PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Nem sempre é fácil ser um bom amigo, mas separar um tempo e reforçar uma amizade antiga vale todo o esforço. Cultivar amizades duradouras é uma experiência que enriquece demais a nossa vida, pois tais relacionamentos nos dão força, felicidade e sentido de modos que as redes sociais e a popularidade não dão. Todas as amizades verdadeiras são construídas em confiança mútua e apoio. Portanto, não importa se quer fazer novos amigos ou melhorar as relações existentes, existem algumas ações que você pode fazer para ser um bom amigo.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Sendo digno de confiança

PDF download Baixe em PDF
  1. Nunca prometa nada que não possa cumprir — ou, pelo menos não torne isso um hábito. Caso combine de sair com um amigo e um imprevisto apareça, explique a situação e confie na reação dele e na força da amizade. Se não pode ir, peça desculpas e seja sincero. Ninguém é perfeito e não tem problema faltar em um compromisso ou outro, desde que isso não seja algo frequente. Se o problema persistir, talvez você não seja visto como uma pessoa de palavra e compromisso, o que prejudicará suas amizades. [1]
    • Ao fazer uma promessa séria, olhe nos olhos da pessoa para deixar claro que está falando a verdade. Não quebre o prometido, pois isso magoará o outro e pode até mesmo acabar com a amizade de vocês.
  2. Trata-se de um dos aspectos mais importantes de ser um bom amigo, pois você precisará dar apoio às pessoas importantes, principalmente nos momentos mais difíceis. Ninguém gosta de uma pessoa falsa e é difícil depender de alguém que não se comporta de modo consistente e confiável. Todos conhecemos pessoas bem intencionadas que prometem coisas, mas nunca cumprem. Caso tenha se identificado com isso, saiba que você corre o risco de acabar com a confiança dos seus amigos, pois eles deixarão de acreditar no que diz. [2]
    • Se não sabe se vai poder fazer algo, não diga que vai. Em vez disso, seja sincero logo de cara.
    • Os outros devem sentir que podem contar com você, mesmo nos piores momentos. Se aparecer só nos momentos divertidos, você dificilmente será considerado um amigo de verdade.
  3. Se quer ganhar a confiança dos outros, você não deve agir como se fosse perfeito. Se sabe que cometeu algum erro, assuma a responsabilidade e não entre em negação. Por mais que ninguém goste disso, seus amigos ficarão felizes com sua maturidade de admitir o problema em vez de fingir que não há nada de errado ou pior — culpar outra pessoa. [3]
    • Ao pedir desculpas, seja sincero. Seus amigos devem notar a sinceridade em sua voz; caso contrário, eles pensarão que você não liga para os sentimentos deles.
  4. Se quer ser um bom amigo e digno de confiança, é preciso ser sincero quanto ao que sente com relação à amizade. Se for honesto, os outros certamente poderão se abrir com você. Se magoou alguém, fale sobre o assunto; se você foi magoado, não tenha medo de tocar na questão. [4]
    • Ser sincero não é o mesmo que ser sem noção a ponto de magoar seus amigos com algumas "verdades". Por exemplo, se acredita que alguém tem problemas com as bebidas, é importante conversar sobre o assunto. Se, por outro lado, acredita que o vestido não caiu bem em uma amiga, é melhor ficar quieto.
    • Seja autêntico. Forme laços com pessoas compatíveis com seus valores para ter amizades sustentáveis e de longo prazo. Invista naqueles com os quais você possa ser você mesmo.
  5. Caso um dos seus amigos suspeite que está sendo usado, ele sairá da relação. Uma amizade de verdade não se desenvolve caso você queira só a popularidade ou os contatos da outra pessoa. Se quer a amizade só para ser aceito em um grupo social, saiba que isso não é amizade, mas sim oportunismo. Uma hora ou outra isso vai ficar bem claro para todos. [5]
    • Se tiver a reputação de usar as pessoas, os seus novos conhecidos certamente não vão querer se tornar seus amigos.
    • A amizade tem a ver com dar e receber. Pode ser conveniente receber carona de um amigo todos os dias, mas é importante que você dê algo em retorno para a relação.
  6. Seja leal . Se um amigo contar um segredo, guarde-o e não fale para ninguém, assim como espera que os outros façam por você. Não discuta a vida dele pelas costas e não espalhe boatos sobre as coisas que foram confiadas a você. Nunca diga nada que não estaria preparado para dizer na cara dele. Seja leal e esteja pronto para sempre defender seus amigos. [6]
    • Uma parte importante da lealdade é reconhecer a importância de uma amizade estável. Não jogue tudo no lixo para passar um tempo com um amigo que acabou de conhecer.
    • Se tem fama de fofoqueiro, logo todos saberão disso e não terão coragem de compartilhar informações pessoais com você no futuro. Acredite, com o tempo, eles sequer vão querer passar um tempo com você.
    • Não deixe que falem coisas ruins sobre seu amigo. Enquanto não ouvir o lado dele da história, trate todos os comentários como boatos e fofocas. Se ouvir algo chocante e que não parece real, responda dizendo "Eu o conheço e isso não parece certo. Vou descobrir o lado dele da história e, enquanto isso, gostaria que não espalhasse essa história".
  7. Bons amigos demonstram respeito e apoiam uns aos outros. Caso ele tenha valores que não se alinhem com os seus próprios, respeite-os e esteja disposto a ouvir mais sobre a questão. Se quer que ele confie em você, ele deve se sentir confortável em falar o que pensa, mesmo que discorde. Caso pense que vai discordar de cara e não vai dar ouvidos, ele não valorizará a amizade de vocês.
    • Mesmo que ele diga algo chato ou irritante, respeite-o e deixe que ele fale sem julgamentos.
    • Mesmo quando você não concordar com algo, discorde de modo respeitoso e aceite a opinião dele.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Incluindo seus amigos

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Não deixe seu amigo se sentir excluído. Trata-se de algo muito importante para a amizade. O fato de você ter entrado em um relacionamento ou ter mudado de escola ou trabalho não significa que tem passe livre para excluir ninguém. Lembre-se sempre de quem estará presente nos momentos mais difíceis: seus amigos de verdade. Não abra mão deles.
Parte 3
Parte 3 de 4:

Demonstrando apoio

PDF download Baixe em PDF
  1. Por mais que isso seja impossível o tempo inteiro, trata-se de uma parte importante da amizade. Acomode os desejos dos seus amigos sempre que puder, desde que isso seja feito de modo equilibrado. Devolva os atos generosos e você fortalecerá a relação de vocês. Ao conquistar uma reputação de egoísta e só estar presente quando precisar de ajuda, as pessoas saberão que a amizade não é real.
    • Faça um favor só pelo ato, não por querer algo em troca.
    • Há uma diferença entre ser altruísta na hora certa e ser capacho dos outros. Se sente que ajuda seus amigos e não recebe nada em troca, talvez haja um problema.
    • Não abuse da generosidade e nem force a barra. Quando um amigo fizer algo gentil por você, retribua rapidamente. Devolva o dinheiro que pegou emprestado assim que puder, por exemplo.
  2. Não domine as conversas e separe um tempo para compreender e apoiar seu amigo quando estiverem conversando. Parece simples, mas é importante que você ouça tanto quanto fala. Ao monopolizar os papos, o outro sentirá que não é valorizado. Ouvir abre espaço entre vocês e faz com que ambos se sintam acolhidos. [7]
    • Se espera seu amigo parar de falar só pra dizer o que quer, isso vai ficar bem óbvio.
    • Tente encontrar um equilíbrio no qual vocês dois falam por tempos iguais. Algumas pessoas são mais tímidas, mas é importante que seu amigo sinta que pode se expressar na sua presença.
  3. Para demonstrar seu apoio, é preciso ficar de olho nas dificuldades do outro. Se sentir que ele está passando por um período ruim do qual não consegue sair por conta próprio, ajude-o a sair dessa situação discutindo a questão.
    • Não presuma que seu amigo pode lidar com o problema por conta própria. Use a sua voz para despertá-lo da situação ruim: ao ver um problema, fale, não importa o quanto isso seja desconfortável.
    • Deixe seu amigo ciente de que pode chorar no seu ombro. Caso se sinta menos sozinho, ele terá mais facilidade para lidar com os próprios problemas.
    • Se ele só quer falar sobre o problema, tudo bem. Ainda assim, é importante ajudá-lo a encontrar soluções práticas no futuro.
    • Por exemplo, se ele admitir que tem um distúrbio alimentar e prometer que vai começar a comer melhor, é preciso conversar sobre outras medidas mais sérias para lidar com o problema, como conversar com um médico.
  4. Caso seu amigo vá para o hospital, visite-o. Se o bicho de estimação dele fugir, ajude-o a encontrá-lo. Se ele precisa de uma carona, ajude. Faça anotações durante a aula quando ele faltar e envie cartas se vocês moram longe. Se alguém morrer na família dele, compareça ao funeral. É importante que ele possa contar com você em qualquer momento.
    • Obviamente, é importante que o seu amigo não esteja sempre passando por uma crise. Você deve apoiá-lo nos momentos difíceis, mas o relacionamento não deve girar em torno disso.
    • É importante dar apoio emocional quando preciso. Cuide de seu amigo e ajude-o a se abrir com você. Dê um lenço e ouça-o chorar. Não é preciso falar nada se não souber o que dizer; só mantenha a calma e reconforte-o.
    • Não diga "Tudo vai ficar bem" se não for verdade. É difícil não dizer isso, mas a reafirmação falsa pode acabar sendo pior. Em vez disso, deixe claro que está por perto e mantenha a positividade.
    • Caso seu amigo comece a falar sobre cometer suicídio conte para alguém. Mesmo que ele peça que não conte para ninguém, você deve fazê-lo. Sugira que ele entre em contato com uma linha de ajuda (como o CVV ) ou um profissional de saúde mental. Converse com os pais ou o cônjuge dele (a menos que essas pessoas sejam as causadoras do problema) antes de recorrer aos outros.
  5. . Para ser um bom amigo, é preciso conseguir analisar friamente as situações para dar opiniões, mas sem dizer o que o outro deve fazer ou dizer. Evite os julgamentos, mas ajude quando sua opinião for requisitada.
    • Não dê conselhos do nada. Deixe que seu amigo desabafe e esteja disposto a oferecer conselhos, desde que ele pareça precisar deles. Pergunte antes de dar um conselho.
    • Em alguns casos, um puxão de orelha é necessário para se manter uma pessoa longe de uma situação perigosa. Tome cuidado para não dar um sermão ou magoar seu amigo: explique seu ponto de vista com fatos e sugira o que faria na mesma situação.
  6. Para apoiar uma outra pessoa, é preciso saber que sua presença nem sempre será necessária. Aprenda a se afastar quando preciso: seu amigo pode querer passar um tempo sozinho ou com outras pessoas. Não é preciso ficar carente demais, ou você parecerá uma pessoa possessiva e isso nunca é bem visto.
    • Não fique com ciúmes caso seu amigo tenha muitos amigos. Cada relacionamento é especial e diferente, e isso não significa que ele não dá o valor que você merece.
    • Permitir que vocês saiam com outras pessoas dá a ambos uma certa liberdade, aumentando ainda mais o aproveitamento dos encontros de vocês.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Fazendo a amizade durar

PDF download Baixe em PDF
  1. Ao guardar rancor e acumular ressentimentos com seu amigo, você não conseguirá seguir com a sua vida. É importante reconhecer que ninguém é perfeito e que, se o seu amigo pediu desculpas sinceras ou não fez nada horrível demais, você deve perdoá-lo. [8]
    • Caso seu amigo tenha feito algo imperdoável, é melhor seguir em frente em vez de tentar salvar uma amizade fadada ao fracasso. Obviamente, isso vale apenas para casos raros.
    • Caso esteja nervoso, mas nunca falou sobre a questão com seu amigo, vai ser impossível perdoar o ocorrido.
  2. Para que as amizades floresçam, não se deve tentar mudar o outro ou fazer com que ele assuma os seus pontos de vista. Se é conservador e tem um amigo liberal, aceite isso em vez de discutir a questão o tempo inteiro. Dê valor à perspectiva que a outra pessoa pode trazer para você em vez de tentar convencê-la de que está errada.
    • Quanto mais tempo passarem juntos, menos vocês se idealizarão e mais aceitarão a realidade. É disso que uma amizade de verdade precisa: se importar um com o outro, mesmo que sejam repletos de defeitos.
  3. Um amigo esperará você fazer a lição de casa. Um ótimo amigo ficará a noite inteira estudando com você. Lembre-se de que os relacionamentos são recíprocos: reconheça os momentos nos quais é preciso ir além do básico para florescer a amizade e seu amigo certamente fará o mesmo por você.
    • Caso ele precise de ajuda, mas fique dizendo coisas como "Não, não precisa fazer isso...", leia nas entrelinhas e ajude com o que for possível.
  4. Conforme os anos passam, é normal que as pessoas se afastem, fisicamente ou não. Talvez só seja possível se encontrarem de vez em quando. Caso ainda se importe com ele, fale e mantenha a amizade viva. Vocês foram amigos por um motivo e é possível manter a relação.
    • A localização não deve ditar a força do vínculo entre vocês. Se a amizade tem significado, ela deve continuar crescendo, independentemente da distância.
    • Tentem conversar por telefone ou Skype pelo menos uma vez por mês, mesmo se estiverem em fusos horários completamente diferentes. Caso o contato se torne rotineiro, o relacionamento continuará crescendo.
  5. É importante compreender que a relação de vocês não será a mesma sempre. Por mais que passassem os dias juntos na adolescência, vocês provavelmente estudarão em faculdades diferentes, arranjarão empregos distantes e começarão relacionamentos amorosos sérios. É natural que o contato diminua, mas isso não significa que a amizade não é mais forte; apenas que as vidas de vocês evoluem e assumem outras formas.
    • Não tente manter a amizade igual era dez anos atrás. Pense na relação como algo sempre mutável.
    • Caso seu amigo esteja em um relacionamento sério e você não, respeite-o. Por mais que se importe com você, ele provavelmente não estará tão disponível quanto no passado.
    • Dê valor às mudanças pelas quais passaram no decorrer dos anos. Aprenda a crescer junto com o relacionamento.
    Publicidade

Dicas

  • Aceite as decisões do seu amigo. Talvez você não concorde completamente com elas, mas deixar claro que o apoia é suficiente.
  • Não tente ser igual ao seu amigo, afinal, as diferenças é que tornam os relacionamentos bons. Aproveite as diferenças de vocês e se orgulhe delas! Obviamente, não tente ser diferente propositalmente, pois isso também pode acabar com a amizade.
  • A comunicação sincera é a base de toda amizade verdadeira. Caso não consigam falar abertamente entre si, o relacionamento provavelmente está fadado ao fracasso.
  • Não é preciso gastar muito dinheiro ou dedicar muito tempo na hora de dar presente. Os melhores presentes normalmente são caseiros e vêm do fundo do coração.
  • Um amigo que só está disponível no horário de aula ou no expediente ainda é um amigo. Seja grato pela amizade que recebeu, mesmo que ela se limite a um único ambiente.
  • Não se preocupe tanto em perder seu amigo, mas valorize o tempo que tiveram juntos e o que ainda terão.
  • Sempre tente ajudar, mesmo quando não houver muito o que fazer. Isso é importante para a amizade de vocês.
  • Caso seu amigo não queira perdoar algo, diga a verdade por trás dos seus motivos. Se cometeu um erro, admita isso.
  • Caso seu amigo tenha outras amizades que não agradem você, não seja mal educado com elas. Uma hora outra, isso voltará para você.
  • Sempre tente ser inclusivo. Não deixe um amigo sozinho.
Publicidade

Avisos

  • Ao passar um tempo com seu amigo, é importante que vocês não fiquem no celular. É desconcertante conversar e ser interrompido por um telefone constantemente. Talvez ele sinta que você não está prestando atenção ou que não valoriza o tempo dele.
  • Não compartilhe algo se souber que a pessoa não é de confiança, pois ela pode usar isso contra você algum dia.
  • Não fique com ciúmes caso seu amigo faça novas amizades. Tenha fé no relacionamento mas, se estiver sendo ignorado por conta de novos amigos, converse sobre a situação. Não é justo ser abandonado por nada.
  • Ninguém gosta de ser insultado, portanto, tome cuidado ao provocar um amigo. Caso ele peça que você pare, ouça e não o provoque mais.
  • Não fale sobre coisas que podem deixar seu amigo desconfortável. Por exemplo, se um parente dele acabou de morrer, não fale sobre algo aleatório envolvendo morte. Obviamente, é importante tentar conversar sobre como seu amigo está se se sentindo e descobrir se ele está a fim de discutir a situação.
  • Se você não é bem tratado, não há motivo para manter a amizade. Não seja amigo de uma pessoa que não faz por merecer.
  • Se acredita que as outras amizades do seu amigo não são boas para ele, converse sobre isso. É importante se abrir e ajudá-lo a evitar erros.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 202 947 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade