PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Está interessado em um esporte de combate, como boxe ou MMA, ou só quer saber se defender de ataques? Para os dois casos, é importantíssimo saber dar um soco corretamente. Conseguir socar de forma controlada, precisa e eficiente é necessário para sua própria segurança, pois um soco mal dado tem mais chances de machucar você do que seu oponente. Caso vá treinar com um saco de areia e luvas de boxe, sempre use faixas nas mãos para evitar problemas no pulso ou nos ossos.

Método 1
Método 1 de 5:

Acertando na postura de luta

PDF download Baixe em PDF
  1. Coloque o pé não dominante na frente do corpo, apontado na direção do alvo em um ângulo entre 35° e 45°. Firme o pé dominante atrás do corpo, virado contra seu alvo, em um ângulo entre 45° e 60°. Alinhe-se com o oponente (ou o saco de pancadas) de forma que se sinta confortável, sempre deixando o pé de trás um pouco aberto — caso contrário, você vai parecer pronto para balançar um taco. [1]
    • A força do soco vem da parte inferior do corpo, não do tronco. Portanto, a postura correta é necessária para qualquer tipo de soco.
    • Caso seus pés estejam completamente alinhados com os do oponente, você não vai ter uma base firme e vai ser difícil girar o corpo. Mantenha o seu tronco levemente aberto para o seu alvo.
    • Na maioria dos esportes de combate, essa é considerada a postura principal de ataque e defesa.
  2. Para formar um punho perfeito, feche a mão com firmeza, colocando o dedão sobre os outros dedos, apoiando-o com firmeza sobre o dedo do meio. Aperte bem a mão para evitar machucá-la na hora do soco, e mantenha o pulso o mais reto possível, sem nunca dobrá-lo. [2]
    • Caso soque com os quatro dedos sobre o dedão, suas chances de quebrar um osso na própria mão são bastante altas.
    • Alinhe o pulso com o antebraço, deixando tudo bem retinho. Caso seu pulso esteja meio mole ou torto, você corre o risco de sofrer uma lesão ao socar.
    • O ideal é acertar o adversário com a junta do dedo médio, com todos os dedos rentes uns aos outros. Mantenha o dedão sobre o dedo médio para protegê-lo e segurá-lo no lugar.

    Aviso: Se está praticando um esporte de combate, como boxe ou MMA, envolva seu pulso e dedos com uma faixa esportiva. Fazer isso reduzirá consideravelmente as chances de sofrer uma lesão durante um soco.

  3. Dobre os cotovelos e levante a sua mão dominante, levando-a para perto da bochecha. Mantenha-a a cerca de 10 cm do rosto, apontando para cima, com o cotovelo rente às costelas. Levante a mão não dominante na frente do seu corpo, na mesma altura, e a cerca de 20 cm do rosto. [3]
    • Mantenha a mão não dominante para cima caso não esteja atacando. Durante uma luta, essa é sua principal defesa contra os socos do outro.
    • Alguns lutadores profissionais apertam a mão dominante contra a bochecha para garantir que ela vai estar próxima o suficiente durante a luta. Assim, vai ser mais fácil levantar a mão e abaixar a cabeça para se proteger de um golpe.
  4. Cada soco da luta deve começar com um movimento nas pernas. Caso não haja estabilidade nos seus membros inferiores, seus socos não serão tão fortes, portanto, dobre os joelhos de leve para mantê-los confortáveis e flexíveis. Assim, vai ser mais fácil gerar força e transferi-la das pernas para os braços. [4]
    • Ficar com os joelhos dobrados também diminui as chances de você cair ao ser golpeado. Ao ficar com o corpo totalmente reto, é fácil perder o equilíbrio ao levar um soco. Por outro lado, se estiver com os joelhos dobrados, você vai ficar mais firme no chão.
    • Um dos motivos pelos quais os lutadores profissionais dão pulinhos e se movimentam pelo ringue na postura inicial é manter os joelhos dobrados.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Acertando um soco direto

PDF download Baixe em PDF
  1. Erga o calcanhar traseiro, mas não tire o pé do chão. Em um único movimento, vire o pé e o joelho na direção do seu oponente — tudo bem se a sua perna der uma leve abaixada nesse movimento. A força do soco direto está nas pernas, e esse giro para dentro vai gerar impulso para o tronco. [5]
    • Nos esportes, o soco direto se refere a um golpe direto e compacto feito com a mão dominante. Ele é mais forte do que o jab e mais rápido do que o gancho, sendo a imagem que vem na cabeça de qualquer pessoa ao imaginar um soco.
    • Dê um passo à frente, caso precise, antes de dar o giro. Para tal, leve o pé frontal para a frente primeiro. Em seguida, deslize o pé de trás para que ele fique debaixo do seu ombro. Faça isso apenas se acha que não vai conseguir atingir o alvo. [6]
    • O soco direto é, estrategicamente, sua melhor arma. Ele é mais fácil de acertar do que um soco giratório, mas é muito mais poderoso do que um jab.
  2. Assim que terminar o movimento da perna traseira, é hora de rotacionar o tronco e o quadril na direção do seu alvo. Seus braços e suas mãos devem continuar mais ou menos na posição inicial. [7]

    Dica: Tudo bem se você se inclinar um pouco à frente para alcançar um alvo que está fugindo. Só não se incline mais de 30 cm, ou você vai acabar perdendo o equilíbrio.

  3. Mantenha o antebraço apontando para cima durante a rotação de quadril e tórax. Após girar entre 10° e 20° na direção do oponente, deixe que o seu braço dominante siga o movimento: estique-o na direção do alvo e permita que o pulso gire para dentro naturalmente. [8]
    • Faça o possível para não levar o braço para longe do seu corpo. Talvez isso seja difícil se você não for um lutador treinado, mas esse movimento vai enfraquecer bastante seu soco, além de ser mais perigoso, pois você vai acertar o oponente em um ângulo ruim.
    • Deixe sua mão não dominante deslizar para o lado cerca de 15 cm a 30 cm conforme faz isso. Ainda assim, mantenha-a no alto para que ela proteja seu rosto após o golpe.
  4. Continue esticando seu braço na direção do seu adversário enquanto gira o pulso para dentro. Tente ao máximo acertá-lo com o nó do dedo médio e, assim que fizer contato, continue esticando o braço até que ele esteja praticamente reto. Nesse ponto, dobre o braço novamente e volte à posição inicial — ou, se acertou e desequilibrou o oponente, continue atacando. [9]
    • Acerte o oponente com a palma da mão virada para baixo.
    • Um bom soco direto vai acertar o adversário com o braço cerca de 95% esticado.
    • Se sentir que não vai acertar o alvo, continue esticando o braço, mas aceite que errou. Não tente avançar para fazer com que o soco acerte, ou você vai acabar levando um contragolpe que pode pôr a luta toda a perder.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Alinhe o cotovelo ao pulso e os ombros, de forma que você fique com uma boa estrutura para aguentar a pressão do golpe.

    Adrian Tandez

    Especialista em Defesa Pessoal
    Adrian Tandez é fundador e instrutor da Tandez Academy, um centro de treinamento em defesa pessoal conhecido mundialmente. É instrutor certificado de Jeet Kune Do, a arte marcial de Bruce Lee, Filipino Martial Arts e Silat, sendo aluno do lendário Dan Inosanto. Vem treinando constantemente há 25 anos.
    Adrian Tandez
    Especialista em Defesa Pessoal
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Dando jabs

PDF download Baixe em PDF
  1. Adapte sua postura para o jab apertando um pouco mais os cotovelos contra a caixa torácica. Mantenha o tronco o mais compacto possível, já que a ideia do jab é ser o mais rápido possível. [10]
    • Em esportes de combate um jab se refere a qualquer soco reto com a mão dominante que não envolve uma rotação dos quadris. O golpe é usado para testar a defesa do oponente, desequilibrá-lo para golpeá-lo com um soco mais forte na sequência ou para acertá-lo quando ele estiver focado em sua mão dominante.
    • Em lutas profissionais, os jabs são os golpes mais frequentes, já que eles são os mais seguros de se aplicar de uma perspectiva de defesa, já que você não se abre para contra-ataques de alto impacto.
  2. O jab sempre começa com um pequeno passo, portanto, levante o calcanhar não dominante e deslize o pé para a frente. Caso esteja próximo o suficiente do oponente, dê um passo de 10 cm. Caso precise se aproximar mais, dê um passo um pouco maior. Plante os pés no chão, no mesmo ângulo da postura inicial. [11]

    Variação: Alguns lutadores gostam de deslizar os pés, enquanto outros os levantam de leve do cão, dando um passo de verdade. Faça o que for mais confortável para você.

  3. Sem girar ou rotacionar o corpo, estique o braço não dominante. Tudo bem se inclinar um pouco para a frente, caso queira dar mais força ao soco, mas saiba que isso não é obrigatório para o movimento. Mantenha a cabeça firme e parada, protegida pela mão dominante. [12]
    • O contra-ataque mais comum do jab é o gancho. Manter a mão dominante contra seu rosto vai protegê-lo de um golpe poderoso do oponente.
    • A ideia do jab não é nocautear o inimigo. Portanto, tudo bem se não parecer que seu jab tem lá muita força.
    • Faça o possível para não dobrar o cotovelo na direção oposta ao seu corpo ao esticar o braço. Um cotovelo bem aberto vai sinalizar o seu golpe para o oponente. Esticar o braço rápido e de uma vez vai pegar o outro de surpresa.
  4. No último ¼ do caminho na direção do adversário, vire o pulso para baixo, de forma que a palma da mão esteja apontando para o chão. Golpeie o oponente com o ossinho do dedo médio, com a maior força possível. [13]
    • Ao fazer esse movimento rápido, seu golpe vai funcionar como um chicote.
    • Caso não vire o pulso ao acertar o golpe, você vai deixar seu corpo aberto para um contragolpe, além de perder a potência do jab proveniente do giro.
  5. Não emende outro golpe logo de cara. Depois do contato, devolva à sua mão não dominante à posição original. Agora sim, dê outro soco ou dê um passo para trás para se preparar para o próximo golpe. [14]
    • No boxe, no MMA e nas artes marciais, o jab tem a função de ser um golpe rápido que abre caminho para um soco melhor e mais forte com a mão dominante. Caso deixe seu braço não dominante esticado, vai ser difícil aproveitar a manobra defensiva do oponente e acertar o golpe seguinte.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

Acertando um gancho

PDF download Baixe em PDF
  1. Parta da postura inicial de luta e levante o cotovelo dominante até deixar seu antebraço paralelo ao chão. Deixe seu pulso girar naturalmente para baixo, de forma que seu punho esteja contra o chão. Faça isso o mais rápido possível, sem virar seu tronco inteiro, para não avisar o oponente de que vai socá-lo. [15]
    • Você pode dar um gancho com a mão dominante ou com a não dominante. Se quiser usar a não dominante, vire-a para baixo ao levantar o cotovelo.
    • O gancho é um pouco mais lento do que um soco direto, mas se feito corretamente, é bastante poderoso. Use um gancho quando o oponente estiver próximo de você para tirar o equilíbrio dele. Um bom gancho tem grandes chances de derrubar o outro, já que ele vai apanhar de um ângulo inesperado.
  2. O gancho precisa de um pouco de impulso para ter mais força. Para colocar mais peso no soco, dobre a perna da frente para dentro, como se fosse agachar. Deixe o quadril seguir o joelho, como se estivesse girando na direção oposta ao do seu alvo. Não mova os braços durante esse movimento. [16]
    • Sua mão dominante deve ficar bem atrás da sua cabeça no fim desse movimento.
    • Inverta as instruções para dar um gancho com a mão não dominante; dobre a perna de trás para dentro enquanto gira o tronco na direção oposta.
  3. É importante ficar com o cotovelo dobrado ao girar o corpo inteiro contra o seu alvo. Gire a perna de trás para dentro e abra a perna da frente. A ideia é que o braço do soco siga o movimento do quadril e acerte o adversário com o nó do dedo médio. Se fizer tudo corretamente, vai parecer que seu corpo inteiro está girando como uma dobradiça. [17]
    • Para um gancho com a mão não dominante, a ideia é basicamente a mesma, exceto que você vai girar no sentido oposto e vai usar a perna não dominante como base para o giro do corpo.

    Dica: Golpeie e volte para a postura inicial ou emende com um novo soco. Caso acerte um gancho certeiro, normalmente o ideal é continuar socando. Um bom gancho vai desequilibrar o oponente e abrir a defesa dele.

    Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Acertando um uppercut

PDF download Baixe em PDF
  1. Na postura inicial de luta, o ideal é distribuir o peso de forma uniforme entre os dois pés. Para fazer o uppercut, você precisará socar em um ângulo diferente e é preciso transferir o peso do corpo para dar potência ao soco. Coloque o peso no pé de trás para gerar impulso natural e suficiente para um golpe mais potente. [18]
    • Você também pode dar um uppercut com a mão não dominante. Para isso, transfira o peso do corpo para a perna não dominante.
    • O uppercut é o tipo mais difícil de soco para se aplicar corretamente. Como você vai bater a partir de um ângulo incomum, é mais complicado acertar o oponente com força. O objetivo, na realidade, é derrubar a defesa do adversário acertando-o em um lugar inesperado.
  2. Vá um pouco para trás e abaixe o ombro dominante. Deslize o cotovelo dominante contra suas costelas, com o antebraço mirando no seu oponente. Mantenha a mão não dominante erguida na frente do corpo para bloquear os contra-ataques e esconder seu ângulo de ataque. [19]
    • Inverta as instruções para atacar com a mão não dominante. O importante é não recolher o cotovelo ao socar com a mão dominante, entretanto. Deixe ele balançando livremente sob seu ombro.
  3. Levante o calcanhar dominante do chão e dobre o joelho para dentro. Ao mesmo tempo, incline-se para a frente, na direção do seu alvo. Ao se inclinar, abaixe a perna dominante cerca de 5 cm a 10 cm, pois isso vai dar mais força e vai criar um ângulo melhor para o ataque. [20]
    • Se fizer tudo direitinho, você vai fazer um movimento de escavação, mergulhando o braço e esticando para o soco.

    Dica: Mantenha o braço não dominante na frente do seu rosto ao fazer isso. Mantenha os cotovelos apontando na direção do chão.

  4. Apesar de parecer assim em uma luta profissional, o uppercut não é um "gancho circular" — ele é, basicamente, um soco direto e para cima aplicado em um ângulo lateral. Leve o punho para cima e para a frente, acertando o oponente com o nó do dedo médio. Depois do ataque, volte o braço à posição inicial e se prepare para atacar novamente ou para defender. [21]
    Publicidade

Dicas

  • Os passos deste artigo focam na parte mecânica de um soco. Pratique cada componente do soco individualmente até acertar o movimento como um todo. Em uma luta de verdade, um soco não leva mais de um ou dois segundos.
Publicidade

Avisos

  • Se não estiver praticando um esporte de combate, não soque ninguém, a menos que esteja sendo atacado e não possa fugir, é claro. Aprender a se defender é importante apenas para proteção, não para começar uma briga.
  • Se estiver praticando com um saco de pancadas, enfaixe as mãos antes. Caso contrário, você corre um risco maior de machucar a mão ou o pulso. [22]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 88 065 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade