Baixe em PDF
Baixe em PDF
Um furacão é qualquer tempestade tropical ou subtropical com ventos acima de 119 km/h. Ele pode se desenvolver de repente a partir de pequenos conjuntos de nuvens de chuva durante a temporada de furacões, que geralmente engloba o final do verão e o começo do outono, portanto é bom estar sempre preparado. Para sobreviver a um furacão, você precisa saber como se preparar, como sobreviver à tempestade e quais precauções precisa tomar quando ela acabar.
Passos
-
Prepare-se se estiver em uma área propensa a furacões. Você está morando ou visitando um local que receba furacões frequentes, como a Flórida, a Geórgia ou as Carolinas do Norte e do Sul, nos EUA? Agências especializadas recomendam que você se prepare antes do começo da temporada de furacões, em 1º de junho, por exemplo. Os preparativos devem incluir um plano contra desastres familiar e um kit de emergência fácil para a família localizar quando estiver com pressa.
- O plano contra desastres familiar descreve o que vocês farão em uma emergência. Planeje as rotas de evacuação, por exemplo, e tente elaborar mais de uma para o caso de aquela que for melhor ficar inutilizável. Decidam um ponto de encontro caso vocês se separem.
- Faça testes para ensinar os familiares a desligar a água, o gás e a eletricidade. Até os mais novos devem saber como ligar para os serviços de emergência.
- O kit de desastres é algo a se deixar pronto. Ele deve conter o básico para a sobrevivência durante pelo menos 72 horas, como comida, água, um kit de primeiros socorros e iluminação.
- Quando os ventos chegam à força tropical, a preparação é impossível e você deverá se concentrar na sobrevivência.
-
Compre um gerador . Ele vai garantir que você tenha eletricidade após a tempestade. Guarde-o fora do alcance da água da enchente e da chuva, aprenda a usá-lo e preste atenção especialmente à ventilação adequada.
- Deixe o gerador aterrado e em um local seco.
- Nunca ligue um gerador portátil a uma tomada comum ou diretamente à fiação da casa, pois ele pode retroalimentar as linhas de energia.
- Para diminuir o risco de envenenamento por monóxido de carbono, sempre ligue os geradores fora de casa e longe das portas e janelas.
- Peça ao vendedor uma demonstração se não tiver certeza de como usar o aparelho.
- Os geradores exigem testes e manutenções regulares. Siga as instruções para não descobrir que ele não funciona quando mais precisar.
-
Compre rádios e lanternas autônomos. É quase certo que o fornecimento de energia elétrica será interrompido durante um furacão, e você não terá acesso à comunicação ou à iluminação. Deixe rádios e lanternas movidos a pilha, bateria ou energia cinética por perto. [1] X Fonte de pesquisa
- O melhor é ter um receptor para todos os tipos de clima com baterias extras. Esse rádio permitirá a você ouvir atualizações e previsões regulares e oficiais sobre o clima. Coloque-o no modo alerta durante o perigo e deixe-o ligado.
- Compre lanternas a bateria ou cinéticas eficientes. O Coleman LED Micropacker é um bom modelo e iluminará uma pequena região usando três pilhas AAA por vários dias. As lanternas cinéticas usam energia mecânica de fontes como manivelas e nunca ficam sem energia.
- Os bastões luminosos também são uma alternativa segura. Dado o risco de vazamentos de gás durante tempestades, tome cuidado com as velas.
- Guarde um grande número de pilhas e baterias em um recipiente bem tampado.
-
Acrescente um quarto do pânico à sua casa se puder. Trata-se de uma estrutura criada para suportar os critérios do governo federal norte-americano para um evento climático extremo, como um tornado ou um furacão. Ele costuma ser um cômodo interno da casa. As pessoas que se abrigam em quartos desse tipo certificados têm muitas chances de escapar de ferimentos ou da morte nessas emergências. [2] X Fonte Confiável Federal Emergency Management Agency Ir à fonte
- Os quartos do pânico residenciais são fortalecidos para suportar ventos fortes, com teto, piso e paredes de concreto mais grosso ou reforçado e outras características.
- Esses cômodos podem ser acrescentados à casa ou criados por meio de uma reforma. Eles devem ser acessíveis, abastecidos com água e outros itens essenciais, e mais ou menos confortáveis para os ocupantes. É comum escolher um banheiro interno para esse propósito.
- Não tem dinheiro para construir um quarto do pânico? O governo federal norte-americano oferece financiamentos. [3] X Fonte Confiável Federal Emergency Management Agency Ir à fonte
-
Proteja bem sua propriedade antes do evento. A maioria dos danos causados por furacões é produto dos ventos fortes, que podem arrastar ou arrancar tudo o que não estiver bem preso. Procure minimizar os possíveis danos agindo antes do começo da temporada. [4] X Fonte de pesquisa
- Como os ventos podem arrancar galhos e árvores, remova preventivamente os galhos danificados da sua propriedade antes que a temporada se inicie e elimine outros detritos que possam sair voando durante a tempestade.
- Reforme seu telhado, suas janelas e suas portas para proteger melhor a casa. Por exemplo, você pode instalar janelas resistentes a impactos, portas reforçadas e abrigos contra furacões com antecedência para se proteger contra os danos. [5] X Fonte de pesquisa
- Também pode chamar um profissional para prender seu telhado à estrutura da casa usando abraçadeiras de metal.
-
Reforce a residência durante os períodos de alerta. Tome medidas avançadas se souber que há um furacão a caminho. Mesmo que tenha reformado a casa, há medidas que você pode tomar para fortalecê-la antes da tempestade. [6] X Fonte de pesquisa
- Se tiver persianas especiais contra furacões, feche-as. Caso contrário, coloque tábuas ou fita nas janelas. O compensado é o material mais adequado, e use fita para reparos reforçada ("alligator tape") em vez de fita adesiva.
- Prenda as calhas soltas e limpe-as. Feche todos os botijões de gás.
- Veja se as portas da garagem estão bem presas. Não as deixe abertas e feche as lacunas entre a porta e o piso usando tábuas; as garagens voadoras podem destruir sua casa.
-
Guarde água e comida. Quando a energia acabar, sua geladeira vai parar de funcionar, e toda a carne, os laticínios e os alimentos perecíveis vão estragar. O fornecimento de água também pode ser cortado. Para aumentar suas chances de sobreviver, deixe uma despensa bem abastecida, com alimentos enlatados e não perecíveis e água engarrafada para pelo menos três dias.
- Encha garrafas de água limpa e guarde-as no abrigo. Você precisará de cerca de 4,5 l de água por dia e por pessoa, e de mais para cozinhar e lavar. Marque no calendário para atualizar a água potável com regularidade.
- Guarde pelo menos um suprimento para três dias de comida que não estrague, ou seja, enlatada ou congelada. Guarde a comida dos animais também.
- Durante o período de ameaça, desinfete a banheira e outros espaços grandes e encha-os com água. Após a tempestade, essas fontes podem ser vitais para beber, tomar banho e dar descarga. [7] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Evacue a área. Vá para o norte para evitar a tempestade se puder, pois lá ela terá perdido a força quando atingir você. Por exemplo, alguém nos Estados Unidos deveria ir para a Geórgia se estivesse no sul da Flórida ou para o interior do país se estivesse nas Carolinas. É muito mais fácil manter a família e os animais de estimação seguros e juntos ao se afastar em vez de ficar durante a tempestade. [8] X Fonte de pesquisa
- Fiquem juntos. Deixem a casa em grupo e em um só carro, se possível.
- Sempre obedeça às ordens locais de evacuação. Ela deve ser uma prioridade maior se você vive em um trailer, mesmo que ele tenha sido fabricado com equipamentos de segurança antifuracão. Os trailers podem ser destruídos pelos furacões mais fracos, de categoria 1.
- Leve apenas o necessário, como o celular, medicamentos, documentos, dinheiro e talvez algumas roupas, além de um kit de primeiros socorros.
- Encha o tanque de gasolina e saia com bastante antecedência. Não é bom ficar no carro durante um furacão.
- Nunca deixe os animais de estimação para trás. Se eles não conseguirem escapar dos detritos, das enchentes ou dos itens que voam, podem ser feridos ou mortos.
-
Encontre um abrigo. Se decidir ficar, você precisará encontrar um local que proteja a você, a sua família e a seus animais de estimação durante a tempestade. Esse abrigo não deve ter janelas ou claraboias. Se ele estiver em casa, feche todas as portas internas e prenda as externas. [9] X Fonte de pesquisa [10] X Fonte de pesquisa
- Se tiver se preparado como acima, você terá um espaço seguro e tudo o que precisar.
- Caso contrário, faça os preparativos no tempo disponível. Escolha um cômodo interno com paredes fortes e sem janelas; um banheiro ou closet interno servem. Você pode até se proteger em uma banheira de cerâmica, cobrindo a parte de cima dela com compensado.
- Como alternativa, procure por um abrigo comunitário. Áreas com muitos furacões, como a Flórida, têm abrigos estaduais que se abrem durante as tempestades. Encontre um próximo a você e leve itens como medicamentos, documentos comprovativos de seguros, documentos de identificação, roupas de cama, lanternas, lanches básicos e jogos.
-
Vá para o abrigo pelo menos duas horas antes da chegada da tempestade. Não deixe para a última hora; encaminhe-se ao abrigo antes do começo da tempestade. Leve um rádio movido a pilhas e um estoque de pilhas e use-o para se atualizar a cada 15 a 30 minutos. Nesse ponto, as camadas exteriores do furacão já terão começado a afetar você. [11] X Fonte de pesquisa
- Deixe seu kit de primeiros socorros por perto.
- Fique em um local fechado o tempo todo, mesmo que pareça calmo. O clima em um furacão pode ficar moderado e piorar rapidamente, ainda mais se você estiver passando pelo olho dele.
- Afaste-se de janelas, claraboias e portas de vidro. O maior risco em um furacão é o de detritos voando ou de vidro quebrado.
- Para se proteger ainda mais, procure deitar no chão abaixo de algo resistente, como uma mesa.
- A água e a energia elétrica representam risco de eletrocussão durante um furacão. Desligue o disjuntor principal e os eletrodomésticos grandes se ficar sem luz ou estiver correndo o risco de ser atingido por uma enchente. Procure não usar aparelhos elétricos, o telefone ou o chuveiro. [12] X Fonte de pesquisa
-
Fique parado durante a emergência, mas ligue para pedir ajuda se precisar. Muita coisa pode acontecer durante um furacão grave. Você pode entrar em perigo por causa da maré da tempestade, ser ferido por detritos ou enfrentar outra emergência médica. O que fazer nesses casos?
- A menos que esteja sob ameaça de enchente, é melhor ficar dentro de casa e abrigado. Os ventos e os detritos que voam podem ferir ou até matar você.
- Tente ligar para a emergência se você ou alguém da sua família estiver correndo perigo de vida, mas lembre-se de que o telefone pode não funcionar e os serviços de emergência talvez não estejam disponíveis. Milhares de ligações não foram atendidas durante o furacão Katrina, por exemplo. [13] X Fonte de pesquisa
- Use os recursos que tiver. Trate as feridas como puder com um kit de primeiros socorros. Se conseguir falar com a emergência, eles poderão pelo menos orientar você sobre como agir.
Publicidade
-
Veja se é seguro sair do abrigo. Não saia até receber uma confirmação oficial. Ventos mais fracos podem indicar apenas o perigoso olho do furacão, que será seguido por mais ventos fortes. Pode levar horas até que um furacão passe.
- A área em torno do olho do furacão concentra os ventos de maiores velocidades e também pode dar origem a tornados. [14] X Fonte de pesquisa
- Espere pelo menos 30 minutos depois da passagem do olho do furacão antes de entrar em cômodos com janelas. Mesmo nesse momento, você deve tomar muito cuidado, pois nesse ponto, ainda há uma boa chance dos detritos quebrarem os vidros.
- Tome cuidado até depois da confirmação oficial. Haverá muitos perigos, como árvores, fios e linhas de energia caídas. Não se aproxime de nenhum desses fios . Ligue para a companhia de fornecimento de energia ou para a emergência para pedir ajuda.
- Fique longe dos locais alagados também. Tome muito cuidado se precisar entrar em um espaço alagado, pois pode haver detritos escondidos ou outros perigos.
-
Seja ainda mais cuidadoso ao entrar nas construções. Os ventos do furacão vão danificar muitas, se não a maioria das estruturas. Não entre nos prédios depois da tempestade, a menos que tenha certeza de que eles estão estruturalmente seguros. Além disso, saia o mais rápido que puder se uma construção demonstrar sinais de danos graves, para o caso de ela cair.
- Afaste-se se sentir o cheiro de gás, vir água de enchente ou se o prédio tiver sido danificado pelo fogo.
- Use uma lanterna em vez de velas, fósforos, tochas ou lampiões. Pode haver um vazamento de gás, e você pode causar um incêndio ou uma explosão. Abra as portas e as janelas para deixar o gás escapar.
- Não tente religar a energia elétrica a menos que tenha certeza absoluta de que é seguro. Verifique todas as conexões de gás e eletricidade antes de religá-las.
- Cuidado com os pisos soltos ou escorregadios, com os detritos que podem cair e com a alvenaria rachada ao entrar em uma estrutura.
-
Faça um balanço dos danos. Sua prioridade durante um furacão é manter-se seguro e deixar sua família e seus animais de estimação bem. Apenas após fazer isso é que você deve começar o balanço. Veja se há danos estruturais na casa. Caso haja algo com que se preocupar, chame as autoridades para verificar o mais rápido possível e não chegue perto da área até que ela seja consertada. [15] X Fonte de pesquisa
- Limpe e desinfete tudo o que possa ter entrado em contato com esgoto, bactérias ou produtos químicos derramados. Jogue fora também toda a comida estragada. Na dúvida, jogue tudo fora.
- Religue o fornecimento de água. Repare os sistemas sépticos danificados, por exemplo, e veja se há contaminação química nas paredes.
- Comece a remover e a substituir o drywall molhado e outros painéis que possam abrigar mofo.
-
Bombeie os porões alagados. Nunca entre nesses locais, pois além do risco de eletrocussão, a água da enchente pode esconder detritos ou abrigar bactérias do esgoto. Use o bombeamento para reduzir aos poucos o nível da água um terço por dia, até eliminá-la.
- Ligue um aspirador de água e pó a uma tomada segura na parte de cima da casa e comece a aspirar a água. Deixe o fio longe do líquido e use galochas por segurança. [16] X Fonte de pesquisa
- Caso tenha uma bomba de combustível, insira a mangueira por uma janela até o porão.
- Se não conseguir drenar o porão de maneira segura, ligue para os bombeiros e peça a ajuda deles.
-
Informe as perdas à sua seguradora. Talvez você consiga recuperar parte das perdas sofridas se tiver uma apólice que cubra danos causados por enchentes, ventos e tempestades. Entre em contato com a seguradora assim que puder para preencher um relatório. [17] X Fonte de pesquisa
- Comece uma lista de danos. Tire fotos, faça vídeos e guarde os recibos de reparos, suprimentos e até os custos com hotéis.
- Caso precise sair de casa, veja se a seguradora sabe onde encontrá-lo. Tente entrar em contato com ela por telefone. Muitas empresas têm números 24 horas e gratuitos.
- Em caso de perda total, algumas pessoas até pintam os endereços e o nome da seguradora na casa para chamar a atenção de um regulador de seguros.
- Procure evitar mais danos. Cubra o telhado danificado com uma lona, por exemplo, e as aberturas com compensado, plástico ou outros materiais.
Publicidade
Dicas
- Se pessoas doentes ou idosas precisarem de ajuda, leve-as para um local seguro.
- Só saia de casa se precisar. Normalmente, não há motivos para sair até que a tempestade tenha passado.
- Temporada de furacões:
- Bacia do Atlântico (Oceano Atlântico, Mar do Caribe e Golfo do México) e Bacia do Pacífico Central: de 1º de junho a 30 de novembro.
- Bacia do Pacífico Oriental (até a longitude 140° Oeste): de 15 de maio a 30 de novembro.
- Fique atento durante toda a temporada. O National Hurricane Center oferece rotas e previsões gratuitas durante todo esse período. A imprensa local também é uma boa fonte de informações sobre o caminho projetado para uma tempestade, a intensidade dela e seu possível impacto.
Publicidade
Materiais Necessários
- Alimentos não perecíveis, como atum enlatado, biscoitos, pão etc. Todos os perecíveis devem ser consumidos antes da tempestade ou jogados fora depois, já que, sem energia elétrica, representarão um risco para a saúde.
- Água engarrafada. A água na região provavelmente estará contaminada. Mesmo após meses, ferva a água.
- Compensado e fita adesiva para proteger as janelas.
- Algumas lanternas movidas a pilha ou a energia cinética.
- Várias pilhas extras.
- Um rádio de pilha.
- Bastões luminosos: mais seguros do que velas.
- Um gerador e as instruções para usá-lo: mantenha-as por perto ou acessíveis o tempo todo.
- Entretenimento, como jogos de tabuleiro, cartas, papel e canetas.
- Ração e água a mais, além das gaiolas e brinquedos ou cobertores, se você tiver bichos de estimação.
- Roupas extras para todos, incluindo galochas.
Referências
- ↑ http://www.hidefromthewind.com/lighting.htm
- ↑ http://www.fema.gov/safe-rooms
- ↑ http://www.fema.gov/safe-room-funding
- ↑ https://www.ready.gov/hurricanes
- ↑ http://www.hurricanescience.org/society/risk/currentandemergingtech/
- ↑ https://www.ready.gov/hurricanes
- ↑ http://www.sua.com/pages/hurricane-preparedness
- ↑ http://emergency.cdc.gov/disasters/hurricanes/evacuate.asp
- ↑ http://emergency.cdc.gov/disasters/hurricanes/evacuate.asp
- ↑ http://www.pbcgov.com/dem/sections/logistics/shelters.htm
- ↑ http://emergency.cdc.gov/disasters/hurricanes/evacuate.asp
- ↑ http://www.hurricanescience.org/society/risk/huricanesafety/
- ↑ http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2005/11/07/AR2005110701334.html
- ↑ http://ww2010.atmos.uiuc.edu/(Gh)/wwhlpr/hurricane_eyewall.rxml?hret=/guides/mtr/hurr/stages/cane/eye.rxml
- ↑ http://www.sua.com/pages/hurricane-preparedness
- ↑ http://www.popularmechanics.com/home/interior-projects/how-to/a6414/fix-a-flooded-basement/
- ↑ http://www.state.nj.us/dobi/division_consumers/insurance/hurricane.htm
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 69 259 vezes.
Publicidade