PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Terminar um relacionamento nunca é fácil. Embora muitas pessoas não acreditem, terminar com alguém é tão desgastante emocionalmente quanto levar um fora. Antes de tomar a decisão de se separar, analise todos os prós e contras. No entanto, se você já tem certeza do que deseja fazer, lembre-se de que aquela pessoa já foi o amor de sua vida. Seja honesto, mas jamais cruel. Demonstre compaixão, mas não dê esperanças. Com um pouco de sensibilidade e consideração, será possível terminar o relacionamento sem causar nenhum dano emocional. Além disso, ser cuidadoso é fundamental, pois você também poderá sair magoado.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Preparação

PDF download Baixe em PDF
  1. Não use uma ameaça de separação como uma maneira de ganhar uma briga. Caso as palavras saiam de sua boca, esteja preparado para segui-las. Do contrário, jamais as diga. Antes de tomar uma decisão, discuta os problemas da relação com a outra pessoa. Seja direto! Vários homens e mulheres sofrem calados por anos e nunca abrem o jogo com o parceiro. E é isso que acaba sendo a causa de muitas separações. [1]
    • Se realmente deseja terminar, faça uma lista de todas as razões. Aproveite também para esclarecer por que esses motivos não têm conserto.
  2. Não decida terminar no calor de uma briga nem quando estiver se sentindo nervoso por qualquer motivo. Além do mais, se teve uma semana horrível e está culpando o relacionamento por todos os problemas do mundo, acalme-se primeiro. Antes de se decidir de verdade, que tal conversar com familiares e amigos íntimos? Eles podem dar conselhos interessantes.
    • Depois de se decidir por terminar o namoro, não saia por aí espalhando para todo mundo. Tudo bem pedir conselhos para alguém íntimo e de confiança, mas a primeira pessoa para quem você deve realmente contar a decisão é o parceiro.
  3. Tanto você quanto a pessoa a ser dispensada precisam ter privacidade neste momento. [2] Por exemplo, não tenha essa conversa logo antes da pessoa sair para o trabalho. Uma dica interessante é terminar na sexta-feira para que a pessoa tenha o fim de semana para se recuperar do choque.
    • Jamais termine com alguém no restaurante favorito de vocês, por exemplo. Escolha um local neutro que não tenha significado para nenhum de vocês.
    • Decida ter a conversa em um momento no qual você esteja relativamente tranquilo. Não é uma boa ideia comunicar a decisão de se separar logo após uma reunião estressante no trabalho.
  4. A pessoa merece esse respeito, não importa o quanto você esteja temendo a hora H.
    • Se vocês tiverem um relacionamento a distância, é até aceitável terminar por telefone ou mensagem. O mesmo vale para uma relação abusiva e controladora . Se o ex tiver tendências violentas, terminar por telefone vai ser inclusive mais seguro para você.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Terminando o relacionamento

PDF download Baixe em PDF
  1. Você pode achar que, sendo menos incisivo, a pessoa vai se magoar menos. Porém, isso não é verdade. Claro que o término não precisa ser intenso e cheio de gritarias. Simplesmente diga que não quer mais seguir com o relacionamento e pronto. Do contrário, a pessoa vai querer discutir a decisão. [3]
    • Evite dar a ideia de que vocês estão "dando um tempo", pois o parceiro poderá criar esperanças de uma volta no futuro.
    • Lembre-se de que dizer coisas como: "Quem sabe a gente possa dar certo em outro momento..." não vai diminuir a dor da outra pessoa.
  2. Não saber o motivo da separação é péssimo, mas a pessoa também não precisa saber as dez coisas que você odeia nela. Fale a verdade, mesmo que você esteja se sentindo sufocado, manipulado ou desrespeitado. Não perca tempo tentando disfarçar a verdade.
    • O motivo mais complicado de uma separação é a falta de amor, pois isso quer dizer que a outra pessoa não tem culpa nenhuma. Nesse caso, continue apostando na sinceridade, mas seja o mais delicado possível.
    • Depois de dizer o motivo principal, você não é obrigado a entrar em detalhes, a menos que a pessoa esteja realmente confusa. Não há razão para discutir problemas do passado e piorar a situação.
    • Não faça o outro se sentir inseguro e sem valor. Por exemplo, não diga: "Quero um homem de verdade". Prefira: "Acho que você ainda precise desenvolver mais a autoconfiança".
    • Qualquer que seja o motivo, a outra pessoa provavelmente não ficará muito surpresa. Se vocês sempre tiveram uma boa comunicação no relacionamento, o choque não deverá ser tão grande.
    • Evite apresentar uma lista de motivos. Preferencialmente, vá direto ao problema fundamental. Por exemplo: "Não combinamos muito no que realmente importa", "Você não me apoia no trabalho", "Quero filhos, e você não".
  3. A outra pessoa provavelmente vai agir com raiva, choque ou pânico. Com a raiva, tente acalmar a situação e, claro, mantenha-se equilibrado o tempo todo. Fale baixo, mesmo se o ex começar a gritar. Se a situação sair do controle, vá embora e deixe a pessoa se acalmar sozinha. Nesse caso, deixe claro que você pretende voltar mais tarde e conversar. Não diga simplesmente: "Que se dane! Vou embora".
    • Ofereça consolo, se a pessoa precisar, mas não exagere. Se as coisas começarem a ficar inapropriadas, não deixe de falar. Você não quer voltar com a pessoa, não é? Tenha compaixão, mas seja firme e direto.
    • Caso não queira deixar a pessoa sozinha, ligue para um amigo em comum e explique a situação. Peça desculpas pela dor causada pela situação, agradeça o amigo e só.
    • Se o ex estiver furioso, diga apenas: "Não vai adiantar de nada a gente ficar gritando um com o outro. Já tomei a decisão e não vou mudar de ideia. Se acalme para a gente poder conversar. Que tal você me ligar mais tarde?". Se a pessoa decidir ligar, atenda. Se ela fizer perguntas, responda com calma. Seja civilizado e não faça nada para prolongar a dor da separação.
  4. Seja educado, mas deixe claro que tais limites não são negociáveis. Tudo bem terminar um relacionamento sem entrar em discussões infinitas sobre o que aconteceu de errado. Use a relação como aprendizado e oportunidade de crescimento.
    • Caso tenham amigos em comum, mas prefiram se evitar por um tempo, que tal discutir uma espécie de "guarda compartilhada"? Dessa forma, vocês poderão ver esses amigos sem precisar dar de cara um com o outro.
    • Se vocês costumam malhar no mesmo horário, por exemplo, que tal combinar uma mudança para que não se esbarrem na academia todos os dias? Não é preciso ser muito rígido nem organizado com isso, mas só uma conversa rápida já vai ajudar a evitar a dor de se encontrarem.
    • Se vocês moravam juntos, planejem um horário para o ex pegar as coisas dele sem que você precise estar presente.
  5. Um dos maiores erros na hora da separação é permitir que a agonia do fim se arraste para sempre. E para sempre. E para sempre. E para sempre. Uma coisa é lidar uma conta conjunta, por exemplo, mas outra bem diferente é chutar cachorro morto.
    • Quando vocês começarem a dar voltas e voltas no mesmo assunto, é preciso parar imediatamente. Diga: "Podemos conversar mais tarde" e vá embora.
    • Se a pessoa não conseguir entender o motivo da separação, experimente escrever uma mensagem. Diga o necessário e incentive o ex a responder para que a pessoa também se sinta ouvida. Poderá ser bem mais fácil conversar com essa distância entre vocês.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Vivendo a vida depois da separação

PDF download Baixe em PDF
  1. Isso só vai prolongar a dor causada pela separação. O melhor é que vocês passem um tempo longe um do outro. Depois de um tempo (três meses, um ano...), a dor de se verem não vai ser tão grande, e vocês vão conseguir construir uma amizade. Ainda assim, continue demonstrando sensibilidade e respeito, pois a outra pessoa pode não ter chegado ainda nesse mesmo momento que você. Se esse for o caso, não force a barra para criar uma amizade a todo custo. [4]
    • Se o ex disser: "Podemos ser amigos?" Responda: "Não, não podemos. É melhor a gente ficar sem se ver por um tempo". Se a pessoa insistir, esclareça: "Começamos como amigos, e a coisa evoluiu para bem mais do que isso. Para sermos amigos agora, teríamos que andar para trás. E eu não quero voltar ao passado. A gente tem que seguir em frente. É preciso distanciar essa separação de qualquer outro relacionamento que a gente venha a construir. Vamos respirar fundo e dar tempo ao tempo. Mais tarde, se a gente vier a se encontrar novamente, talvez possamos ser amigos." No entanto, lembre-se de que este precisa ser o último contato entre vocês. Não procure a pessoa novamente.
    • Informe os amigos comuns da separação e deixe avisado que, se o ex for convidado para alguma reunião, você não estará presente. Caso eles queiram ficar do lado da outra pessoa, tudo bem.
  2. Foi você quem quis terminar, mas isso não significa que esteja radiante de felicidade. Embora muitas pessoas não entendam, terminar com alguém é tão desgastante emocionalmente quanto levar um fora. Em alguns casos, a pessoa a tomar tal decisão fica inclusive mais magoada, pois se sente culpada.
    • Depois da separação, reserve um tempo só para você e aproveite para reavaliar a vida e o futuro.
    • Tudo bem passar algumas semanas chorando, escrevendo no diário ou sofrendo na cama. Porém, depois disso, é tempo de encarar o mundo outra vez.
    • Ligar para um amigo certamente vai fazê-lo se sentir melhor. Por outro lado, sair para beber até cair não vai adiantar muita coisa.
  3. Depois de semanas — ou até mesmo meses —, você naturalmente vai voltar a aproveitar a vida. Nesse momento, você e o ex provavelmente já resolveram tudo o que tinham para resolver. Portanto, é hora de se divertir com as amizades e a família. Além do mais, se dedique a interesses antigos ou descubra coisas novas para fazer.
    • No começo desta fase nova de sua vida, evite aquelas coisas que você e o ex faziam juntos.
    • Mude alguma coisa. Pode ser uma reorganização nos móveis da sala, uma limpeza no carro ou até mesmo um hobby diferente.
    Publicidade

Dicas

  • Tenha firmeza e seja completamente honesto para evitar que a pessoa crie esperanças de uma volta no futuro.
  • Se puder evitar, não discuta. Caso seja necessário, espere todo mundo se acalmar antes de começar a conversa.
  • Não faça jogos mentais nem comece a ignorar a pessoa antes de terminar com ela. Não fique enrolando; é melhor agir o mais cedo possível.
  • Passem algum tempo sem se ver e deixe o parceiro se recuperar antes de sair por aí com outra pessoa. Uma semana geralmente é um tempo legal, mas isso vai depender do envolvimento de vocês, do tempo de namoro etc. Se vocês já estavam juntos há mais de um ano, ou se a separação foi particularmente intensa, evite esfregar sua felicidade na cara da pessoa. Uma dica muito boa é evitar os lugares que você e o ex costumavam frequentar. Tenha maturidade e deixe a pessoa manter a mesma vida de antes. Lembre-se de que você quis terminar e, por isso, teve a vantagem de poder se preparar para a separação. Seja generoso e deixe o outro manter um pouco de estabilidade e dignidade.
  • Nunca termine com alguém depois de fazer sexo com ela. É doloroso para ambos e muito egoísta de sua parte.
Publicidade

Avisos

  • Evite dar esperanças para a outra pessoa. Se você tomou a decisão de seguir em frente, seja o mais claro possível na hora de comunicar exatamente isso. Caso o relacionamento ainda possa se salvar de alguma forma, não termine. Do contrário, se esforcem juntos para melhorá-lo. A separação não deve ser uma ameaça nem uma maneira de fazer o outro mudar.
  • Não diga: "O problema não está com você, está comigo". Isso é ofensivo e muito superficial, mesmo sendo verdade. A maioria das pessoas interpreta essa frase como: "O problema é você sim, mas eu não tenho coragem de dizer a verdade".
  • Não volte atrás se a pessoa começar a chorar. Lembre-se de todos os motivos pelos quais você tomou a decisão de se separar.
  • Nunca deixe o outro se sentindo completamente responsável pelo término.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 413 339 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade