PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Chame de vagabundagem, preguiça, inaptidão, ociosidade, ou qualquer outra coisa, mas a ideia de não fazer nada quando se precisa fazer algo é, muitas vezes, considerada um sinal de fraqueza ou de alguém que se esquiva das responsabilidades. Às vezes, a apatia acontece quando você não quer ter que encarar algo, como uma tarefa chata de fazer, ou tem dificuldade em confrontar alguém. Outras vezes, pode ser só o fato de se sentir sufocado e achar que essa tarefa exige o esforço de uma equipe inteira, em vez de ser apenas você. E aí tem aquelas vezes em que você nem quer saber. Seja qual for o caso, essa não é uma característica desejável.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Ajustando sua mentalidade

PDF download Baixe em PDF
  1. Toda vez que começar a vagabundear, pare um pouco e faça uma pequena análise do que realmente está acontecendo. A preguiça é geralmente um sintoma e não o problema em si. Qual a causa da sua falta de motivação? Está cansado, saturado, com medo, machucado, ou só está sem inspiração e estagnado? Muito provavelmente, o problema é muito menor do que você pensa. Você pode superá-lo com muito mais facilidade do que acha.
    • Seja lá o que está segurando, dê o seu melhor para descobrir. Na maioria dos casos, será um único problema ou detalhe específico. Descobrir a causa é a única maneira de realmente lidar com ele. Assim que tratar o problema, você pode lidar com ele de maneira eficaz.
  2. Agora que está pensando na causa da sua preguiça, comece a se concentrar nela. Pode não ser a solução rápida que estava procurando, mas será permanente. Algumas dicas:
    • Se estiver cansado, comece a reservar um tempo para relaxar. Todo mundo precisa de um tempo assim. Se sua agenda não permitir fazer isso, você terá que fazer alguns sacrifícios. Mas seu resultado será bem melhor por conta disso.
    • Se estiver saturado, dê um passo atrás. Como pode simplificar aquilo que está em sua frente? Você pode dividir em partes e deixá-lo menor? Pode fazer uma lista de prioridades e abordar cada uma delas separadamente?
    • Tem algum medo que o atrapalha? Perceba que, para ter preguiça de fazer algo, você precisa estar decidido a fazer algo. Está com medo de atingir seu potencial? Medo de finalmente atingir seus objetivos e ser infeliz? Como lidar com medos irracionais?
    • Se estiver magoado, talvez a única resposta seja o tempo. A dor, a tristeza e todas essas emoções negativas não irão embora por vontade própria. Nossas feridas precisam de tempo para sarar. Não se pressionar tanto a fazer algo pode ser a solução.
    • Se não estiver inspirado, o que pode fazer para mudar sua rotina? Você pode ir para um ambiente diferente ou a causa de seu problema é mais emocional do que física? Como você pode vencer a sua vida cotidiana? Pense em termos de sentidos. Música, comidas, paisagens, sons, etc.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Annie Lin, MBA

    Coach de Vida e Carreira
    Annie Lin é fundadora da New York Life Coaching, um serviço de coaching de vida e carreira em Nova Iorque. Sua abordagem holística combina elementos da sabedoria oriental e ocidental, tornando-a uma coach muito requisitada. Annie já foi destaque em Elle Magazine, NBC News, New York Magazine e BBC World News. Possui MBA pela Oxford Brooks University. Annie também é fundadora da New York Life Coaching Institute, que oferece um programa breve de certificação em coaching de vida. Saiba mais em: https://newyorklifecoaching.com
    Annie Lin, MBA
    Coach de Vida e Carreira

    A nossa especialista concorda: na maioria das vezes, dificuldade de começar não é preguiça, mas sim incapacidade de quebrar antigos hábitos. Fazer mudanças, mesmo positivas, pode ser bem desconfortável, então comece bem devagar. Por exemplo: se quiser ser mais produtivo, abra sua lista de tarefas pela manhã.

  3. A bagunça é uma grande inimiga da motivação. Seja lá o que você puder fazer para se organizar, organize. Quer seja sua mesa, seu carro, sua casa inteira ou sua rotina, arrume tudo.
    • Existem mais coisas acontecendo em nosso subconsciente do que imaginamos. Quer seja uma paleta de cores desagradável, uma quantidade de luz inadequada, ou a falta de equilíbrio em qualquer maneira, formato ou forma, qualquer coisa pode nos afetar. Livre-se desse pequeno, mas poderoso empecilho para se organizar.
  4. Às vezes, comportamentos podem causar pensamentos. Por sua vez, pensamentos podem causar comportamentos. Cuide de todas as possibilidades e se livre dos diálogos internos negativos. Pensar, "Deus, eu sou tão preguiçoso. Aff. Inútil", não vai levá-lo a lugar algum. Então pare. Só você tem o controle daquele filme que passa em sua mente.
    • Sempre que se encontrar com um pensamento negativo, troque para o pensamento positivo. "Foi uma manhã lenta, mas agora é hora de compensar. Agora que já estamos na tarde, eu vou detonar!" Você ficará surpreso com o fato de que a mudança para uma mentalidade positiva pode na verdade mudar o seu resultado.
  5. Muitos de nós não tiramos um tempo para parar e apreciar o cheiro das rosas. Nós engolimos uma refeição maravilhosa só para chegarmos na sobremesa, só para beber o vinho, só para ir para a cama de estômago cheio. Estamos sempre pensando sobre o que vem depois em vez de viver esse momento maravilhoso que é o presente. Quando começamos a viver o momento, nós queremos tirar vantagem dele.
    • Da próxima vez em que se encontrar pensando no passado ou no futuro, coloque-se de volta no presente. Quer seja o ambiente ao redor, a comida no garfo, ou a música tocando, deixe que isso mostre como é bom estar na Terra e estar vivo. Às vezes, parar e desacelerar pode nos dar a energia para tirar vantagem do que nós temos a nossa disposição.
  6. Tudo bem, agora estamos concentrados no presente. Agora vamos nos concentrar em um presente melhor. O que aconteceria se tirasse proveito desse exato momento? O que aconteceria se em vez de passar a manhã deitado na cama, levantasse e fizesse yoga, terminasse seu trabalho, ou preparasse um café da manhã incrível? O que aconteceria se você fizesse isso praticamente todos os dias pelos próximos seis meses?
    • Seria maravilhoso, eis a resposta. Deixe que essas ideias positivas tomem controle do seu pensamento. Quando você criar o hábito, tudo será muito mais fácil.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Equipando-se

PDF download Baixe em PDF
  1. Pesquisas apontam que apertar o botão da soneca é ruim para nós. [1] Você acha que ficar deitado ali e aproveitar seus lençóis quentinhos aumentará suas energias para depois, mas na verdade o que acontece é o contrário. Permanecer muito tempo deitado reduz seu empenho e suas energias. Em vez disso, pule da cama! A mente percebe as ações do corpo e se adapta de acordo com elas. Se pular da cama, você estará pronto para viver o dia.
    • Pule literalmente se puder. Faça seu sangue circular. Talvez a ideia não soe agradável, mas você vai se sentir muito mais vivo se fizer isso.
  2. Ao definir metas que possa alcançar, você tem algo para se concentrar. Escolha metas que realmente o inspirem e que aproveitem ao máximo seus talentos e habilidades. Faça uma lista de atividades a fazer, tanto as coisas grandes, quanto as pequenas, e priorize cada uma delas em termos de tempo necessário e importância de acordo com sua personalidade.
    • Pode ser útil manter um diário para anotar todos os dias das atividades que você precisa realizar, tomando nota do que pode ter ajudado, ou impedido você a alcançar seu objetivo, como parte da sua prática logística de auto-desenvolvimento.
    • Experimente criar um painel de visão para postar todos seus objetivos e sonhos. Seja criativo e use imagens, artigos de revista, etc. Esse painel pode ser usado para mapear por completo os seus sonhos. Cada dia, ao acordar, veja seu painel de visão e concentre-se onde você quer estar. Você se sentirá inspirado e se esforçará para alcançar seus sonhos.
      • Nem todo mundo acha a abordagem do painel de visão inspiradora, mas existem outras maneiras, tais como mapas mentais, diários, criar uma afirmação de visão e contar sobre ela para outras pessoas, fazer apelos públicos online para realizar algo, etc.
  3. Conforme os realiza, marque-os! Manter os objetivos vivos na mente requer na verdade concentrar-se neles e uma lista pode mantê-lo motivado através da sua praticidade. Coloque cópias da sua tabela de objetivos ou rotinas em todos os lugares: uma na geladeira, outra no seu criado mudo, no computador, no espelho do banheiro ou até mesmo na porta do quarto. Coloque em lugares onde você vá olhar ou passar com frequência.
    • Assim que começar a marcar objetivos e mais objetivos como completos, parar se tornará impossível. Você verá que suas ações trouxeram resultados e vai se esforçar ainda mais para não parar de ter sucesso. Você ficaria desapontado e se sentiria pior se não tivesse feito o que era preciso.
  4. Assim que você tiver definido um objetivo, ou tiver encarado o problema, ele não vai colocá-lo como por milagre na direção certa sem que faça algo. Para ter sucesso, você tem que se lembrar constantemente da importância de seu objetivo. Se não enxergar o objetivo ou a solução, é fácil ficar imerso em distrações e caminhos sem saída que fazem parecer difícil continuar, causando a preguiça. As reavaliações regulares tanto da importância, quanto do valor do problema ou objetivo ajudarão você a se manter focado e com novos ares. Algumas coisas que você deve perguntar a si mesmo são:
    • Isso é algo que eu posso realmente ignorar ou não resolver por um pouco mais de tempo?
    • Isso é algo que pode ser melhorado com alguém que possa me ajudar ou com quem eu possa compartilhar ideias?
    • Eu estou usando a abordagem correta na resolução desse problema ou na busca deste objetivo? Às vezes é hora de seguir uma nova abordagem, em vez de continuar perseguindo o mesmo caminho.
    • Eu estou sendo perfeccionista em minhas expectativas? O perfeccionismo leva à procrastinação, que pode rapidamente levar a não realização de nada, porque nada será bom o bastante. O resultado final? A preguiça surge, porque tudo é "muito difícil". Evite cair nesse ciclo vicioso sempre fazendo o seu melhor em vez de se concentrar em atingir nada menos que a perfeição.
  5. A ação muda tudo. Uma hora você está passivo e inerte; na próxima está mergulhando de cabeça e mudando as coisas somente por ter se mexido, decidido algo ou alcançado o que queria. Você não se define por suas ações passadas, pois é sempre possível se reinventar e fazer a mudança acontecer. Você só precisa pensar nisso e acreditar.
    • Se você se sentir estagnado, pule da cadeira, faça o que tem que fazer e diga a si mesmo "Apesar do meu antigo hábito de ficar parado, eu estou de pé agora e eu sou produtivo!" Mantenha sua linguagem no presente. Não pense em condições, em futuro ou em passado nas suas frases. E definitivamente nada de frases com "Mas se": elas são para pessoas que não querem ter completude na vida.
  6. Digamos que você esteja sentado no sofá, olhando para o seu computador e todas as planilhas que deveriam ser feitas, que você queria que se aprontassem sozinhas agora. Desista. Em vez disso, faça algo menor, como passar suas roupas. Você pegará o ferro de passar, a tábua de passar, sua camisa e cinco minutos depois de começar, vai pensar "Por que eu estou perdendo tempo passando ferro nas minhas roupas?" Você vai por o ferro de volta na tábua, estará um pouco mais desperto da sua atividade e vai fazer o que você realmente queria fazer.
    • E a outra vantagem? Você terá uma camisa passada.
      • Não precisa ser passar ferro, claro. Pode ser até mesmo tomar banho. Levantar-se e fazer algo é às vezes o obstáculo mais difícil - quando é algo pequeno, ele acaba abrindo caminho pra gente, fazendo com que seja mais fácil a atividade passar.
  7. Os benefícios do exercícios são inúmeros, mas um dos principais é se sentir com mais energia todos os dias. [2] Ele aumenta seu fluxo sanguíneo, seu metabolismo e seu corpo fica em um estado de energia que dura praticamente o dia inteiro. Se conseguir fazer as coisas pela manhã é um problema pra você, exercite-se por 15 minutos. Você se sentirá mais animado durante a tarde.
    • A gente falou que ser saudável também é muito importante? Quando estamos saudáveis, nos sentimos muito melhor de maneira geral. Se você não está se exercitando atualmente (especialmente de maneira aeróbica, mas anaeróbica também), faça um esforço para adicionar isso a sua rotina. O objetivo deve ser de 150 minutos por semana, mas o que você conseguir, faça. [3]
      Watermark wikiHow to Superar a Preguiça
    • Já que está se exercitando, coma corretamente, também. As comidas ruins não dão ao seu corpo os nutrientes de que ele precisa para se manter ativo. Um corpo sem energia pode facilmente fazer você se sentir preguiçoso e apático. É uma boa ideia ir ao médico se você estiver preocupado com sua ingestão de nutrientes ou níveis de energia.
  8. Às vezes não temos motivação em nossas vidas. Ficamos complacentes em nossos empregos, com nossa situação, nossos relacionamentos e meio que vamos apodrecendo em nosso próprio mundinho, sabendo que deveríamos estar nos esforçando para melhorar. A maneira mais fácil de entrar no caminho da mudança? Vista-se de maneira diferente.
    • Quer seja um entregador de pizza que queria estar na bolsa de valores ou um vagabundo que queria estar correndo uma maratona, mudar suas roupas pode mudar seu comportamento. Se você não acredita, pense da seguinte forma: Como você falaria com um cara de terno? Depois de um tempo, esse cara de terno começa a viver em um mundo que lida com ele como um cara de terno. Então coloque suas calças de corrida. Eventualmente você vai acabar pensando por que não está fazendo isso.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Agindo

PDF download Baixe em PDF
  1. Tudo começa em algum lugar, mesmo que seja remover os grampos de uma folha de papel que você tem que ler ou desembaçando o para-brisas do carro para que possa sair da garagem. Superar a inércia inicial é natural para a maioria dos seres humanos que lidam com situações ou tarefas difíceis que irão imediatamente aliviar a dor de evitá-las. Isso também irá mostrar como continuar atacando a situação ainda mais. Comer o elefante uma mordida por vez criará um impulso e você acumulará a confiança para se manter motivado e achar as coisas menos intimidantes.
    • Esperar que a vida seja fácil é irreal - a vida é muitas vezes difícil, e às vezes, é muito difícil. Mas ela também é maravilhosa, surpreendente, empolgante e cheia de esperança. Ao ser preguiçoso, você se retira das possibilidades da vida e isso é autodestrutivo. Ao melhorar sua própria atitude em relação aos desconfortos diários e aprender a tolerar coisas que lhe impactam, sua resiliência aumenta e você se verá mais construtivo. Sempre que algo parecer gigantesco, difícil e que você não quer fazer, comece a fazer. Não reclame, não invente desculpas, não lute contra isso - basta realizar a atividade em pequenos passos.
  2. É imprescindível dividir seu trabalho em pequenas tarefas. Quanto menores forem as coisas, mais acessíveis elas são e mais possíveis de fazer elas parecem. Quando você procura ativamente uma maneira de realizar uma tarefa, ou atingir um objeto que envolva um senso de controle e use uma abordagem relaxada, você se sentirá capaz, em vez de ameaçado. Muitas vezes, a preguiça tem a ver com a sensação de estar sufocado por tudo e desistir por conta do obstáculo mental antes que a coisa pareça grande demais. A resposta é confiar no poder das coisas pequenas.
    • Isso não significa que não possa alternar entre as tarefas. Você pode, e a variedade é o tempero que as mantêm interessantes. O que isso significa é que cada pequena tarefa deve ser feita separadamente, com pausas claras entre cada uma, em vez de ficar aqui e ali ao mesmo tempo. Além disso, ao passar de uma tarefa para a outra, encontre pontos de continuação para que seja mais fácil continuar quando você voltar a fazer a tarefa depois de uma pausa.
    • Dizem muitas vezes que aqueles que reclamam de não ter tempo estão gastando seu tempo de maneira ineficiente, como fazendo multi-tarefas. O cérebro humano não funciona direito quando há uma pressão constante para fazer coisas em prazos apertados. Em outras palavras, fazer múltiplas tarefas ao mesmo tempo nos torna menos inteligentes. Livre-se disso fazendo aquilo que importa numa ordem organizada, sem culpa.
  3. Você é seu próprio treinador, sua própria fonte de inspiração. Você pode se colocar em ação falando para si mesmo coisas inspiradoras e afirmando suas ações. Diga a si mesmo coisas como: "Eu quero fazer isso; eu vou fazer agora!" e "Eu posso fazer um intervalo quando isso tiver pronto e esse intervalo será ainda mais merecido por ter completado a tarefa." Diga estas coisas se preciso. Você se sentirá motivado ao dar voz a suas ações.
    • Pode ajudar recitar regularmente um mantra durante o dia, como por exemplo "Eu posso fazer isso, eu sei." Você também pode visualizar certas atividades como já completadas e sentir antecipadamente a sensação de conquista que você terá quando tiver terminado.
  4. Muitas pessoas levam consigo um medo não autorizado de que é errado pedir a ajuda de outras pessoas. Quer isso tenha surgido como resultado de um encontro prévio que não tenha sido legal, ou uma experiência educacional sufocante, ou um ambiente de trabalho extremamente competitivo, essa não é uma atitude saudável para com a vida. Somos seres sociais e parte da nossa existência está em compartilhar e ajudar os outros. É preciso de um pouco de prática para passar do "eu" para o "nós", mas é uma parte importante do crescimento e você não precisa mais lutar sozinho.
    • Às vezes, tudo o que precisamos para ter a vontade de fazer algo é que outra pessoa nos deixe responsável. Se você estiver lutando para perder peso, consiga um colega para entrar nessa com você! A outra pessoa colocará uma pressão em você que vai ajudá-lo a permanecer focado no problema.
    • Cerque-se de apoiadores. Quando tudo o que conhecemos são relacionamentos que sugam nossas forças, é fácil ver por que a preguiça é um problema. Cerque-se de amigos que apoiem você.
  5. Fique longe do sofá até estar pronto para fazer uma pausa. Mesmo quando você se sentar lá, defina um tempo em que você retornará para suas tarefas ou outras atividades, como ler um livro, lavar as roupas, ou escrever para um amigo, etc. A autodisciplina envolve fazer o que você deve fazer, quando você deve fazer, quer você queira ou não. Não importa o quão cedo seu treino comece, essa ainda é a lição mais difícil de se dominar. Tente um equilíbrio saudável entre ser brando e severo consigo mesmo e priorize o trabalho antes do lazer.
    • As recompensas são mais doces quando você precisa esperar por elas e quando elas são merecidas. Você será muito rígido consigo se, a cada dez minutos de trabalho, assistir a duas horas de televisão. Resista. Você se sentirá melhor a longo prazo.
  6. Não é uma questão de vaidade: é de motivação. Sempre que você concluir um passo, um pequeno objetivo, um pequeno trunfo no caminho, encontre maneiras de se animar. Você sempre deve se sentir muito feliz ao terminar uma tarefa.
    • Celebre a conquista dizendo a si mesmo que você foi bem. Diga algo como: "Muito bem! Você está indo bem; continue assim e você vai conseguir terminar isso". Já que os grandes sucessos são feitos de muitos pequenos sucessos contínuos (cada pequena conquista é heroica), dê um pouco de reconhecimento a si.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Mantendo a motivação

PDF download Baixe em PDF
  1. As recompensas ocasionais tornarão as tarefas melhores e manterão sua motivação nos trilhos. Você merece uma boa recompensa por ter conseguido fazer algo que anteriormente não conseguia, seja por medo ou por pura inabilidade. Ao se recompensar depois de completar as pequenas metas de um grande objetivo, você cria um reforço automático de que está no caminho certo. Faça da maioria das recompensas algo simples, mas eficaz, como ter uma pausa mais demorada, assistir um filme, se esbaldar em um lanche repleto de calorias (uma vez ou outra!) ou coisas parecidas. Reserve grandes recompensas para as grandes conquistas. Ao se recompensar, você treinará sua mente para buscar trabalhar ativamente antes da recompensa.
    • Pausas são recompensas e necessidades. Não confunda a necessidade de fazer pausas curtas em intervalos regulares para restaurar a criatividade e espairecer com a preguiça.
    • Claro que o lado inverso da recompensa é a punição. As pessoas respondem melhor ao reforço positivo e é melhor permanecer assim. Punir-se por não atingir seus objetivos irá simplesmente dar errado, confirmando as suas piores crenças sobre si mesmo, que você é preguiçoso e não presta para nada. Esse é um exercício sem sentindo algum.
  2. Uma lista de objetivos semanais ajudará a mantê-lo focado e concentrado. Conforme o tempo passa, é inevitável que seus objetivos mudem. Você também pode apontar as maneiras mais eficazes de atingir seus objetivos. Conforme eles mudam, você deve listá-los.
    • Coloque a lista em todo e qualquer lugar. Tente fazer dela a sua tela de bloqueio do celular. Para fazer isso, basta escrever em suas notas, tirar uma foto da tela e transformá-la em seu plano de fundo. Crie objetivos diários, mensais e até mesmo anuais para continuar olhando para eles todos os dias diferentemente.
  3. Para aproveitar um benefício, geralmente é preciso pagar um preço. O preço da dor geralmente é emocional, muitas vezes física e às vezes psíquica. Muitas vezes o sofrimento envolve o sentimento de ser deixado de lado ou não fazer algo enquanto os outros parecem não estar passando pelos mesmos desafios (geralmente as pessoas têm seus próprios desafios, os quais você não vê). E essa dor pode fazer você evitar, se distrair e procurar segurança na sua zona de conforto. Para passar dela, você precisará encarar a dor antes de conseguir alcançar as possibilidades. [4]
    • Identifique se um benefício em potencial vale a pena para você. Se valer (e na maioria das vezes, valerá), invoque sua maturidade em desenvolvimento para gerar a coragem necessária, perseverança e disciplina que lhe dará a força para atingir resultados brilhantes. Ninguém alcança nada sem esforço e dor.
  4. A maioria dos experts, profissionais e gênios irá admitir que a maior parte das suas conquistas é feita de 99% de suor e 1% de talento. Os talentos indisciplinados levam poucas pessoas a algum lugar - excelência na academia, autonomia financeira, esportes, artes performáticas e relacionamentos demandam uma atenção e trabalho que exige o máximo de nós emocional e fisicamente. Sua vontade de viver e ser bem sucedido precisa se traduzir em sua vontade de trabalhar e sofrer, quando fazer isso é tão necessário, quanto útil.
    • Você não será um grande empresário, maratonista, cozinheiro, ou até mesmo excelente em seu trabalho da noite para o dia. Você irá falhar e falhar e falhar e falhar. Isso é normal. Isso é bom. Isso significa que você está lutando.
  5. Encha sua vida diária de atividades e é provável que você não consiga fazer bem nenhuma delas. Organize sua agenda para focar em suas tarefas importantes e deixe de lado o que for desnecessário. Afaste-se de distrações e seja firme em seus objetivos.
    • Por exemplo, digamos que você queira escrever 1.000 palavras de seu TCC no final de semana, mas não consegue fazê-lo por causa de suas atividades extracurriculares. Corte uma dessas atividades para ter mais tempo para atingir sua meta.
  6. Haverá momentos em que fica mais difícil, e depois da recompensa você pode se sentir sem vontade de voltar a realizar a tarefa. Nesses momentos, você precisará invocar sua força interior para se lembrar do seu objetivo ou solução desejado para se manter focado. Faça o máximo para se sentir que está em execução - quando você está neste estado (muitas vezes chamado de "estado de fluxo"), use para pular para outra tarefa ou objetivo, assim que tiver terminado de se recompensar.
    • Quanto mais tempo você demorar em recomeçar depois de ter terminado um elemento da sua atividade, ou objetivo, mais difícil será reiniciar. Lembre-se dos sentimentos de estar profundamente envolvido em fazer as coisas e como é boa a sensação de dever cumprido. Quanto mais cedo você recomeçar, melhores e mais rápidos serão os resultados.
  7. Uma coisa é encontrar sua motivação. Outra é mantê-la quando as coisas ficam difíceis, especialmente quando problemas inesperados surgem. Entenda que existem interrupções, muitas vezes sem motivo aparente, e que elas irão derrubar seus esforços. Em vez de deixar que os contratempos tirem sua motivação, veja-os pelo que eles são e recuse-se a ser derrubado por eles. Você não está sozinho e manter-se focado no trabalho através dos desafios é uma das melhores formas de lidar com o problema e revidar.
    • Lembre-se do quanto quer atingir aquele objetivo ou tarefa, procure ajuda quando precisar, reconheça o que você já alcançou e recuse-se a desistir. Você consegue.
    Publicidade

Dicas

  • Cerque-se de pessoas que tragam alegria, quer seja através da mídia, tecnologia ou de outra forma. O amor, apoio e incentivo dos outros pode aumentar sua força interna.
  • Beba água fria quando se sentir preguiçoso. A água estimula o cérebro, aumentando a sua vontade de agir e realizar as tarefas.
  • Ao pensar se deve ou não fazer algo, pense consigo mesmo "Eu faço o que eu tenho que fazer, para que eu possa fazer o que eu quero fazer."
  • Tente usar a técnica 20/10. 20/10 quer dizer 20 minutos para completar uma atividade (limpar, estudar, qualquer coisa) seguidos de uma pausa de 10 minutos. A técnica 45/15 é a mesma coisa, só que são 45 minutos de tarefa e 15 de descanso. Comece devagar, com 10/5, se você precisar.
  • Se você não trabalha, ou precisa sair de casa logo cedo pela manhã, ajuste seu alarme para uma hora adequada durante a manhã, digamos às 7. Tome banho, arrume-se e fique apresentável antes de sair do quarto. Vista-se sempre como se você planejasse sair de casa; tire o pijama antes de sair do quarto. Arrume sua cama para que ela não o incentive a voltar.
  • Evite açúcar e especialmente alimentos com "xarope de milho rico em frutose" ou "xarope de milho" nos ingredientes, já que eles podem fazer seu corpo metabolizar os açúcares em vez das gorduras. Os açúcares artificiais (sem fibras) podem dar a você uma pequena carga de energia, mas assim que o nível de açúcar no sangue diminuir, você se sentirá cansado e com fome. Alimentos ruins também podem dar vazão a comportamentos preguiçosos.
  • Meditar pode ajudar a reduzir a preguiça melhorando seu nível de alerta e sua percepção do momento atual, conforme você presta atenção a sua respiração, postura e seus cinco sentidos, bem como em sua capacidade de controlar e concentrar seus pensamentos, emoções e nível de energia positiva.
  • Considere se livrar da sua televisão. A dor vale o ganho - de repente, muito mais tempo extra estará disponível para você para ir atrás de coisas empolgantes, sem contar que você não ficará tentado a ficar deitado assistindo televisão toda hora.
  • Ao trocar de canal para assistir o próximo programa em vez de terminar um projeto, ou uma atividade, apenas pense "É a minha vontade de ter uma gratificação instantânea que está me forçando a fazer isso, ou eu me sinto relutante em fazer isso para evitar a "experiência dolorosa". Para superar a preguiça ou procrastinação, tente observar estes dois cenários e passe por eles gentilmente.
Publicidade

Avisos

  • Se nada acima tiver ajudado você ou se, pior ainda, houver piorado seu sentimento de preguiça em geral, fique atento: pode ser depressão. Procure ajuda médica imediatamente.
  • Todo mundo fica desmotivado em algum momento, geralmente por conta de uma situação deprimente (como uma morte, a perda de um emprego, etc.) e a maioria das pessoas sai dessa apenas depois de um período razoável de tempo. Mas se o problema parecer solto e não desaparecer, procure a ajuda de um profissional para determinar se você tem algum problema médico e para receber o aconselhamento e a medicação adequados.
  • Veja se não está anêmico, ou sofrendo de alguma doença que possa minar o seu plano de melhora. "Conhece-te a ti mesmo". Defina metas realistas para sua posição física e persista.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 259 545 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade