou para multidões de milhares de pessoas; os ensinamentos dele estão registrados nos quatro Evangelhos e em outros livros da Bíblia. Geralmente passados adiante como parábolas e histórias, os ensinamentos são enigmáticos, poéticos, complexos e belos. O livro da Bíblia em que Jesus mais fala e ensina é o de Mateus. [3] Entre as principais lições, estão:
    • O Sermão da Montanha , narrado em Mateus 5-7. Ele contém a Oração do Senhor e as bem-aventuranças, tão influentes na teologia e crença cristã. Se você quer saber em que Jesus e os apóstolos acreditavam, essa é uma leitura importante.
    • Sereis batizado com o Espírito Santo' , Atos 1:4: "E, estando [Jesus] com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, 'Que', disse ele, 'de Mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo , não muito depois destes dias'."
    • O Discurso da Missão , Mateus 10. Descreve o comportamento que Cristo espera dos discípulos, instruindo-os a como adorar e viver de acordo com a vontade de Deus. É um capítulo importante para aqueles que desejam ser seguidores exemplares de Cristo.
    • As parábolas , distribuídas periodicamente no decorrer dos quatro Evangelhos, mas especificamente em Mateus 13, Marcos 4, Lucas 12-18 e João 15. A simplicidade dessas histórias pode enganar à primeira vista, mas são complexas, prenhes de metáforas e abordam variados tópicos. As parábolas mais famosas são a do bom samaritano, a do fermento e a dos dois devedores.
    • A Despedida , contada em João 14-17. Aqui está registrada a mensagem que Jesus transmitiu aos discípulos na noite anterior à morte, após a Última Ceia. Essa é uma das passagens mais comoventes e poderosas da Bíblia. Ele prometeu estar sempre entre nós: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; o Espírito de verdade e o Espírito Santo, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós." João 14:16-17.
    • O Discurso das Oliveiras , que aparece em Marcos 13, Mateus 24 e Lucas 21. Uma profecia de Cristo, na qual prevê o fim dos tempos, que será uma época de grandes tribulações, e descreve o retorno dele. As interpretações dessa profecia variam bastante.
  3. Um homem que, não obstante as origens humildes, foi líder de multidões, e cuja passagem pela Terra não foi registrada apenas na Bíblia, mas em inúmeros outros contos populares e documentos históricos. Os historiadores romanos Josefo e Tácito contam a vida de Cristo através do relato dos primeiros cristãos, culto que surgiu logo após a morte d'Ele. Josefo escreveu que Jesus era "um homem sábio" e "um professor culto". Ambos historiadores reconhecem sua execução como um evento histórico importante. [4]
    • Nascido entre 2 e 7 A.C., em uma pequena cidade de Nazaré chamada Galileia, é quase consenso entre historiadores que Jesus era um carpinteiro que tinha visões e que foi aceito como um mestre e curandeiro de sua comunidade. [5] O Batismo e a Crucificação de Jesus são geralmente entendidos como eventos históricos incontestáveis.
    • Cristo é mencionado em outras doutrinas religiosas também. O Islã crê que Jesus é um profeta da estatura de Maomé, ao passo que praticantes de algumas ramificações do Hinduísmo creem que ele foi um dos avatares de Vishnu.
  4. Um dos fatores que tornam os ensinamentos de Cristo tão difíceis de entender é a distância cronológica entre o mundo de hoje e aquele descrito na Bíblia. Expressa em uma linguagem que nos parece tão arcaica, a mensagem pode ficar um pouco nublada. Portanto, é importante trazer Jesus ao seu contexto, imaginar o que ele diria sobre a sua vida e sobre o mundo à sua volta. Tratando de temas atemporais como ganância, caridade e — acima de tudo — amor, Jesus tem muito a dizer daquilo que o mundo de hoje poderia e deveria ser. [6]
    • Os ensinamentos de Jesus, talvez mais do que os de qualquer outro personagem da História, foram distorcidos, deturpados, mal citados. Para segui-lo com devoção e transformar sua vida segundo a imagem de Cristo, você precisa aprender as lições diretamente na Bíblia... Não em algum documentário de TV a cabo, panfleto de rua ou através do sermão do pastor. Beba diretamente da fonte. Estude as palavras d'Ele. Realize o sacrifício necessário para compreendê-las e traga-as para sua vida.
    • A Bíblia cristã, tomada por muitos como a "Palavra de Deus", é um documento fascinante e muito estudado no decorrer da História. Ela não surgiu do nada no mundo do século XX/XXI. Quão mais antiga for a tradução que você lê, mais próximo você estará da mensagem que Cristo deixou na Bíblia. Tenha cuidado com que tradução (e interpretação) da Bíblia você aceita e acredita.
    • A escolha de palavras de um tradutor pode mudar o sentido que determinadas passagens da bíblia deveriam expressar e a sensação que deveriam causar. Pode fazer do crucial, banal. O que você está lendo é uma interpretação subjetiva que contém apenas uma sombra do sentido original ou uma tradução confiável, objetiva, fiel? Jesus não tinha malícia e não era ardiloso (mas e os tradutores?). As escrituras falam de um Jesus que disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida", que nos prometeu paz e liberdade dizendo, "a Verdade vos libertará".
  5. . Se você for um iniciante nos ensinamentos de Jesus e quiser melhorar a compreensão e seu relacionamento com Ele, comece a orar.
    • Não existe uma fórmula: você não tem de falar em voz alta, apenas se você pressente que é o certo. Se você gosta de rezas formais, pode ler um breviário, mas não sem meditar sobre o que as rezas significam e sem buscar a Jesus. Confesse, comunique e faça perguntas a Jesus.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Pregando a Palavra

Baixe em PDF
  1. . Quando se sentir confiante e versado na Bíblia, compartilhe o que sabe. Não esconda suas crenças — ostente-as como uma insígnia.
    • Quando o interlocutor se negar a escutar ou aprender, não tente forçá-los a aceitar nada. Muitas brigas começam porque uma das partes se nega a escutar. Você não é obrigado a convencer ninguém de que está certo e a pessoa, errada. Conte sobre a sua relação com Jesus, o que você tem aprendido com seus estudos. Isso é o melhor que você pode fazer, e é a abordagem mais honesta.
  2. Essas comunidades só podem manter-se e prosperar graças às doações dos fiéis. Compartilhe um pouco do que tem com a igreja, e trabalhe para que ela seja bem-sucedida.
    • Arrebanhe outros fiéis para a sua igreja. Não faça ninguém se sentir culpado por não fazer parte de uma igreja; em lugar disso, fale da igreja como um lugar divertido, convidativo: "Vamos à igreja comigo nesse fim de semana? Eu adoraria que você viesse nos visitar.".
    • Se você é artesão ou possui alguma habilidade, considere colocá-la a serviço da igreja. Se você entende de instalações elétricas, aí está algo que você pode fazer para deixar a reforma da igreja menos cara. Se você consegue liderar um grupo de oração, eis algo que você pode fazer para aliviar a rotina do pastor. Assuma responsabilidades para se tornar um membro importante da congregação.
  3. Conforme intensifica sua crença e seu relacionamento com Jesus, é importante evitar que sua vida religiosa fique estagnada. Pensar que já temos conhecimento suficiente, que todos os nossos problemas espirituais estão resolvidos, é um modo de tirar o corpo fora. Afinal de contas, nós temos a Jesus! É fácil que nos deixemos acomodar.
    • Para evitar a rotina, saia da sua zona de conforto vez ou outra. Veja novos lugares, leia tipos diferentes de livros, exponha-se a argumentos contrários às suas crenças e a pontos de vista diversos do seu. Seja uma pessoa consciente e correta.
    • Muitas igrejas organizam viagens de missões, muitas vezes em conjunto com a organização Habitat for Humanity, e ajudam a construir casas e a prestar serviços urgentes em várias partes do mundo. Comece a organizar uma excursão assim com sua igreja ou inscreva-se em uma. Essa experiência pode ser transformadora.
    Publicidade

Dicas

  • Crie uma rotina de oração. Ore ou reze sempre que puder.
  • Seja firme em suas crenças. Quando falhar, peça perdão. Lembre-se de que você tem um advogado que, diariamente, intercede por você diante de Deus.
  • Fale sobre o que acredita com sua família e amigos.
  • Dar dinheiro à igreja é um ótimo modo de fazer caridade.
  • A Bíblia fala de uma alegria suprema (felicidade) boa demais para ser descrita com palavras. Disse Jesus: "mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e, apesar de não o verem agora, creem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa " (1º Pedro 1:8).
  • Você pode ser feliz com sua fé sem usá-la como parâmetro para julgar as pessoas.
  • Fale com Deus de coração aberto.
Publicidade

Avisos

  • Seguir Cristo pode despertar a vocação para uma vida de grandes sacrifícios em viagens missionárias e até de risco físico nas mãos daqueles que odeiam a sua fé — reflita se você está à altura desse desafio.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 63 420 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade