PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Você pode achar que não existe nada a ser feito para se sentir um pouquinho mais feliz. Na verdade, a felicidade sempre está ao alcance de suas mãos, independentemente de sua situação. Se quiser ser mais feliz, você deve estar disposto a mudar sua perspectiva para aceitar tudo aquilo que a vida pode jogar em sua direção, ao mesmo tempo em que as coisas que não estão dando certo. Se quer se sentir mais feliz o quanto antes, apenas siga os passos a seguir.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Mudando sua mentalidade

PDF download Baixe em PDF
  1. Pense mais positivamente . A forma mais fácil de ser feliz é se esforçar para se tornar uma pessoa mais otimista. Você pode achar que algumas pessoas são naturalmente mais negativas que outras, mas esse é um pensamento preguiçoso que o impede de ser mais feliz do que é hoje. Sua situação pessoal pode não estar sob controle, mas você sempre pode controlar sua perspectiva e tentar olhar para o lado bom de qualquer situação. Concentrar-se nos aspectos negativos de uma situação só vai torná-lo uma pessoa mais infeliz.
    • Para pensar mais positivamente, você deve estar preparado para monitorar os próprios pensamentos. Perceba quando pensamentos negativos estiverem rondando e os combata com pensamentos positivos – e com a lógica. Quantos pensamentos negativos são apenas parte do “pior cenário possível” ou da insistência em apenas esperar o pior de qualquer situação?
    • Um modo fácil de pensar mais positivamente é sair com pessoas otimistas. A energia positiva delas vai passar pra você.
  2. Lembrar-se de todas as coisas pelas quais deve ser grato vai torná-lo instantaneamente mais feliz. Pegue uma caneta e papel em uma sala silenciosa e escreva ao menos de 10 a 15 coisas pelas quais você se sente grato. Elas podem ser tão grandiosas como seus amigos e família em sua vida, e tão pequenas quanto as plantas que no seu jardim. Pense em qualquer coisa que o faz sorrir e que torna sua vida um pouco mais feliz. Assim, você terá em mãos uma amostra física de tudo o que é bom na sua vida – e ficará feliz. [1]
    • Mantenha sua lista ao alcance e atualize-a todos os domingos. Siga um ritual de lê-la por inteiro sempre que adicionar algo novo ou lê-la todo o ano novo para ver quanta felicidade existe em sua vida.
    • Se quer uma variação desse passo, experimente criar uma “jarra da felicidade”. Escreva algo que o faz feliz em um pedaço de papel e jogue-o na jarra. Espere até que a jarra encha ou espere até o fim do ano e divirta-se ao lembrar de todas os bons momentos que o fizeram tão feliz.
  3. Se quer ser mais feliz, esforce-se para apreciar os pequenos prazeres de sua vida, assim como os grandes. Pare um pouco e sinta o cheiro das rosas. Literalmente – pare e olhe todas as flores que crescem perto da sua casa e perceba quão maravilhosas elas são. Experimente aquela pequena pastelaria perto da sua casa e desfrute dos variados sabores que ela oferece. Passe um tempo extra sentindo-se feliz depois daquela mensagem hilária que o seu melhor amigo mandou pra você. Essas pequenas coisas podem não parecer significantes, mas com certeza fazem a diferença.
    • Tenha como objetivo anotar ao menos cinco pequenas coisas que o fazem feliz todos os dias. Uma vez que começar, essa atividade vai se tornar natural, e você se verá sorrindo para coisas que nunca achou que fossem tão especiais antes.
  4. Outro truque para ser mais feliz é aprender a abraçar o momento presente ao invés de sentir ressentimento do passado ou temer o futuro. Aprenda a desfrutar da alegria das conversas que tem em vez de pensar sobre o próximo assunto ou se preocupar sobre aquela coisa que disse vinte minutos atrás. Aprenda a apreciar as coisas que estão na sua frente, os bons momentos que está tendo, e a afastar pensamentos negativos que nada têm a ver com o que você está vivendo. É claro, isso requer muita dedicação, mas você verá que seus níveis de felicidades irão aumentar drasticamente a partir do momento em que pegar o jeito. [2]
    • Viver o presente exige prática. Você pode aprender mais rápido ao comprometer-se a praticar ioga ou meditação.
  5. Encontrar um tempo para fazer um balanço de suas experiências e para pensar no que o dia trouxe pra você pode torná-lo mais feliz. Você pode não ser muito feliz por sentir que apenas está indo com a maré, sem saber exatamente qual rumo quer tomar. Encontre um tempo todos os dias – ou ao menos a cada semana – para se sentar, olhar para algum lugar e pensar em todos os eventos que aconteceram com você. Você se sentirá calmo e menos sufocado com as coisas que estão em sua frente, e sim, isso vai deixá-lo mais feliz.
    • Embora refletir possa ser melhor quando feito sozinho, se algo está incomodando sua mente, ligar pra um amigo para conversar pode ajudar você a pensar sobre esses eventos sob uma nova perspectiva.
  6. Se aprender a olhar pra sua vida em seus próprios termos em vez de desejar ter tido muito dinheiro, amigos, ou o mesmo corpo maravilhoso da pessoa ao lado, você será capaz de deixar de lado o amargor e a inveja. Lembre-se de que cada pessoa tem as próprias lutas e pontos fortes, e que você não pode ter tudo – e nem todo mundo. Concentre-se em si ao invés de olhar ao redor e você será mais feliz.
    • Você pode achar que conhece uma pessoa que tem “tudo”, mas é bem provável que essa pessoa também tenha inveja de você em algum aspecto.
  7. Tenzin Gyatso, o décimo quarto Dalai Lama, uma vez disse, “Se quer que os outros sejam felizes, tenha compaixão; se quer ser feliz, pratique a compaixão.” Você pode achar que o sentimento de compaixão por outros não tem nada a ver com a sua felicidade, mas na verdade, ser capaz de sentir compaixão por um amigo ou estranho que está em uma situação difícil pode fazê-lo se sentir mais completo, se conhecer melhor, e fazê-lo uma pessoa mais grata. Se você está tão ocupado, preocupando-se apenas com suas próprias lutas e nunca olha ao seu redor para ver como as pessoas estão se sentindo, você estará fadado a não ser tão feliz quanto uma pessoa que sente compaixão. [3]
    • Na próxima vez que passar um tempo com um amigo, esforce-se para sentir compaixão. Entenda a situação pelo ponto de vista do seu amigo e faça várias perguntas sobre como ele está se sentido, e mostre que você realmente se importa.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Mudando suas ações

PDF download Baixe em PDF
  1. Passar mais tempo com as pessoas que ama – e com as que o fazem feliz – é garantia de felicidade. Se está se sentindo pra baixo, ligue pra um bom amigo ou para alguém da família em vez de andar sozinho. Planeje algo divertido pra fazer. Você pode achar que sua tristeza vai deixar as pessoas pra baixo, mas é o contrário: estar com seus amigos próximos melhorará seus ânimos e o fará mais feliz.
    • Passe mais tempo com pessoas felizes. As risadas – e a felicidade – realmente são contagiosas, e você deve ficar mais tempo com pessoas felizes se quiser se sentir assim também. Na verdade, um estudo feito em Harvard e a Universidade de San Diego descobriu que felicidade não é apenas determinada pela vivência individual da pessoa, mas também pelas interações sociais dela. [4]
    • Não passe tempo com pessoas que reclamam. Pessoas que são sempre negativas, que amam reclamar, e que veem o pior de toda a situação, irão fazer com que você veja o lado ruim das coisas também. Evite essas pessoas o máximo que puder, especialmente quando estiver pra baixo.
  2. Outra forma de se sentir mais feliz é dar uma boa e longa olhada em sua vida, e mudar tudo o que puder mudar que possa fazê-lo mais feliz. Ainda que você possa não ser capaz de fazer mudanças drásticas, como mudar sua carreira do nada, existem pequenas coisas que podem ser feitas que fazem uma grande diferença. Se algo não está dando certo pra você, tentar reverter a situação vai fazê-lo mais feliz.
    • Claro, você pode não encontrar uma carreira melhor do dia pra noite. Mas pode mudar suas atitudes sobre seu trabalho – lembre-se que sua carreira não é tudo, e nem definitiva, e que você tem outras coisas com a qual pode ser feliz.
    • Pequenas coisas podem fazer um grande impacto. Se ficar preso no engarrafamento por uma hora o faz ficar irritado o dia inteiro, acorde meia hora antes para evitar esse problema.
    • Talvez você esteja triste porque suspeita que seja mesquinho, hostil, é alguém que não sabe ouvir as pessoas, ou não é um grande amigo. Bem, faça o que puder para melhorar nessas áreas – se você estiver mais feliz consigo mesmo, você ficará mais feliz de um modo geral.
  3. Apenas sair um pouco, respirar ar fresco, e deixar que o sol toque seu rosto o deixará mais feliz. Se você tem algo pra fazer que possa fazer lá fora, mude seus planos para sentir um pouco o brilho do sol. Se você ia ler um livro no seu quarto entulhado e escuro, vá lê-lo no parque. Se você vai almoçar com um amigo em um restaurante, peça para sentarem do lado de fora. Estar do lado de fora – contanto que não esteja caindo aquele vendaval – com certeza fará você mais feliz!
    • Tente exercitar-se ao ar livre sempre que puder ao invés de ir a uma academia. Correr aqueles cinco quilômetros tendo o sol como companhia o fará mais feliz – e será mais divertido – do que correr em cima de uma esteira voltada para a parede.
  4. Ainda que seja impossível parar de se estressar de uma vez só, se você se esforçar para diminuí-lo, se tornará mais feliz. Comece pelas pequenas coisas – limpe e organize o seu espaço para não se estressar ao ter que procurar algo para vestir pela manhã. Faça com que a sua rotina fique um pouco mais leve para que você tenha mais tempo para si mesmo. Evite pessoas e situações que causam grande stress. Você ficará surpresa no quanto essas atitudes irão impactar sua felicidade.
    • Experimente meditar. Meditar pode ajudar a acalmar sua mente e corpo, e pode ajudar você a viver o momento ao invés de se preocupar com as coisas que estão ao seu redor.
    • Escreva em um diário. O diário o mantém a par das coisas que acontecem em sua vida. Você terá maior controle sobre seus problemas e conseguirá agir melhor na sua resolução.
    • Se você está se sentindo tão estressado a ponto de não conseguir viver sua vida, experimente falar com um terapeuta.
  5. Um pouco de mudança é sempre bom para se sentir feliz. Se você não está feliz, deve ser porque acha que caiu em uma rotina e está enjoado de fazer as mesmas coisas todos os dias. Experimente ter algo diferente para o café da manhã. Vá àquela aula de ioga à noite ao invés de ir pela manhã. Saia com um amigo novo ao invés de sair com os mesmos de sempre. Vá a pé ao trabalho ao invés de ir de carro. Todas essas pequenas coisas podem ser úteis para ficar mais feliz.
    • Fazer uma coisa diferente todo dia pode tornar você mais feliz, mesmo que você acabe não gostando da atividade.
  6. Qualquer um se sentiria mais feliz se passasse mais tempo fazendo a coisa que ama. Se você é um fanático por fotografia, passe mais tempo tirando fotos. Se você ama escrever poemas, acorde meia hora mais cedo cada manhã para trabalhar em seus escritos. Se você ama cozinhar, arranje um tempo para cozinhar ao menos duas vezes por semana. Você pode achar que perseguir sua paixão não seja digno de crédito, quando se tem tantas outras coisas “práticas” para se considerar, mas fazer isso com certeza vai impactar grandemente sua felicidade.
    • Dê uma olhada em sua rotina. Veja se existem formas para que você possa ser mais eficiente quando se tratar de perseguir suas paixões, ou se existem atividades não tão divertidas assim que você possa cortar de sua vida, para ter mais tempo para fazer as coisas que ama.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Desenvolvendo hábitos mais alegres

PDF download Baixe em PDF
  1. Ter como hábito dormir ao menos de sete a oito horas cada noite vai definitivamente torná-lo mais feliz. Você ficaria surpreso em quanto uma boa noite de sono pode melhorar seu humor – e no quanto uma noite mal dormida pode fazer você achar que odeia todos e que o mundo é um lugar horrível. Pessoas mais felizes têm como prioridade tomar conta da mente e do corpo, e isso é algo que você deveria priorizar se quer ser mais feliz. [5]
    • Tente ir para a cama mais ou menos na mesma hora toda a noite e acordar no mesmo horário todas as manhãs.
  2. É comprovado que exercitar-se regularmente faz com que as pessoas se sintam mais felizes, e apenas 30 minutos de exercício podem ter um impacto significante na sua felicidade. Você pode não querer ir à academia ou sair para correr quando estiver se sentindo triste, mas essa ações são precisamente as que irão fazê-lo mais feliz. Exercitar-se sozinho é entediante pra você? Vá para lugares que precisem de um grupo, como aulas ioga, dança, ou um time que pratique algum esporte. [6]
    • Escolha ir a pé ao invés de usar algum veículo, sempre que puder. Até mesmo andar 15 minutos para ir à mercearia ao invés de ir de carro, ou subir quatro lances de escadas para chegar ao escritório ao invés de usar o elevador podem fazê-lo mais feliz.
  3. Estudos mostram que sorrir mais de fato faz uma pessoa mais feliz. Mesmo que não sinta que tenha nada pelo que sorrir, tentar sorrir mais do que o usual vai “enganar” sua mente para que ela se sinta mais feliz. Sorrir para as pessoas ao seu redor fará com que elas sorriam também, e estar perto de pessoas sorridentes o fará mais feliz. Sorrir é uma opção em que todos ganham, mesmo que por dentro você esteja triste. [7]
    • Finja até conseguir. Você pode sentir que seu sorriso é falso em um primeiro momento, mas você ficará surpreso por quão rápido você ficará feliz de verdade quanto tentar sorrir, mesmo quando não quiser.
  4. Dê uma olhada em seu dia e veja que coisas realmente o fazem feliz. Ainda que você não possa trabalhar uma hora por dia e sair com seus amigos por cinco horas, você pode ajustar seus horários para conseguir sair mais e fazer qualquer coisa que o deixe feliz. Se você acha que ioga o faz feliz, passe duas horas menos assistindo televisão por semana e duas horas a mais praticando ioga; se sair com seu melhor amigo o faz sorrir, corte as idas ao bar com os colegas de trabalho e saia mais com ele.
    • Talvez você não tenha prestado muita atenção nas horas do dia que o fazem mais feliz. Faça uma lista de tudo o que você faz todo o dia e descubra onde a felicidade aparece mais.
  5. Estudos mostram que pessoas que receberam um bônus no salário ficaram mais felizes quando gastaram esse dinheiro com outras pessoas. Isso não quer dizer que você deva gastar todo o seu dinheiro em seu melhor amigo, mas significa que você deve se esforçar para fazer coisas boas para os outros, quer seja ajudando um amigo a lidar com um término de relacionamento ou por se voluntariar a ajudar os necessitados. Nenhum ato é 100% altruísta, e não tem problema querer ajudar os outros enquanto você está se ajudando a ser mais feliz. [8]
    • Você deve fazer ao menos algumas coisas boas para outras pessoas, sem ter um motivo aparente. Fazer isso com certeza o fará feliz.
    • Não faça uma coisa legal para o seu amigo somente porque é o aniversário dele. Dê a um amigo um belo presente apenas porque estava pensando nele, e veja o quanto essa atitude fará bem a vocês dois.
  6. Se quer ser mais feliz, passe mais tempo pensando em si mesmo. Isso não quer dizer que deva ser completamente mesquinho, mas que deve agendar momentos em que fique sozinho com seus próprios pensamentos, ideias e atividades favoritas. Sua vida pode ser agitada, mas sempre existe um momento para encaixar uma ou meia hora para ficar sozinho, quer seja dando uma caminhada, escrevendo em um diário, ou apenas refletindo sobre os acontecimentos da semana.
    • Passar um tempo sozinho faz com que você extravase, alivie o stress e sinta-se mais feliz.
    • Não deixe os planos de última hora de um amigo ficarem no caminho do momento que é reservado só pra você. Trate o encontro com você mesmo como se fosse um encontro com a sua celebridade favorita.
  7. Se você realmente quer ser mais feliz, deixe de lado a ideia de que tem o controle sobre todas as coisas que acontecem ao seu redor – desde os sucessos e fracassos em sua carreira até a saúde do seu animal de estimação. A verdade é, você não tem controle sobre quase nada que acontece com você, incluindo seu tempo de vida. Quanto mais cedo aceitar isso, mais cedo você aceitará que não tem controle sobre aquilo que a vida pode trazer – mas que pode controlar suas reações. O poder para ser feliz ou triste está em suas mãos.
    • Claro, é um pouco assustador admitir que grande parte da sua vida é controlada por poderes que estão acima da compreensão. Mas quanto mais cedo aceitar você isso, mais cedo será capaz de ver que sua própria felicidade está sob seu controle.
    Publicidade

Dicas

  • Exercite-se! Exercício melhora a circulação e libera hormônios que o farão mais feliz.
  • Faça refeições mais saudáveis! Uma refeição saudável deixa o corpo mais satisfeito. Um corpo satisfeito é um corpo feliz.
  • Quando estiver triste ou com raiva, geralmente é bom encontrar um lugar quieto pra ficar sozinho. Observar ou prestar atenção na paisagem pode ajudar. Mantenha-se entretido para desviar o foco da raiva ou tristeza.
  • Seja grato por aquilo que tem.
  • Se ninguém que falar com você quando estiver com raiva, pode ser uma boa ideia socar um travesseiro ou esmagar um brinquedo de pelúcia. Se você está triste, pode ser bom chorar por aquilo que está preso até não ter mais nada sobre o que chorar. Se existe outra razão para você estar infeliz, pense em alguma solução para sair dessa situação.
Publicidade

Avisos

  • Se você não tem pais, irmãos, namorado ou namorada, nenhum parente, ninguém com quem conversar, apenas tente manter as coisas em perspectiva, não desconte seus sentimentos negativos em ninguém e sorria.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 131 198 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade