Mudar a luz incandescente padrão é claro uma das coisas mais simples de se fazer, e mudar para uma lâmpada fluorescente é ainda mais fácil. Porém, você pode se encontrar em dúvida, quando o assunto é mudar uma lâmpada florescente longa e tubular. Não é tão óbvia a forma como a lâmpada é removida do bocal e pode ser difícil mexer com o tubo enquanto se está em pé, em uma escada. Para aprender como substituir lâmpadas fluorescentes com o mínimo de problemas, consulte o guia abaixo.
Passos
-
Certifique-se de que a energia esteja desligada. Antes de substituir uma lâmpada fluorescente, você deve garantir que ela não está ligada. Não use simplesmente o interruptor da luz para remover a energia dela. Você pode usar o painel de eletricidade para apagar o circuito da lâmpada e travar e colocar um rótulo adequadamente. Use um testador de voltagem para garantir que não há corrente na instalação.
-
Prepare uma escada, ou outro suporte. É bem provável que você não consiga alcançar a lâmpada fluorescente confortavelmente ficando apenas de pé abaixo dela. Ponha uma escada, ou cadeira abaixo da lâmpada para que você possa substituir a lâmpada confortavelmente e de forma segura.
-
Rode o primeiro tubo em 90º. Erga as mãos e gentilmente dê um apoio ao tubo fluorescente com ambas as mãos, mantendo-as o mais próximo das extremidades da lâmpada quanto possível. Você poderá rodar o tubo em qualquer direção um quarto de giro, até que ele pare. Esta ação rotaciona os dentes que se projetam de cada extremidade da lâmpada para que eles fiquem alinhados verticalmente e permite que você puse o tubo para baixo e para fora do bocal. Abaixe gentalmente o tubo fluorescente. Ponha ele gentilmente no chão onde ele não vá rolar, ou onde não vão mexer com ele, para que você possa jogar fora depois.
-
Coloque a nova lâmpada fluorescente. Para instalar a nova lâmpada, alinhe os dentes com as aberturas de cada lado do bocal. Empurre o tubo diretamente para cima, nos encaixes e depois rode 90º até você sentir ele travando. Você pode dar uma mexida de leve na lâmpada para garantir que ela está bem presa.
-
Repita este processo com a outra lâmpada. É comum os bocais de lâmpadas fluorescentes serem projetados para terem 2 lâmpadas, uma do lado da outra. O processo para substituir cada tubo é o mesmo.
-
Teste sua nova lâmpada fluorescente. Ative o interruptor e veja se sua nova lâmpada fluorescente está funcionando adequadamente, notando que estas lâmpadas levam mais ou menos um minuto para ficarem totalmente acesas. Se as novas lâmpadas não funcionarem direito, você pode ter algum componente com defeito no bocal que precisa de substituição.Publicidade
As luzes de escritório geralmente ficam atrás de uma lente opaca, dentro de uma estrutura. Estes tipos de bocais com reentrância prendem os tubos de luz no lugar para minimizar acidentes e a quebra, mas podem ser muito frustrantes devido a falta de espaço para movimentação. Esta estrutura é geralmente presa com colchetes ou presilhas.
-
Usando uma chave de fenda, abra as presilhas que prendem a estrutura. É importante segurar a estrutura, do contrário você pode acabar inutilizando as presilhas e a estrutura lhe acertará na cabeça.
-
Limpe. Use a oportunidade para limpar a lente e remover insetos, poeira, ou até mesmo a condensação e mofo que possam ter acumulado.
-
Torça, ou desprenda um dos lados do tubo fluorescente, depois o outro.
-
Procure por buracos, ou uma área mais escondida onde os pinos negativos/positivos possam encaixar para permitir que você mova a lâmpada livremente.
-
Pegue o tubo e remova o primeiro. O segundo sairá muito mais facilmente. Essas unidades geralmente vêm com 4 tubos com um lastro no meio.
-
Substitua primeiro o último tubo. Substitua o primeiro tubo por último. Em outras palavras, siga a sequência inversa de remoção dos tubos.
-
Quando o último tubo estiver no lugar, coloque a lente de volta no lugar e use as duas mãos para apoiar a estrutura e colocá-la no lugar, usando os polegares para fechar a presilha.
- As presilhas podem precisar ser fechadas firmemente, por conta da forma com que são feitas.
-
Terminado.Publicidade
Dicas
- Diferente das lâmpadas incandescentes, as fluorescentes raramente queimam. Em vez disso, elas perdem a intensidade, ou começam a piscar com o tempo, indicando que elas precisam ser substituídas.
- Quando a lâmpada fluorescente emite um zumbido chato isso indica que o lastro deve ser substituído em vez da lâmpada em si.
Avisos
- Lâmpadas quebradas são um risco para os seus olhos e podem causar ferimentos. Usar óculos de segurança ao substituir uma lâmpada ajudará a reduzir o risco de ferimentos nos olhos caso ela quebre.
- As lâmpadas fluorescentes de todos os tipos contêm uma pequena quantidade de mercúrio, o que significa que elas representam um risco a saúde se quebradas. Se você quebrar uma lâmpada fluorescente, abra uma janela para o ar circular e coloque em um recipiente que você possa vedar para depois jogar fora.
Materiais Necessários
- Escada
- Lâmpadas fluorescentes
- Óculos de proteção