Baixe em PDF
Baixe em PDF
O senso de humor pode ser a maior qualidade de uma pessoa. Essa habilidade pode ajudar você a interagir mais facilmente com outras pessoas, melhorar a sua saúde e até mesmo ajudar a superar situações difíceis. O que nem sempre é compreendido é o fato de que não é preciso ser engraçado para ter senso de humor, você só precisa aprender a ver o lado positivo das coisas.
Passos
-
Identifique os benefícios do humor. O senso de humor é uma atitude que você adota e que lhe permite enxergar graça em situações positivas e negativas. Ele pode reduzir o stress e a ansiedade, além de aumentar sua autoestima e a capacidade de enfrentar problemas. [1] X Fonte de pesquisa
- O humor traz benefícios físicos, cognitivos, emocionais e sociais, tais como: redução de dor e stress, aumento de disposição e criatividade, aumento de cordialidade e relacionamentos mais felizes com outras pessoas. [2] X Fonte de pesquisa
-
Reconheça as diferenças entre ser engraçado e ter um senso de humor. Ser engraçado significa ser capaz de expressar o humor: como contar uma história engraçada, um trocadilho ou piadas. Ter senso de humor significa ter a habilidade de se desapegar das coisas e não levar tudo tão a sério e ser capaz de rir – ou ao menos ver humor – dos absurdos da vida. [3] X Fonte de pesquisa
- Para ter senso de humor, não é preciso ser engraçado ou contar piadas.
-
Observe e aprenda. Observar os outros é uma grande forma de desenvolver seu senso de humor. Como sua família e seus amigos riem das coisas do dia a dia e coisas que acontecem com eles?
- Tente assistir a filmes de humor com atores como Bill Murray, Eddie Murphy, Adam Sandler, Kristen Wiig, Steve Martin ou Chevy Chase. Assista a filmes clássicos, tais como Entrando Numa Fria , O Jovem Frankenstein , Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado , Banzé no Oeste , Trocando as Bolas , Procurando Nemo e Missão Madrinha de Casamento .
- Observe as pessoas atentamente, mas não copie o humor delas. O senso de humor é algo genuíno e que reflete sua personalidade. [6] X Fonte de pesquisa
-
Concentre-se mais em se divertir do que em ser engraçado. Ter um senso de humor ajuda você a se divertir mais, independentemente do que acontecer. Isso significa que você pode sorrir para a vida e divertir-se a partir de cada situação. Lembre-se de focar na diversão.Publicidade
-
Aprenda a sorrir. O sorriso é o segredo para o senso de humor. Concentre-se em sorrir mais a cada dia, até mesmo para si. Aproveite as coisas pequenas, procure humor nas situações cotidianas e desgraças da vida. Sorria sempre que puder. Além disso, tente fazer outras pessoas sorrirem também. Faça do sorriso sua prioridade, para você e para os outros. [7] X Fonte de pesquisa
-
Em vez de reagir, sorria. Ao se deparar com uma situação tensa, dê um passo para trás e sorria. A raiva é uma emoção poderosa, mas a risada também, pois afeta nossa mente. Conte uma piada, ria da situação ou use seu humor para amenizar um problema. [8] X Fonte de pesquisa Ela pode evitar algum stress ou dor de cabeça.
- Às vezes, situações tensas ou desconfortáveis podem melhorar com um toque de humor. Uma piada pode aliviar a tensão e deixar as pessoas mais confortáveis.
- Quando você estiver prestes a perder a cabeça, conte uma piada. Caso esteja brigando com seu irmão ou irmã, você pode dizer Estamos brigando por causa disso há 10 anos! Aparentemente, estamos presos na adolescência. .
- Se alguém rir do seu carro velho, você pode responder Com certeza você também não está tão bem quanto estava 15 anos atrás! [9] X Fonte de pesquisa
-
Abra mão do seu lado defensivo. Abra mão das coisas que imediatamente fazem você ficar na defensiva. Esqueça as críticas, julgamentos e inseguranças. Em vez disso, tire essas coisas das suas costas e veja o lado humorado delas. Nem todo mundo quer criticar ou provocar você. Em vez disso, dê um sorriso ou uma risada. [10] X Fonte Confiável HelpGuide Ir à fonte
-
Aceite quem você é. Você pode manter seu senso de humor tendo uma atitude despreocupada sobre si mesmo. Aprenda a rir de si próprio. Todos precisam se levar a sério às vezes, mas aprender a rir de si mesmo é uma forma de autoaceitação. Ninguém é perfeito e todo mundo comete erros. Não seja tão sério com você mesmo e mantenha uma vida bem-humorada.
- Ria das coisas que você não pode controlar, como sua aparência ou sua idade. Se você tem um nariz grande, tire sarro disso em vez de ficar irritado. Se for seu aniversário, ria das pessoas que lhe chamarem de velho. Mesmo que você não se sinta confortável rindo de si, não se apegue a essas coisas, mesmo se não puder mudá-las.
- Ria das suas gafes e constrangimentos. Isso ajuda a ver humor nas coisas inofensivas.
- Pense nos momentos constrangedores da sua vida. Tente encontrar uma forma de contar essa história de uma forma humorada, e não humilhante. Você vai precisar rir de si mesmo, e talvez exagerar ou dramatizar os acontecimentos.
-
Não seja tão rígido com as pessoas. O senso de humor é algo que deve ser compartilhado. Não se leve muito a sério. Aliás, use esse mesmo princípio com as pessoas ao seu redor. Saiba perdoar e concentre-se nas coisas positivas quando alguém cometer algum erro. Ria inocentemente dos erros deles como você faria consigo mesmo. Isso vai fazer você se sentir melhor e a pessoa vai se sentir mais aceita, o que pode melhorar seu relacionamento. [11] X Fonte de pesquisa
- Em vez de ficar bravo com um funcionário que sempre se atrasa para as reuniões, faça disso uma piada dizendo Ainda bem que você não é um piloto de avião. .
- Não se irrite se alguém fizer uma piada pesada ou agressiva. Ter senso de humor significa ignorar essas coisas e escolher sobre o que vale a pena se irritar.
-
Seja espontâneo. As pessoas são muito inseguras. Ter um bom senso de humor pode ajudar você a desafiar traumas e uma autoestima baixa. Ele ainda pode ajudar a se desligar dos seus problemas e superar inibições para que você possa viver a vida — independentemente de os seus esforços serem bem-sucedidos ou não. [12] X Fonte Confiável HelpGuide Ir à fonte
- Ter um senso de humor pode ajudar você a perceber que não há problema em parecer estúpido. Mesmo se isso acontecer, ria de você mesmo. Em seguida, sorria por tentar algo novo fora da sua zona de conforto.
Publicidade
-
Aprenda algumas piadas. Compartilhar humor com outras pessoas pode ser uma ótima forma de se conectar com elas. Se quiser tornar algumas festas mais humoradas, aprenda algumas piadas básicas. Você também pode pesquisar fotos engraçadas, declarações cômicas ou memes da internet para compartilhar com os convidados. Procure coisas que combinem com o estilo do seu humor. [13] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, tente algo do tipo: Qual é a diferença entre o rico e o pobre? É que o rico come caviar e o pobre come o que vier. [14] X Fonte de pesquisa
- Sabe o que o Batman falou para o Homem Invisível? Há quanto tempo não te vejo!
-
Procure humor nas coisas comuns. As pessoas tendem a rir das piadas que lidam com as situações do dia a dia, sobre o local em que elas moram e sobre as crenças delas. [15] X Fonte de pesquisa Faça uma piada leve sobre o clima da sua cidade para quebrar o gelo com as pessoas. Se vocês estiverem no mesmo ramo de trabalho, faça uma piada sobre a sua profissão.
- Quando estiver procurando algo para dizer, comente sobre o clima. Por exemplo, "Se não parar de chover, eu vou precisar ir de barco para o trabalho.".
-
Conviva mais com pessoas engraçadas. Pense sobre seus amigos engraçados. Como eles adicionam humor a uma conversa? Quais tipos de piadas eles costumam contar?
- Assista a um show de stand up comedy ou vídeos na internet. Concentre-se em como eles contam as piadas, nos tópicos e em como eles transformam situações cotidianas em algo engraçado.
- Observe as pessoas da sua vida que você considera engraçadas e descubra o que o faz gostar do humor delas, assimilando as características que achar melhores.
-
Pratique. Pratique contar as piadas para que você possa melhorar até soar mais natural. Comece fazendo isso com sua família e seus amigos. Diga a eles o seu objetivo e peça para serem sinceros. Escute com atenção quando eles disserem que suas piadas precisam ser melhoradas. Conforme for se sentindo mais confortável, saia um pouco da sua zona de conforto e comece a inserir humor em conversas com pessoas que você não conhece muito bem.
-
Cuidado para não ofender as pessoas. Ao desenvolver seu senso de humor, pense nos contextos. Você se ofende facilmente quando alguém conta uma piada? Seja contando uma piada ou rindo de outra, cuidado para não ofender ou machucar as outras pessoas. Ter um senso de humor significa abordar a vida com uma atitude bem-humorada. Você não deve usar outras pessoas para conseguir uma risada ou rir quando uma pessoa tira sarro de outra. [16] X Fonte de pesquisa
- Ao contar piadas, pense sobre o contexto delas. Essa é uma piada apropriada para um ambiente de trabalho, para um encontro ou para um grupo de pessoas? Ela vai ofender alguém?
- Saiba a diferença entre satirizar os grandes e as minorias. Fazer piadas com os grandes desafia o status quo. Fazer piadas com minorias reforça o status quo ao diminuir grupos que já são vulneráveis.
- Humor racista, machista ou negro pode ser extremamente ofensivo. Fazer piadas sobre a religião, visão política ou outras crenças também pode ser considerado ofensivo. Salve as piadas sem gosto e ofensivas na sua cabeça para aqueles amigos que gostam de qualquer coisa.
- O humor negro ou agressivo é utilizado para fazer críticas e manipulações por meio de provocações, sarcasmo e ridicularização. [17] X Fonte de pesquisa Eles talvez sejam engraçados quando direcionados a pessoas públicas, mas podem machucar bastante seus amigos e pessoas próximas. [18] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Dicas
- Aproveite as coisas que o fazem sorrir ou gargalhar. Essa é a melhor forma de desenvolver seu senso de humor.
- Continue bem-humorado! O humor é uma parte importante da vida.
- Tome o cuidado de fazer coisas engraçadas apenas na hora apropriada. Usar o humor na hora certa é crucial para fazer alguém rir. Nem todas as situações precisam de humor.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.researchgate.net/profile/Rod_Martin/publication/249929423_Humor_coping_with_stress_self-concept_and_psychological_well-being/links/54aae2710cf2bce6aa1d788d.pdf
- ↑ http://www.pbs.org/thisemotionallife/topic/humor/benefits-humor
- ↑ http://www.succeedsocially.com/funny
- ↑ http://www.danielbranch.com/10-tips-to-increase-help-you-increase-your-sense-of-humor/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/articles/200606/whats-your-humor-style
- ↑ http://www.succeedsocially.com/funny
- ↑ http://www.pbs.org/thisemotionallife/topic/humor/benefits-humor
- ↑ http://www.amanet.org/training/articles/Diffusing-Difficult-Situations-The-Unexpected-Response.aspx
- ↑ http://www.amanet.org/training/articles/Diffusing-Difficult-Situations-The-Unexpected-Response.aspx
- ↑ http://www.helpguide.org/articles/emotional-health/laughter-is-the-best-medicine.htm
- ↑ http://www.businessknowhow.com/growth/humor.htm
- ↑ http://www.helpguide.org/articles/emotional-health/laughter-is-the-best-medicine.htm
- ↑ http://www.danielbranch.com/10-tips-to-increase-help-you-increase-your-sense-of-humor/
- ↑ http://www.bspcn.com/2008/12/01/19-ways-to-enhance-your-sense-of-humor/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/articles/200606/whats-your-humor-style
- ↑ http://www.lessonsfromlois.com/view_article.php?articleID=1
- ↑ https://www.psychologytoday.com/articles/200606/whats-your-humor-style
- ↑ https://www.psychologytoday.com/articles/200606/whats-your-humor-style
Publicidade