Baixe em PDF
Baixe em PDF
Ser “indie" é ser único, é saber como construir uma representação de si que destaque sua singularidade. Isso significa tomar um pensamento independente, guiado por sua própria bússola interna, ao invés do que lhe é dito ou imposto pelos outros. Muito mais do que vestir uma roupa específica ou escutar bandas pré-definidas, o “indie” é uma cultura e um modo de pensar. Se você quiser abraçar a cultura indie , leia abaixo algumas dicas úteis para sua escolha.
Passos
-
Não se importe com o que as pessoas pensam. Por que temos que nos preocupar com fofocas, afinal? Só se vive uma vez, então viva com intensidade, amando abertamente as coisas que aprecia. Vista as cores que indiquem quem você é, ouça as músicas que expressem a sua alma e liberdade e nunca preste atenção aos olhos invejosos que o cercam. Infelizmente, eles estão apenas chateados porque não conseguem desfrutar da vida da mesma forma que você.
-
Aprecie as coisas novas ou esquecidas. Isso é realmente o cerne da cultura “indie” : trata-se de gostar e apreciar as coisas que são negligenciadas, ou que mereçam mais amor do que estão recebendo. Desde curtir o som de pequenas bandas, ou músicos desconhecidos pelo grande público, até os filmes de baixo orçamento (mas de elevado roteiro) ser indie é saber encontrar o diamante na matéria bruta.
-
Seja independente. Como alguns diretores de cinema e músicos que você admira, aborde a vida de forma independente. Faça as coisas que o deixam feliz e não tenha medo de “desviar da norma”. Pinte o cabelo com cores que você goste, mesmo que pareçam estranhas para as outras pessoas. Use roupas confortáveis, mesmo que não combinem. Tenha o hobby que quiser, mesmo que ele pareça estranho.
-
Não sinta a necessidade de ter um relacionamento “normal”, se você não quiser. Ninguém deve controlar com quem você deve sair, ou mesmo quem você deve ou não beijar. Estas coisas são atos do que você julga ser Amor (portanto, atos que fazem parte de suas escolhas). Por isso, independentemente do que a sociedade pensaria, saia com mais de uma pessoa ao mesmo tempo se você quiser, desde que seus outros companheiros estejam de acordo, e mantenha sua independência em qualquer relacionamento ou circunstância em que se encontrar.
-
Expresse-se com liberdade. Indique as suas opiniões. Posicione-se sem medo. Deixe que suas palavras expressem sua personalidade individual e tome sempre medidas em sua vida para que você se expresse sempre em prol daquilo que acredita. Se é extremamente importante para você que os funcionários de seu bairro recebam um tratamento justo de seus patrões, voluntarie-se em uma organização de direitos do trabalhador e lute por esta causa. Se você não gosta de alguma coisa que esteja acontecendo em seu país, proteste e trabalhe para que estes problemas sejam visíveis e resolvidos na próxima eleição.Publicidade
-
Tenha um bom gosto. Na cultura mainstream, as pessoas tendem a gostar das coisas porque todo mundo gosta delas, e não porque são realmente boas. Na cultura indie , as pessoas levam a sério a qualidade de tudo aquilo de que precisam e compram. As pessoas podem, naturalmente, ter opiniões diferentes sobre o que é bom, mas você deve avaliar sempre tudo ao seu redor e considerar a qualidade nos mais diferentes detalhes. Nivele sempre por cima com relação à boa música, comida, vestuário e tudo o mais em sua vida. Você só deve seguir um padrão: o de qualidade!
-
Procure pelo atemporal, não pelo efêmero. A cultura dominante tende a se inovar rápido demais, e a maioria das coisas que são populares somente o serão por um curto período de tempo. Você deve buscar, portanto, vivências e estilos que tenham uma qualidade atemporal. É por isso que a música indie tende a ter uma grande influência da música popular e da moda geralmente a partir dos anos 40 e 70.
-
Mergulhe na música. Ser indie significa curtir músicas boas, de gravadoras independentes. Não seria difícil escrever uma lista de bandas conhecidas que você, mesmo sem ser indie , já deve ouvir. Mesmo assim, sempre há novas bandas com novos sons independentes. Ser indie é estar aberto a coisas novas, diferentes do “mesmo”.
- Faça alguma pesquisa. Existem muitos serviços online, como o Pandora e o Grooveshark, que lhe permitirão colocar o nome de um artista que você admira e, a partir dele, buscar recomendações para você acerca de novos artistas para ouvir. Experimente coisas novas e encontre novas bandas!
- Vire sua loja de discos local de cabeça para baixo se ela ainda existir. Escolher por meio de discografias é a forma mais fácil de descobrir como os nossos antecessores curtiam sua música antes mesmo de nascermos. Se você tiver sorte o suficiente para ainda ter uma loja de discos local, frequente-a sempre que puder.
- Converse com seus amigos e familiares sobre música. A melhor maneira de aprender sobre os artistas que você pode gostar é conversando com outras pessoas que também amam música. Ser indie também é trocar novas idéias e compartilhar tendências. Quando encontrar uma banda que você goste, compartilhe com seus amigos!
- Envolva-se em sua cena musical local. Não importa onde você esteja, sempre há pessoas que tocam música em sua área. Esta é uma das principais características da música indie e uma ótima maneira de se envolver em sua comunidade. Se você tocar, encontre pessoas para fazer uma boa batucada! Não há melhor maneira de participar na cultura indie do que fazer música boa, livre e de forma independente.
- Não se preocupe se os seus gostos são indie o suficiente. Isto quebraria a regra principal de ser indie : que é justamente não seguir modinhas. Ouça o que você ama, independente de ser indie ou não: isso é ser indie . Nunca existirá uma lista de indicações indie que pode dizer o que é bom e o que não é, pois este é o trabalho de sua consciência, e não dos portadores desta cultura!
-
Entre na onda do “Faça Você Mesmo”. Parte de ser um membro desta cultura é demonstrar sua capacidade de, através de suas habilidades, fazer coisas por sua própria conta.
- Leve seus interesses e hobbies para uma próxima etapa. Gosta de comer? Aprenda a cozinhar! Gosta de roupas de lã? Aprenda a tricotar! Você realmente usa seu smartphone? Aprenda a desenvolver aplicativos para ele! No mundo de hoje, a informação sempre está disponível: seu potencial será ilimitado.
- Não tenha medo de ser criativo. Selos independentes sempre foram conhecidos por novos tipos de música, que empurram cada vez mais os limites do possível. Empurre limites com seus esforços criativos também!
- Envolva seus amigos em seus projetos. Você pode completar projetos mais ambiciosos quando você tiver a ajuda certa! Construa uma horta comunitária ou voluntarie-se para uma causa louvável. Ser indie é também fazer coisas em comunidade. Existem muitas organizações com as quais você pode se envolver localmente, com toda certeza.
-
Constantemente exponha-se a coisas novas. Novos filmes, de novos diretores, livros novos (ou aqueles mais velhinhos, negligenciados), novas músicas, ou um novo visual... Sempre esteja aberto a coisas novas. Mesmo filosofias e idéias. A cultura indie é uma forma de vida onde encontramos coisas para amar que normalmente são esquecidas, perdidas ou não tiveram todo seu potencial apreciado.Publicidade
-
Expresse-se com o seu guarda-roupa. Imagine-se como uma tela em branco, e a roupa que você usa será sua Arte. O que você gostaria de dizer para as pessoas? Através de sua vestimenta, encontre sua “própria voz” e tenha orgulho de “falar”! Isto é ser indie .
- Procure por roupas vintage que você goste. Cortes e estampas mais velhos ficam muitas vezes perdidos no tempo, até que alguém acredite valer a pena trazê-los de volta!
- Não tenha medo de usar algo que possa parecer um pouco louco. Ser indie é ser você! Se você acha que determinada roupa vai ficar bem, dê uma chance a ela.
-
Fique longe de grandes marcas e lojas. Seu brechó local pode dar conta de suas necessidades. Além de economizar dinheiro e ajudar o planeta através da reciclagem, você encontrará tesouros que nunca iria ver no shopping.
-
Faça seus próprios acessórios. Jóias, relógios, chapéus, cachecóis: todas elas são verdadeiras formas de expressão. Procure por estes tesouros em suas viagens, mas não se esqueça de que você pode sempre fazer por conta própria! Seus acessórios devem ser semelhantes a sua personalidade, além de trazerem algum significado.
-
Escolha, caso queira, uma opção mais natural de vestimenta. Minimize a maquiagem e use roupas casuais (preferencialmente oriundas de fabricação orgânica). Penteie o cabelo com suficiência, e não se engome todo! Só não se esqueça do estilo. A naturalidade também pode ser um recurso estiloso!Publicidade
Dicas
- Seja humilde. Não é só por ter uma vida independente que você é mais do que qualquer outra pessoa.
- Recicle. Além de ser uma atividade econômica e boa para o meio ambiente, fará de você uma pessoa super legal e compromissada com a vida. Modifique ou doe suas roupas velhas. Faça artesanato a partir de materiais recicláveis (não se esqueça que lixo pode ser matéria prima), e sempre pense em novas maneiras de usar itens que iriam simplesmente para a lata de lixo.
- Ser indie é ser você. Só isso.
- Aumente seu conhecimento, sempre que puder, sobre assuntos e demais temas que lhe interessem.
- Use uma pessoa indie como um modelo, amigo ou familiar, mas permita-se ter sua própria essência pessoal! Você não pode realmente ser indie se forbasicamente uma paródia de alguém ou uma maria-vai-com-as-outras.
- Seja esperto! Sempre procure por itens em conta em sites de venda, como o Mercado Livre.
- Pense sobre as coisas que você compra e de onde elas vêm. Gaste dinheiro em sua economia local com as empresas que empregam práticas de negócio sustentáveis. Se você não sabe as práticas comerciais de sua empresa predileta, procure descobrir mais sobre elas.
- Diga o que quiser, mas tenha uma opinião independente e balizada.
Publicidade
Materiais Necessários
- Roupas que representem seus sentimentos e personalidade;
- Algum caderno de idéias;
- Uma câmera, para registrar momentos inspiradores;
- Um MP3 ou celular, para ouvir suas músicas;
- Uma mente aberta e um espírito criativo.
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 99 536 vezes.
Publicidade