Baixe em PDF Baixe em PDF

Heras ou carvalhos venenosos podem estragar um dia ao ar livre. Ao entrar em contato com suas folhas, caules ou raízes venenosas, sua pele pode ficar com erupções que coçam durante 1 a 3 semanas. Apesar do tempo ser a única forma de ver as erupções irem embora por completo, há várias maneiras de diminuir a dor e a coceira causadas pela exposição à era venenosa.

Método 1
Método 1 de 3:

Cuidados imediatos para a pele afetada

Baixe em PDF
  1. A hera venenosa pode causar uma reação alérgica através dos óleos que secreta. A área afetada sofrerá com irritação, inchaço e bolhas. [1]
    • Talvez você tenha algum problema ao respirar se inalar a fumaça de plantas venenosas sendo queimadas. Tome um anti-histamínico e procure ajuda médica imediatamente.
    • Se suspeitar que encontrou uma hera venenosa, recolha uma amostra e guarde num saquinho plástico para mostrar ao médico. Use luvas para colher a planta. Evite tocá-la.
  2. Tire suas roupas e, se possível, coloque-as em um saco de lixo. Lave-as separadamente o mais rápido possível.
  3. O álcool líquido vai ajudar a dissolver o veneno da era ou carvalho venenosos. Além de dissolver o veneno, o álcool impede que os óleos tóxicos das plantas continuem penetrando na pele. O alívio não será imediato, mas o estrago pode ser controlado.
    • Apenas aplique álcool líquido estando em um lugar bem ventilado, preferencialmente com uma janela aberta ou outra passagem de ar disponível. Os gases emitidos pelo álcool podem deixá-lo tonto.
  4. Nunca use água morna ou quente, senão seus poros se abrirão, permitindo a entrada de mais toxinas. Se puder, deixe a área afetada sob água corrente e fria por 10 a 15 minutos. Caso você esteja no meio do mato ao ficar exposto às plantas tóxicas, procure uma fonte de água corrente para se lavar. [2]
  5. Independentemente da área afetada, ela deve ser muito bem enxaguada. Se você tocou a região afetada ou se o veneno atingiu suas mãos, escove debaixo das unhas com uma escova de dentes para retirar resquícios de óleo tóxico. Jogue a escova fora depois.
    • Use detergente de lavar louça para remover os óleos tóxicos da área afetada. As toxinas são transferidas para a pele na forma de óleo. Logo, o detergente pode evitar que as erupções se espalhem.
    • Ao secar a área afetada com uma toalha, lave-a separadamente e imediatamente após o uso com o resto das roupas que entraram em contato com as toxinas das plantas.
  6. Apesar delas não serem contagiosas, o ato de coçá-las pode romper a pele e permitir a entrada de bactérias na ferida. Não toque e nem estoure qualquer bolha que se forme, mesmo que estejam soltando líquido. Se preciso, corte as unhas bem curtas e cubra área afetada para evitar que você acabe coçando sem querer.
  7. Aplique compressas frias ou geladas por 10 a 15 minutos. Procure não deixar o gelo em contato direto com a pele; ao invés disso, envolva o gelo em um pano ou uma toalha antes de usar sobre a pele. Deixe a pele secar naturalmente: é melhor do que secar com uma toalha.
    • Se precisar secar a região rapidamente, tudo bem pressionar uma toalha contra ela. Jamais esfregue a toalha no ferimento.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Tratando a coceira causada pelo veneno

Baixe em PDF
  1. Uma loção de calamina (Caladryl) ou um creme com hidrocortisona podem aliviar a coceira. Não use o remédio imediatamente depois de entrar em contato com as plantas (o ato de passar o creme pode espalhar o veneno). Espere algumas horas ou dias, quando a coceira começar. O creme de capsaicina, normalmente encontrado em farmácias para tratar artrite, arde um pouco na aplicação, mas suprime a coceira por horas.
    • Se estiver em um ambiente aberto e quente, o creme de hidrocortisona pode não funcionar. Experimente a capsaicina.
  2. Eles são usados no tratamento de alergias. Como o carvalho e a era tóxicos causam reações alérgicas em contato com a pele, tomar esse tipo de remédio pode ajudar. Eles normalmente oferecem um alívio médio para os sintomas causados pela hera venenosa, mas os medicamentos orais podem ajudá-lo a dormir. Tomados antes de dormir, eles oferecem uma combinação de efeitos anti-coceira e anti-tontura. Tome os anti-histamínicos apenas por via oral, sem usá-los na forma de creme tópico. Isso pode piorar as erupções.
  3. Use sais para banho que contenham aveia. Caso precise de uma solução rápida e não tenha tempo para ir ao mercado mais próximo, misture uma xícara de aveia com a água morna para a imersão. Evite usar água quente, principalmente logo depois de entrar em contato com o veneno. O calor da água vai abrir seus poros e permitir que as toxinas penetrem ainda mais na pele. [3]
  4. Quebre os grãos e cozinhe-os. Retire os grãos, deixe o caldo esfriar e aplique sobre a área afetada com um pano de algodão. Apesar de não haver estudos sobre este método, a soja tem se mostrado eficiente em reduzir as erupções e a coceira causadas pela hera venenosa.
  5. Também conhecida como babosa, ela é uma planta com folhas que lembram as do abacaxi, só que são cheias de uma seiva gosmenta com propriedades terapêuticas. Você pode cortar uma folha de babosa e aplicar a seiva diretamente sobre as erupções. Pode-se usar também um gel de aloe vera comprado em farmácias e perfumarias. Caso resolva comprar, confira se o gel ou loção tem pelo menos 90% de aloe vera. [4]
  6. Um dos muitos usos terapêuticos do vinagre de maçã inclui o auxílio na cura das erupções causadas pela hera venenosa. Misture partes iguais de vinagre e água e faça uma compressa fria com uma bola de algodão.
  7. Faça um creme com uma parte de água e três de bicarbonato. Passe o creme nas erupções da pele para que o líquido das bolhas saia. Deixe o creme de bicarbonato secar naturalmente e as bolhas se romperem. A “casquinha” das bolhas rompidas deve cair naturalmente, sem puxar. Passe o creme de novo regularmente (a cada 2 horas, por exemplo) para garantir um resultado melhor.
    • Mantenha em mente que o bicarbonato pode irritar sua pele, especialmente se você for sensível. Só experimente o produto se não for sensível ao bicarbonato.
  8. Use iogurte ou manteiga na pele, exceto se você for alérgico à proteína do leite. As proteínas do leite vão atrair o líquido das bolhas para fora.
    • Use apenas iogurtes integrais sem sabor, que contêm um número baixo de conservantes e outros elementos químicos.
  9. Faça um banho de imersão para a região afetada, usando 12 saquinhos de chá de camomila. A camomila tem propriedades anti-inflamatórias. Deixe a parte afetada em imersão por 20 minutos para ajudar a diminuir a coceira e o desconforto. Se preferir, você pode também fazer uma compressa com o chá bem forte e uma bola de algodão várias vezes durante o dia.
  10. Pressione levemente a casca gelada de uma banana ou de uma fatia de melancia. A melancia age como uma compressa gelada, e seu suco ajuda a secar as bolhas. Já a casca de banana tem ação refrescante e anestésica.
  11. Umedeça uma bola de algodão no café gelado e use para tocar de leve na erupção. Só pode ser café gelado. A bebida contém ácido clorogênico, um anti-inflamatório natural.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Prevenindo exposições futuras

Baixe em PDF
  1. Aprenda a identificar as plantas venenosas . Evite plantas com as seguintes características:
    • A hera venenosa tem 3 folhas brilhantes e um caule vermelho. Ela cresce como uma trepadeira, normalmente na beira de rios ou lagos.

    • O carvalho venenoso cresce como um arbusto e tem 3 folhas, assim como a hera venenosa. Ele é nromalmente encontrado na costa oeste dos Estados Unidos.

  2. Eles não são sensíveis às toxinas da hera ou do carvalho venenosos, mas se os óleos com as toxinas ficar retido nos pêlos dos animais, eles podem afetar a quem for mexer com os bichos. Use xampú especial para animais e luvas de borracha para dar o banho.
  3. Caso você esteja fazendo uma caminhada ou acampando em uma área com lantas venenosas, leve garrafas extras de água gelada e de álcool líquido. Aplicados imediatamente após a pele entrar em contato com o veneno, eles podem diminuir bastante a dor e a extensão das áreas afetadas..
  4. Camisetas de mangas compridas, calças compridas e meias. Prefira calçados fechados e sempre leve uma muda extra de roupa para o caso de acidentes.
    Publicidade

Dicas

  • Caso uma criança entre em contato com a hera ou o carvalho venenosos, corte as unhas dela bem curtas. Assim você evita que ela se machuque ao coçar as áreas afetadas.
  • Não queime heras venenosas. O óleo da planta libera gases tóxicos e, se inalado, pode causar erupções no tecido pulmonar. Em casos extremos, a consequência pode chegar a resultar em parada respiratória. Melhor não arriscar.
  • Não deixe de lavar as roupas, ferramentas ou animais que entraram em contato com as plantas venenosas. O veneno da hera e do carvalho pode resistir por até 5 anos após o contato. Nesse meio tempo, ele pode provocar uma reação alérgica em quem entrar em contato com as roupas, objetos ou animais contaminados.
  • Tanto a hera quanto o carvalho venenosos estão relacionados à árvore da manga. Caso você tenha um histórico de dermatite causada por essas plantas, evite entrar em contato direto com a árvore. Peça a alguém para colher as mangas para você. Assim você evita erupções vermelhas que coçam e soltam líquido.
  • Passe desodorante spray nas pernas e braços antes de sair ao ar livre. O desodorante vai fechar seus poros e evitar que o óleo tóxico das plantas penetre na pele.
  • *Elimine heras venenosas e carvalhos venenosos em seu jardim cavando pequenas plantas ou cortando plantas maiores até o nível do chão. Você pode borrifa-las com herbicidas contendo glifosato ou triclopir. Utilize camisas com mangas compridas e luvas ao trabalhar com plantas venenosas.
Publicidade

Avisos

  • Ligue para o 192 caso sinta dificuldades para respirar ou engasgamentos. Você terá de ser internado emergencialmente caso seja exposto à fumaça das plantas venenosas queimadas.
  • Jamais queime heras venenosas, carvalhos venenosos ou sumagres venenosos para se livrar deles. As resinas podem flutuar através da fumaça que, quando inalada, pode causar sérias reações alérgicas.
  • Procure um médico caso a alergia atinja olhos, boca, nariz ou genitais, ou se as bolhas cobrirem mais do que 1/4 de seu corpo. Procure um médico se as reações não desaparecerem após alguns dias, se elas piorarem ou se elas bloquearem seu sono. O médico pode prescrever corticosteroides que aliviarão a coceira.
  • Procure um médico se sua febre passar dos 38°C, se bolhas amarelas ou pus surgirem ou se você desenvolver sensibilidade na região afetada. Todos esses sintomas indicam uma infecção. [5]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 79 643 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade