PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Algumas pessoas se perguntam como podem ser populares durantes os anos finais do ensino fundamental. Essa etapa pode ser um momento difícil, tanto para os meninos quanto para as meninas, porque estão atravessando várias mudanças corporais e emocionais, ao mesmo tempo em que se preocupam com o que os outros pensam a respeito deles. Não tenha medo — se quiser ser popular na escola, tudo o que você deve fazer é chamar a atenção, ser sociável e também a melhor pessoa que puder, mas sem deixar de ser você mesmo .

Parte 1
Parte 1 de 3:

Sendo notado

PDF download Baixe em PDF
  1. Um dos principais segredos para ser popular é fazer com que os outros o notem e queiram estar perto de você. Para conseguir isso, você deve criar coragem e sair do casulo. Se você sempre caminha sozinho pelos corredores, temendo a próxima aula, ou vive fazendo caretas durante as aulas de educação física, não passa uma boa impressão para os outros, que pensarão que ficar perto de você é um tédio. O segredo para fazer as pessoas desejarem sua companhia é permitir que elas o vejam rindo e se divertindo, assim elas vão querer ter você por perto. [1]
    • Quando estiver com amigos, faça um esforço extra para sorrir e se divertir, para que os outros saibam o quanto aproveita seu tempo na escola.
    • Para que elas queiram conhecê-lo, mesmo quando estiver sozinho nos corredores, sorria para as pessoas e transmita uma energia positiva.
  2. Ir à escola com um moicano cor-de-rosa ou vestindo apenas trajes de banho certamente fará com que você se destaque, mas esse não é o tipo de atenção que você quer. Para se destacar de forma positiva, deixe que as pessoas saibam quem é você e pensem coisas boas ao escutar seu nome. Aqui estão algumas formas de ser notado:
    • Você pode ser aquela pessoa que está sempre com um violão — e que realmente sabe tocá-lo.
    • Você pode ter uma risada única, que todo mundo na escola consegue ouvir.
    • Você pode destacar-se com um senso de moda impactante. Você também pode ter um estilo único, como hipster ou roqueiro, para que todos o reconheçam.
    • Talvez você tenha uma voz grave e rouca que soe completamente única. Seja qual for a sua peculiaridade, não a esconda. Lembre-se de que você deve ser notado pelo que o torna especial.
  3. Participar de um time e praticar um esporte não é apenas uma ótima forma de exercitar-se e sentir-se mais feliz, é também uma excelente maneira de conhecer novas pessoas e ser notado. Você não precisa ser a estrela do time de futebol para praticar um esporte, apenas divirta-se e exercite-se após a aula. Não importa se a escola tem um time ou se você está jogando em um clube, esforce-se para praticar pelo menos um esporte e você terá mais chances de conhecer diversas pessoas interessantes.
    • Talvez você acabe não gostando do esporte ou o abandone, mas se passar pelo menos um ano do ensino fundamental praticando uma atividade física, estará mais propenso a fazer amigos e expandir seu círculo social.
    • A prática esportiva também o ensina a trabalhar em equipe e a lidar com diferentes talentos e personalidades, o que o ajudará a lidar com as outras pessoas e a adquirir habilidades que poderão torná-lo mais popular.
  4. Os clubes podem ajudá-lo a conhecer gente nova, abrir-se e tornar-se alguém mais interessante, conforme cultiva seus interesses. Escolha um clube que o agrade, como “Debate”, “Francês”, “Política” ou qualquer outro, e passe a frequentá-lo. Torne-se um líder no clube e use essa posição para melhorar o grupo e para conhecer várias pessoas.
    • Não pense que participar de um clube é nerd ou pouco popular. Você está saindo à frente das pessoas que participarão de clubes durante o ensino médio, quando elas perceberem que essas atividades extracurriculares são importantes.
    • Participar de um clube e praticar um esporte, se você tiver tempo para os dois, será uma ótima maneira de conhecer uma variedade ainda maior de pessoas. Provavelmente, você não encontrará as mesmas pessoas nos clubes e nas equipes esportivas.
  5. Quanto mais coisas você fizer, mais conhecido será e, quanto mais pessoas você conhecer, mais oportunidades terá de chamar a atenção, assim as pessoas não farão uma cara de dúvida quando ouvirem seu nome. Você deve jogar futebol, participar do clube de teatro e ser um ajudante voluntário na biblioteca — faça o que achar interessante e use essas atividades para conhecer novas pessoas.
    • Se você tiver apenas um interesse, estará cercado de um só tipo de pessoa. A chave para ser verdadeiramente popular é ser capaz de agradar a diversas pessoas diferentes.
  6. Talvez você ache que não é legal participar ou até mesmo fazer um comentário durante a aula, e que é melhor passar todo o tempo no fundo da sala, demonstrando que tem algo melhor para fazer. Em vez disso, você deve participar da aula e fazer a lição de casa, mostrando que realmente sabe do que está falando. Você não precisa ser um puxa-saco do professor, mas deve falar o suficiente para que todos os alunos da turma saibam quem você é e do que está falando.
    • Cuidado para não soar como um sabe-tudo. Seja respeitoso e tenha a mente aberta ao responder o professor.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Fazendo muitos amigos

PDF download Baixe em PDF
  1. com todo mundo. Se você quiser ser popular, deverá esforçar-se para ser sociável, mesmo que seja uma pessoa tímida. Você não precisa mudar completamente de personalidade para aprender a ser amigável com todo mundo — mesmo com as pessoas que, segundo a sua opinião, não podem melhorar seu status social. A pior coisa que você pode ser é um alpinista social com a reputação de apenas conversar com as pessoas que o farão parecer mais popular. Sendo assim, seja simpático com todos que surgirem no caminho e você será recompensado no futuro.
    • Sempre que vir um conhecido e ele não parecer ocupado, diga oi e ofereça-o um sorriso ou um aceno. Você não precisa ter um monte de coisas em comum com alguém para ser legal.
    • Não é nada legal ser antipático com alguém, como as garotas do filme "Meninas Malvadas". Aquilo pode funcionar em um filme, mas uma atitude desagradável só o prejudicará em longo prazo.
    • Trate bem os outros . Seja gentil com as pessoas e faça favores "apenas por fazer", não porque você espera algo em retorno, como ser convidado para festas de aniversário.
  2. Se você realmente quiser ser popular, deve mostrar que se importa de verdade com os outros, independentemente de eles gostarem de você ou não. Você deve demonstrar interesse pelos outros, sendo simpático, perguntando aos amigos e conhecidos como eles estão e fazendo perguntas sobre seus interesses, famílias e objetivos fora da escola.
    • Ao falar com as pessoas, lembre-se de perguntar coisas como, “Você está tendo um bom dia?”, ou “Quais os planos para o final de semana?”, para que elas saibam que você realmente se importa com o que acontece em suas vidas.
    • Esforce-se para ouvir tanto quanto fala. Se você passar todo o tempo falando sobre si mesmo e sobre todas as coisas legais que andou fazendo, as pessoas perderão o interesse rapidamente.
    • Você também deve pedir a opinião dos outros sobre diversos assuntos, desde os biscoitos no refeitório da escola até o clube do qual você pretende participar. Pedir uma opinião demonstra que você se importa com as pessoas e valoriza a opinião delas.
  3. Se você realmente quiser ser popular no ensino fundamental, deve ser capaz de fazer amizades não apenas com os garotos populares, mas também com o resto da escola. Se você só conversar com as mesmas oito pessoas todos os dias, porque acha que isso o torna uma pessoa legal, terá problemas no ensino médio, quando sua nova escola for tomada por pessoas novas e você mal conhecer meia dúzia delas. Dedique-se a ser amigo de todo mundo, desde a menina simpática da sala até o menino com quem você sempre cruza nos corredores.
    • Você não precisa ser o melhor amigo de todo mundo, mas deve procurar as pessoas que mais o interessem e que possam ensiná-lo alguma coisa sem serem muito óbvias.
  4. Domine a arte da conversa casual. A conversa casual é muito importante e pode ajudá-lo a falar com outras pessoas e a deixá-las confortáveis antes de uma conversa mais profunda ou divertida. Para começar uma conversa casual, aproxime-se de uma pessoa, diga oi e comece a falar sobre seus dias. Fazer pequenas perguntas poderá ajudá-lo a aprofundar a conversa e a incentivar os outros a se abrirem com você. Aqui estão algumas coisas que você pode dizer durante uma conversa casual:
    • “Você assistiu o Guerra Mundial Z? Eu achei muito bom, e você?”.
    • “Você achava que essa prova de matemática seria tão difícil? Eu passei o final de semana inteiro estudando e ainda assim não acertei nem metade das questões. E você? Fez alguma coisa mais divertida durante o final de semana?”.
    • “Como foi seu jogo? Desculpe-me por não ter ido.”
    • Lembre-se de fazer perguntas que não possam ser respondidas apenas com um simples "sim" ou "não", mas sim que deem espaço para as pessoas elaborarem. Se a pergunta puder ser respondida com uma palavra, talvez a conversa acabe ali e você fique pensando no que dizer.
  5. Faça as pessoas rirem . Fazer os outros rirem é uma parte fundamental de ser sociável e tornar-se mais popular. Se você se sentir confortável sendo o palhaço da turma, vá em frente. Se preferir impressionar as pessoas com um humor afiado, isso é bom, também. Se for ótimo em provocar as pessoas e fazê-las gargalhar, esse pode ser o seu estilo. Não force o humor nos outros, mas dedique-se a maximizar sua capacidade de fazer as pessoas rirem.
    • Observe a hora em que as pessoas mais riem quando você conversa com elas. Faça uma nota mental do que fez elas rirem e tente algo semelhante da próxima vez.
  6. Aprender a rir de si mesmo é uma característica importante em uma pessoa divertida, sociável e popular. As pessoas acreditam que os garotos populares pensam que são perfeitos e que não podem cometer erros, mas é muito revigorante quando os outros pensam que somos legais e não nos levamos muito a sério. Você não precisa colocar-se para baixo ou ser inseguro para aprender a rir de si mesmo, mas deve fazer graça com as suas preocupações e pontos fracos, mostrando aos outros que se sente confortável com quem é.
    • Ninguém é perfeito. Se as pessoas perceberem que você consegue rir de si mesmo durante uma conversa cotidiana, o admirarão ainda mais.
    • Se você não conseguir rir de si mesmo e for tão sensível que não consiga aceitar as piadas que os outros fazem para provocá-lo, as pessoas deduzirão que você não é divertido, e ninguém quer ser amigo de um chato.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Sendo a melhor versão de si mesmo

PDF download Baixe em PDF
  1. Você não precisa ser uma garota que usa camadas de maquiagem ou um menino que usa os sapatos ou as calças jeans mais modernas da escola, apenas para ser popular e chamar a atenção. No entanto, deve prestar atenção à sua aparência para que as roupas e o corpo estejam limpos, o rosto não esteja oleoso e as pessoas tenham uma impressão positiva só de olhar para você. Além disso, você se sentirá melhor consigo mesmo se souber que tem uma boa aparência.
    • As meninas não devem usar maquiagem só porque suas amigas estão usando. A beleza natural é muito mais impressionante do que a beleza criada com sombra para os olhos e brilho labial.
  2. Seja confiante . Embora ninguém possa tornar-se confiante do dia para a noite, você pode fazer um esforço para tornar-se mais confiante — sendo feliz com quem é, com o que faz e com a sua aparência. Dedique-se a pensar nas suas melhores qualidades, em vez dos seus piores defeitos, e entre em uma sala de aula como se estivesse feliz e merecesse estar lá. Você pode fingir até começar a se sentir assim de verdade. Mesmo que não esteja se sentindo confiante, agir dessa forma já contribuirá muito para que as pessoas o respeitem. [2]
    • Tenha confiança na sua linguagem corporal. Mantenha uma postura ereta, os ombros para trás e olhe para a frente, ao invés de olhar para o chão.
    • Faça contato pessoal com as pessoas com quem estiver conversando. Isso o ajudará a mostrar que não tem medo das interações sociais.
    • Não se coloque para baixo. Ser autodepreciativo só para chamar a atenção ou ter algo sobre o que falar fará com que os outros pensem que você não se valoriza.
  3. . Se você quiser ser notado, deverá ser original de alguma forma, seja através de um visual único ou de uma perspectiva única sobre a vida. Para ser diferente, você não precisa "ser esquisito" ou fazer algo que não o deixe confortável. Basta aceitar as peculiaridades, pensamentos e ações que o tornam especial. As pessoas notarão que você quer ser um indivíduo, em vez de simplesmente seguir a manada.
    • Não se vista como todo mundo, só para ser aceito. Encontre um estilo que combine com a sua personalidade.
    • Você também não precisa gostar da mesma música que todo mundo gosta só para ser popular. Você será mais respeitado se encontrar e compartilhar com os outros um tipo de música que realmente aprecie.
    • Não tenha medo de expressar uma opinião em sala de aula, mesmo que ela não se encaixe com o pensamento das outras pessoas. Uma mentalidade original chamará a atenção das pessoas.
  4. Outra forma de ser notado facilmente por ser incrível e sentir-se bem consigo mesmo é destacando-se em algo. Por exemplo, você pode ser o melhor aluno da aula de Português ou o melhor goleiro que a escola já viu. Não pense que não é "legal" se interessar muito por alguma coisa, envolva-se com as coisas que ama e trabalhe duro para destacar-se nelas. Você será recompensado no futuro.
    • Ser bom em alguma coisa não apenas fará com que os outros o notem, também desenvolverá seu caráter e personalidade.
    • Se você mergulhar em algo que realmente o interesse, estará menos propenso a se importar com o que as pessoas pensam, e mais propenso a fazer novos amigos no meio do caminho.
    • Ser muito bom em alguma coisa também fará de você uma pessoa mais dinâmica e divertida para conversar. As pessoas gostarão ainda mais de você caso possa falar sobre algo que ame — contanto que não conte vantagem.
  5. No ensino fundamental, parar de se importar com a opinião dos outros pode parecer quase impossível, pois muitas pessoas passam a maior parte do tempo falando dos outros e se preocupando com as aparências. Quando estamos crescendo como pessoas, física e emocionalmente, ainda não sabemos qual o nosso lugar no mundo e é natural nos importarmos com o que as outras pessoas pensam.
    • Se você entender que não é a única pessoa se sentindo insegura ou se perguntando o que os outros pensam de você, estará muito menos propenso a se importar com a opinião alheia.
    • Concentre-se em fazer coisas que o deixem feliz, não se preocupe se as pessoas rirão de você por causa disso!
    • Se você passar a vida fazendo coisas para que as pessoas gostem mais de você, nunca estará satisfeito.
    • Ao entrar na sala de aula, mantenha uma postura ereta e confiante, ao invés de olhar para o espelho a cada dois segundos, ajeitar as roupas e se perguntar o que as pessoas pensam da sua aparência.
  6. Sua popularidade não vai importar a ninguém quando você chegar ao ensino médio. Na verdade, a partir do ensino médio, as pessoas vão gostar menos de você se tiver uma fama de extremamente popular, devido aos estereótipos negativos das "pessoas populares". A fama só dura até o 9º ano, então não deixe isso incomodá-lo. Apenas seja legal e tenha amigos que importem. Qual é a vantagem de ser uma pessoa extremamente popular, mas de quem ninguém gosta? É apenas o ensino fundamental, a popularidade é o menor dos problemas do futuro.
    • Na verdade, existem muitas pesquisas que dizem que as pessoas menos populares no ensino fundamental tornam-se os adultos mais bem sucedidos. Se você não se considera popular, tenha em mente que as coisas só melhorarão daqui para frente, enquanto as pessoas populares que você conhece já terão vivido seu melhor momento. [3]
    Publicidade

Dicas

  • Não ande apenas com as pessoas do mesmo sexo. Faça amigos do sexo oposto.
  • Não ligue para as pessoas que dizem coisas maldosas, elas não merecem sua atenção. Além disso, nada as enlouquecerá mais do que perceber que você não se importa com as opiniões delas.
  • Observe qual é a moda na escola e adicione um toque pessoal. Acrescente um estilo criativo único, experimente e crie tendências! Não copie os outros.
  • Seja único e espontâneo para chamar a atenção das pessoas, mas não cometa o erro de sair pela escola falando coisas sem sentido sobre unicórnios, alienígenas, conspirações e outras esquisitices. Nem todo mundo pode ser a Luna Lovegood. No entanto, se você for assim naturalmente, aceite-se!
  • Não seja arrogante ou metido.
  • Não seja maldoso com estranhos, amigos, professores e adultos. Ser maldoso e ter uma atitude antipática apenas diminuirá o interesse das pessoas em você. Se alguém lhe disser algo arrogante, responda com calma e termine de forma insolente, mas não o insulte, faça seu comentário soar inteligente e engraçado.
  • Conhecer o formato do seu corpo e do seu cabelo poderá ajudá-lo a escolher as roupas e os penteados certos.
  • Seja você mesmo e mais ninguém. Não mude para se adequar à maioria.
  • Viu alguém sentado sozinho no fundo da sala? Pergunte se ele quer passar o intervalo com você!
  • Se quiser ser popular, não fique se exibindo. As pessoas pensarão que você é egocêntrico. Aja como age todos os dias.
  • Não fale dos outros pelas costas; as pessoas pensarão que você é maldoso e indigno de confiança.
Publicidade

Avisos

  • Nunca faça alguém se sentir mal pelo que ele é. As notícias se espalham rápido e ninguém quer andar com pessoas assim.
  • Não ceda à pressão dos amigos, especialmente no que diz respeito ao consumo de drogas e álcool. Alguém que o obrigue a ser como ele ou a fazer coisas que você sabe que não deve não é um amigo de verdade.
  • Não deixe a popularidade tomar conta da sua vida. Você é quem você é e nada pode mudar isso. Seja feliz com quem você é agora, não fique obcecado com quem você quer ser.
  • Não diga palavrões. As pessoas acharão que você fala assim dos outros.
  • Não abandone os velhos amigos para ser popular. Eles estarão sempre com você, contanto que você ainda fale e ande com eles de vez em quando, enquanto os amigos populares poderão esquecê-lo rapidamente.
  • Se alguém estiver o intimidando e se recusar a parar, converse com seus pais, com o diretor da escola ou com outro adulto de confiança. Ninguém tem o direito de dar ordens, falar mal ou machucar alguém.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 667 010 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade