Baixe em PDF Baixe em PDF

Muita gente acha a escola puro tédio. Talvez você fique de saco cheio por vários motivos — o professor pode ser um mala, a matéria pode estar muito difícil ou até mesmo muito fácil para o seu nível etc. É possível superar essa sensação de pasmaceira nas aulas sem arrumar encrenca, basta concentrar a sua atenção em coisas diferentes: em alguma distração, em várias tarefas ao mesmo tempo ou até mesmo na própria aula.

Método 1
Método 1 de 3:

Arrumando uma distração

Baixe em PDF
  1. Tem uma saída para organizar, um filme que quer assistir, um crush que quer encontrar? Uma aula tediosa é o momento perfeito para fazer o planejamento.
    • Se tiver como usar o celular, mande mensagens para os seus amigos, procure eventos perto do seu bairro, veja os melhores trajetos e linhas de ônibus ou até descole uma carona.
  2. Se você puder ficar à vontade na sala, dá até para levar um jogo discreto, como palavras cruzadas, Sudoku ou um cubo mágico pequeno. É melhor algo no papel, pois é menos provável que o professor descubra.
    • Você pode aproveitar esse tempo para desenvolver outras habilidades. Faça palavras cruzadas cada vez mais desafiadoras e aumente o nível de dificuldade do Sudoku para se aperfeiçoar.
  3. Você consegue usar o celular com discrição na sala de aula? Então aproveite para mandar mensagens. Mesmo quando não houver nada a dizer, nem para os seus melhores amigos, sempre dá para se divertir mandando emojis sem noção. Se der, você também pode baixar alguns joguinhos de celular para passar o tempo.
    • Brinquem de adivinhar o que o emoji significa. Vocês podem fazer um jogo temático: descrever um filme, uma celebridade ou um país só usando emojis.
    • Joguem jogo da velha com emojis. [1] Esse jogo exige bastante tempo e concentração, além de ser no celular. É melhor se arriscar apenas em uma aula de leitura que não exija muita participação para não chamar a atenção do professor.
  4. Segure um papel contra os seus amigos ou professor e feche um olho para visualizar a cabeça deles com outro corpo. Desenhe roupas engraçadas ou corpos diferentes. Também dá para fazer balões de fala divertidos. Tire uma foto, poste no Instagram e viralize.
  5. A música ainda pode ajudar na concentração para algumas pessoas, mas também é uma fonte de distração e faz o tempo passar mais rápido.
  6. Use uma frase que ouviu na sala para criar coisas com a imaginação.
    • Faça trocadilhos com os termos da matéria e pense em memes. [2]
    • Escreva um rap sobre estar entediado na aula ou sobre um dos seus colegas.
    • Troque as palavras mais usadas nas suas anotações por termos engraçados para escrever um texto ridículo. Se você tiver um código para as palavras que inventar, as anotações continuam válidas.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Fazendo várias coisas ao mesmo tempo

Baixe em PDF
  1. Desenhar ajuda a matar o tempo, mas não exige tanta concentração, então você ainda fica por dentro do que está rolando na aula. Tenha sempre um lápis e um caderno a mão para ter uma distração rápida.
    • Sabia que fazer desenhos durante as anotações (ou fazer desenhos relacionados às anotações) ajuda a memorizar o conteúdo da aula? De quebra, a aula ainda fica mais interessante. [3] O seu caderno fica mais caprichado e você consegue lembrar o que estava acontecendo naquele momento com mais facilidade.
  2. Algumas aulas são tão lentas que você consegue fazer as anotações e fazer a lição de casa de outras matérias ao mesmo tempo. Dessa forma, o tempo gasto com coisas chatas relativas à escola diminui.
    • É mais fácil esconder folhas avulsas embaixo do caderno ou do livro da aula que você está assistindo. Caso você pegue rápido o que o professor está ensinando, é possível até adiantar a lição de casa que ele vai passar.
  3. Ao começar a inventar piadas relacionadas à lição, você se acostuma mais com o conteúdo e pode até acabar gostando da matéria. Além disso, é fácil conciliar as anotações com essa distração.
    • Comece com trocadilhos, que por natureza já costumam ser a coisa mais sem graça do mundo, por mais que sejam inteligentes. Portanto, não precisa se preocupar em ser engraçado. “Eu pinto paredes. Jânio, Quadros”. É péssimo, mas ainda assim você precisou dedicar um tempo para pensar. Além de tudo, você pode ilustrar a sua invenção infame com um desenho.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Aumentando a concentração

Baixe em PDF
  1. Por mais que pareça estranho, participar das discussões que acontecem em uma aula tediosa é uma das únicas formas de ocupar a cabeça sem arrumar um problema.
    • O medo de errar é um dos principais motivos que impede a participação dos alunos nas aulas. Não tenha esse medo. Você está na escola para aprender e o professor não vai ficar bravo com uma simples confusão ou esquecimento.
  2. Se você tiver interesse em esportes ou música, saiba que física tem muito a ver. Caso goste de arte ou de desenhar, tanto geometria quanto química têm um lado visual mais interessante. Curte videogame? Os jogos são puta matemática e ciência.
    • Não precisa fazer coisas a mais — você pode relacionar os estudos aos seus interesses com uma simples mudança no olhar ou fazendo algumas perguntas. Porém, se quiser, basta fazer pesquisas na internet (por exemplo: “música e matemática”) para descobrir formas totalmente diferentes de relacionar os seus interesses ao conteúdo obrigatório de certas matérias.
  3. Você está entediado na aula porque já entendeu o conteúdo? Conte para o seu professor. Ele pode trazer materiais diferentes (e mais interessantes) para você.
    • Caso você goste da disciplina, mas fique entediado com a aula em si, peça recomendações de leitura. O mesmo vale na hora de fazer lições e trabalhos — o professor pode trazer exercícios ou tarefas mais desafiadoras.
  4. Faça anotações organizadas, anote a lição de casa em uma agenda, assim como as datas e os conteúdos das provas.
    • Sempre que fizer uma anotação, proponha-se a um desafio. Que tal tentar copiar tudo da lousa ou do slide em um tempo recorde? Ou então não usar as palavras do professor e tentar parafrasear o conteúdo? Faça um desenho para cada novo ponto ou tente resumir o que o professor explicou usando o menor número de palavras possível. Os desafios ajudam a fixar a matéria na cabeça, além de deixar o momento mais interessante.
  5. Quando você já sabe o básico, fica mais interessante participar das discussões. Se você tiver mais tempo para absorver o conteúdo, pode trazer questões legais, tirar dúvidas ou até encontrar formas de relacionar o que foi aprendido à sua vida ou a outras matérias.
  6. É claro que é bacana ver as mensagens novas e ficar por dentro do que está rolando nas redes sociais, mas a verdade é que ficar olhando para o celular sem parar deixa qualquer um entediado. As pessoas que usam o celular para evitar o momento ficam mais entediadas na escola, mas também em casa. [4]
    • Se você se livrar dos estímulos constantes do celular, as coisas ao seu redor passam a ser mais interessantes. Dá para fazer as anotações em paz e não ter que correr depois por estar atrasado na matéria. [5]
    • Desative as notificações dos aplicativos. Afinal, é impossível se esquecer do que realmente importa para você.
    • Coloque uma senha para acessar o celular ou troque a sua senha atual. Assim, você terá que pensar duas vezes antes de dar aquela espiada.
    • Você se flagrou mexendo no celular sem nem sequer pensar? Desligue-o e guarde-o na mochila durante toda a aula. [6]
    Publicidade

Dicas

  • Não fique olhando para o relógio, pois assim você terá a impressão de que o tempo está se arrastando. Também não estipule nenhuma recompensa que envolva olhar que horas são. Esqueça a existência do relógio — ele não é seu amigo.
  • Não reclame das tarefas em sala e não se oponha a fazer lição de casa. Os seus professores dão um duro danado para passar o conteúdo para os alunos. Além disso, você nem demora tanto assim para fazer a lição — a menos que fique enrolando e resistindo.
  • Observe o jeito do professor. Se ele for legal e não se importar muito com comportamento, não se sinta estressado nem se obrigue a parecer o aluno perfeito. Se ele for conhecido por ser rígido e durão, anote as palavras-chave da aula para saber o que dizer e parecer interessado caso ele faça uma pergunta.
  • É difícil se interessar por uma aula quando você nem sabe o que está rolando. Não se esqueça de que repor o conteúdo perdido dá o dobro de trabalho do que prestar atenção ou simplesmente não faltar. Se você respeitar os prazos e o cronograma dos professores, é muito mais provável que não fique sobrecarregado mais tarde.
  • Caso a sua escola seja tecnológica e permita o uso de tablets ou computadores, descubra sites de jogos desbloqueados. Se você achar um joguinho legal, pode se distrair por horas e horas.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 36 808 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade