PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Ser atraente vai muito além da aparência física ou de um gênero específico. Cada pessoa também deve cultivar autoconfiança, encontrar um estilo próprio e aprender a se cuidar no dia a dia. Leia este artigo para descobrir mais!

Parte 1
Parte 1 de 4:

Desenvolvendo mais qualidades

PDF download Baixe em PDF
  1. Um dos segredos de ser uma pessoa atraente está na cabeça . Quem é autocrítico e pessimista demais (quanto à própria aparência, à personalidade etc.) acaba passando isso aos outros. Se é o seu caso, busque formas de se aceitar e liberar as suas ideias ruins. [1]
    • Preste atenção às suas formas de pensar sobre si mesmo. Por exemplo: você se considera inútil quando algo não dá certo? Vive se chamando de burro, de gordo, de feio? Nada disso é verdade — a menos que você queira que seja (exceto a parte de ser gordo, que só é um defeito quando a pessoa pensa isso).
    • Sempre que notar que está pensando algo negativo, troque essa ideia por outra, que seja positiva ou pelo menos neutra. No início, é mais fácil ser neutro. Por exemplo: quando pensar "Meu Deus, como eu sou feio", pare e troque essa ideia por "Eu estou me achando feio agora, mas não é a verdade absoluta. Tenho um corpo saudável e consigo fazer diversas proezas com ele".
    • Fuja de gente negativa no dia a dia. Pessoas que criticam a sua aparência e que reclamam do seu jeito (e pior: sempre com o pretexto de quererem ajudar) não têm lugar na sua vida. Essa negatividade é como uma infecção e se espalha rápido. Para que se forçar a aturar coisas do tipo?
  2. Pessoas confiantes chamam atenção porque ser confiante é atraente. Mostre que você sabe o quanto é importante e interessante e, com o tempo, todo mundo à sua volta vai começar a pensar o mesmo.
    • Não fique se culpando pelas coisas. É claro que você não tem direito de tratar as pessoas com grosseria ou maldade, mas também não precisa ficar esmiuçando cada movimento do seu dia a dia. Por exemplo: não diga "Eu sou muito idiota", e sim "Eu estou tendo um pouquinho de dificuldade com esse assunto".
    • Não julgue ninguém. O que uma pessoa diz e pensa sobre as outras tem a ver diretamente com o que ela pensa de si mesma. Mais uma vez, tente ser positivo ou, no mínimo, mantenha-se neutro. [2]
    • Não fique se comparando às pessoas. Isso não traz benefício nenhum à vida, já que sempre vai haver gente mais atraente e mais confiante por aí. Tente estar em constante evolução, mas compare-se somente às suas versões do passado.
  3. Ter qualidades internas é tão importante quanto a aparência física. Por mais que esse aspecto físico seja o primeiro ponto que chame a atenção, são outros traços, como gentileza, solidariedade e afins, que importam de fato. [3]
    • Aprenda a ser gentil com todos à sua volta. Faça favores sem esperar retorno, como: ajudar a arrumar a casa, dar carona a um amigo que precisa e assim por diante.
    • Respeite as pessoas. Ninguém tem que ser fracote ou submisso para respeitar os demais. Ouça o que os outros dizem, aceite divergência em pontos de vista e não tire conclusões precipitadas.
    • Ouça o que os outros dizem com atenção. Qualquer pessoa sente atração por quem ouve de fato o que ela tem a dizer. Sempre que for conversar com alguém, faça contato visual, guarde o celular e pense em algumas perguntas sobre o assunto.
  4. Cuidar da saúde também é parte importante de todo o processo. Adote práticas mais adequadas, mesmo que você tenha algum quadro que restrinja as suas opções.
    • Adote uma alimentação saudável. Coma frutas e vegetais (couve-de-folhas, pimentão e afins são excelentes) e consuma carboidratos complexos (arroz integral, quinoa etc.) e proteínas (como salmão e ovos).
    • Regule o sono. Dormir bem não só melhora a aparência física (pele, peso e assim por diante), mas também faz bem à saúde como um todo. Tente descansar pelo menos oito horas por noite, sempre começando bem antes da meia-noite. Além do mais, desligue todos os aparelhos eletrônicos pelo menos meia hora antes de se deitar.
    • Faça no mínimo 30 minutos de exercícios por dia. Escolha uma rotina de exercícios interessantes, mesmo que você não tenha tempo de ir à academia: faça caminhada, corra, experimente yoga, dance enquanto ouve música etc.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Otimizando a sua aparência física

PDF download Baixe em PDF
  1. De forma geral, existem cinco tipos de pele: normal, oleosa, seca, sensível ou mista (quando ela apresenta características de mais de uma categoria).
    • Peles oleosas ficam ensebadas algumas horas depois do banho ou da lavagem. Se é o seu caso, use uma loção adstringente suave de manhã e à noite, pois o seu corpo pode aumentar a produção de óleo caso você exagere no tratamento. [4]
    • Peles secas descamam com facilidade. Se é o seu caso, lave-a com água morna (não quente) e passe um hidratante enquanto ela ainda estiver molhada para reter melhor os efeitos. [5]
    • Peles sensíveis são esticadas e coçam bastante, além de terem reações alérgicas a certos produtos químicos. Se é o eu caso, compre produtos sem perfume e sem álcool, sempre passe protetor solar antes de sair (de FPS 30 ou superior) e lave o rosto com cuidado usando as mãos. [6]
    • Peles normais têm um bom equilíbrio de umidade, óleo e durabilidade. [7]
  2. O rosto precisa do devido cuidado, já que é o primeiro ponto que as pessoas percebem nas outras. Adote uma rotina simples, mas eficaz, para não piorar a situação sem querer.
    • O ideal é lavar o rosto duas vezes por dia, uma de manhã e outra à noite, parar tirar as impurezas e o excesso de óleos. Se a sua pele é sensível ou seca, faça essa lavagem só uma vez — ou pelo menos use uma loção adstringente e um hidratante adequado para o seu caso. [8]
    • Escolha uma loção adstringente de acordo com o seu tipo de pele e a frequência com que você passa maquiagem (se é que passa) e faz exercícios físicos. Por exemplo: se você tem pele oleosa, compre uma loção com pH baixo, que seja capaz de remover melhor os óleos da pele.
  3. Praticar exercícios faz bem não só à mente e ao corpo, mas também à pele. Esse hábito reduz o estresse (que, por sua vez, afeta seriamente a saúde da derme) e aumenta a circulação, o que dá certo brilho à pele. Não deixe de passar protetor solar sempre que for treinar em ambientes abertos ou durante o dia. [9]
  4. Ingerir mais de cinco porções de frutas e vegetais por dia faz muito bem à pele. Na verdade, a alimentação como um todo influencia a aparência e a saúde de todo o corpo. Quanto mais frutas e vegetais uma pessoa ingere (sobretudo frutos pequenos, folhosos e afins), mais ela fica saudável. [10]
    • Tome probióticos, pois eles também melhoram a aparência e a saúde da pele. Iogurtes sem açúcar, por exemplo, contêm milhões de bactérias benéficas que ajudam a regular a digestão. Quanto melhor for esse funcionamento, menos problemas você vai ter.
  5. Não é segredo que quem tem dentes mais brancos e saudáveis é mais atraente do que quem tem dentes amarelados. Isso acontece porque a cor branca dos dentes indica que a pessoa se cuida, o que é importante no mundo atual. [11]
    • Escove os dentes pelo menos duas vezes e passe fio dental pelo menos uma vez por dia. Muita gente pula a parte do fio, mas ela não deixa de ser importante para a saúde bucal.
    • Você também pode clarear os dentes em casa ou buscar um tratamento profissional. Embora isso não mude nada na questão da saúde, pelo menos melhora bastante a estética. Consulte um dentista pelo menos uma vez por ano e veja também se você está com cáries e outros problemas. Por fim, evite fazer o clareamento se os seus dentes estiverem sensíveis ou a sua gengiva estiver inflamada. [12]
  6. Cabelos bem cuidados são outra característica atraente em qualquer pessoa, tanto homens como mulheres. Cada um se conhece mais do que ninguém e sabe com que frequência deve lavar os fios. Além do mais, só passe xampu no couro cabeludo, não nas pontas, pois elas podem ressecar. [13]
    • Se os seus fios são finos, lave-os uma vez por dia a cada três dias. Experimente algumas técnicas diferentes e veja os efeitos. Não passe xampu com uma frequência muito alta, pois o seu cabelo vai ressecar e começar a produzir mais óleo. Portanto, se necessário, troque os produtos que você usa.
    • Se os seus fios são oleosos, lave-os em dia alternados. Ademais, troque de xampu, pois muitas vezes é esse produto que deixa o cabelo ainda mais oleoso (mesmo que ele seja feito para esse tipo específico de fio).
    • Se os seus fios são cacheados ou grossos, lave-os com menos frequência: duas ou, no máximo, três vezes por semana. Não exagere, ou o seu cabelo vai ressecar e gerar frizz.
  7. Geralmente, as mulheres têm mais opções de cortes e penteados que os homens — o que, para falar a verdade, até facilita um pouco a vida deles . Ainda assim, todo mundo pode experimentar algumas alternativas e ver o que mais combina com o seu estilo próprio. [14]
    • Opções para homens:
      • Fios lisos de qualquer espessura : mais curto dos lados, com degradê nas laterais no pente #2 da máquina; ondulado ou cacheado: comprimento médio dos lados; topo da cabeça com o dobro do comprimento do resto; cabelo liso e mais longo: deixar crescer até os ombros.
      • Fios cacheados ou ondulados : deixe o seu cabelo crescer até ter cerca de 5 cm dos lados e 7,5 no topo da cabeça e peça para o barbeiro criar textura. [15]
    • Opções para mulheres:
      • Fios lisos : divida o cabelo em duas partes; faça um rabo de cavalo com volume em cima e aplique um pouco de laquê; faça uma trança francesa lateral e deixe o resto solto.
      • Fios ondulados : use um penteado alto, com alguns cachos soltos; prenda tudo na nuca, com as pontas soltas; ou faça um coque lateral.
      • Fios cacheados : use um corte curto ou solte os fios e use algum produto que crie volume no topo da cabeça; pegue uma mecha maior na testa e puxe para trás, deixando os lados e a nuca soltos; ou pegue mechas pequenas e prenda-as para trás.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Montando um guarda-roupa mais atraente

PDF download Baixe em PDF
  1. Você pode comprar itens individuais e tentar montar um look com eles depois. Isso vale tanto para homens como para mulheres, já que ajuda a acentuar as características pessoais de cada pessoa (o que, por sua vez, mostra autoconfiança).
    • É importante ter joias, acessórios, roupas e calçados legais. Por exemplo: você pode gostar de joias mais chamativas e acabar usando roupas neutras, que não entrem em conflito; ou usar blusas coloridas e que criem contraste com as outras peças.
    • A bolsa certa também faz bastante diferença. Você pode trocar de acessório à vontade, dependendo do que está vestindo. Opte por algo sutil ou que seja bem chamativo.
  2. Você tem que demonstrar seu diferencial para ser atraente. Portanto, busque peças únicas e que ninguém mais por perto tenha.
    • Vá às suas lojas favoritas e compre peças de outras estações. Dependendo do caso, você pode pagar menos e sair com compras para lá de interessantes.
    • Acesse lojas virtuais que vendam peças antigas, mas de qualidade e por preços baixos. Muitas roupas vintage têm alta durabilidade e estão na moda.
    • Vá também a brechós locais. Você vai ajudar a bancar pequenos negócios e mostrar toda a sua personalidade no dia a dia. Só tenha cuidado para não errar no tamanho das peças!
  3. Você tem que usar roupas nas quais se sinta confortável, confiante e atraente. Se necessário, experimente até descobrir o que mais combina com o seu estilo.
    • Pense em algumas peças "características" — looks básicos que componham o seu guarda-roupa. Você pode alternar entre eles e brincar um pouco com acessórios e afins. Por exemplo: talvez você goste do combo básico camiseta lisa e calça jeans. Nesse caso, use camisas de manga longa ou de abotoar de vez em quando.
    • Complemente peças básicas com outras, mais chamativas. Essas peças básicas podem ser pretas, cinzas, pardas ou cremes. Elas criam equilíbrio no look e deixam outros tons ainda mais chamativos.
    • Use vermelho. Essa cor combina com homens e mulheres e dá a noção de poder e confiança. Coloque o tom em tudo: um vestido, um batom, uma echarpe, uma camiseta e assim por diante. [16]
  4. O tamanho das peças faz toda a diferença em um look. Se elas forem justas demais, você vai ficar desconfortável; se forem folgadas, vai parecer desleixado.
    • Até calças jeans têm que ter o tamanho certo, que contorne o seu corpo, mas não aperte a cintura ou as pernas. Se necessário, faça a barra para ela não ficar arrastando no chão.
    • Mulheres têm também que acertar no tamanho do sutiã. Essa peça tem que dar suporte aos seios sem apertar ou deixar marcas.
  5. Todo mundo presta atenção no que as outras pessoas calçam, mesmo que você não se dê conta. Portanto, escolha os calçados certos para atrair bons olhares, ainda mais se eles combinarem com o resto do look.
    • Mais uma vez, mulheres têm muito mais opções de calçados, que variam de acordo com o que mais elas estão usando: salto alto, sandálias, rasteirinhas e assim por diante.
    • Um bom par de botas deixa qualquer look pronto para o outono ou inverno. Se você não tem o costume de usar, treine um pouco para não ficar tropeçando por aí.
    • Homens também têm que saber combinar calçados com roupas. Nada de misturar marrom e preto, por exemplo!
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Aprendendo a passar maquiagem

PDF download Baixe em PDF
  1. Passar os produtos certos de maquiagem complementa a beleza natural de qualquer rosto. Experimente algumas opções e veja o que combina com o seu estilo.
    • Passe maquiagem nos pontos críticos nos dias em que a sua pele não estiver colaborando. Só não se esqueça de deixar todo o tom do seu rosto uniforme para não chamar atenção pelos motivos errados!
    • Passe um bronzer nas bochechas e um blush no contorno do rosto, indo de um canto a outro (de cima para baixo ou da esquerda para direita, por exemplo). Você pode também passar o blush em uma linha horizontal para estender as têmporas ou o maxilar.
  2. É como dizem: os olhos são as janelas da alma. Portanto, destaque-os com um look "natural" ou faça o efeito esfumado (que sempre está na moda e combina com batom vermelho).
    • Para fazer o efeito do olho esfumado, comece com uma sombra nude em toda a pálpebra e, depois, uma sombra mais brilhante na base da pálpebra até a sobrancelha (com a cor que você quiser). Use um cotonete para borrar o tom e, em seguida, passe uma sombra mais escura e misture tudo. Continue com um tom mais claro perto dos dutos lacrimais e, em sequência, passe um delineador nos cílios. Por último, passe duas ou três camadas de rímel nos cílios e curve-os para cima.
    • Passe um delineador de cor natural, como marrom, para obter um efeito mais sutil. Acrescente uma sombra de tom mais claro, como champanhe. Passe uma ou duas camadas de rímel e teste produtos diferentes até achar um que tenha o efeito esperado de fato.
  3. Você tem toda a liberdade de brincar como quiser com produtos de maquiagem. Não tenha medo! Técnicas inovadoras são tão atraentes quanto as clássicas e sutis.
    • Inspire-se nos anos 1950 e faça o olho de gato ou pense em outra década em busca de dicas de beleza (que tal se inspirar no Antigo Egito?).
    • Explore todas as cores! Use tons claros que destaquem os seus olhos. Por exemplo: passe uma sombra turquesa ou use algo verde-esmeralda que dê mais vida ao seu olhar.
    Publicidade

Dicas

  • Você pode ainda fazer as suas próprias roupas. Isso exige prática e paciência, mas é uma alternativa legal a quem gosta de chamar atenção pela originalidade!
  • Confie no seu potencial! Uma pessoa confiante fica muito mais atraente aos olhos dos outros.
  • Beba bastante água todos os dias!
  • Acredite em si mesmo! Saia do seu casulo e mostre a todo mundo que você se admira e se ama.
  • Não use maquiagem para disfarçar quem você é e nem seja crítico demais consigo mesmo. Passe produtos que acentuem as suas qualidades, mas sejam sutis.
Publicidade

Avisos

  • Não fique vidrado em "atrair" os outros. A maioria das pessoas sente atração por gente que parece não ligar para esse tipo de atenção.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 113 810 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade