Baixe em PDF
Baixe em PDF
Se você já se envolveu em uma briga, provavelmente deve ter pensado em coisas como: “Será que meu agressor é mestre em artes marciais?”; “Será que ele está armado?”; “Será que meus golpes serão fortes o suficiente para que eu vença rapidamente?”. Caso queira ficar mais forte e melhorar sua técnica de soco, leia este artigo.
Passos
-
Domine a técnica para socar mais forte. Você vê jogadores de golfe acertando uma primeira tacada sem dominar o “swing”? Ou jogadores de beisebol fazendo um “home-run” sem treino? Ou nadadores velocistas na piscina sem controle sobre a respiração? Improvável, não é? Socar com técnica não apenas dará mais força, mas também fará com que seja mais eficiente e gaste menos energia por golpe.
-
Acerte a posição de seus pés e pernas. Eles são sua âncora, onde você coloca todo o seu peso, mantendo-o equilibrado, mas permitindo que transfira sua força da parte de baixo do seu corpo para a parte de cima e depois diretamente para seus punhos. Veja algumas dicas abaixo para o uso de suas pernas e pés.
- Coloque seus pés um pouco mais espaçados do que a distância de seus ombros. Se tiver dúvidas, coloque-os um pouco mais afastados.
- Levante o calcanhar do seu pé que está atrás, mantendo-o levantado. Não fique com o “pé-chato”.
- Aponte o pé na direção do seu alvo. Apontando em outra direção seu soco sairá com menos força.
- Mantenha os joelhos dobrados. Na hora do golpe seus joelhos podem até se esticar, dando ao golpe uma força extra.
-
Gire seus quadris e tronco para gerar força. Tente acertar um objeto sem mexê-los: você sabe que não foi tão forte, não é? Agora tente acertá-lo mexendo sua cintura e tronco na hora do golpe: provavelmente deve ter percebido o dobro da força nesse golpe, correto? Pense nisso: jogadores profissionais de golfe, tênis ou beisebol usam seus quadris e tronco para ganhar essa força extra. E não existe motivo para que você não a use também!
- Use seus quadris para girar seu tronco. Pense como se estivesse engatilhando um revólver. Depois, aperte o gatilho em um movimento reverso dos seus quadris em direção ao seu alvo.
-
Solte o ar antes do golpe. Ao fazê-lo, você deixa seus músculos menos contraídos no momento do contato. Se tiver algum problema para soltar o ar antes do golpe, faça um barulho durante o movimento. Lutadores de artes marciais sempre usam essa técnica para garantir que estão soltando o ar.
-
Incline ligeiramente sua cabeça, encolha o queixo e mire seu alvo enquanto o golpeia. Faça isso para que sua cabeça não seja alvo de um contra-ataque pois, se mantiver sua cabeça no mesmo lugar, ela será um alvo mais fácil de ser atingido. Mantenha seu alvo bem à vista para que a sua mão o encontre diretamente; este é um método natural para direcioná-la.
-
Alinhe seu braço e punho. Depois da força que você gera com seus quadris, o alinhamento adequado do seu membro superior é o ponto mais importante de um golpe bem dado. Veja abaixo algumas dicas para garantir que você os está usando corretamente.
- Mantenha-os relaxados até imediatamente antes do contato. No momento em que sentir o contato com o seu oponente, aperte o punho.
- Soque em linha reta com seu braço, não em forma de arco. Você pode se sentir impelido a traçar um longo arco em seu golpe, mas não faça isso. Lembre-se que sua força vem dos seus quadris e tronco, não do caminho que seu braço faz em forma de arco.
- Não telegrafe seu movimento: não encolha seu braço antes do golpe, pois assim seu oponente terá mais chances de se defender.
-
Mire onde vá causar maior dor. Ao definir o alvo, foque nos pontos corretos — aqueles onde vai infligir maior estrago:
- Queixos.
- Têmporas.
- Plexo solar (abaixo do diafragma).
- Costelas.
-
Aprenda outras artes marciais. Qualquer uma o tornará mais forte e flexível.Publicidade
-
Uma forma de aumentar a força de seus golpes é a utilização de um saco de areia. Um não tão pesado a ponto de acabar com suas juntas após o treino, mas também não tão leve que seus golpes destruam o saco logo de primeira. Pense em algo como aquele conto infantil “Cachinhos Dourados”, que não queria uma cama nem tão macia nem tão dura, mas uma da maciez perfeita.DICA DE ESPECIALISTAProfessor de Defesa PessoalAsher Smiley é Proprietário e Instrutor da academia Krav Maga Revolution em Petaluma, Califórnia. Asher treinou com alguns dos maiores instrutores de Krav Maga ao redor do mundo. Em 2017, ele treinou na International Kapap Federation e na Combat Krav Maga International, completando seus seminários táticos de 7 dias e o curso de instrutores de 8 dias.
Quanto mais socos você der, mais fortes seus golpes ficarão. Eventualmente, você chegará a um ponto em que poderá socar objetos muito duros, como paredes e pisos. Não tente dar socos muito fortes em uma parede caso nunca tenha golpeado algo na vida.
-
Quando adquirir seu saco de areia, comece a treinar com ele, usando as dicas que já falamos acima. Lembre-se de usar seus quadris a cada golpe.
-
Utilize pesos em sua rotina de treinos. No entanto, o peso deve ser adequado ao seu nível de força atual. Lembre-se de treinar o corpo, não o ego.
-
Pratique socos no ar com os pesos: isso fará com que aumente a velocidade e a durabilidade dos seus ombros, além de aumentar a força enquanto estiver batendo.
- Comece com 12 a 15 repetições de socos com uma mão antes de mudar para a outra mão. Repita esse exercício 10 vezes no dia para cada mão.
- Não treine em excesso com sua mão mais forte em detrimento da outra mão. Se sua fraqueza em uma mão for nítida, então esse deve ser o foco do seu treinamento. Numa luta, um oponente inteligente vai se aproveitar dessa sua fraqueza. Assim, não dê a ele algo a explorar e torne-se um lutador mais forte.
- Aumente, gradualmente, os pesos na medida em que se acostumar com eles. Isso vai fazer com que a força de seu braço e sua velocidade aumentem.
- Nunca bata num saco de areia com pesos em sua mão. Apenas faça isso com socos no ar.
Publicidade
O Shadow boxing aumentará a velocidade dos socos. Quanto maior a velocidade, maior a força.
Dicas
- Aumente os pesos à medida que você perceber que o treino não o está levando à exaustão. Mas, se já consegue esmurrar o ar com cinco ou sete quilos em cada mão e, ainda assim não se esgota, você provavelmente já pode quebrar os dentes de seu oponente com apenas um peteleco. Assim, aumentar o peso não é extremamente necessário, a não ser que queira fazer um furo num veículo blindado.
- Aqueça-se e alongue seus músculos para evitar estiramentos ou torções.
- Se um dia for a uma piscina, tente golpear dentro d’água: você verá que seus socos serão mais fortes e mais rápidos.
- Acredite em sua força.
Publicidade
Avisos
- Segure bem os pesos para que não voem de suas mãos em direção àquele objeto de decoração em sua sala enquanto soca. Use luvas se suas mãos ficarem suadas e escorregadias.
- Lembre-se também de não esticar totalmente seus braços, já que isso pode causar estragos a seus cotovelos.
- Conheça sua força. Seu soco vai se tornar mais forte, então não fique golpeando seus amigos com a mesma força que fazia antes do treino, pois eles se machucarão e você terá menos amigos.
- Lembre-se: NÃO golpeie nada com os pesos.
Publicidade
Referências
Publicidade