PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Terminar um relacionamento é sempre difícil, não importa se a decisão partiu de você ou do seu parceiro. Provavelmente, você está vivenciando emoções dolorosas e quer superar esses sentimentos tão rápido quanto for possível. Existem várias formas de lidar com essas emoções e começar a seguir em frente, como escrever sobre os sentimentos, permitir-se sofrer e evitar atirar-se prematuramente em novos relacionamentos. Tenha em mente que superar uma separação demanda tempo e paciência. Se as coisas não parecerem melhores com o tempo, lembre-se de que você sempre pode recorrer ao apoio de amigos, familiares ou até mesmo de um profissional de saúde mental.

Método 1
Método 1 de 3:

Seguindo em frente

PDF download Baixe em PDF
  1. Mesmo que vocês dois tenham decidido continuar amigos, devem cortar completamente o contato um com o outro logo após a separação. Isso significa que vocês não devem se ver, telefonar, enviar e-mails, mensagens de texto ou entrar no Facebook um do outro. Além disso, você não deve encontrar com os familiares dele. [1] Vocês não precisam cortar relações para sempre, mas devem cortar toda a comunicação durante o tempo que for preciso para superarem completamente o fim do relacionamento.
    • Se ele tentar convencê-lo a encontrá-lo, pergunte honestamente qual o motivo do encontro. Se você reviver o passado ao encontrá-lo, será fácil deixar-se levar pela emoção do momento, e mais difícil superar esses sentimentos novamente.
    • Talvez vocês precisem manter algum contato para poderem lidar com os aspectos práticos da separação, como sair de casa, assinar papéis de divórcio, etc., mas tente limitar essas interações o máximo possível, contatando-o somente quando for absolutamente necessário e mantendo esses telefonemas/encontros curtos e civilizados.
  2. O fim de um relacionamento pode significar um novo começo. Portanto, limpar e organizar seu espaço pessoal o deixará revigorado e preparado para as novidades a caminho. A bagunça poderá sufocá-lo e deprimi-lo, aumentando ainda mais o estresse . [2] Ocupar-se com a organização da casa não requer um grande esforço cerebral, requer apenas o suficiente para mantê-lo concentrado e evitar que pense na dor.
    • Limpe seu quarto, compre alguns pôsteres novos, organize os ícones no desktop do computador, etc.. Embora uma faxina possa soar completamente insignificante, ela fará com que você se sinta melhor.
  3. Existem várias coisas que podem lembrá-lo de um ex — uma música, um aroma, um som, um lugar. Ficar perto dessas coisas poderá dificultar mais ainda a recuperação de um término. Elimine todos os elementos que façam o coração apertar ou o estômago revirar. Remover todas essas coisas do ambiente poderá fazer maravilhas para você. [3]
    • Se você tiver uma lembrança, como uma joia ou relógio presenteado pelo ex-parceiro, não há nada de errado em mantê-la. Porém, por enquanto, tente guardá-la em um local escondido, até ter superado completamente esse relacionamento.
  4. Quando um relacionamento acaba, passar algum tempo sozinho em casa faz bem, mas lembre-se de voltar ao mundo exterior quando tiver processado os sentimentos da separação. Faça planos, saia com os amigos e divirta-se! Pode parecer estranho no início, mas com o tempo isso se tornará mais fácil e o ajudará a sentir-se melhor. Sair e fazer coisas também é importante porque, após um rompimento, você precisa manter e expandir seu círculo social. Isso vai ajudá-lo a seguir em frente.
    • Não se sinta obrigado a sair com outras pessoas o tempo todo. Saia sozinho e desfrute a liberdade de poder fazer o que bem entender. Vá ao seu café favorito, saia às compras ou presenteie-se com miniférias.
  5. No entanto, embora isso seja comum, nem sempre é uma boa ideia. Quando entramos em um relacionamento cedo demais, logo após terminarmos com alguém, podemos mascarar os sentimentos negativos com a emoção de um novo romance. Se esse novo relacionamento não funcionar, você terá de lidar com a dor de duas separações de uma só vez. Considere permanecer solteiro até processar completamente as emoções e superar o término.
  6. Após um rompimento, é bastante comum que as pessoas deixem de se cuidar, mas isso não vai ajudá-lo a sentir-se melhor. Lembre-se de permanecer em dia com as necessidades básicas do seu bem-estar mental, físico e espiritual. Se você não estava cuidando bem de si mesmo antes do fim do relacionamento, agora é uma boa hora para começar. Alimente-se bem, durma o suficiente, reserve tempo para relaxar e pratique exercícios regulares para sentir-se da melhor forma possível. [4]
    • Mantenha uma dieta balanceada, que inclua muitas frutas frescas e vegetais, grãos integrais e proteínas magras. Evite alimentos processados, açúcar e gordura em excesso. [5]
    • Durma de sete a oito horas todas as noites. Tenha em mente que algumas pessoas podem sentir-se bem dormindo menos de sete horas por noite e outras podem precisar de mais de oito horas. [6]
    • Pratique uma atividades física por 30 minutos, cinco dias por semana. Faça uma caminhada de 30 minutos , pedale pela cidade ou pratique natação. [7]
    • Relaxe por, pelo menos, 15 minutos por dia. Tente meditar, praticar yoga ou exercícios de respiração profunda para conseguir relaxar. [8]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Lidando com a dor emocional

PDF download Baixe em PDF
  1. Após uma separação, é normal sentir-se triste, irritado, assustado, entre várias outras emoções. Talvez você esteja com medo de acabar sozinho ou de nunca conseguir ser feliz novamente. Lembre-se apenas de que é normal sentir-se assim após o fim de um relacionamento e de que você precisa sentir essas emoções para poder seguir em frente. [9]
    DICA DE ESPECIALISTA

    Amy Chan

    Coach de Relacionamento
    Amy Chan é Fundadora da Renew Breakup Bootcamp, um retiro que oferece uma abordagem científica e espiritual para o tratamento de problemas sentimentais. Ajudou centenas de indivíduos nos seus 2 anos de trabalho. Seu livro de estreia, Breakup Bootcamp, será publicado pela HarperCollins em janeiro de 2020.
    Amy Chan
    Coach de Relacionamento

    Leve o tempo que precisar para superar a separação e voltar ao normal. Logo após o término, foque em cuidar de si, em ter compaixão por si e em procurar apoio de seu círculo de amizades. A separação pode ser bastante traumática. É normal passar por uma fase de luto, superar a dor e voltar ao normal.

  2. Após o fim de um relacionamento, talvez seja necessário fazer uma pequena interrupção na rotina normal. Esse tempo poderá ajudá-lo a processar os sentimentos e a melhorar em longo prazo. No entanto, lembre-se de não fazer nada que ameace seus outros relacionamentos ou o seu sustento. [10]
    • Por exemplo, você pode conseguir ignorar a aula de ginástica por uma semana sem grandes consequências, mas não pode faltar ao trabalho por uma semana. Use o bom senso e explique a situação para os amigos, caso precise cancelar algum plano enquanto estiver recuperando-se.
  3. O fim de um relacionamento pode deixar um grande vazio no coração, exigindo um período significativo de luto. Dê-se permissão para sofrer por essa perda e sentir a dor que ela causa. Caso contrário, poderá levar muito mais tempo para que você se sinta melhor e consiga seguir em frente. Permita-se chorar, gritar, berrar, qualquer coisa que você precise fazer para colocar as emoções negativas para fora. [11]
    • Tente definir um limite de tempo diário para guardar luto pela perda do relacionamento. Uma quantidade pré-definida de tempo para lidar com as emoções lhe propiciará uma forma de desabafar, ao mesmo tempo em que o impedirá de guardar os sentimentos dentro de si mesmo.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Moshe Ratson, MFT, PCC

    Diretor da spiral2grow Marriage & Family Therapy
    Moshe Ratson é Diretor Executivo da spiral2grow Marriage & Family Therapy, uma clínica de coaching e terapia em Nova Iorque. Formou-se no Iona College e trabalha com terapia há mais de 10 anos.
    Moshe Ratson, MFT, PCC
    Diretor da spiral2grow Marriage & Family Therapy

    Poder passar pelo luto permitirá que você se recupere. O terapeuta de casamento e família Moshe Ratson diz: "Depois de uma separação, é importante se permitir a sentir pesar sem se julgar por isso. Quanto mais cedo você puder fazer isso e aceitar os sentimentos e circunstâncias pelos quais está passando, mais rápido se livrará da dor."

  4. As pessoas ao seu redor devem amá-lo e ajudá-lo a sentir-se bem consigo mesmo. Cercar-se de amigos e familiares solidários e encorajadores vai ajudá-lo enxergar a si mesmo como uma pessoa que vale pena, e será mais fácil recuperar-se com os entes queridos por perto. [12]
    • Não tenha medo de pedir ajuda aos amigos e familiares se precisar de alguém para conversar ou de um ombro para chorar.
  5. O primeiro instinto pode ser o de querer ignorar ou aliviar a dor apelando para o álcool, as drogas ou a comida, mas isso não fornecerá uma solução a longo prazo. Fique longe desses métodos prejudiciais para lidar com a dor emocional. Em vez disso, tente encontrar formas de lidar com as emoções que o guiarão ao crescimento e à recuperação. [13]
    • Tente começar um novo hobby para manter-se ocupado enquanto se recupera do fim do relacionamento. Matricule-se em uma aula, entre em um clube ou aprenda a fazer algo novo por conta própria. Envolver-se em um hobby vai ajudá-lo a sentir-se melhor consigo mesmo, a distrair-se da dor por algum tempo e a desenvolver a autoestima, aprendendo uma nova habilidade ao mesmo tempo.
  6. Muitas pessoas conseguem recuperar-se do fim de um relacionamento por conta própria, mas isso não é possível para todo mundo. Se você estiver tendo problemas para lidar com a dor emocional ou se suspeitar que esteja deprimido por causa da separação, consulte um profissional de saúde mental o mais rapidamente possível. [14]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Lidando com os sentimentos

PDF download Baixe em PDF
  1. Considere todas as razões pelas quais vocês terminaram. Tente manter em mente que, mesmo que vocês tenham sido felizes juntos por algum tempo, algo não estava funcionando. Pensar nas razões que levaram ao fim do relacionamento poderá ajudá-lo a entender por que você precisa seguir em frente. Você também poderá evitar cometer os mesmos erros no futuro se conseguir identificar as áreas que contribuíram para o término. Faça algumas das seguintes perguntas a si mesmo: [15]
    • Eu contribui para o fim do relacionamento? Se sim, o que fiz?
    • Eu tenho a tendência de namorar sempre o mesmo tipo de pessoa? Se sim, como são essas pessoas? Elas são boas para mim? Por quê?
    • Eu tive problemas semelhantes em outros relacionamentos? Em caso afirmativo, qual a causa desses problemas? O que posso fazer de diferente nos relacionamentos futuros?
    DICA DE ESPECIALISTA

    Moshe Ratson, MFT, PCC

    Diretor da spiral2grow Marriage & Family Therapy
    Moshe Ratson é Diretor Executivo da spiral2grow Marriage & Family Therapy, uma clínica de coaching e terapia em Nova Iorque. Formou-se no Iona College e trabalha com terapia há mais de 10 anos.
    Moshe Ratson, MFT, PCC
    Diretor da spiral2grow Marriage & Family Therapy

    "Ao perdoar a si mesmo e aos outros, você pode se afastar da culpa e se empoderar. Depois, você conseguirá encontrar significado, propósito, aprendizado e crescimento. Isso ajudará você a encontrar algo de bom em uma situação ruim."

  2. Faça um diário ou tente escrever poesia . O mais importante é ser honesto consigo mesmo e não modificar suas palavras conforme escreve. Um dos melhores resultados de colocar tudo no papel é que, às vezes, podemos nos surpreender com uma descoberta repentina enquanto escrevemos sobre tudo o que sentimos. Os padrões poderão tornar-se mais claros e, conforme o sofrimento começa a diminuir, será mais fácil compreender as lições valiosas de vida proporcionadas por essa experiência.
    • Tente escrever sobre os sentimentos todos os dias após o término, até se sentir melhor. Por exemplo, você poderia começar a escrever com "Faz __ dias desde que terminamos e me sinto _____". Em seguida, entre em mais detalhes sobre a forma como está se sentindo. Essa sugestão vai ajudá-lo a observar o progresso dos sentimentos ao longo do tempo e também a processar alguns deles. [16]
    • Tente escrever uma carta para o ex, mas não a envie. Às vezes, pode fazer bem colocar todos os sentimentos para fora. No entanto, enviar não é uma boa ideia. A carta é apenas para você, portanto, escreva tudo o que gostaria de ter dito e encerre o assunto. Ficar remoendo o rompimento sem parar não faz nenhum bem para você, por isso finja que essa é a última vez que está falando com ele sobre a forma como se sente.
    • Tente escrever uma história. Pense em quando o relacionamento com essa pessoa começou e documente-o do início ao fim. Isso pode ser muito doloroso, mas lhe proporcionará uma perspectiva mais ampla. Quando você chegar ao capítulo final, termine com um tom positivo e escreva "Fim".
  3. Os sentimentos de raiva ocorrem quando sentimos que fomos prejudicados ou que sofremos um tratamento injusto. Em uma situação em que você não entrará em contato com seu ex, a melhor forma de lidar com a raiva é relaxar. [17] .
    • Faça algumas respirações profundas e concentre-se em deixar os músculos relaxarem voluntariamente [18] . Uma música calma pode ajudar.
  4. Se você tiver decidido terminar o relacionamento, mantenha em mente que concentrar-se nos bons momentos vividos com seu parceiro poderá fazer com que você se esqueça das razões pelas quais quis terminar. Da mesma forma, não fique remoendo a situação se a decisão de terminar o relacionamento partiu da outra pessoa. É muito comum romantizar as partes boas do relacionamento e se convencer de que as partes ruins não eram tão ruins assim, afinal. Não faça isso consigo mesmo. Aceite a situação e esforce-se para seguir em frente.
  5. Concentrar-se em todas as coisas que você não gostava nele poderá ajudá-lo a superar esse rompimento mais rapidamente. Tente criar uma lista com todas as coisas que ele fazia e de que você não gostava. Por exemplo, talvez ele sempre arrotasse alto depois do jantar, ou fizesse planos que não incluíam você, ou tenha-se esquecido do seu aniversário. Liste cada coisinha que a incomodava nele. [19]
  6. Além de lembrar-se de tudo o que a incomodava no ex, também faz bem pensar nos aspectos positivos do rompimento. Faça outra lista, dessa vez com todas as razões pelas quais você está melhor sozinho. [20]
    • Por exemplo, talvez ele tenha feito pouco caso dos seus esforços para se alimentar de forma mais saudável, desencorajando-o. Portanto, agora você tem mais motivação para seguir uma dieta saudável e cuidar melhor de si mesmo. Ou talvez ele nunca quisesse fazer as coisas que você queria fazer, então agora você tem liberdade para fazer tudo o que bem entender. Liste todas as razões pelas quais você está melhor sem ele.
    Publicidade

Dicas

  • Lembre-se de que seu ex também pode estar tentando esquecê-lo. Tenha consideração pelos sentimentos dele e mantenha distância. Se vocês decidiram parar de se ver, faça exatamente isso: pare.
  • Lembre-se de que não há problema algum em chorar e colocar os sentimentos para fora. Você se sentirá melhor se lidar com as emoções, em vez de guardá-las dentro de si.
  • Tente realizar uma cerimônia simbólica. As pessoas realizam funerais em memória de mortos cujos corpos nunca foram encontrados, portanto, você também pode encontrar uma maneira formal de despedir-se de relacionamentos que nunca foram resolvidos. Reúna todas as coisas que o lembrarem dessa pessoa e queime-as ou doe-as para a caridade. Escreva um discurso a respeito do relacionamento e leia-o em voz alta.
Publicidade

Avisos

  • Ao se encontrar checando compulsivamente o perfil do seu ex no Facebook, MySpace ou em qualquer outra rede social, faça um favor a si mesmo e obtenha um programa ou extensão de navegador que bloqueie a URL daquele perfil. Também é bom eliminá-lo da sua lista de amigos. Mesmo que as coisas tenham terminado de forma civilizada, ter que ver o que a outra pessoa está fazendo ainda pode ser muito doloroso ou desconfortável.
  • Fique atento se ele o perseguir ou ameaçar. Se você notar qualquer coisa, denuncie-o imediatamente à polícia. Provavelmente, essa pessoa é apenas difícil, não perigosa, mas não corra nenhum risco. Se necessário, obtenha uma ordem judicial de proteção ou restrição e chame a polícia cada vez que ela for violada. Você precisará dos registros de ocorrências caso a perseguição piore.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Resumo do Artigo X

Para superar uma separação, comece se afastando um pouco da outra pessoa. Não ligue, não escreva e-mails e nem mande mensagens. Manter a comunicação vai fazer com que seja difícil sair do passado. Em vez disso, guarde as recordações do relacionamento, incluindo fotos e presentes. Entenda que é normal sentir dor e permita-se sofrer com o fim do relacionamento. Experimente escrever sobre o que está sentindo e lembre-se do motivo que levou ao término. Pense também nas coisas que não gostava na outra pessoa para se lembrar de que está melhor agora. Depois, foque em cuidar de si: faça novos planos, saia com amigos e se divirta, se isso ajudar você a se sentir melhor. Se você for uma pessoa introvertida, vá até sua sorveteria preferida ou faça uma viagem de férias por conta própria. Faça o possível para se exercitar e manter o sono regular, por mais difícil que isso seja. O mais importante é se cercar de pessoas que tenham compaixão e demonstrem apoio para se lembrar de que você é uma pessoa que vale a pena amar. Para mais dicas sobre como superar um término de nossa co-autora profissional em psicologia, como se impedir de voltar com seu ex, continue lendo!

Esta página foi acessada 181 568 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade