Baixe em PDF
Baixe em PDF
Se você comprou um kit de fibra de vidro, precisa saber como trabalhar com esse material. O primeiro passo é construir seu molde. A partir daí, é possível avançar para preparar seu tecido de fibra de vidro e trabalhar com o endurecedor. Usar fibra de vidro e resina de poliéster não é um processo intimidante quando feito de forma direta e simples; os detalhes deste guia complementarão bem as instruções do seu kit, garantindo resultados de qualidade.
Passos
-
Compre um "kit de fibra de vidro. " Ele deve conter a resina poli (poliéster), o endurecedor (catalisador) e o tecido para a resistência estrutural. Você pode comprar esses kits em home centers, lojas de departamento ou de autopeças em vários tamanhos, dependendo do seu projeto.
- O que é exatamente a fibra de vidro? Ela começa como um líquido, o qual é extrudado através de furos minúsculos, que o transformam em linhas de fios finos. Essas linhas são revestidas com uma solução química e empacotadas para formar mechas ou longos feixes de fibras. Adicione um pouco de resina e você tem uma fibra de vidro durável, flexível e forte. [1] X Fonte de pesquisa
-
Pense em um molde para sua fibra de vidro. Se estiver fazendo fibra de vidro para um projeto, como uma caixa simples, tigela ou outro modelo, monte um "molde" ou "fôrma" para que sua fibra de vidro, que começa na forma líquida, seja moldada corretamente. Se for fazer um conserto por conta própria em um barco ou carro,coloque fita adesiva no lado do reparo e aplique o revestimento de fibra de vidro resinosa diretamente no local.
-
Use espuma ou materiais flexíveis para moldes com formatos orgânicos. Blocos de isopor ou espuma de poliestireno funcionam melhor para objetos que tenham curvas ou outras formas não lineares. Basta cortar ou raspar a espuma do modo desejado, como um fundo de fonte, banheira de pássaros ou cúpula. Cubra o material com papel de cera e use-a para selar e juntar todas as partes, assim como para suavizar costuras ásperas.
-
Use papelão, madeira compensada, MDF ou outros materiais rígidos para fôrmas com configurações lineares ou geométricas. Esses materiais mais duros são melhores para projetos grandes, como casas de cachorro ou até mesmo barcos. Para isso, cubra toda a superfície com papel cera ou uma boa e uniforme camada de parafina. Cera de carnaúba também pode ser usada como um substituto à parafina.
-
Prepare o tapete de fibra de vidro ou tecido em folhas cortadas em tamanhos adequados para cobrir o seu modelo, permitindo bastante sobreposição nos lugares necessários para juntá-lo em cantos ou curvas acentuadas. O material ficará muito flexível quando a resina for aplicada, então não se preocupe se não conseguir fazê-la obedecer a uma modelo exato enquanto estiver seca.Publicidade
-
Meça uma quantidade apropriada de resina em um recipiente de metal. Uma lata grande ou tigela de metal funcionará, mas deve ser de natureza descartável. A resina pode ser misturada em um recipiente de plástico limpo, mas como ela gera calor quando se assenta, tome muito cuidado se usar um.
-
Adicione o endurecedor de acordo com as instruções da embalagem. Em um kit, você terá um "recipiente" ou balde de resina e um "tubo" pré-medido (como um tubo de cola) de endurecedor. Você pode usar seguramente uma proporção igual de cada material, isto é, metade do seu endurecedor e metade de sua resina ou alguma outra medida.
-
Agite minuciosamente esse material, tendo o cuidado de sacudir o fundo e as laterais, e não apenas no meio do recipiente, utilizando uma vara de pintura.
-
Coloque o tapete em seu molde e espalhe a mistura de resina por cima, com um pincel descartável. O tapete (ou tecido) parecerá derreter a resina conforme o espalha. Você pode usar o pincel e camadas adicionais de resina para formar a fibra de vidro com uma espessura de até 1/4 de polegada.
- Conforme você espalha a resina sobre o tapete de fibra de vidro, aplique-as nos cantos e pontos fracos com a mesma cobertura que aplainaria superfícies de fácil alcance. Se não conseguir uma boa cobertura nos cantos, por exemplo, sua fibra de vidro eventualmente desenvolverá fraquezas nessas partes.
-
Trabalhe o tapete e a resina completamente sobre sua fôrma até que ela esteja coberta uniformemente. Continue trabalhando até que tenha usado todo o seu material.Publicidade
-
Limpe quaisquer ferramentas ou escorrimentos com um solvente contendo acetona antes do material endurecer. A acetona é ótima para limpar fibra de vidro porque ela é forte e evapora rapidamente. Basta não absorver nenhuma parte da fibra de vidro em acetona e mantê-la longe de qualquer calafetagem, plástico ou borracha. [2] X Fonte de pesquisa
-
Repita os passos da aplicação do tapete e resina até que o projeto finalizado tenha a espessura desejada. A fibra de vidro geralmente é aplicada em camadas até que esteja grossa o suficiente para dar a força necessária que você deseja alcançar. Dependendo do seu projeto (deixe espaço para flexibilidade, é claro), tente pelo menos três camadas, mas não mais do que 10. [3] X Fonte de pesquisa
- Se possível, tente aplicar o tapete de fibra de vidro com as fibras orientadas em direções diferentes a cada nova camada. Esse material é forte cruzando seu eixo, mas fraco ao longo dele; se puder orientar os fios do tapete de modo que seus pontos fracos sejam distribuídos ao longo de vários eixos em vez de um único, você acabará com uma fibra de vidro muito mais forte.
- Lixe entre os passos para eliminar pontos ásperos, onde o tapete ou tecido possa se projetar pela resina.
-
Termine seu projeto revestindo com gel ou com um revestimento liso de resina. Então, pinte com um esmalte de poliuretano, se desejado.
-
Remova sua fibra de vidro da fôrma. Se cobriu seu molde com papel cera ou parafina, você deve ser capaz de descascá-lo de dentro para fora dele. A fibra de vidro não colará na cera.Publicidade
Dicas
- Curve todos os cantos se for capaz, já que é difícil trabalhar o tapete de fibra de vidro ao redor das curvas acentuadas.
- A temperatura afeta a velocidade de endurecimento da resina de poliéster, assim como a quantidade de endurecedor utilizada.
- Para garantir uma impregnação de resina ao tecido, tente prensá-lo entre duas grandes folhas de plástico claro. Use uma espátula de plástico ou um cartão de crédito velho para mover a resina por ele. Você também pode cortar seu tecido impregnado em uma forma ou tamanho específico desenhando sobre o plástico. Isso também facilita muito mais a limpeza.
- Grandes projetos podem ser construídos formando seções separadas e então aplicando fibra de vidro a cada uma e a resina para juntá-las.
Publicidade
Avisos
- Use luvas e óculos de segurança ao aplicar a resina e evite contato com a pele.
- A resina de poliéster (fibra de vidro) produz um calor significativo quando catalisada, especialmente se muito endurecedor for usado.
- Faça este projeto em uma área muito bem ventilada.
Publicidade
Materiais Necessários
- Malha de fibra de vidro o suficiente para cobrir o que você quiser.
- Kit de fibra de vidro.
- Pincel descartável.
- Luvas descartáveis.
- Recipiente de mistura descartável.
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 141 547 vezes.
Publicidade