PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Mulheres, homens, namorados, namoradas, parentes e especialistas em relacionamentos, todos discordam a respeito da possibilidade de ser amiga de um ex-namorado. Aparentemente, as opiniões se dividem: uma pesquisa da NBC de 2004 descobriu que 48% das pessoas continuaram amigas depois de um término. Para alguns, a amizade com um "ex" é natural. Para outros, é um problema na certa. O sucesso dependerá de suas personalidades e da história de vocês, mas se estiver pronta para tentar, continue lendo!

Método 1
Método 1 de 3:

Encontrando a paz após o termino

PDF download Baixe em PDF
  1. Há vários motivos para não se tornar amiga de um ex-namorado. Ele ainda pode gostar de você. Nesse caso, sair com ele como uma amiga pode ser cruel. O contrário também pode ser verdade – se você ainda gostar dele, talvez fique decepcionada. Finalmente, há alguns términos tão feios que talvez impossibilitem qualquer amizade. Se algum de vocês tiver sido muito machucado, é melhor manter a distância. [1]
    • Mesmo que ele esteja calmo, emocionalmente estável, e caso não tenham muito problemas no histórico, você simplesmente pode não querer vê-lo novamente. Não há nenhum problema. Vocês não precisam, necessariamente, ser amigos.
  2. Mesmo os términos mais claros podem alimentar sentimentos ruins no ex casal. Logo após um rompimento, provavelmente ele estará triste ou com raiva. Não é o momento de abordá-lo como amigo. Espere a maré baixar antes de prosseguir. [2]
    • Da mesma forma, escute seu coração. Se ainda sentir raiva ou algum tipo de tristeza, dê um tempo antes de entrar em contato. [3]
    • O tempo que passarem longe um do outro depois de um rompimento dependerá das circunstâncias do rompimento. Talvez você precise esperar meses ou anos para tranquilizar seus sentimentos antes de voltar a conversar com um cônjuge após um término complicado.
  3. O período depois de um rompimento é uma ótima oportunidade para reflexão e desenvolvimento próprio. Depois que suas emoções se normalizarem, use seu tempo para si. Aproveite seus hobbies e seus trabalhos de escola. Aprenda uma nova habilidade. Faça coisas das quais goste, sozinho ou com amigos. Ao se desenvolver, você também restaurará sua autoconfiança, fazendo com que seja mais fácil começar novas amizades e, coincidentemente, romances. [4]
    • Depois de algumas semanas de desenvolvimento, você pode descobrir que nem pensa mais em seu ex-namorado! Será mais fácil para começar uma nova amizade com ele ou ignorá-lo completamente, o que preferir.
  4. Depois que gastar um bom tempo em você mesmo e sentir-se pronto para seguir em frente, ligue, envie uma mensagem ou um e-mail para ele. Faça um teste. Você pode até preferir conversar com amigo dele antes para descobrir como ele está antes de entrar em contato. Vá com calma, não fale sobre o relacionamento de vocês ou sobre o rompimento. Diga que não o vê há muito tempo e gostaria de vê-lo. [5]
    • Se ele não responder imediatamente suas tentativas de contato, não tente novamente logo em seguida. Ele pode não ter superado o rompimento tão rápido quanto você. Dê mais tempo a ele.
    • Nunca deixe dúzias de mensagens no telefone dele! Se sentir essa tentação, provavelmente não está pronta para uma amizade ainda.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Começando uma nova amizade

PDF download Baixe em PDF
  1. Vá com ele a alguns eventos sociais. No início, essas saídas devem ser mais curtas e simples, um café ou uma visita a um museu, por exemplo. Mantenha sua agenda cheia, ou pelo menos finja que ela está. Se as coisas ficarem um pouco estranhas, você sempre poderá usar a desculpa de estar atrasada para algo para conseguir fugir!
    • Não faça absolutamente nada que possa ser caracterizado como um encontro. Não fique até muito tarde, não beba nada alcoólico ou saia para dançar. Vocês poderão acabar se interessando um pelo outro e, se ainda não tiverem resolvido o assunto que os levou ao rompimento, o relacionamento poderá não dar certo novamente. Ou pior, vocês podem acabar com possíveis relacionamentos que já começaram com outras pessoas.
    • Estabeleça limites claros em seu relacionamento com o ex para não recair em velhos hábitos.
  2. Ele pode ficar confuso a respeito de suas intenções se não for bem clara sobre o que quer. Simplesmente diga “Espero que ainda possamos ser amigos” ou faça a pergunta “Ainda somos amigos, né?”. Não deixe o assunto mal resolvido. Se não for clara em dizer que quer uma amizade, ele pode achar que você está tentando reatar. Evite futuros aborrecimentos sendo aberta e honesta com ele. [6]
  3. Um dos maiores erros que pode cometer é fingir que nada aconteceu depois do rompimento. Isso pode causar a impressão de que você nunca se importou com o relacionamento. Você pode machucá-lo, que é algo que não deve fazer. Depois que entrar em contato com ele, reconheça o rompimento sem exageros. Você pode usar as seguintes frases:
    • "Estou muito feliz por vê-lo novamente."
    • "Realmente espero que esteja melhor. Eu estou."
    • "Quero seguir em frente e começar de novo como uma amiga."
  4. Se os amigos dele sabiam sobre o relacionamento de vocês, ficarão curiosos em entender o que está acontecendo. Se tiver algum motivo para suspeitar que seu ex não está sendo honesto com os amigos, não deixe que ele minta. Conte a eles que está tentando ser amiga dele e nada mais. Se seu ex-namorado disser a eles que você está desesperada para voltar, mas você disser que não, eles provavelmente entenderão que o desesperado é seu ex.
    • Você ainda terá mais um benefício -— ele provavelmente conversará com os amigos e eles dirão que você quer somente uma amizade. Se ele souber que você está definindo o relacionamento atual como uma amizade na frente de outras pessoas, terá um grande incentivo para respeitar sua opinião.
    • Se tiver um novo namorado ou ele, uma nova namorada, defina claramente essas intenções para essas pessoas logo no início. Mesmo assim, o ciúme pode ser inevitável. Assim, você precisa lidar com isso se quiser ter uma nova amizade com seu ex-namorado.
  5. Faça com que ele perceba que ainda pode contar com você quando precisar. Se seu ex estiver triste, converse com ele. Mostre que você está preocupada com os sentimentos dele. No entanto, faça isso como uma amiga. Não o abrace ou faça qualquer coisa que possa reavivar os antigos sentimentos. Ofereça-se para conversar com ele. Ele provavelmente gostará de conversar sobre seus problemas com uma pessoa que o entende bem.
    • Além disso, deixe que ele, respeitosamente, mostre que se importa com você. Provavelmente isso é verdade. Converse com o rapaz se precisar, mas não deixe que ele use sua vulnerabilidade como uma desculpa para reconquistá-la.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Fazendo um relacionamento durar

PDF download Baixe em PDF
  1. É difícil para qualquer um ver, de repente, alguém que eles amavam como um amigo. Algumas pessoas simplesmente não conseguem fazer isso. Se seu ex-namorado estiver tendo algum dos comportamentos a seguir, ele pode precisar de mais algum tempo: [7]
    • Enviar mensagens ou ligar regularmente sem motivo específico.
    • Conversar com seus amigos constantemente.
    • Fazer piadas ou referências inadequadas ou íntimas demais.
    • Fazer comentários sobre o relacionamento que terminou.
    • Tocá-la acidentalmente ou não.
  2. Se tiver um novo namorado, a situação pode ser bem mais complexa. Até os namorados mais compreensivos podem ficar um pouco enciumados no início. Alguns ficarão com ciúme sempre. O melhor que pode fazer é explicar clara e calmamente que você não quer voltar com seu "ex". Explique a seu novo namorado que você o ama e que só quer ser amiga de seu "ex", sem nenhuma segunda intenção. Deixe bem claro que você não pensa, ou melhor, não quer pensar em seu ex-namorado “daquela forma”. [8]
    • Seu ex-namorado também precisará ter essa conversa com a nova namorada dele, se ele tiver.
    • Não faça nada para que seu atual namorado tenha qualquer motivo para suspeitar que está sendo enganado. Por exemplo, não fique até mais tarde do que havia combinado até que ele esteja confortável com o fato de você sair com seu ex. No entanto, se seu atual namorado estiver paranoico com essa amizade (enviando mensagens o tempo todo, por exemplo), você poderá dar uma bronca nele. Se você não deu nenhum motivo para que ele desconfie de você, você deve ter a confiança dele.
  3. Se quiser ser amiga do seu "ex", não faça as coisas que costumava fazer quando namoravam. Se fizer isso, acabará estimulado a infidelidade (caso tenha um namorado novo) e poderá acabar sofrendo. Comece algo novo. Aproveite a oportunidade para ter experiências e atividades novas como amigos.
    • Evite lugares onde costumavam ir juntos. Não vá aos lugares onde costumavam tomar café da manhã ou ao bar onde se encontraram pela primeira vez.
    • Recuse-se a participar de atividades que costumavam fazer juntos – se ele convidá-la para ir ao parque jogar comida para os patos, como costumavam fazer todo domingo, diga que prefere tomar um café.
  4. No início, as interações com seu "ex" podem ser tensas, mas felizmente, isso passará e vocês começarão a ter uma fase mais cordial. No entanto, assim que baixarem a guarda, podem descobrir que ainda estão feridos emocionalmente. Os sentimentos mais íntimos de traição e rompimento podem aparecer. Se passar por isso, podem ser sinais de que você e seu "ex" ainda não estão prontos para serem amigos novamente.
    • Se ficar triste ou com raiva de seu "ex", embora tente mostrar que está feliz, ou caso sempre sinta que quer dizer mais do que pode dizer, seus problemas podem não estar resolvidos ainda. Tenha mais um tempo antes de começar a amizade.
    • Pode ser também que ele pareça mal-humorado ou irritado e que não queira falar com você sobre outra coisa além da vontade de encontrá-la. Nesse caso, ele provavelmente ainda está pensando no relacionamento de vocês ou nas coisas que fizeram com que terminassem. Você pode perguntar isso a ele. Porém, talvez ele fique chateado com a pergunta.
  5. Com o tempo, vocês podem ficar mais próximos novamente. Vá devagar. Só deixe que a amizade amadureça quando o processo for natural. Determine limites para você mesma no início – coisas que você não deve fazer ou falar – e só ultrapasse esses limites quando tiver certeza de que pode confiar nele.
    • Também pode existir a possibilidade de você descobrir que não gosta de ser amiga do seu "ex"! Nesse caso, pare de sair com seu ex, mas tenha cuidado, pois pode ser que ele não desista tão facilmente assim. Sentimentos estranhos de carência são, infelizmente, uma possibilidade muito real quando há uma tentativa de amizade com um ex-namorado.
    Publicidade

Dicas

  • Conte piadas e faça-o sorrir.
  • Se estudarem juntos, tente participar do grupo dele quando houver um trabalho. O trabalho em equipe poderá aproximá-los.
  • Converse com ele como faria com seu melhor amigo.
  • Se alguém perguntar o que está acontecendo entre vocês, é uma ótima oportunidade para dizer “Somos amigos”. Assim, você conseguirá dizer o que acontece.
Publicidade

Avisos

  • Nunca converse com seu ex sobre os velhos tempos, pois ele poderá comentar determinadas coisas que farão com que não consigam ser amigos.
  • Não tente ser amiga dele se ele tiver feito algo ruim que levou ao fim do namoro.
  • Dependendo de como o relacionamento terminou, você pode não conseguir ser amiga dele.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 93 937 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade