Baixe em PDF Baixe em PDF

Ao quebrar um braço ou uma perna, você pode se perguntar agora como conseguirá cuidar de sua higiene. Tomar banho pode se tornar difícil com um gesso, mas o problema não é algo invencível. Caso tenha quebrado um membro, é importante manter o gesso seco durante o banho. Para isso, basta tomar alguns cuidados ao entrar e sair do chuveiro. Se o gesso acidentalmente se molhar, você pode entrar em contato com o médico para saber o que fazer.

Método 1
Método 1 de 4:

Deixando o gesso à prova d'água

Baixe em PDF
  1. Esta provavelmente é a forma mais fácil de se proteger a imobilização. Você pode perguntar a um médico ou farmacêutico a respeito desse produto. Muitas empresas vendem capas feitas exclusivamente para proteger o gesso da água. [1]
    • As capas de gesso geralmente são mangas compridas feitas à base de algum material à prova d'água. Para usá-las, basta colocá-las sobre o gesso. Elas vêm em tamanhos diferentes para servir a diversos tipos de gesso. O principal benefício desses produtos é que eles costumam ser bem mais resistentes do que outras opções, diminuindo a possibilidade de rasgos.
    • Algumas capas de gesso vêm com uma válvula que suga o ar do interior, criando uma selagem justa ao redor do gesso e trazendo uma proteção ainda maior.
  2. Na falta de uma capa, alguns objetos caseiros podem ser de grande ajuda. Sacolas plásticas seláveis podem ser colocadas sobre o gesso para impedir a entrada de água. [2]
    • Sacos de jornal ou de pão e pequenas sacolas de lixo podem ser boas opções. Você deve puxar a sacola sobre o gesso e selá-la por cima com um elástico ou uma fita adesiva. Elásticos são menos agressivos à pele e permitem que a sacola seja reutilizada depois do banho.
    • Veja se não há furos antes de usar a sacola para proteger o gesso.
  3. Se usar algum invólucro plástico e cobri-lo bem apertado, é possível selar o gesso. Cubra toda a superfície com o plástico e cuide para que não haja espaços abertos expondo o gesso. A seguir, firme-o em algum lugar com fita adesiva ou um elástico. [3]
    • Saiba que o plástico pode ser menos eficaz do que outros métodos. Embora se trate de uma opção relativamente barata, você pode acabar com espaços que expõem o gesso.
  4. Independentemente do método escolhido, este é um passo importante. Colocar uma toalha ou um pano perto do topo do gesso evita que a água passe para dentro do gesso. A água, se entrar no gesso, pode resultar em infecções de pele.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Explorando alternativas

Baixe em PDF
  1. Mesmo com muita proteção, há sempre o risco de que a água entre pelas aberturas do gesso. Se possível, tente mantê-lo longe da água por completo depois da lesão. [4]
    • Experimente usar uma banheira no lugar do chuveiro. Se estiver com o braço quebrado, pode ser mais fácil mantê-lo longe da água em uma banheira. Basta colocá-lo na borda da banheira enquanto você lava o restante do corpo.
    • Se prefere o chuveiro, tente manter o gesso longe da água corrente. Pode ser necessário deixar o membro longe do espaço de banho durante o processo.
    • No entanto, mesmo mantendo o gesso longe da água, evite tomar banho sem uma capa. Mesmo uma pequena quantidade de água pode causar danos ao gesso.
  2. Além de arriscar molhar o gesso, usar o chuveiro pode ser difícil depois de uma lesão. Essa dificuldade pode ser ainda maior se você tiver quebrado a perna. Caso seja possível, opte por banhos de esponja no lugar de usar o chuveiro. [5]
    • Se estiver cuidando de uma criança com gesso, você pode apenas lavar seu corpo com uma espoja até que ela se sinta mais confortável com o membro engessado.
    • Se já é adulto, tome um banho de esponja perto de uma pia. Caso haja alguém com quem você se sinta confortável, pergunte se ela pode ajudá-lo.
  3. O gesso à prova d'água geralmente pode ser submergido em água. Se sente que tem um risco maior de molhar o gesso, peça um à prova d'água para o médico. [6] [7]
    • Existem diversos tipos de materiais à prova d'água para se imobilizar o braço. Pergunte ao médico qual o melhor para o seu caso. Alguns podem funcionar melhor do que outros e ele certamente indicará os mais recomendados.
    • Lembre-se de que um gesso à prova d'água não é completamente imune à umidade. Embora possa suportá-la melhor do que a maioria dos outros tipos, ainda é importante tomar precauções ao tomar banho ou nadar. Tente molhá-lo o mínimo possível.
    • O gesso à prova d'água pode não ser apropriado se tiver uma fratura que precisa de mobilidade para se curar.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Tomando banho com a perna engessada

Baixe em PDF
  1. Você precisa sentar para tomar banho com uma perna quebrada. Muitas pessoas afirmam que as cadeiras de jardim são uma ótima opção, mas é importante que confirme os detalhes com o médico antes do banho. Pergunte qual é o melhor tipo de cadeira que pode ser colocado debaixo do chuveiro. [8] [9]
    • A cadeira deve ser firme. Se ela deslizar no chuveiro, isso pode resultar em mais lesões.
    • Você pode ter que colocar um tapete antiderrapante para evitar escorregamentos.
    • Peça a alguém com pernas saudáveis que teste a segurança da cadeira antes do banho.
  2. Se tem uma bengala ou um andador, use o apoio enquanto caminha rumo ao chuveiro. Fique de costas para ele e abaixe-se na cadeira. [10]
    • Use o que tiver à disposição para se apoiar. Se for seguro, apoie-se nas laterais do box ou na barra da cortina. Lembre-se, no entanto, de que algumas barras não estão presas na parede. Faça um teste para saber se ela está segura antes de tentar usá-la como apoio.
    • Sente na cadeira com cuidado e coloque a perna longe da água corrente. Gire o corpo de modo que fique virado para os controles do chuveiro.
  3. Você pode ajudar a direcionar a água para as partes do corpo desejadas e mantê-la longe do gesso. [11]
    • Se não tiver um chuveirinho, tome banho com o próprio chuveiro e um pano molhado. Tome cuidado para manter a água longe do gesso. Envolva-o sempre com uma capa antes de tomar banho.
  4. É importante que haja uma toalha por perto antes mesmo do começo do banho para que possa secar sem levantar. Você não quer que seus pés e mãos fiquem escorregadios enquanto tenta levantar da cadeira, certo. [12]
  5. Vire-se para a abertura do box, apoie-se em algo firme e levante-se cuidadosamente. [13]
    • Se tem uma cadeira de rodas, abaixe-se cuidadosamente para se assentar nela depois de sair do banho.
  6. Embora o Método acima seja seguro, o profissional deve ser consultado antes, pois só ele sabe o bastante de seu estado para avaliar o que é realmente seguro. Caso recomende não se abaixar em uma cadeira no chuveiro, ele pode dar conselhos quanto às práticas mais seguras de banho enquanto você usa o gesso.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Lidando com um gesso molhado

Baixe em PDF
  1. Seque-o o mais rápido possível para diminuir os danos sofridos pelo material e eliminar os riscos de uma infecção. [14]
    • Use um secador de cabelo para secar o gesso, sempre na configuração fria. A temperatura média ou morna pode causar queimaduras.
    • Na falta de um secador, use um aspirador de pó para secar o gesso.
  2. No caso de um acidente, converse com o médico imediatamente e marque uma consulta assim que possível. A água pode se infiltrar no gesso e causar uma infecção de pele. [15]
  3. O material é mais resistente à água e, quando molhado, geralmente pode ser limpo sem dificuldades. No entanto, a água ainda pode cair dentro da imobilização e causar uma infecção. Por isso, mesmo que esteja usando um gesso de fibra de vidro, é importante consultar o médico em caso de acidentes. [16]
    Publicidade

Dicas

  • Compre um chuveiro com mangueirinha removível, caso não tenha uma. Ela pode ser muito útil durante o banho com um gesso e, especialmente, no caso de uma perna quebrada.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 135 787 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade