PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Ter um parente ou amigo próximo agindo como sistema de apoio nos torna pessoas mais saudáveis e felizes. [1] Apesar disso, nem sempre é possível manter os outros por perto, principalmente quando temos atitudes negativas. Por sorte, a situação não precisa ser assim para sempre! Com um pouco de prática, você conseguirá ser mais gentil e controlar a agressividade, tornando-se uma pessoa melhor e com relacionamentos mais significativos.

Método 1
Método 1 de 3:

Controlando a raiva

PDF download Baixe em PDF
  1. Conforme nota o surgimento da raiva, pare e se acalme. Um bom jeito de se fazer isso é utilizar algumas técnicas de relaxamento, como por exemplo: [2]
  2. Alguns padrões de pensamento são injustos e podem intensificar a raiva, portanto, identifique-os e questione-os quando aparecerem. [3]
    • Por exemplo, um pensamento irreal poderia ser: "Meu colega de quarto nunca ajuda a manter o apartamento limpo. Eu tenho que fazer tudo!".
    • Antes de ficar nervoso com esse pensamento, pare e avalie se ele realmente é verdade. O seu colega faz coisas diferentes das suas? Se for o caso, a palavra "nunca" não é realista e não deve ser usada.
    • Depois, reescreva o pensamento em algo mais realista, como "Eu gostaria que meu colega me ajudasse um pouco mais nas tarefas domésticas".
  3. . Essa é uma boa opção para reduzir a sensação de raiva e frustração, ajudando-o a se sentir mais no controle, independentemente da situação. Leva um tempo para desenvolver essas habilidades, portanto, tenha paciência. [4]
    • Ao lidar com um problema, identifique-o e analise-o antes de tentar solucioná-lo. Depois, faça uma lista de possíveis soluções disponíveis e escolha a melhor opção. Coloque-a em prática e veja se foi bem-sucedido ou não; dependendo do resultado, adapte a estratégia para melhorar no futuro.
  4. Ao ficar calado, você simplesmente permite que os sentimentos ruins se acumulem e se transformem em agressividade. Em vez disso, imponha-se e confronte a origem da sua frustração, sem ter medo de que as coisas fiquem desconfortáveis. Falar agora é melhor do que ser maldoso depois.
    • Se foi magoado ou desrespeitado por alguém, é tentador retribuir na mesma moeda. Em vez disso, diga como foi afetado e explique que se sentiu desrespeitado pelo outro.
    • Em vez de acumular a raiva, deixe a pessoa ciente do que fez de errado dizendo algo como: "Não gosto que tenha feito isso. Essa situação me deixa nervoso e irritado".
  5. Em vez de ser maldoso com os outros, redirecione a energia para um hobby ou um esporte que gostaria de praticar. O foco é manter-se ativo, pois o organismo libera endorfinas no cérebro e você fica mais feliz. [5]
    • Procure um time de futebol, basquete ou algo do tipo para queimar as energias e descontar tudo no esporte.
    • Se não gosta de atividades físicas, canalize suas energias em atividades criativas como tocar um instrumento ou pintar.
  6. Aprenda a identificar o aumento da sua raiva para ter ciência de quão nervoso está. Quando sentir que está chegando no limite, afaste-se da discussão e retire-se do local. [6] Seja educado e explique seus motivos, e também não deixe a conversa no ar para sempre. Retome a compostura e volte à conversa quando estiver mais calmo.
    • Você pode dizer, por exemplo: "Preciso de um pouco de ar, pois estou nervoso e estou me esforçando para me manter calmo. Preciso de um pouco de tempo para pensar, mas podemos retomar a discussão quando eu voltar, tudo bem?".
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Sendo gentil com os outros

PDF download Baixe em PDF
  1. Esforce-se para ser gentil e ver o mundo com os olhos dos outros. Em vez de tecer comentários que poderiam magoar alguém, pense em outros modos de dizer o que gostaria. Se tiver tempo, desvie do seu caminho e das suas obrigações para fazer pequenas coisas pelos outros. Acredite, você vai ser mais valorizado.
    • Por exemplo, em vez de zombar uma pessoa para se sentir melhor, elogie-a e faça com que o dia dela fique melhor.
    • A compaixão pode fazer com que se torne uma pessoa mais feliz e saudável.. [7]
    • Você também pode comprar um presente ou uma lembrancinha para um amigo, demonstrando o quanto ele significa para você.
  2. Desenvolva melhor suas habilidades de comunicação . Ser capaz de ouvir bem e se comunicar de modo construtivo e assertivo são coisas que podem ajudá-lo a se sentir no controle e agir de modo mais gentil com os outros. [8] Comunique seus sentimentos e suas emoções para ser melhor entendido pelas pessoas e aliviar o estresse dos problemas de entendimento. Muitas discussões podem surgir pela má qualidade na comunicação e a falta de entendimento das motivações dos outros. Seja mais sincero, mesmo que as coisas se compliquem por isso ou que seja visto como uma pessoa menos "legal". Não pise em ovos para evitar situações que o deixem desconfortável.
    • Livre-se das distrações e foque completamente no outro. Conforme ouve, elimine os julgamentos que vierem à mente. Tente só compreender o que a pessoa está dizendo e qual é o ponto de vista dela.
    • Ao se expressar, fale na primeira pessoa, em vez da terceira. É melhor dizer "Eu fico frustrado quando você não lava a louça" do que "Você nunca lava a louça!".
    • Comunicar-se de modo eficaz pode significar ser vulnerável e conversar sobre coisas possivelmente vergonhosas.
    • Por exemplo, se um amigo fizer algo que você desaprova, em vez de gritar e disser coisas das quais se arrependerá, diga algo como: "Quando fez aquela piada, todo mundo riu, mas eu fiquei triste. Fui humilhado e, mesmo que pense que não é nada demais, me magoou".
  3. Lembre-se de que não somos telepatas: ninguém é capaz de ler a sua mente e nem todo mundo aprende no mesmo ritmo. Em vez de ficar nervoso imediatamente, seja mais paciente e lembre-se de quando estava tentando aprender algo ou precisava de ajuda. O ser humano é imperfeito e, se alguém o está irritando com algo, não espere ficar nervoso para confrontá-lo.
    • Se o seu colega de quarto está batucando na mesa e atrapalhando seus estudos, diga algo como: "Oi, parece besteira, mas não consigo terminar essa redação enquanto você batuca o lápis na mesa. Tudo bem parar um pouco enquanto eu termino o meu trabalho?".
  4. O cinismo pode deixá-lo de mau humor e aumentar a irritação. Trata-se de um mecanismo de defesa que você provavelmente desenvolveu quando estava decepcionado. Em vez de expressar suas emoções de modo construtivo e saudável, você as reprime, minimizando o impacto dos seus sentimentos para os outros e para si próprio. [9] Isso pode fazer com que você tenha uma visão negativa do mundo, colocando-o em um estado de raiva constante.
    • Não menospreze os trabalhos e esforços dos outros. Demonstre sua admiração quando alguém mandar bem em algo em vez de menosprezar os esforços dele.
    • Tente não fazer tantos julgamentos. Se não entende direito uma subcultura ou um grupo da sociedade, tente estudar mais para ver o mundo com os olhos deles em vez de falar mal, por exemplo.
  5. A empatia envolve a compreensão e a internalização dos sentimentos dos outros. Coloque-se no lugar das pessoas e tente conversar sem julgá-las. Quando alguém estiver sofrendo, não menospreze esse sentimento, mas tente entendê-lo. Pratique a escuta ativa, em vez de simplesmente esperar que o outro pare de falar para que "seja a sua vez". Receba tudo que é dito e tente sentir as emoções para ter uma ideia melhor a perspectiva e das ações do outro.
    • Para se tornar um ouvinte ativo melhor, foque em prestar atenção no que a pessoa está dizendo, dar sinais para demonstrar que está ouvindo e guardar para si próprio os julgamentos que tem. Em vez de criticar, ofereça seu apoio.
    • Tente se lembrar de uma época na qual estava passando por problemas parecidos. Reflita sobre como se sentia.
  6. Não se cerque por muros invisíveis e não suspeite de todos que encontrar, pois isso prejudicará suas interações com o mundo. Se fez algo de errado, assuma responsabilidade por suas ações e não culpe os outros pelo que fizeram. Esteja disposto a fazer novos amigos e melhorar as relações já existentes. [10]
    • Se alguém fizer uma sugestão interessante, em vez de ficar nervoso por ter um ponto fraco seu exposto, diga: "Você está certo. Preciso trabalhar isso, e já o estou fazendo, mas é um processo que leva tempo".
    • Em vez de levar os comentários para o lado negativo, pergunte o que a pessoa quis dizer. É bem provável que a intenção dela não seja nociva!
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Sendo altruísta

PDF download Baixe em PDF
  1. Em vez de virar a cara ou jogar a responsabilidade no colo do outro, faça o possível para ajudar quem precisa. Pense em coisas pequenas e bobas que você pode fazer que os outros não são capazes de fazer por conta própria. Por exemplo, você poderia ajudar um parente a arrumar o computador ou ajudar um idoso com as compras do mercado.
    • Quanto mais ajuda os outros sem ganhar nada em troca, mais feliz você ficará. [11]
  2. As amizades são essenciais para a felicidade, e ter um sistema de apoio para conversar nos momentos ruins nos ajudam a sentir que pertencemos a algo. Cercar-se de amigos vai baixar sua pressão arterial e reduzir a possibilidade de desenvolver depressão. [12] Ainda assim, a amizade é construída através da comunicação e da vulnerabilidade. Se for maldoso e sempre julgar os outros, ninguém vai querer ser seu amigo, e você não terá com quem contar.
    • Preste atenção e ouça.
    • Seus amigos nem sempre querem conselhos. Às vezes, eles só querem poder falar.
    • Se já discutiu uma questão séria com um amigo no passado, vai ser mais fácil falar sobre os seus problemas no futuro.
  3. Se tiver tempo, faça trabalho voluntário em instituições de caridade locais. Procure por projetos interessantes que ajudem os necessitados, o meio ambiente e a cidade no geral. Quanto mais conhecer pessoas trabalhando por um futuro melhor, mais bem-sucedido você se sentirá e menores serão as chances dos surtos de raiva surgirem.
    • Fazer trabalho voluntário em grupo permitirá que você se sinta parte da comunidade, aumentando sua felicidade e o deixando menos nervoso. Ter um sistema de apoio nos momentos difíceis nos ajuda a lidar com o estresse diário. [13]
  4. Se é jovem, experimente fazer as tarefas domésticas sem que seus pais peçam, e se ofereça para ajudar quando ver que eles estão sobrecarregados. Se é adulto e está em um relacionamento, faça algo para a sua parceira como um gesto de boa fé, como se oferecer para limpar a sala ou fazer o jantar. Encontre coisas para fazer e aliviar a carga do outro.
    • Mantenha a comunicação com sua família e pergunte se tem algo que você possa fazer.
    • Um ambiente limpo e organizado é capaz de aumentar os níveis de energia e felicidade. [14]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 4 968 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade