PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

As pessoas abusivas quase sempre prejudicam aqueles que estão por perto. Se você precisa ficar sempre pisando em ovos ao interagir com alguém, talvez seja melhor encerrar essa amizade. Isso deve ser feito de forma clara, para que a pessoa entenda que você não está mais interessado na companhia dela. Lembre-se de que as pessoas tóxicas sempre tentam encontrar uma forma de voltar para a sua vida, então mantenha-se longe após o fim do relacionamento. Você também precisará de um tempo para se recuperar, e como o fim de uma amizade nunca é fácil, tente não se cobrar muito no processo.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Terminando o relacionamento de forma clara

PDF download Baixe em PDF
  1. O primeiro passo para se livrar de uma pessoa tóxica é admitir que há algo errado com a relação. Mesmo que você tenha decidido cortar laços com um amigo, talvez alguns pontos positivos da relação ainda o impeçam de tomar uma atitude. Saiba reconhecer que aquele relacionamento é tóxico e que ele não traz benefício algum para você. Isso o ajudará tanto a pôr um fim a esse relacionamento quanto a aumentar o seu nível de exigência no futuro. [1]
    • Pergunte-se se ainda existe alguma vantagem em manter o relacionamento. Talvez você não se divirta mais com essa pessoa e ela apenas o faça se sentir cansado e desgastado quando está por perto.
    • Aceite que não conseguirá mudar o outro. As pessoas tóxicas percebem quando alguém está se distanciando e tentarão de tudo para fazê-lo voltar. Lembre-se de que tais pessoas dificilmente mudarão, mesmo que jurem que o farão. Lembre-se disso para evitar ser arrastado de volta para esse relacionamento.
    • Ter dúvidas é normal e faz parte, mas isso não significa que você deva continuar esse relacionamento abusivo. Talvez você admire ou ame muito o seu amigo e ele realmente tenha certas qualidades, mas isso não significa que o relacionamento não será tóxico. É normal amar um amigo e mesmo assim decidir deixá-lo para trás.
  2. Terminar um relacionamento é difícil, principalmente quando se trata de uma amizade tóxica. Talvez o seu amigo tente negar as coisas erradas que fez ou tente convencê-lo do ponto de vista dele. Ao fazer um roteiro antecipadamente e treinar, você conseguirá ficar mais calmo e não se distrair ao confrontar a pessoa. [2]
    • Primeiro, escreva tudo o que você acha sobre o relacionamento. Depois, leia o que escreveu e tente escolher os pensamentos mais importantes e transforme-os em frases claras que expliquem bem a sua decisão.
    • Treine o roteiro algumas vezes. Treine em frente ao espelho ou simplesmente fale as palavras para si mesmo. Você não deve ler quando for confrontar a pessoa, então tente memorizar pelo menos a ideia principal do que está escrito antes de confrontar o amigo.
  3. Você deve deixar as coisas bem claras ao terminar o relacionamento abusivo. Pessoas tóxicas podem ser muito grudentas e controladoras e podem ter dificuldades para aceitar o que será dito. Ser o mais claro possível poderá ajudá-lo a pôr um fim ao relacionamento sem deixar dúvidas. [3]
    • Não é preciso ser agressivo. Mesmo que a pessoa tenha o machucado muito, ser agressivo de forma desnecessária pode desencadear uma briga. Tente ser claro sem ser ofensivo.
    • Diga o que sente e o que deseja nesse momento da forma mais clara possível. Você pode dizer, por exemplo "Sinto que esse relacionamento não está me fazendo bem. Eu me importo com você, mas está sendo muito difícil para mim manter essa relação. Acredito que cada um deva seguir o seu caminho".
  4. Faça antecipadamente uma lista dos limites que o seu amigo deve respeitar para que eles fiquem bem claros. Se você não quiser, por exemplo, que ele entre em contato com você, tente deixar isso bem claro. Nunca se desculpe por estabelecer limites, eles são importantes para o funcionamento de qualquer relacionamento saudável. [4]
    • Deixe os limites bem claros. Você pode dizer, por exemplo; "Eu gostaria de dizer que não quero manter contato com você por um tempo. Eu preciso de tempo e espaço para descansar a mente. Gostaria que você não entrasse em contato comigo no futuro".
    • Se precisar demonstrar os limites para outras pessoas, faça-o. Por exemplo, talvez você não queira mais ver essa pessoa quando sair com seus amigos, nesse caso, avise para eles. Diga algo como "Como vocês sabem, estou terminando a minha amizade com a Maria. Tudo bem se vocês continuarem saindo com ela, mas me avisem com antecedência se souberem que ela irá a um evento com a gente. Eu preciso de espaço, por isso não quero ver ela por enquanto".
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Limitando o contato

PDF download Baixe em PDF
  1. As pessoas tóxicas podem ter dificuldade para entender as suas necessidades em qualquer situação. Elas tem uma tendência de se aproveitarem da simpatia e confiança das pessoas, por isso, o seu amigo pode acabar tentando vê-lo novamente após o fim do relacionamento. Deixe bem claro que não deseja vê-lo no futuro e que não entrará mais em contato a partir desse momento. [5]
    • É normal ser um pouco rude nesse momento. Como já dito, você não deve ser agressivo, mas firme. Diga algo como "Eu não gostaria de vê-lo novamente, então por favor não tente mais falar comigo".
    • As pessoas tóxicas podem ter dificuldades para aceitar o fim do relacionamento e acabarem tentando fazer você mudar de ideia. Tente deixar claro que você estava falando sério ao dizer que não gostaria de estabelecer nenhum tipo de contato e ignore mensagens de texto, ligações e e-mails. Se precisar, bloqueie o número da pessoa.
  2. Não há razão para continuar interagindo nas redes sociais se você tiver retirado a pessoa da sua vida, por isso, delete, pare de seguir ou desfaça a amizade com ela nas redes sociais. Isso o ajudará a controlar melhor suas emoções ao não ver mais as atualizações de status da pessoa. [6]
    • Nem todo mundo deixa o perfil nas redes sociais no modo privado. Se o seu amigo não esconder os perfis dele no Twitter e Facebook do público, tente resistir à tentação de acessá-los de vez em quando. Isso só causará emoções negativas o fará se sentir mal.
  3. Pode ser difícil abandonar um relacionamento, mesmo que ele seja ruim. Uma pessoa abusiva pode ter colocado ideias falsas na sua cabeça, como a noção de que apenas ela pode entendê-lo. Se precisar criar uma motivação para si mesmo, basta se presentear com pequenas recompensas ao evitar o contato. [7]
    • Defina metas para si próprio e presenteie-se ao atingi-las. Por exemplo, se você ignorar as postagens da pessoa por uma semana, compre uma nova roupa. Se ficar um mês sem ver o Twitter dela, presenteie-se com uma refeição em um bom restaurante.
  4. Você não vai querer voltar para aquele relacionamento tóxico, mas essas amizades abusivas fazem você gastar muito tempo e energia. Por conta disso, você provavelmente sentirá falta daquela pessoa na sua vida e se sentirá sozinho ou confuso. Para preencher esse vazio, mantenha-se ocupado. [8]
    • Inicie uma nova atividade para se distrair. Pode ser tricô, costura, cozinhar ou qualquer outra coisa que o interesse.
    • Tente fazer novos amigos. Fazer amizades novas e saudáveis poderá ajudá-lo a se sentir mais feliz e confiante após abandonar a pessoa tóxica. Entre em um clube, seja voluntário ou vá sozinho a um evento para que você conhecer novas pessoas.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Lidando com as emoções

PDF download Baixe em PDF
  1. Após o fim de o relacionamento, você não se sentirá totalmente normal por um tempo. É importante reconhecer e sentir essas emoções, mesmo que elas sejam negativas, em vez de tentar reprimí-las.
    • Lembre-se de que os relacionamentos são difíceis. Ninguém estará completamente livre de sentimentos negativos após o fim de um relacionamento. Não tente pôr um fim a esses sentimentos ruins de uma hora para a outra, pois isso fará com que você tenha mais dificuldade de superar os problemas no futuro.
    • Lembre-se de que a base de um relacionamento é o crescimento pessoal. Você pode estar se sentindo mal agora, mas o mais importante é se esforçar para fazer as escolhas certas no futuro. Esse é o principal benefício dessa situação, mesmo que ela seja difícil.
  2. Ao deixar uma pessoa tóxica, procure a companhia de pessoas que o lembrem todas as coisas boas e positivas que um relacionamento pode proporcionar. Procure amigos que sejam capazes disso para que eles possam ajudá-lo a seguir em frente. [9]
    • Procure entre os seus amigos aqueles que sejam positivos e que o apoiem e faça planos com eles para sair e se divertir.
    • Seja sincero sobre o momento que você está passando. Diga que você acabou de terminar uma amizade e está precisando de um apoio extra.
  3. Muitas das pessoas que acabam participando de amizades tóxicas têm uma tendência natural a encontrar relacionamentos abusivos. Observe o seu histórico de relacionamentos com amigos, namorados e com a família. Você pode estar sempre fazendo um certo papel nessas relações que acaba sendo negativo para você. É importante tentar perceber esses padrões e se livrar dos comportamentos que os criam. [10]
    • Apesar de você não ser responsável pelo comportamento das outras pessoas, talvez exista um motivo que o torne vulnerável a pessoas tóxicas. Talvez você tenha uma tendência a ser muito passivo nos relacionamentos ou tenha dificuldades para expressar o que quer. Talvez um parente ou outra pessoa da família tenha se aproveitado da sua boa vontade quando era pequeno e isso o fez ser submisso naturalmente.
    • Entender porque você entra em relacionamentos negativos é a chave para quebrar esse padrão. Se você teve várias amizades tóxicas, um psicológico poderá ajudá-lo a resolver o problema.
  4. Não espere que tudo ficará bem da noite para o dia. Pode levar um tempo para você se recuperar, então não se cobre para que tudo fique bem logo e dedique a si mesmo um tempo para superar a situação. É normal ficar triste por alguns meses, mas lembre-se de que a tristeza será temporária e de que tudo ficará bem em algum momento. better. [11]
    Publicidade

Avisos

  • Se você se sentir deprimido por conta desse problema, não tenha medo de procurar um psicólogo ou psiquiatra.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 26 445 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade