Baixe em PDF Baixe em PDF

Às vezes, simplesmente é hora de mudar. Nossas rotinas ficam chatas, nossos hábitos ficam chatos e nossas vidas parecem ficar chatas. A boa notícia? Você pode começar a mudar isso agora. Basta lembrar-se de uma coisa: a única pessoa que tem que pensar que sua vida é interessante é você. Não importa o que deseja fazer, desde que funcione. Você está pronto para sacodir a poeira e dar a volta por cima?

Método 1
Método 1 de 3:

Desenvolvendo interesses dinâmicos

Baixe em PDF
  1. Há centenas de coisas diferentes que você pode fazer com qualquer orçamento. Se estiver meio sem grana, isso pode ser tão simples como pegar um pedaço de papel e lápis e aprender a desenhar coisas. Para quem está absolutamente zerado de grana e sem qualquer perspectiva, você pode começar caminhando em lugares calmos ou mesmo aprendendo sozinho HTML ou CSS. Se estiver disposto a meter a mão na carteira, tente aulas de dança, aprender a tocar um instrumento ou encontre uma maneira de elevar a sua adrenalina. Outras ideias são mergulho, natação, ioga, culinária, tiro com arco ou andar de bicicleta – e isso é apenas a ponta do iceberg. Pode parecer trivial, mas você pode, se quiser, inventar todo um novo estilo de vida para si mesmo e dar um nome a ele. Talvez você goste de balé, de ser emo e de criar peixes? Diga que é um Bailapeixemo! Isso pode fazer a vida parecer mais legal e interessante.
    • Ao manter-se ocupado com algo de que gosta, não só você vai ficar menos entediado e, portanto, ser uma pessoa mais feliz, mas isso vai fazer de você uma pessoa mais interessante de se ter por perto e poderá forçá-lo a fazer novos amigos. E mais, você vai ter uma habilidade incrível sobre a qual falar e para mostrar ao mundo.
  2. É possível adquirir educação através da internet. A tecnologia é incrível e não deixa espaço para desculpas. Existem grandes sites que oferecem cursos online gratuitos e também sites de universidades que deixam todo o conteúdo de determinados cursos online disponíveis. Isso não só vai mantê-lo ocupado como também vai manter a sua mente funcionando e expandir seus horizontes.
    • E não é como a faculdade, em que você “tem” que fazer certas aulas. Você pode navegar pela lista de aulas e escolher uma ou duas que considere fascinantes. E se não conseguir acompanhar? Não há nenhuma reprovação.
  3. Você já conheceu alguém que dedique seu tempo livre a indivíduos em situação pior do que ele? Provavelmente não muitas vezes, e, se você tiver, admirou-se com a atitude. Por que essa pessoa não pode ser você? Seja um voluntariado em um hospital, em uma casa de idosos ou apenas ajudando na doação de cães, você e o mundo serão melhores por isso.
    • Os atos de bondade vão ajudá-lo a se sentir melhor sobre si mesmo e sobre o que tem feito. Além disso, você estará cercado por pessoas interessantes de pensamentos semelhantes que também querem melhorar o mundo.
  4. Correr é ótimo. Ir à academia regularmente é maravilhoso. Mas e se a sua forma de exercício for escalada, ou pole dancing, ou caminhada cross-country? É bom para o seu corpo, sua alma, e isso faz de você muito legal. O que há para não gostar?
    • Essa é uma ótima maneira de entrar em forma e conhecer pessoas. Entre para uma organização de aventura ou uma equipe de escalada. Não está se sentindo tão louco? Que tal uma equipe regional de slamball ou um clube de equitação? Há muitos grupos por aí que são apenas para diversão e não requerem um grande nível de habilidade.
  5. Todos nós tendemos a nos colocar em pequenas caixas. Nós achamos que gostaríamos disso, que deveríamos agir assim, mas isso realmente não nos faz qualquer bem. Pense por um minuto em algo que nunca faria e, em seguida, pense em como seria fazê-lo. Você nunca faria nado nu? Faça. Nunca segurou uma aranha? Faça. Mesmo você pode se surpreender.
    • Não precisa ser algo assustador – poderia ser até mesmo ir a um show de música country, se isso for algo que você nunca faria. Trata-se de sair da zona de conforto e se tornar uma pessoa mais dinâmica. Dessa forma você poderá saber se de fato gosta de algo ou não.
  6. Bem, depois de terminar de ler este artigo. Prometa a si mesmo que vai limitar o tempo gasto no Facebook, Twitter e qualquer outro site que não esteja tornando a vida melhor. Pense em todas as horas que desperdiçou ociosamente rolando para baixo uma página quando poderia estar bolando alguma coisa, conversando com um membro da família ou ajudando um amigo. Ficar no computador pode ser privar a vida de ser mais interessante e você de ser uma pessoa melhor e mais equilibrada.
    • Não precisa ficar em abstinência – todos nós ainda precisamos de uma dose. Comece apenas limitando-se. Depois de passar 30 minutos ou uma hora por dia nos sites que acessa, pare. Vá ler um livro ou aprender aquela habilidade que vem tentando cultivar. Você não é obrigado a se entregar inteiramente. Se quiser, mantenha um diário com o registro de quanto tempo passa tendo uma vida interessante versus quanto tempo não gasta fazendo isso. Você pode se surpreender ao ver o quão interessante sua vida realmente é!
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Mantendo a vida agitada e emocionante

Baixe em PDF
  1. Não importa se outras pessoas pensam que você é interessante, só importa se você acha que é interessante. E tudo o que é necessário são poucos passos e uma rotina diferente. Portanto, acorde 15 minutos mais cedo de manhã, faça um café da manhã diferente e vá sentar-se na varanda com um jornal. Reserve um dia para ir ao cinema. Saia da rotina durante sua hora de almoço. Não precisa ser algo grande, apenas diferente.
    • Tente a cada dia pensar em uma coisa que pode fazer diferente. Seja tomando uma rota diferente para casa, fazendo o jantar pela primeira vez ou ligando para um amigo com quem não conversa há anos. Trata-se de surpreender a si mesmo, não as outras pessoas.
  2. Escolha coisas em sua área que você ache que poderiam ser interessantes e vá fazê-las. Geralmente há muitos eventos regionais, especialmente no verão, que não envolvem gastar muito ou qualquer dinheiro. Ao fazer essas coisas que não são parte de sua rotina, você vai manter-se surpreso e energizado.
    • Para encontrar esses eventos, leia jornais, procure na internet, veja folhetos na rua e nos cafés, e converse com amigos e estranhos. Você vai fazer conexões sociais e se sentirá duplamente produtivo.
  3. Quando for passar um feriado em qualquer lugar, o lugar que está visitando sempre parece muito mais interessante do que onde você mora. Mas, na realidade, há provavelmente bastante coisa para fazer onde você mora, você simplesmente não chegou a procurar direito, já que tudo esteve lá o tempo todo. Abra os olhos: o que está perdendo?
    • Vá até o escritório regional de informações turísticas e descubra o que os turistas fazem na cidade. Podem haver museus, passeios de barco, galerias de arte ou pontos que você nunca tenha notado ou em que nunca teve interesse anteriormente.
  4. Se continuar inventando desculpas para não poder socializar, então as pessoas vão simplesmente esquecê-lo e parar de convidá-lo para sair. Mesmo se você não for muito fã das pessoas que vão, ou dos lugares aos quais elas vão, tente dar uma chance e sair com elas de qualquer maneira. Não precisa ser toda hora – apenas de vez em quando.
    • Socializar com os amigos é uma subida instantânea. Se a vida estiver repleta de trabalho, trabalho e mais trabalho, deixe de lado a culpa e a responsabilidade por um dia e vá se divertir. Você merece.
  5. No domingo de manhã, você provavelmente costuma relaxar, sem fazer nada, entrando e saindo do Facebook, assistindo a um pouco de TV e basicamente descansando (espero, pelo menos). Sempre que achar que tem um momento como esse, use a oportunidade para ir fazer alguma coisa. Reserve uma noite em um hotel local. Encontre um bufê de café da manhã. Entre no carro e não planeje onde ir. Seja o seu próprio “surpresologista”.
    • Faça questão de reservar um dia dedicado a nada, para se recusar a fazer planos. Quando esse dia chegar, faça o que vier à sua cabeça. Pode ser um filme, uma viagem para as montanhas, ou algum lugar entre esses dois. Simplesmente ouça seus instintos.
  6. A organização não só vai mantê-lo ocupado como vai criar expectativa por uma boa noite, e então algo para recordar com alegria. Aqueles ao redor provavelmente vão trazer ideias de coisas que você deve tentar também.
    • Encontre oportunidades. Você saiu para ouvir música ao vivo? Compre uma bebida para o guitarrista e inicie uma conversa. Vá comer alguma coisa com os novos companheiros da equipe de slamball . Às vezes você tem que bater à porta da oportunidade, e não o contrário.
  7. Em vez de passar o fim de semana em casa (embora fins de semana sejam ótimos onde quer que esteja), planeje uma pequena viagem de dois dias. Você não precisa pedir folga do trabalho e não precisa gastar muito – pode até mesmo ser a meia hora de distância de onde passa toda a semana, em um hotel desfrutando do serviço de quarto. Basta sair e se divertir!
    • Existe algum lugar próximo que sempre quis visitar, mas nunca teve a chance? Leve isso como uma excelente oportunidade para riscar um item da lista. Mesmo que leve apenas uma tarde, está valendo. Dê uma de turista por um tempo, fugindo de tudo. É uma chance de relaxar, aprender alguma coisa e sair da sua rotina.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Sentindo-se de bem com a vida

Baixe em PDF
  1. As coisas na vida muitas vezes ficam confortáveis demais. Nós entramos em um emprego de que não gostamos, mas que paga as contas, um relacionamento que se desgasta, ou em um lugar onde não gostaríamos de estar. Se houver algo grande acontecendo em sua vida que o esteja empurrando para baixo, dê um tempo. Será difícil agora, mas será tão melhor depois.
    • Em momentos como esse, você tem que pesar os prós e contras. Você pode se dar ao luxo de se mudar ou sair do trabalho? O relacionamento está ruim e não é permanente? Certifique-se de que você tenha pensado em cada lado da equação antes de considerar fazer uma grande mudança.
    • Não consegue dar uma fugida? Então pense em algumas maneiras de tornar as coisas mais emocionantes. Peça um projeto no trabalho, viaje mais vezes ou faça coisas novas e loucas com seu parceiro. Tudo tem a capacidade de mudar.
  2. Uma casa arrumada é uma mente organizada, onde você pode finalmente abrir espaço para as coisas divertidas. Ao fazer isso você está mostrando a si mesmo que está mudando e desenvolvendo um novo e melhorado “eu”. Uma casa limpa também vai fazer com que se sinta bem consigo mesmo, com que seja mais organizado, com que veja mais os amigos sem sentir vergonha e com que economize tempo quando procurar as coisas.
    • Ao livrar-se de toda aquela bagunça, você vai tornar os quartos mais claros e maiores, o que consequentemente fará com que se sinta mais energizado e feliz quando se levantar pela manhã ou voltar do trabalho. Todo mundo deve apreciar o tempo em casa, e isso tornará essa tarefa mais fácil.
  3. Da próxima vez que for convidado para algum lugar ou tiver uma tarefa para realizar, não deixe que o cérebro se encha com coisas ruins. Se puder focar nos aspectos positivos, você desfrutará até das menores coisas. É muito fácil se afogar na negatividade, mas você nunca será feliz se apenas apontar o mal em tudo.
    • Se um pensamento negativo vier à cabeça, adicione um positivo ao final dele, e por fim o pensamento positivo virá naturalmente. Por exemplo, se você pensa “isso é muito difícil”, então pense “mas eu vou me sentir bem quando terminar”.
  4. A ideia de que sua vida não é interessante é um disparate. A vida de todo mundo é interessante de alguma forma, porque só você é você e não há mais ninguém que possa ter esse título. Tente concentrar-se no que é interessante para você, e não para os outros. Se não fizer isso, você ainda vai se sentir entediado e como se não fosse qualificado.
    • É por isso que sua definição de interessante é a única coisa que importa. Se você acha que ter quatro empregos e nunca dormir é interessante, vá em frente. Se sua definição significa viajar pelo mundo, vá em frente. Se ser interessante significa ter muitas habilidades diferentes, vá em frente. Todo mundo tem um conceito diferente – e você só pode aderir a um.
  5. Quando se trata de seu paladar, tenha duas coisas em mente:
    • Mantenha uma dieta balanceada. Uma dieta equilibrada é boa para a saúde e também para o humor. Uma dieta ruim causa quedas de energia, o que fará com que você se sinta grogue e doente. Além disso, ao saber que você está cuidando de seu corpo, você vai se sentir melhor a respeito de si mesmo, o que lhe dará mais confiança e o deixará feliz.
    • Diversifique. Encontre algumas novas receitas que queira tentar. Vá a um restaurante etíope na próxima sexta-feira. Tente sabores que você nunca experimentou antes. Fazer refeições curiosas quer dizer que você pode ser interessante três vezes por dia. Não muito esquisito.
  6. Seja uma sessão de mimos uma vez por semana, um banho quente ou repetições de respiração profunda, você precisa de algo para ajudá-lo a relaxar. Todo mundo precisa de tempo para relaxar depois de uma semana agitada, para escapar do trabalho ou das tarefas por algumas horas. Mesmo que sejam quinze minutos com um livro, isso conta.
    • Algumas pessoas são fãs de coisas como ioga e meditação. Outras preferem espairecer com um videogame. Não há maneira certa ou errada de relaxar, contanto que seja eficaz para você. Depois, você deve sentir como se tivesse se recuperado completamente e pronto pro jogo de novo.
  7. Evite pessoas que lamentem e se queixem de coisas o tempo todo. Procure pessoas com um bom senso de humor que tenham uma visão positiva da vida. Você verá que sua positividade é contagiosa. É provável que essas pessoas também estejam procurando coisas novas e interessantes pra fazer.
    • Outra boa ideia? Passe um tempo com a família. Conforme envelhecemos, muitas vezes percebemos que, quando éramos jovens e pensávamos que eles eram sem graça, nós na verdade apenas perdemos um tempo valioso com eles que nunca voltará. Eles provavelmente estão fazendo coisas interessantes também e adorariam levá-lo para um passeio.
    Publicidade

Avisos

  • Não se concentre tanto em tornar sua vida melhor ao ponto de esquecer de desfrutar o que você está fazendo!
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 40 862 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade