PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O linho é um tecido delicado que mancha com facilidade. É necessário tomar alguns cuidados especiais para tirar manchas de peças de linho, como toalhas de mesa, guardanapos bordados e vestidos de verão, sem estragá-las. Porém, o processo em si é simples e mantém o item limpo e com cara de novo.

Método 1
Método 1 de 3:

Tirando manchas recentes

PDF download Baixe em PDF
  1. Quanto mais tempo a mancha ficar na toalha de mesa ou em um vestido bonito, mais difícil será a remoção. Seja uma mancha de comida, de tinta ou de qualquer outra substância, é mais fácil removê-la do tecido antes que ela seque.
    • Para tirar algumas manchas antigas, pode ser preciso lavar a peça a seco.
    • Porém, a lavagem a seco pode estragar o linho, portanto é imprescindível tentar tirar a mancha o mais rápido possível, evitando a necessidade de métodos mais agressivos.
  2. Use uma faca de manteiga ou uma esponja para retirar os resíduos com delicadeza. Digamos que tenha derrubado geleia na toalha. Tire o máximo que puder com uma colher, diminuindo o trabalho na hora da limpeza. Esse é o primeiro passo antes de tirar a mancha. [1]
    • Não aperte e nem esprema o local manchado, pois assim a substância pode penetrar ainda mais nas fibras do tecido, dificultando a remoção.
    • Agite a toalha de leve para se livrar dos resíduos líquidos como vinho ou suco em vez de torcê-la.
  3. Com cuidado, use uma folha de papel-toalha ou um pano para dar batidinhas no local afetado, indo da borda da mancha em direção ao centro. Dessa forma, você impede que a substância se espalhe ainda mais. [2]
  4. Para obter melhores resultados, use um produto específico para remover manchas no lugar do sabão habitual. Provocar uma reação química é uma maneira eficiente de eliminar manchas do linho. Abra a peça em um local plano e ponha algumas folhas de papel-toalha ou um pano sob o local para absorver o excesso de líquido.
    • Aplique bicarbonato de sódio na mancha e pingue algumas gotas de vinagre. Dê batidinhas com um papel-toalha para absorver a umidade.
    • O suco de limão pode ajudar a clarear substâncias mais escuras. Esprema um pouco de suco no ponto manchado e deixe-o agir até notar o clareamento. Enxágue em seguida.
    • Também é possível comprar um produto específico para tirar manchas.
    • Não esfregue o local. O excesso de força ou pressão só faz com que a substância penetre ainda mais no tecido.
  5. Encha uma pia, tanque, banheira ou máquina de lavar com uma quantia suficiente de água morna para que a peça a de linho fique completamente submersa. A água quente só deve ser usada junto a um produto para tirar manchas, pois o calor por si só faz com que as manchas fiquem ainda mais fixas. [3]
  6. Como a água quente não é adequada para remover uma mancha sozinha, é preciso acrescentar um produto de limpeza. Você pode comprar uma opção específica para remover manchas ou fazer algo caseiro.
    • Uma receita caseira que pode ser usada é a seguinte: 1 colher de tira-manchas com oxigênio ativo, 1 xícara de sabão líquido, ¾ de xícara de amônia e 4 litros de água quente. [4]
    • O vinagre branco também ajuda a tirar a gordura. Use de ⅛ a ½ xícara, dependendo da quantia de roupa a ser lavada na máquina. [5]
    • Também dá para usar um detergente de louça neutro. Acrescente de ¼ a 1 xícara, dependendo da quantidade de roupa a ser lavada. [6]
  7. Ela deve ficar totalmente submersa e saturada de água. Deixa-a de molho por no mínimo uma hora ou durante a noite inteira. De vez em quando, mexa a água com uma colher de pau para agitar o conteúdo e diluir o produto. [7]
  8. Escolha o ciclo próprio para tecidos delicados na máquina e não use mais água quente para não danificar as fibras. Você pode adicionar mais vinagre branco, tira-manchas ou detergente de louça para combater manchas difíceis.
  9. A secadora é outra fonte de calor que pode assentar mais a mancha no tecido. Em vez de usar o equipamento, pendure a peça em um varal ao ar livre e não perca todo o trabalho que teve até o momento. Além de tudo, assim a roupa fica lisinha.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Tirando manchas antigas

PDF download Baixe em PDF
  1. Antes experimentar outros métodos, tente remover a mancha antiga como se ela fosse recente. Talvez dê para resolver o problema colocando a peça de molho e lavando-a em seguida na máquina ou à mão. Pode ser mais difícil caso o item tenha sido guardado da maneira errada.
    • Caso não tenha um tira-manchas, use apenas água fria. A água quente sozinha pode piorar o problema.
    • De vez em quando, veja se a mancha está saindo.
    • Para descobrir, esfregue o tecido entre os dedos de leve e veja se a substância está saindo. Seja delicado para não espalhar a mancha mais ainda.
  2. Se a mancha continuar no lugar depois de diversas lavagens e molhos, coloque a peça de linho no sol por algumas horas. A luz do sol também pode estragar e desbotar o tecido, por isso é importante ficar de olho. Retire o item do sol se ele começar a perder a cor original.
    • A peça pode estar totalmente seca ou levemente umedecida. Use um spray com água e alvejante sem cloro ou qualquer outro tira-manchas líquido. [8]
    • Não molhe o linho se for deixá-lo exposto ao sol. O tecido pode pegar um odor desagradável.
    • Os tecidos mais antigos podem estragar se ficarem expostos à luz solar direta, portanto pense bem antes de decidir se deve tomar essa atitude ou não.
  3. É melhor passar o item enquanto o tecido estiver um pouco úmido. [9] Após remover a mancha com sucesso, você pode usar calor sem correr riscos. Ligue o ferro de passar no ajuste para linho para não causar nenhum dano ao tecido. Depois de passar a peça, é mais fácil guardá-la sem que fique amassada.
    • Se passar uma roupa manchada, pode ter certeza que a mancha vai se fixar nas fibras.
    • Olhe bem toda a peça para ter a certeza de que não há nenhuma outra mancha escondida.
  4. Em qualquer situação, não é aconselhável colocar peças de linho na secadora. Use um varal de chão ou varal de corda para a peça secar ao ar livre.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Usando produtos caseiros para tirar manchas

PDF download Baixe em PDF
  1. Aplique suco de limão fresco e acrescente sal por cima. Deixe a peça no sol por algumas horas antes de lavá-la. De tempos em tempos, veja se a mancha está clareando. Se não estiver, adicione mais limão e sal. [10]
    • Tenha cuidado nos dias claros e ensolarados, pois o sol pode desbotar a roupa muito rapidamente. Programe um despertador para observar o progresso e impedir mais danos.
    • No caso de manchas difíceis, repita o procedimento várias vezes. Lave peça entre cada tentativa.
    • No caso de manchas grandes ou toalhas de mesa brancas e encardidas, misture o suco de limão com sal em um borrifador e pulverize a solução de leve em toda a peça. Deixe-a agir sob o sol para que o efeito seja uniforme.
  2. Faça a pasta com 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e uma quantia igual de água. Misture bem e aplique-a na peça sem esfregar. Depois que a solução secar e assentar por uns 15 a 30 minutos, raspe o excesso do produto e lave a peça de linho como de costume. [11]
  3. As manchas de óleo são uma das mais difíceis de tirar. Coloque amido de milho no local afetado e deixe-o agir por 15 minutos. Em seguida, recolha-o com uma colher e lave o linho no tanque com um pouco de detergente de louça ou na máquina de lavar usando o ciclo para roupas delicadas. [12]
    • Não coloque muito amido de milho. Basta cobrir a mancha com uma camada fina para que a gordura seja absorvida. Se não adiantar, repita a aplicação.
    • Na hora de lavar a peça, use água fria para não fixar o óleo nas fibras.
    Publicidade

Materiais Necessários

  • Tanque ou pia com água quente.
  • Um varal de chão ou de corda.
  • Bicarbonato de sódio.
  • Suco de limão e sal.
  • Detergente de louça ou tira-manchas.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 46 082 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade