PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A platina é um metal precioso bastante similar, ao olho leigo, à prata ou ao ouro branco. No entanto, ela tem diversas características que a tornam única: é mais dura que outros metais preciosos, de modo que resiste a arranhões, não mancha e é também mais densa que os demais metais preciosos. Para saber se um certo objeto é feito em platina, procure primeiro por um selo ou uma certificação. Se não for possível encontrá-lo ou não tiver certeza quanto ao que significa, faça o teste do arranhão ácido. Em último caso, pegue-o e leve-o a um joalheiro para descobrir de que tipo de metal se trata.

Método 1
Método 1 de 2:

Inspecionando o metal visualmente

PDF download Baixe em PDF
  1. Joias em platina pura ou compostas por ela em 50% ou mais devem estar marcadas por um selo de certificação. Se o objeto estiver marcado com a palavra " platina ", ele tem pureza de 95% ou mais. Mais comumente, você se deparará com um número como 850 ou 85 seguido por " Pt " ou " Plat ". Isto indica que 85/100 partes são de platina, ou seja, que tem pureza de 85%.
    • A joia de platina pode não ter qualquer selo se vier de um país que não requeira essas marcações ou se for muito antiga.
    • Qualquer metal composto em menos de 50% por platina não terá marcações como essas.
  2. Em comparação à prata, ao ouro branco e ao paládio, a platina tem uma coloração mais branca e brilhante. Compare-o a outro metal para ver as diferenças entre ambos. Ela é também mais resistente a arranhões, embora ainda possa sofrê-los. Dito isso, sua presença será provavelmente ínfima. Por fim, se o objeto estiver manchado é provável que se trate de prata, não de platina.
    • A cor e as qualidades visuais do metal indicarão se o metal é provavelmente composto por platina, mas faça outros testes para ter certeza.
  3. A platina não é magnética. Por isso, se o objeto sendo testado foi atraído por um ímã, você saberá que não se trata de platina. [1]
    • Ao notar uma ligeira atração magnética, é mais provável que o metal seja composto por ouro branco misturado com níquel.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Fazendo um teste de arranhões

PDF download Baixe em PDF
  1. Se não conseguir encontrar quaisquer marcações em sua joia ou não tiver certeza quanto a seu significado, compre um teste ácido na internet ou em uma joalheria especializada. Esse tipo de kit vem com uma pedra de toque e frascos contendo diferentes tipos de ácido. [2]
    • Muitos kits de teste ácido vêm com tipos diversos de metais. Isto pode ser bastante útil se você descobrir que o objeto não é de platina e quiser descobrir pelo que é composto.
  2. A platina é bastante difícil de riscar, então pode ser necessário passar a pedra algumas vezes e com um certo nível de pressão. Deixe uma marca visível com aproximadamente dois a quatro centímetros na pedra. [3]
    • Ela deixará um arranhão visível em sua joia, então é melhor escolher uma área pequena e discreta a fim de realizar o teste.
  3. Use sempre luvas para proteger a pele enquanto estiver lidando com ácido. Use o conta-gotas do frasco de ácido para colocar uma ou duas gotas sobre a marca do arranhão feito sobre a pedra. [4]
    • Volte a tampar o frasco imediatamente após o uso, deixando-o bem firme, e coloque-o de volta no kit para evitar derramamentos e acidentes.
  4. Se ele dissolver imediatamente no ácido, ele não é composto por platina. A platina retém a mesma cor e o mesmo brilho sob o ácido de testagem. [5]
    • Confirme que o ácido está à temperatura ambiente (22 °C) ou mais baixa. Se você aquecer o ácido, ele dissolverá a platina. [6]
  5. Faça novas marcas na pedra de toque para cada tipo diferente de ácido, testando um deles de cada vez. Se todos os arranhões forem dissolvidos, o objeto não é feito à base de platina, prata ou ouro branco. [7]
    Publicidade

Dicas

  • A platina é mais densa que outros metais preciosos. Ela trará uma sensação mais pesada em sua mão que a prata, o ouro branco ou o paládio.
  • Um joalheiro pode fazer testes para saber se um metal específico é platina e quais são os percentuais de sua composição com análises mais aprofundadas.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 12 098 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade