Baixe em PDF
Baixe em PDF
A sua autoconfiança está diminuindo? Talvez você esteja apenas cansado e frustrado de esperar que alguma coisa boa aconteça. Bem, a espera acabou. Pratique uma atitude confiante e ousada, crie oportunidades para si mesmo e saiba como obter o que quer.
Passos
-
Pare de hesitar e faça alguma coisa. Existe algo que você já esteja querendo ou tentando fazer, mas não consegue criar coragem? Seja chamar um conhecido para beber, desculpar-se com um ente querido após um longo período de desentendimento ou simplesmente ser amigável com um colega de trabalho, pare de pensar em agir e realmente faça alguma coisa.
- A ousadia é o oposto da hesitação. Sempre que você estiver se sentindo hesitante em interações com os outros, ou na tomada de uma decisão por si mesmo, aprenda a engolir seu orgulho e dê o primeiro passo.
-
Faça o inesperado. Pessoas ousadas não têm medo de experimentar coisas novas, e uma das razões pelas quais elas são tão divertidas de se ter por perto é porque não sabemos o que esperar delas. Isso pode ser algo novo para você, como dançar salsa ou aprender esqui aquático. O que quer que você faça, faça por si mesmo, não para outras pessoas.
- Fazer algo novo e inesperado pode deixá-lo vulnerável ou com medo. Não ceda a esses sentimentos. Em vez disso, aceite a novidade da habilidade e não tenha medo de ser você mesmo.
-
Redescubra quem você é. No fim das contas, a ousadia tem a ver com compreender suas forças e fraquezas e para superá-las. Não tente esconder seus problemas ou falhas, mas os aceite como parte do seu eu. Isso permitirá que você siga em frente com confiança, apreciando sua singularidade. [1] X Fonte de pesquisa
- Será mais fácil descobrir as coisas que o cativam se você parar de se preocupar em fazer a coisa "certa". Permita-se ser honesto e curioso em relação ao que quer e não quer fazer.
- Entenda que você não precisa fazer coisas aleatórias e que não combinam com seus gostos para se descobrir. Evite fazer mudanças só para chocar as pessoas. Seja honesto consigo mesmo.
-
Finja que você já é ousado. Se você fosse trocar de lugar com alguém que admira pela assertividade e ousadia, o que esse alguém faria no seu lugar? Se você já conhece alguém ousado, imagine como ele agiria.
- Sua inspiração de ousadia não precisa ser real. Você pode até pensar em um personagem de um filme ou um livro que seja ousado e corajoso. Em seguida, imagine a ousadia dele em sua vida.
-
Esteja disposto a dizer não. Se alguém pedir para fazer alguma coisa que você não queira, recuse. Dizer “não” revigorará a sua individualidade e o ajudará a se sentir ousado, demonstrando que você está pronto e disposto a sair atrás do que quer. Não sinta que você tem que inventar uma desculpa ou explicação. As pessoas terão de aprender a respeitar a sua honestidade e ousadia e você estará recebendo o que quer. [2] X Fonte de pesquisa
- Entenda que, se você se comprometer a fazer algo, deve seguir até o fim. Seu senso de respeito próprio vai crescer, bem como o respeito de outras pessoas por você.
-
Vá até o fim com o que você quer. Não é o suficiente simplesmente dizer que você vai fazer algo, pois é necessário agir. Do contrário, as pessoas pensarão que você só tem papo. Quando sua palavra é boa e você a sustenta com ações, as pessoas confiarão nela e olharão para você como alguém ousado, confiável e complexo. [3] X Fonte de pesquisa
- Se concordar em fazer algo que realmente não deseja fazer, provavelmente o ideal é ir até o fim, porque você deu a sua palavra. Da próxima vez, lembre-se de dizer “não” e de demonstrar sua vontade.
Publicidade
-
Peça o que você quer. Em vez de esperar para ser reconhecido por seus esforços ou esperar que alguém considere suas necessidades, tome a frente e peça as coisas. Isso não significa que você deve exigir o que quer ou ser agressivo. Em vez disso, escolha suas palavras com confiança e com tato. [4] X Fonte de pesquisa
- Não confunda ousadia com agressividade. A agressividade muitas vezes envolve a imposição de seus pontos de vista ou ações sobre os outros. A ousadia não tem nada a ver com as pessoas ao seu redor. Trata-se de superar seus medos e tomar atitudes.
-
Negocie . A frase "O que você pode fazer por mim?” é uma maneira fácil e poderosa de lançar o ônus da responsabilidade de volta para a pessoa com quem você estiver negociando. Mesmo que a resposta inicial seja "não", mantenha a janela de oportunidade aberta o maior tempo possível para dar uma oportunidade de mudar de ideia.
- Planeje contraofertas antes de começar a negociar. Se você acha que seu chefe vai recusar o seu pedido de folga porque não há ninguém para preencher o seu lugar, diga que você vai compensar o tempo perdido quando voltar ou que vai completar suas tarefas remotamente quando tiver tempo livre.
-
Ofereça duas opções. Uma das melhores maneiras de obter o que você quer é simplificando o número de soluções para um determinado problema. Isso garantirá que você vai conseguir o que deseja.
- Mesmo que haja um número ilimitado de soluções para um determinado problema, limite-os às soluções que funcionem para você. Isso vai reduzir a dificuldade para encontrar a solução e assegurar que o resultado seja o que você quer.
-
Assuma riscos e crie oportunidades. Há uma diferença entre ser imprudente e aceitar riscos. Pessoas imprudentes não aceitam riscos, porque elas nem sequer pensam neles. Uma pessoa ousada, por outro lado, sabe dos riscos e decidiu ir em frente com a decisão de qualquer forma, pronta e disposta a aceitar as consequências se as coisas não funcionarem. [5] X Fonte de pesquisa
- Inação ou hesitação geralmente são um tipo de risco, porque você está arriscando perder uma oportunidade. No entanto, esse é um risco a evitar. Seu objetivo é criar a sua melhor chance de sucesso, e não fechar a sua janela de oportunidade. Quando você fizer a escolha de agir, não tenha medo.
-
Faça perguntas. Não há nada de ousado em mergulhar de olhos fechados em uma situação sobre a qual você é ignorante sem ouvir conselhos. Se você estiver incerto com relação a uma tarefa ou um tópico no trabalho ou na escola, ousadia é estar disposto a admitir que está confuso e pedir esclarecimentos.
- Não tenha medo de dar o passo ousado de buscar ajuda. Se alguém não for prestativo, encontre outra pessoa. Essa persistência para encontrar as respostas demonstra sua ousadia.
-
Aceite qualquer resultado. Embora haja poder em assumir algo novo ou tentar conseguir o que você quer, o fracasso é sempre uma possibilidade. Compreenda-o. Ele não é o oposto do sucesso: é um componente necessário do crescimento. Sem o risco do fracasso, você não tem a oportunidade para o sucesso. [6] X Fonte de pesquisa
- Não se preocupe com a rejeição. Isso requer algum distanciamento emocional do resultado. Não deixe que uma rejeição destrua sua autoconfiança e capacidade de ser ousado.
Publicidade
Dicas
- Não se deixe abalar ao experimentar coisas novas. Se alguém criticá-lo, não se sinta desanimado: comentários negativos geralmente vêm de pessoas que não tem a ousadia que você possui.
- Você não precisa não ter medo para ser ousado. Deixe as pessoas saberem que você está com medo, mas siga em frente, continue e não olhe para trás.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.inc.com/kevin-daum/7-things-really-bold-people-do.html
- ↑ http://www.speakingaboutpresenting.com/content/being-bold/
- ↑ http://www.askmen.com/money/mafioso/29b_mafia.html
- ↑ http://www.inc.com/kevin-daum/7-things-really-bold-people-do.html
- ↑ http://www.inc.com/kevin-daum/7-things-really-bold-people-do.html
- ↑ http://www.inc.com/kevin-daum/7-things-really-bold-people-do.html
Publicidade