Tudo uma hora chega ao fim, até mesmo os relacionamentos amorosos. Superar uma pessoa que você ama pode parecer impossível, mas não se preocupe: há uma luz no fim do túnel. Com tempo e a cabeça no lugar certo, a dor desaparecerá e você voltará a se sentir como antes.
Passos
-
Não reprima suas emoções . Chore de soluçar, grite com a cabeça enfiada no travesseiro, xingue a parede! Faça o que precisar para aceitar o que está sentindo e, só então você conseguirá seguir em frente com a sua vida.
- Segundo pesquisas, a mágoa pode ser interpretada pelo cérebro como dor real. O cérebro de uma pessoa que teve o coração partido é parecido com o de uma pessoa com abstinência de cocaína. O melhor caminho para superar a mágoa é botar as emoções para fora. [1] X Fonte de pesquisa
- A negação não vai levar você para lugar nenhum. Os sentimentos ruins não vão embora se forem ignorados. Não dar ouvido aos seus sentimentos só faz com que eles explodam mais tarde.
- Se precisa de um tipo de liberação física, vá até uma academia descontar o nervosismo socando um saco de pancadas.
-
Resista à tentação de recorrer à raiva. Você provavelmente está sentindo raiva no momento, mas não tente esconder a dor com a raiva. Por mais que ela reduza a vulnerabilidade e permita que você foque suas energias [2] X Fonte de pesquisa , o único modo de superar a dor e aceitar a situação atual é se permitindo sentir as outras emoções que estão escondidas por trás da raiva.
- A raiva é uma emoção secundária. Por trás da superfície, você provavelmente está se sentindo ignorado, decepcionado, usado e rejeitado. Todos esses sentimentos causam vulnerabilidade e forçam o uso da raiva como método de relaxamento. [3] X Fonte de pesquisa
- Para descobrir o que há por trás da sua raiva, ouça os seus pensamentos. Se está repetindo mentalmente algo como "Ninguém nunca vai me amar", talvez você esteja sentindo rejeição. Pense nisso por um tempo até descobrir quais emoções está sentindo.
- A raiva costuma ser obsessiva. Se você fala mal do seu "ex" ou foca em todas as coisinhas ruins que a outra pessoa fez, sinal de que você está obcecado nela. Em outras palavras, a raiva a cegará, impedindo que você siga em frente.
-
Sacie suas necessidades. Compre uma caixa de chocolate ou um pote de sorvete. Compre aquele sapato que tanto queria. Vá até um spa ou um restaurante novo na cidade. Você precisa de um pouco de mimo para se reanimar.
- As pessoas normalmente procuram alimentos reconfortantes quando não se sentem bem. Desde que você não exagere ou descuide da saúde, tudo bem comer algumas besteiras. [4] X Fonte de pesquisa
- É importante impor limites. Se você se endividar ou engordar 20 quilos em um mês, a situação só vai piorar. Mime-se um pouco, mas evite comportamentos destrutivos e nada saudáveis. É preciso tomar cuidado para não ficar mais triste do que antes.
-
Ouça músicas. Ao contrário do que dizem, ouvir músicas tristes quando se está para baixo não é uma má opção. As músicas tristes criam uma conexão sua com o cantor, que compartilha a sua dor, fazendo com que você não sinta que está sozinha. Chore e cante junto para expressar suas emoções de modo saudável. Quando terminar, você se sentirá melhor. [5] X Fonte de pesquisa
- As músicas têm um efeito terapêutico comprovado, reduzindo a frequência cardíaca e aliviando o estresse. [6] X Fonte de pesquisa
-
Permita-se não sentir nada. Depois de chorar bastante, você provavelmente chegará no estágio no qual se sente "morta por dentro". Não é preciso se alarmar; trata-se de uma resposta natural dos seres humanos.
- Normalmente, tal sentimento entorpecente é resultado do cansaço. Chorar e demonstrar as emoções são atividades desgastantes mental e fisicamente. Como resultado, é normal ficar cansada a ponto de não sentir mais nada.
-
Converse com seus amigos. Um ombro amigo pode ser uma ferramenta importantíssima nessa hora. Às vezes, conversar sobre o que está sentindo é um bom modo de botar tudo pra fora e seguir em frente. Um amigo de verdade a ajudará a reconhecer que o que está sentindo é normal. Ao falar o que está pensando, você conseguirá compreender melhor sua situação e resolvê-la. [7] X Fonte de pesquisa
- Um amigo capaz de dar conselhos é ótimo, mas qualquer pessoa disposta a ouvir já é mais do que útil. Botar tudo para fora é tão importante quanto solucionar o problema em questão.
DICA DE ESPECIALISTAServiço Gratuito de Controle de CrisesA Crisis Text Line oferece apoio por meio de mensagens de texto todos os dias em qualquer horário. Nos Estados Unidos, a pessoa pode enviar uma mensagem ao número 741741 para conversar com um Terapeuta treinado. Já trocaram mais de 100 milhões de mensagens com pessoas em crise nos EUA e estão crescendo cada vez mais.Dê tempo ao tempo, caso esteja com dificuldade para falar sobre o relacionamento . Um profissional da Crisis Text Line aconselha: "Abrir-se para os outros sobre relacionamentos pessoais pode ser difícil e requer muita coragem. Tente praticar o que vai dizer antes de conversar com um amigo ou familiar sobre assuntos sensíveis. Outra opção é escrever o que gostaria de dizer para não se esquecer ou combinar um horário específico para falar. Lembre-se: só faça isso quando se sentir pronto. Leve o tempo que for".
-
Escreva um diário. Se não se sente confortável conversando, coloque tudo o que está sentindo no papel. O diário pode ajudá-la a liberar todos aqueles sentimentos que estão entalados na garganta. Os benefícios de saúde são muitos: você conseguirá esclarecer seus pensamentos e sentimentos, compreender melhor quem você é, reduzir o estresse, solucionar seus problemas e resolver desentendimentos (escrevendo sobre eles utilizando outro ponto de vista). [8] X Fonte de pesquisa
- Outra opção é usar o diário para confessar sentimentos que não tem coragem de contar para outras pessoas.
-
Limite o tempo que passa sofrendo. Por mais que seja necessário se permitir sentir a tristeza, você precisa compreender que chega um ponto em que é necessário seguir em frente. Não é saudável deixar que um término a impeça de crescer e ser feliz na vida. Separe um tempo para processar o que aconteceu, mas não tenha medo de seguir em frente.
- Defina uma data com antecedência. Avalie quanto tempo durou o relacionamento e tente usar metade desse tempo para sofrer o quanto for necessário. Depois disso, esforce-se para seguir em frente, mesmo que não sinta vontade.
Publicidade
-
Evite o contato desnecessário. Ou seja, nada de ligar, mandar mensagens no WhatsApp ou encontrar a pessoa "acidentalmente" nos locais preferidos dela. Se quer superar um ex-namorado ou um crush, é preciso criar distância entre vocês.
- Isso pode ser difícil se vocês trabalham ou estudam juntos. Nesse caso, o melhor é limitar as interações àquelas absolutamente necessárias. Não é preciso desviar o seu caminho só para evitar a pessoa, mas você não deve procurá-la propositalmente.
DICA DE ESPECIALISTACoach de RelacionamentoAmy Chan é Fundadora da Renew Breakup Bootcamp, um retiro que oferece uma abordagem científica e espiritual para o tratamento de problemas sentimentais. Ajudou centenas de indivíduos nos seus 2 anos de trabalho. Seu livro de estreia, Breakup Bootcamp, será publicado pela HarperCollins em janeiro de 2020.O seu cérebro precisa de tempo para aceitar que o relacionamento acabou. Amy Chan, fundadora do Renew Breakup Bootcamp, conta: "Quando estamos com alguém, nosso cérebro se acostuma a receber uma dose de dopamina a cada interação. Após um término, os circuitos neurais precisam ser reconstruídos para levar em consideração que você não está mais com aquela pessoa. Com o tempo, se cortarem o contato, os caminhos neurais vão enfraquecer. Entretanto, a cada vez que fizer contato, olhar recordações ou fuçar no perfil da pessoa, você reativará essas conexões neurais".
-
Não fique fuçando nas redes sociais da pessoa. Olhar o Facebook ou o Instagram dele o dia inteiro fará com que seja mais difícil seguir em frente com a sua vida. Ignore as redes sociais dele!
- Se não consegue controlar a obsessão, talvez seja uma boa ideia excluir a pessoa da sua lista de amigos ou deixar se segui-la.
- Se você tem acesso às contas da pessoa, peça que ela mude as senhas para remover a tentação.
-
Evite toda intimidade, física e emocional, com a pessoa em questão. Estar perto dela pode ser confortável e conveniente, mas manter uma relação estranha com um "ex" não é uma boa ideia. Assim que a intimidade acabar novamente, você passará por todo o processo de sofrimento mais uma vez. [9] X Fonte de pesquisa
- Não durma com seu ex "pelos velhos tempos" e não caia na armadilha de formar uma "amizade colorida" com um crush.
- As recaídas são péssimas para qualquer um, mas são ainda piores para as mulheres. A intimidade física causa a produção de oxitocina, um hormônio que gera os sentimentos de conexão e afeto. [10] X Fonte de pesquisa Como resultado, você se sentirá mais próxima do rapaz do que antes, tornando a separação ainda mais dolorosa.
- A intimidade emocional também é arriscada, mesmo que vocês já tenham tido uma relação íntima antes. Esse tipo de conexão é mais profundo e dificulta a separação no futuro.
-
Livre-se das lembranças. Mesmo que evite a comunicação direta, ainda vai ser difícil superar a relação se o seu quarto estiver cheio de lembranças da outra pessoa.
- Normalmente, o melhor a se fazer é guardar tudo que lembre a outra pessoa e guardar em uma caixa até que você consiga seguir em frente. Devolva o que puder — roupas, filmes, CDs, etc.
- Não jogue nada fora e nem faça uma fogueira para apagar todas as lembranças, não importa o quanto esteja desesperada. [11] X Fonte de pesquisa Lembre-se de que isso não tem volta e que você pode se arrepender de jogar fora aquele pôster autografado pelo seu cantor preferido só por ter ido em um show dele com o seu ex.
-
Reconcilie quando estiver pronta. Ao contrário do que muitos pensam, é possível retomar a amizade com uma pessoa com quem você namorou. Se não conseguirem ser amigos, talvez vocês conquistem pelo menos um respeito mútuo. É importante que consigam estar no mesmo espaço sem trocar farpas.
- Não se force a reconciliar: se não consegue superar a mágoa, não é preciso forçar uma reconciliação.
- O processo de reconciliação só deve começar depois que você aceitar as coisas como elas são no presente e quando não houver mais nenhum laço romântico com a pessoa em questão. Os especialistas em relacionamentos recomendam que é importante passar um tempo separados e permitir-se sofrer. Depois de um tempo, sentem e conversem sobre como a amizade pode funcionar. [12] X Fonte de pesquisa
- Limite seus esforços. Ofereça a amizade e, se ela for recusada, siga em frente com a sua vida.
Publicidade
-
Saia de casa! Vá caminhar ou viajar. Aproveite a natureza desconhecida ou até mesmo a cidade já conhecida. Saia da cama e siga em frente (fisicamente) com a sua vida, não importa o quanto queira ficar no sofá assistindo filmes tristes na Netflix.
- Pratique atividades físicas para ter algo ao qual se engajar enquanto tenta superar uma pessoa. Ficar na preguiça só fará com que você se ressinta mais.
-
Saia com seus amigos. [13] X Fonte de pesquisa Os amigos são ótimos para ajudar na superação de decepções amorosas, mesmo que você não consiga chorar no ombro deles. Quando precisar se sentir valorizada e se distrair, um passeio à noite pode ser perfeito.
- Seus amigos também vão agradecer pelos passeios, principalmente se você estava tão focada no relacionamento que não dava atenção suficiente para eles.
- Não deixe que tentem empurrar você em novos relacionamentos enquanto não se sentir pronta para isso.
-
Conheça novas pessoas. Por mais que pareça difícil, isso pode causar um impacto tremendo na recuperação. Ao conhecer gente, você perceberá que existem outros por aí que podem amá-la! Existem muitas pessoas por aí! [14] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte
- Os novos amigos funcionam também quanto os novos interesses românticos. Em alguns casos, eles são ainda melhores, pois não envolvem a pressão da tensão romântica e a ajudam a evitar o temido "relacionamento rebote".
-
Ame-se primeiro. [15] X Fonte de pesquisa Acima de tudo, é importante perceber que você merece ser amada, independentemente do que outra pessoa pensa. Crie uma lista das coisas que ama em si (seu sorriso, seus comentários inteligentes, etc. e foque em tais características, reforçando-as, sempre que decidir entrar em um novo relacionamento.
- Separe um tempo para fazer as coisas que realmente ama, principalmente se não tinha tempo para elas enquanto estava namorando.
- Não se culpe. Compreenda que as coisas deram errado e que você não tem culpa nisso.
-
Leve o tempo que for necessário. Não se force a voltar ao mundo dos comprometidos. Quando estiver pronta, você saberá. Viva um dia de cada vez e confie nos seus instintos. [16] X Fonte de pesquisa
- Forçar-se em um relacionamento novo logo após o término pode fazer com que você se sinta pior, principalmente quando perceber que abriu sua intimidade para uma pessoa da qual nem gosta tanto assim.
Publicidade
Dicas
- As sugestões acima são relevantes para a superação de crushes e relacionamentos sérios.
- O importante é lembrar sempre de que seguir em frente leva tempo. Mantenha-se ocupada e cuide de si própria. Antes de perceber, você vai parar de chorar, sofrer ou pensar naquela pessoa.
- Faça algo que a agrade. Você gosta de dançar? De jogar videogame? De sair com suas amigas? Vá em frente!
Referências
- ↑ http://www.npr.org/sections/health-shots/2015/01/13/376804930/breaking-up-is-hard-to-do-but-science-can-help
- ↑ http://www.creducation.org/resources/anger_management/anger__a_secondary_emotion.html
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/evolution-the-self/200807/what-your-anger-may-be-hiding
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/cravings/201410/women-and-chocolate
- ↑ http://www.everydayhealth.com/depression/can-sad-music-heal-your-broken-heart.aspx
- ↑ http://www.psychologytoday.com/blog/valley-girl-brain/201105/how-want-get-over-breakup
- ↑ https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/healthyliving/talking-through-problems
- ↑ http://psychcentral.com/lib/the-health-benefits-of-journaling/
- ↑ http://www.huffingtonpost.ca/simone-katerine/sex-with-ex_b_5161448.html
- ↑ http://www.glamour.com/sex-love-life/2010/11/how-to-get-over-the-guy-you-cant-get-over
- ↑ http://www.cnn.com/2008/LIVING/personal/10/02/tf.ways.not.get.over.relationship/
- ↑ http://www.womenshealthmag.com/sex-and-love/staying-friends-with-an-ex
- ↑ http://www.eharmony.com/dating-advice/relationships/getting-over-the-ex-ten-basic-tips/# .Ue1Y3I3ryj4
- ↑ http://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/adult-health/in-depth/friendships/art-20044860
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/finding-love/201105/how-love-yourself-first
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/laugh-cry-live/201502/after-the-break-when-moving-seems-impossible