PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Ter uma conversa interessante ou divertida em texto pode ser um pouco intimidante, principalmente se você estiver tentando fazer um novo amigo ou conquistar um pretendente. A chave para isso é não pensar demais e se sentir confortável falando sobre qualquer assunto.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Tendo uma conversa animada

PDF download Baixe em PDF
  1. Não é necessário reinventar a roda, basta perguntar o que a pessoa fez no fim de semana ou se ela assistiu ao último episódio daquela série para iniciar uma conversa. Caso escolha um tema que interesse ambos, como esportes, programas de TV ou as próximas eleições, você estará no caminho certo.
    • Não se pressione muito para escolher o melhor assunto logo de cara. Caso o assunto escolhido não renda, sempre é possível mudá-lo. Lembre-se de que há menos pressão para se manter uma conversa por SMS do que ao conversar por telefone ou pessoalmente.
    • Caso a pessoa pareça ocupada ou não morda a isca, escolha outro assunto que a animará.
  2. As pessoas amam quando são solicitadas e sempre ficam felizes em opinar, seja pessoalmente ou através de mensagens de texto. [1] Demonstre se importar com o que ela pensa para deixá-la feliz em manter a conversa. Foque-se mais em ouvir do que em falar.
    • Tente fazer perguntas abertas. Em vez de perguntar "Você gostou do filme?", pergunte "O que achou do filme?" ou "Por que não gostou do show?". Isso dá mais abertura para respostas. [2]
  3. Não é necessário deixar claro que está entediado, pois a outra pessoa pode perder o interesse e parar de enviar mensagens por acreditar ser a razão do seu tédio. Em vez disso, foque-se nas coisas positivas da vida e demonstre entusiasmo quanto ao assunto que estão discutindo.
    • Evite enviar mensagens repetitivas. É difícil manter uma conversa interessante quando se recebe sempre as mesmas respostas monótonas como "kkkkk", "rs", Ah", etc. Tente animar as coisas demonstrando interesse no que a outra pessoa diz.
    • Você pode utilizar emoticons ou exclamações para gerar mais entusiasmo, mas não é necessário exagerar.
    • Caso esteja passando por um dia ruim e não esteja muito animado, informe a pessoa.
  4. Lembre a outra pessoa de que há um ser humano por trás das palavras na tela do celular. Adicione emoticons ou use risadas em texto como "kkkk" e "rs", desde que isso combine com seu estilo de escrita. A ideia é que a pessoa identifique padrões únicos de escrita, afinal, ninguém fala como ninguém.
    • Não se preocupe muito em dizer o que a pessoa quer ouvir; é mais importante ser sincero do que criar uma fachada amigável.
    • Caso você seja naturalmente engraçado, deixe isso transparecer. Não tenha medo de soar um pouco ridículo, ninguém o julgará.
  5. Outro modo de entrar em uma conversa interessante é falar sobre o que está acontecendo. Mesmo que você esteja apenas assistindo televisão ou se preparando para ajudar sua mãe a assar uma torta, tente utilizar isso para iniciar uma conversa interessante. Isso também pode ajudá-lo a fazer com que a outra pessoa converse sobre o que ela está fazendo. Esse é um modo de se sentir próximo da pessoa e mais envolvido com a vida dela.
    • Demonstre mais interesse no que a outra pessoa está fazendo do que no que você está fazendo. Deixe claro que se importa com o que está acontecendo com ela.
  6. Isso pode ser mais fácil do que pensar em uma mensagem real, mas você dificilmente iniciará uma conversa assim. Não importa se está fazendo uma pergunta ou enviando uma resposta, utilizar apenas uma palavra não gerará uma conversa muito estimulante. Quanto mais palavras você utiliza, mais você terá para trabalhar na conversa.
    • Caso você envie uma mensagem assim, envie mais informações na sequência. Não há problema em falar utilizando frases curtas, desde que você mantenha a conversa.
    • Se não há mais nada para discutir sobre o assunto, dê sequência com uma pergunta aberta ou um comentário sobre um novo tópico.
    • Mesmo se a pessoa tiver feito uma pergunta fechada, você não precisa se limitar a responder "sim" ou "não". Diga "Sim, mas..." ou "Não, mas..." e elabore melhor sua opinião. Isso fará com que a conversa pareça mais flexível e dinâmica.
  7. Há um certo ar divertido sobre não saber o que a pessoa dirá em seguida. Surpreenda um amigo ou pretendente com uma resposta completamente inesperada ou uma pergunta que tenha vindo do nada. A espontaneidade é a chave para gerar uma ótima conversa!
    • Assim como nas conversas reais, não é necessário pensar demais em todas as palavras que utilizará ou as coisas ficarão arrastadas. Em vez disso, cite algo engraçado que aconteceu mais cedo ou o tema bizarro do documentário que assistiu na TV na noite anterior.
    • Olhe ao redor em busca de inspiração. Os itens mais simples e comuns encontrados em casa podem iniciar grandes conversas. Isso pode variar desde um guardanapo usado a um DVD.
  8. Apesar dos erros ortográficos ocasionais e das abreviações serem aceitáveis, não é divertido quando a pessoa precisa se esforçar para decifrar as mensagens. Evite utilizar a linguagem de internet, principalmente se estiver conversando com uma pessoa com quem nunca tenha conversado por texto; converse normalmente até que ela se acostume com seu estilo de escrita antes de utilizar algo muito coloquial. [3]
    • Nada acaba com uma conversa tanto quanto a outra pessoa pedir que você explique o que quis dizer.
  9. A conversa fiada é útil em uma hora de desespero, mas ela raramente rende discussões memoráveis. Em vez de dizer "Como está bom o clima hoje", tente pensar em algo mais original. Isso é ainda mais importante caso esteja tentando fazer um novo amigo ou conquistar uma pretendente; não diga algo que todos dizem.
    • Evite dizer coisas simples ou básicas demais como "E aí?", "Tive um dia longo hoje" ou "Estou cansado". Você precisa dar um pouco mais para a pessoa trabalhar caso queira se destacar.
  10. Caso esteja conversando com um velho amigo, você sempre pode trazer o passado à tona para rir um pouco ou para ter um momento nostálgico. É difícil errar ao falar coisas como "Você lembra quando..." ou "Sinto falta de quando...". Tome cuidado apenas para que os sentimentos não sejam nostálgicos demais ou vocês podem ficar incapazes de continuar a conversa por conta da saudade.
    • Isso pode soar um pouco aleatório no meio de uma conversa, mas caso queira dar gás a uma discussão com um amigo com o qual não conversa há tempos, dizer "Lembra-se daquela época em que..." pode ser a coisa perfeita.
  11. Adicionar uma foto engraçada, um áudio de uma música ou alguns efeitos sonoros com certeza fará com que vocês conversem e riam mais. Esse também é um ótimo modo de encerrar uma conversa divertida, pois fará com que a pessoa fique ansiosa para a próxima discussão.
    • Verifique apenas se a pessoa possui um aparelho capaz de receber fotos e efeitos sonoros, afinal, você não quer confundi-la ou deixá-la se sentindo abandonada ao enviar um vídeo ou imagem que ela não consegue ver.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Seguindo a etiqueta adequada

PDF download Baixe em PDF
  1. Você pode estar preocupado demais com o que dirá em seguida ou tão animado em compartilhar uma opinião que se esquece de ouvir o que a outra pessoa está dizendo. Talvez ela possua um segredo que queira compartilhar ou esteja preocupada, mesmo que não tenha dito isso explicitamente. Preste atenção no que é dito para responder de acordo.
    • Você não quer parecer egoísta ignorando os sinais de que a pessoa precisa compartilhar algo. Caso ela pareça não contar a história inteira ou algo muito excitante tenha acontecido, deixe que ela fale. [4]
    • Leia cuidadosamente o que foi escrito antes de responder, principalmente se a mensagem for longa. Evite parecer alheio à conversa perguntando algo que já foi dito.
    • Se a pessoa estiver falando sobre algo importante e sério, entre na conversa de cabeça. Caso um amigo esteja falando sobre a morte da a avó, ligue para ele e converse em vez de responder de qualquer jeito.
  2. Não se pressione ao conversar por mensagens. Não se preocupe em dizer a frase perfeita ou em contar a história mais hilária de todas. Ficar obcecado com isso fará com que você demore demais para contatar a pessoa ou para continuar a conversa; ela pensará que você está ocupado ou perdendo o interesse no papo quando na verdade você está preocupado com o que dirá em seguida.
    • É melhor manter a conversa natural e imperfeita do que gastar 10 minutos redigindo a melhor resposta de todos os tempos. Além do mais, você não sabe o que a pessoa está fazendo e talvez ela não possa responder mais quando receber sua mensagem.
  3. Se você começou a conversa agora ou se está no meio de uma discussão lenta, lembre-se de que a outra pessoa pode estar fazendo algo ou tendo outra conversa também. Não apresse as coisas ou pareça impaciente repetindo perguntas, enviando diversos pontos de interrogação ou sendo grosso até obter uma resposta.
    • Lembre-se de que o benefício de uma conversa por texto é ter um pouco mais de tempo para elaborar uma resposta. O lado negativo disso é que a pessoa pode não se dedicar tanto quanto o faria pessoalmente; é melhor aceitar isso em vez de agir de modo impaciente.
  4. Tome cuidado para que você não seja o único falar ou para não fazer perguntas demais. Assim como em uma conversa real, tente representar metade do que é dito e deixe que a pessoa compartilhe ideias próprias ao invés de sobrecarregá-la com as suas.
    • Lembre-se de que é mais importante ser interessado do que interessante. Em vez de dizer milhões de fatos fascinantes que aprendeu ontem, você se sairá melhor perguntando sobre o dia da pessoa ou sobre as experiências dela. Você não faz ideia do quanto as pessoas gostam de falar de si mesmas.
  5. Apesar das mensagens de texto serem perfeitas para quando não se tem nada melhor para fazer, evite enviar informações bombásticas por esse meio. Caso tenha uma notícia séria para compartilhar, seja ela boa ou ruim, ligue ou diga pessoalmente.
    • Prepare a pessoa emocionalmente para a gravidade da situação para não pegá-la despreparada.
    • Por exemplo, você está casualmente conversando com sua namorada sobre televisão e ela, do nada, anuncia que está gravida. Coloque-se no lugar da outra pessoa: como se sentiria se alguém desse uma notícia tão pesada por mensagem de texto?
  6. Lembre-se de que o relacionamento por texto pode ajudá-lo a se aproximar da pessoa, mas ele não pode definir a relação de vocês. Utilize as mensagens para conhecer melhor uma pessoa, mas não para substituir o contato humano. Por mais que você goste de enviar mensagens para um novo amigo ou interesse romântico, esforce-se para conversar por telefone e para passar um tempo com a pessoa caso queira que o relacionamento floresça.
    • É possível utilizar as mensagens de texto como ponto de partida para uma conexão real. Por exemplo, se vocês estão falando sobre um filme para o qual estão animados, pergunte coisas simples como "Quer ir assistir comigo?". Caso vocês estejam falando sobre quão entediados estão, diga algo como "Quer ir tomar um sorvete?". Não tenha vergonha, saiba que a pessoa provavelmente quer passar mais tempo com você também.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Encontrando assuntos interessantes para discutir

PDF download Baixe em PDF
  1. As pessoas amam ser solicitadas, pois isso faz com que elas pensem que possuem conhecimentos para compartilhar. Não é necessário se aconselhar sobre nada sério, apenas sobre algo que você saiba que a pessoa poderia ajudar. Essas são algumas perguntas que você pode fazer: [5]
    • "Estou indo para Natal pela primeira vez esse fim de semana. Alguma sugestão de lugares para comer por lá?"
    • "O que acha que deveria comprar pro aniversário do meu namorado? Estou sem ideias!"
    • "Que vestido devo usar para o baile? Não consigo decidir."
  2. Um modo de demonstrar que realmente se importa com a pessoa é perguntar sobre algo que vocês conversaram anteriormente. Isso mostra que você presta atenção nas conversas mesmo quando não estão falando por textos. Esses são alguns modos de se fazer isso:
    • "Ei, como sua vó está? Ela ainda está no hospital?"
    • "Você conseguiu aquela vaga para a qual se candidatou semana passada?"
    • "Como foi a viagem pra Recife? Sempre quis ir para lá."
  3. Outro modo de se iniciar uma conversa animada é sugerir uma atividade que vocês façam juntos.
    • "O que acha de assistirmos o show daquela banda cover do Queen mês que vem? Nós podemos nos vestir como nos anos 80..."
    • "Quer assistir o filme novo do Wolverine neste fim de semana? Fiquei sabendo que a pipoca é grátis no domingo!"
    • "Você já provou comida cambojana? Abriram um restaurante novo na cidade que parece barato e delicioso."
  4. Os elogios nunca são demais e não é necessário estar cara a cara com a pessoa para elogiá-la de modo significativo. Um pequeno elogio pode ser um ótimo modo de se iniciar uma conversa e demonstrar se importar. Desde que seja sincero e não faça a pessoa se sentir desconfortável, você se sairá bem. [6] Essas são algumas coisas que você pode dizer:
    • "Você mandou bem no jogo de basquete ontem. Fiquei impressionado."
    • "Amei a jaqueta jeans que vestiu hoje. Você fica muito bem em roupas retrô."
    • "Obrigado pela ajuda com a prova de matemática. Você é um ótimo amigo, eu não teria ido bem sem sua ajuda."
  5. Esse pode ser um ótimo modo de se conversar sobre algo que o interessa, para compartilhar informações divertidas ou para encorajar a pessoa a se juntar a você. Essas são algumas coisas que você pode dizer:
    • "Vou até o parque aquático com meu primo no fim de semana. Sempre achei que isso fosse coisa de criança, mas estou animado."
    • "Vou assistir uma aula de cerâmica no fim de semana. Isso deve ser bem legal."
    • "Vou para Bariloche com minha família no fim de semana. Nunca esquiei antes!"
  6. Caso ela tenha falado sobre uma prova, entrevista ou algum outro evento importante, envie uma mensagem para demonstrar que se lembra e para desejar boa sorte. Um pouco de encorajamento pode ser o que ela precisa para se dar bem e para se sentir importante para você. Essas são algumas coisas que você pode dizer:
    • "Boa sorte na prova amanhã. Tenho certeza de que se sairá bem!"
    • "Descanse bem antes da entrevista, hein? Você vai mandar bem."
    • "Detone no jogo de futebol hoje! Estarei torcendo por você."
    Publicidade

Avisos

  • Não envie mensagens enquanto dirige. Isso coloca você e aqueles ao seu redor em risco.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 190 031 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade