PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Quer você esteja preso em um engarrafamento ou frustrado com um projeto difícil, a impaciência é uma reação natural quando as coisas não acontecem como esperado. Aprender a controlá-la e neutralizá-la o ajudará a se tornar alguém mais calmo, feliz e compreensivo, não importa que frustrações venham em seu caminho!

Método 1
Método 1 de 3:

Exercitando paciência no momento

PDF download Baixe em PDF
  1. Se estiver em uma situação estressante, fique atento aos pensamentos indicativos de que está ficando mais impaciente, como " isso está demorando uma eternidade " ou " essa pessoa está sendo tão irritante ". Ao determinar quais são os pensamentos da impaciência, pare e observe as sensações que o corpo está apontando. Você provavelmente conseguirá reconhecer os sinais de imediato, e identificá-los pode ajudá-lo a contrabalançar essa frustração. Dentre eles, podem estar incluídos: [1]
    • Tensão muscular.
    • Inquietude, com pés ou pernas balançando.
    • Punhos cerrados.
    • Respiração curta.
    • Frequência cardíaca elevada.
    • Irritabilidade ou raiva.
  2. Depois de ter reconhecido a sensação presente, é a hora de caçar a origem dela. Pense além de frustração imediata e pergunte a si mesmo " por que realmente estou me sentindo assim? ". Algumas causas comuns de impaciência são: [2]
    • O ambiente não se conformando às suas expectativas. Por exemplo, você talvez acabe em um engarrafamento inesperado, ou o restaurante pode estar mais lotado do que pensou que estaria, deixando-o irritado e frustrado.
    • Outras pessoas não agindo da forma que gostaria. Por exemplo, a impaciência pode surgir quando alguém estiver bloqueando a passagem da ala ou conversando com o caixa por tempo demais no mercado .
    • Ao não conseguir dominar uma nova habilidade com rapidez suficiente. Você pode se sentir impaciente, por exemplo, se não puder entender um novo conceito matemático ou computacional, mesmo que seja algo difícil de aprender.
    • Quando não conseguir controlar os pensamentos. Você pode ficar impaciente consigo mesmo por não ser capaz de ditar quais emoções ou pensamentos devem surgir em sua mente, mesmo reconhecendo que não há muito a se fazer para impedi-los.
  3. Tomar atitudes pequenas e simples pode quebrar o ciclo antes que ela avance, dando a você a chance de se recompor. Pegue a carteira, ou o telefone, e passe-a de um bolso para outro. Pegue o cacau ou um pedaço pequeno de papel da bolsa e segure-o com a mão, ou coloque-o no bolso. [3]
    • Concentre-se em seus movimentos e nas sensações físicas de segurar algo, que o distrairão da impaciência do momento.
  4. Feche os olhos e respire profundamente com o abdome. Prenda o ar por um segundo e deixe-o sair lentamente. Sinta o seu corpo se acalmar e deixe que esse relaxamento físico flua para dentro de sua mente, tranquilizando os pensamentos impacientes.
    • Além de acalmar o corpo, respirar profundamente o força a se desacelerar antes de dizer ou fazer algo impulsivo.
  5. A maioria das situações que o deixa impaciente são aquelas que não podem ser mudadas com facilidade (se houvesse uma solução simples, você possivelmente já a teria encontrado). Em vez de se concentrar na sensação de impotência, volte os pensamentos para o que pode ser trabalhado: a sua atitude ou perspectiva com respeito ao momento. Diga a si mesmo " como não posso me remover da situação por completo, como posso deixá-la melhor? ". [4]
    • Se, por exemplo, você se sente frustrado com uma redação que precisa escrever, concentre-se em deixar o ambiente ao redor mais agradável. Coloque para tocar músicas que o ajudarão a se concentrar, faça um pouco de chá ou coma um pequeno lanche.
    • Você também pode lidar de frente com o que o incomoda na situação, como o fato de que a redação demora muito até ser completada. Uma opção, por exemplo, seria cobrir a face do relógio para que você não fique tão atento ao horário.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Annie Lin, MBA

    Coach de Vida e Carreira
    Annie Lin é fundadora da New York Life Coaching, um serviço de coaching de vida e carreira em Nova Iorque. Sua abordagem holística combina elementos da sabedoria oriental e ocidental, tornando-a uma coach muito requisitada. Annie já foi destaque em Elle Magazine, NBC News, New York Magazine e BBC World News. Possui MBA pela Oxford Brooks University. Annie também é fundadora da New York Life Coaching Institute, que oferece um programa breve de certificação em coaching de vida. Saiba mais em: https://newyorklifecoaching.com
    Annie Lin, MBA
    Coach de Vida e Carreira

    Nosso especialista concorda: se estiver se sentindo impaciente com algo ou alguém, deixe de lado a ideia de que você sabe o que é melhor para a pessoa ou situação. Abra-se para o que está acontecendo no momento. Diminua o ritmo da respiração para relaxar e foque na sensação da sola dos pés no chão. Deixe a ansiedade se dissipar pelo seu corpo.

  6. Quando não é possível mudá-la, o melhor a se fazer é mudar a sua percepção. Pergunte a si mesmo se há algo positivo no ponto em que se encontra e mantenha nele o seu foco em vez de investir na impaciência. Isso pode ser difícil a priori — assim como diversas emoções negativas, a impaciência pode deixá-lo com uma sensação boa e poderosa no momento —, mas se forçar a pensar no positivo o deixará muito melhor em longo prazo. [5]
    • Se estiver preso no trânsito, por exemplo, converse com a outra pessoa que está no carro ou, se o veículo tem Bluetooth como funcionalidade, telefone para um amigo ou parente. Mude a estação da rádio ou coloque um CD e cante com a música.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Trabalhando rumo à paciência em longo prazo

PDF download Baixe em PDF
  1. Tenha sempre consigo um pequeno caderno de anotações e escreva algo quando começar a se sentir impaciente. Anote a data, o horário, qual é a origem do sentimento e como ele o impacta física e emocionalmente. Depois de duas semanas, volte a ler o diário e observe os tipos de situações nas quais você se sente mais impaciente. [6]
    • Como exemplo, você pode perceber que a impaciência tem origem na frustração por outras pessoas. Um dos textos pode indicar " 1° de junho, aula de matemática, 14h. Fiquei impaciente porque o João foi muito devagar no trabalho. Meus músculos estão começando a ficar tensos ".
    • Escrever sobre as suas frustrações traz o bônus adicional de servir como válvula de escape para as emoções, deixando-o mais calmo e menos estressado.
  2. Sente-se em uma posição confortável com o diário à frente e escreva uma lista das coisas que mais parecem ativar a sua impaciência. Pergunte a si mesmo o que pode ser feito para neutralizá-la nesses momentos e anote um guia com os passos que poderão serem tomados em qualquer lugar e em qualquer momento quando ela surgir. [7]
    • Por exemplo, se você fica impaciente com os amigos ou familiares, a estratégia pode ser: " faça três respirações profundas. Explique o porquê de você se sentir frustrado. Faça uma pausa e afaste-se, se a impaciência persistir ".
    • Use a criatividade nas soluções e experimente coisas diferentes para ver o que funciona melhor. Dê a si mesmo tempo para mudar — isso não acontecerá da noite para o dia, mas você conseguirá se aperfeiçoar com o tempo.
  3. Separe cada momento em que ela pode chegar como oportunidade para se concentrar na respiração e ter um momento consigo mesmo. Direcione os pensamentos para os pés ou para a cadeira e respire profundamente, observando o padrão de inspirações e expirações. Feche os olhos, se possível, ou mantenha o foco em um ponto do outro lado do cômodo. [8]
    • Pratique essas meditações rápidas algumas vezes ao dia, mesmo quando você não estiver se sentindo impaciente. Acostumar-se a meditar nos momentos de calma facilitará também fazê-lo no calor do momento.
  4. 4
    Ajuste suas expectativas. O mundo nem sempre corresponderá às suas expectativas, e você se frustrará muito caso sempre se chateie com pessoas, lugares ou coisas que fujam do que se espera. Se você for impaciente, é melhor repensar suas expectativas. Por exemplo:
    • Se você estiver impaciente com um plano de perda de peso, lembre-se de que a gordura que você tem não se acumulou em uma única semana. Emagrecer, como engordar, leva tempo.
    • Se você estiver impaciente com o trânsito, repense aquela ideia de que leva apenas "20 minutinhos" para chegar ao trabalho; afinal, normalmente, você leva 35 para chegar. Você não precisa fazer o percurso em 20 minutos para sempre só porque conseguiu essa proeza em um determinado dia.
    • Se você se frustrar com o fato de seu cônjuge se esquecer de seu aniversário, aceite que memorizar datas não é o forte dele. Marque o dia em um calendário que ambos compartilham e planeje atividades legais junto a ele para a data especial.
  5. Tente encaixar algumas atividades físicas em seu cotidiano, mesmo que se trate de uma breve caminhada ou subir e descer as escadas. Exercitar-se queima os hormônios do estresse responsáveis por esse pavio curto e torna mais fácil manter a calma em situações intensas. [9]
    • Se você tem o tempo necessário, tente incorporar atividades físicas mais intensas, como trotar, nadar, pedalar ou fazer uma musculação leve.
    • Às vezes, você poderá se usar dos exercícios para contrabalançar a impaciência do momento. Caso se sinta impaciente na construção de um projeto, por exemplo, levante-se da mesa e faça uma caminhada de cinco minutos.
    • Se está preso em um engarrafamento, experimente mexer os braços e a cabeça nas batidas da música.
  6. Muitas pessoas ficam impacientes quando precisam esperar por muito tempo, como em um restaurante lento ou na clínica médica. Se você puder se distrair com outras atividades enquanto espera, será muito mais fácil manter a paciência.
    • Você poderia, por exemplo, levar um livro, palavras-cruzadas ou um jogo de viagem quando souber que terá que esperar por algum tempo, como no hospital ou em um mercado lotado.
    • Outra opção é distrair-se com o que estiver mais próximo. Ouça as conversas das pessoas ao redor, observe os outros que também estão presos no mesmo engarrafamento ou leia as manchetes das revistas e dos jornais enquanto estiver na fila.
  7. Tente encontrar tarefas que possa delegar ou confiar a um amigo, familiar ou colega de trabalho para saber se ele poderá ajudar. Tirar um pouco da pressão de ombros diminuirá os seus níveis de estresse e o deixará menos propenso a se impacientar quando a situação surgir. [10]
    • Por exemplo, se você se sente frustrado com relação a um determinado projeto, converse com o chefe ou professor sobre pedir ajuda para um colega de trabalho ou outro aluno.
    • Diga " eu tenho me esforçado muito, mas isso tem se tornado uma carga muito pesada para carregar sozinho. Posso convidar outra pessoa com quem dividir o trabalho? ".
    • Jamais se sinta mal por pedir ajuda a alguém, especialmente com relação à sua saúde mental. As pessoas geralmente ficarão felizes em ajudar e você se sentirá muito mais relaxado quando conseguir compartilhar o fardo.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Aceitando o que você não pode mudar

PDF download Baixe em PDF
  1. Quando estiver preso em uma tarefa no calor do momento, você talvez sinta crucial que algo seja feito para terminá-la o quanto antes — e pensar no que pode acontecer de outro modo apenas aumentará a sua impaciência. Em vez disso, pergunte a si mesmo: " por que estou com tanta pressa? ". Mesmo que demore um pouco mais, a tarefa ainda será concluída e as coisas darão certo no final. [11]
    • Em casos reais de vida ou morte, ampliar a sua visão pode não ser de grande ajuda. Por exemplo, se você está esperando que a ambulância venha para ajudar uma pessoa ferida, chegar cedo ou tarde pode fazer toda a diferença.
    • Nessa situação, canalize a sua impaciência na atitude de fazer todo o possível, quer se trate de deixar a pessoa confortável ou dar mais informações para o atendente do pronto-socorro.
  2. Seja gentil consigo mesmo com relação às próprias limitações. Se a sua impaciência está focada em se frustrar consigo mesmo, dê um passo para trás e entenda que é preciso controlar essas expectativas. É muito bom querer se melhorar e aprender novas habilidades, mas se culpar ou se punir só diminuirá a sua autoconfiança. Em vez disso, lide com as suas limitações de frente e veja como é possível contorná-las ou até mesmo transformá-las em algo positivo. [12]
    • Sentir-se impaciente consigo mesmo geralmente vem da ideia de que avançar rápido é sempre melhor, o que não é necessariamente verdadeiro.
    • Ao prosseguir lenta e pacientemente, você entenderá o conceito com maior profundidade e pode até mesmo aproveitar mais a sua jornada.
    • Lembre-se de que a maioria das coisas requer tempo e esforço para ser dominada. Ser paciente consigo mesmo é o melhor presente que você pode se dar.
  3. A maioria dos casos de impaciência surge da frustração de quando as pessoas ou situações não atendem às suas expectativas. Em vez de esperar que as coisas sejam de uma determinada forma, relaxe a sua visão e olhe adiante para as surpresas que vão surgindo pelo caminho. Aceite que pessoas e situações jamais serão perfeitas, e tome as voltas da vida com calma e bom humor.
    • Por exemplo, em vez de perder a paciência quando um amigo derrama sua bebida, lembre-se de que foi tudo um acidente e de que ninguém é perfeito. Tire um momento para respirar, diga a ele que está tudo bem e siga adiante.
  4. Estudos revelam que as pessoas que demonstram gratidão em seu dia a dia estão mais propensas a ser pacientes e ter melhor autocontrole. Exercite essa prática imaginando diariamente três a quatro coisas pelas quais você se sente grato. Separe um momento para saborear a sensação de gratidão e concentre-se nela. [13]
    • Você poderia dizer, por exemplo, que se sente grato por ter um teto sobre a sua cabeça, sonhos e objetivos para o futuro e amigos que gostam de você.
  5. Desenvolva a autoconfiança e pense com segurança que você encontrará outras saídas. Todos se deparam com obstáculos em suas vidas que parecem insuperáveis. Cultivar a sua autoconfiança o ajudará a perceber que você é inteligente e forte o suficiente para encontrar meios de contorná-los, independente de quão impaciente ou irritado esteja se sentindo. [14]
    • Por exemplo, você talvez se sinta frustrado ao se inscrever para diversas vagas de emprego e não conseguir qualquer resultado. Ser confiante em si mesmo o manterá otimista e o motivará a continuar dando o seu melhor até que as coisas melhorem.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 143 739 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade