Baixe em PDF Baixe em PDF

Seja por uma lesão ocorrida durante a prática esportiva ou por um simples acidente em casa, uma unha quebrada pode ser uma experiência dolorosa. Essa lesão pode variar de um simples trinco na unha até a perda completa dela. Felizmente, muitas vezes o problema pode ser tratado em casa com a higienização e o cuidado apropriados, mas antes é preciso reconhecer se há sinais que indiquem a necessidade de um médico.

Método 1
Método 1 de 3:

Tratando a lesão em casa

Baixe em PDF
  1. Caso haja uma parte da unha pendurada, corte-a com cuidado usando um cortador de unhas o mais próximo possível da cutícula ou da parte que ainda esteja presa. [1] Corte-a no sentido da lesão.
    • Lixe a parte que sobrou para que a unha fique uniforme. Assim, você evita que ela prenda em meias e lençóis.
    • Não "arranque" a unha ao cortá-la, pois você não quer causar sangramentos. Se não conseguir cortar a unha sem atingir a pele, procure um médico.
  2. Aplique um pouco de pressão diretamente sobre o local que está sangrando com um pano limpo ou com gaze. Mantenha a pressão na região por dez minutos ou até o sangramento parar.
    • Caso o sangramento não tenha diminuído após 15 minutos de pressão, procure atendimento médico.
    • Nem todas as unhas soltas são causadas por lesões. Se estiver lidando com algum fungo, você provavelmente não precisará lidar com sangramentos.
  3. Lave o dedo com água morna, sabão e uma toalhinha e esfregue a região com cuidado se a parte machucada estiver suja. Retire o sangue seco ou resíduos da lesão. [2]
    • Seque a área com cuidado dando batidinhas leves com uma toalha. Não esfregue o dedo, pois assim é possível aumentar o sangramento.
  4. Quando o dedo estiver limpo e seco, aplique uma pequena quantia de uma pomada antibiótica — como Neomicina, Bacitracina ou Polimixina B — ou vaselina em toda a região machucada. É possível comprar tais pomadas na farmácia sem receita médica. [3]
    • Essas substâncias também estão disponíveis na forma de creme. Não deixe de comprar a pomada, pois ela ajuda a evitar que o curativo grude no machucado.
  5. [4] Aplique gaze ou curativo sobre o dedo machucado e passe esparadrapo sobre ele para manter tudo no lugar. Troque o curativo diariamente ou sempre que ele molhar.
    • Não faça um curativo muito apertado a ponto de deixar o dedo vermelho, roxo ou insensível. Ele deve ficar no lugar e ser justo, mas sem que o aperto seja desconfortável.
    • O ideal é colocar um curativo novo no dedo todas as noites antes de ir dormir. Dessa forma, é possível evitar que a unha lesionada enrosque no lençol ou que você bata o dedo dormindo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Diminuindo o desconforto

Baixe em PDF
  1. No dia da lesão, aplique gelo a cada duas horas por 20 minutos de cada vez para diminuir a dor a o inchaço. [5] Encha uma bolsa plástica com cubos de gelo e enrole-a em uma toalha antes de aplicá-la no dedo para que não fique muito frio.7
    • Sempre envolva a bolsa com gelo em uma toalha para evitar machucar a pele.
  2. No primeiro dia, aplique gelo por 20 minutos de três a quatro vezes por dia. Caso o dedo esteja latejando, deite-se e eleve o pé em uma pilha de travesseiros, deixando-o acima do nível do coração. [6] Essa medida deve ajudar a diminuir bastante o inchaço.
  3. O ibuprofeno e o naproxeno sódico diminuem o inchaço e melhoram a dor. É possível comprá-los em uma farmácia sem receita médica. Basta tomá-los seguindo as instruções da bula.
    • Caso você tenha uma doença cardíaca, problemas renais, pressão alta ou histórico de úlceras no estômago, fale com um médico antes de tomar esses remédios. [7]
  4. Sapatos apertados colocam uma pressão desconfortável na unha quebrada. Use calçados que deixem os dedos livres ou que sejam mais largos para aliviar essa pressão e acelerar a cura. Faça isso pelo tempo desejado para manter o conforto.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Indo ao médico

Baixe em PDF
  1. Não importa o quanto você tiver cuidado da lesão, ainda assim é possível ter uma infecção. Sinais de infecção no local são listras vermelhas saindo do dedo e subindo até o pé ou perna, além de uma possível febre de 38 ºC ou mais e pus – uma secreção branca ou amarelada que sai da ferida. Vá ao médico se houver qualquer um desses sintomas, pois infecções podem ser graves. [8]
    • O médico deve prescrever antibióticos se for o caso de uma infecção. Siga a orientação e tome o remédio pelo tempo necessário.
  2. Consulte um especialista caso a dor seja tão forte a ponto de atrapalhar o sono e as atividades diárias, se não melhorar duas horas após tomar analgésicos ou se piorar com o tempo. Obtenha ajuda se o inchaço piorar ou não melhorar depois da medicação, aplicação de gelo e elevação do pé.
    • É normal o dedo inchar um pouco, especialmente momentos após a lesão. Porém, procure o médico se o inchaço for grave ou se ele piorar com o tempo, especialmente se sinais de infecção acompanharem o quadro.
    • Faça perguntas como: "Meu pé está doendo mais hoje do que ontem e o remédio não está ajudando. Isso é normal?" ou "Esse inchaço é normal?".
  3. Às vezes, a lesão na unha pode causar um "hematoma subungueal", ou seja, sangramento sob a unha, o que cria uma pequena bolsa de sangue no local, causando desconforto devido à pressão. Essa lesão parece uma mancha preta ou arroxeada embaixo da unha. Se o hematoma tiver apenas ¼ do tamanho da unha, provavelmente ele vai passar por conta própria, mas, caso contrário, vá ao médico, pois pode ser preciso drenar a unha para prevenir dor e lesões futuras. [9]
    • O médico deve fazer um buraco muito pequeno na unha para deixar o sangue sair. Esse procedimento não deve doer e a drenagem do sangue ajuda o dedo a ficar melhor ao aliviar a pressão.
  4. O crescimento posterior da unha depende do nível de dano ao leito ungueal. Caso você fique preocupado com a aparência da unha quando ela voltar a crescer, fale com o médico sobre a possibilidade de uma cirurgia pequena no leite ungueal. Consulte-o também caso você note danos visíveis ao tecido em volta da unha, como lacerações. A unha pode não voltar a crescer ou ficar diferente se o leite ungueal ou a matriz da unha forem muito danificados, mas alguns problemas podem ser corrigidos.
    • Não tente cortar a unha se achar que vai causar um sangramento com isso.
    • A unha pode levar de 6 a 12 meses para crescer totalmente. [10]
  5. Obtenha ajuda médica se você ficar mais de 15 minutos tentando tirar resíduos da lesão e não conseguir limpar tudo. É fundamental limpar completamente a ferida para evitar infecções, portanto, se você não conseguir fazer isso sozinho, é preciso de ajuda especializada.
    • Dependendo da maneira como você machucou o dedo, também pode ser preciso tomar a vacina antitetânica.
  6. Muitas lesões que fazem a unha cair também podem provocar a quebra de ossos. Verifique o dedo machucado para ver se é possível dobrá-lo e endireitá-lo completamente. Caso não seja possível, ou se ele estiver em um ângulo estranho, pode ser que haja uma fratura. Obtenha cuidados emergenciais a fim de realizar uma radiografia e tratar a lesão do modo adequado.
    • Unhas quebradas tipicamente saram por conta própria se você seguir o tratamento correto.
    Publicidade

Dicas

  • Se a unha estiver muito danificada, ela pode cair por completo dentro de uma ou duas semanas, o que é normal. Deixe-a cair naturalmente em vez de tentar removê-la à força. [11]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 195 149 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade