Baixe em PDF
Baixe em PDF
Manter os níveis certos do fluido de freio é parte vital para que o sistema de frenagem funcione. Por isso, recomenda-se que os motoristas troquem o fluido de freio a cada dois ou três anos. [1] X Fonte de pesquisa Por sorte, reabastecer o fluido de freio é uma tarefa relativamente simples, que a maioria dos motoristas conseguem fazer sozinhos, com pouco tempo, dinheiro e esforço. Tudo que você precisa é de um fluido de freio DOT 3 ou DOT 4 de boa qualidade e um conhecimento básico sobre carros para começar.
Passos
-
Estacione o veículo em uma superfície reta e desligue o motor.
- Antes de começar, certifique-se de que o freio de mão está puxado . Ainda que o risco de o carro começar a andar sozinho seja insignificante nesse procedimento, é melhor prevenir que remediar.
- Para carros com câmbio manual, coloque o carro na primeira marcha e puxe o freio de mão.
-
Encontre o reservatório do fluido de freio sob o capô.
- Depois de desligar o carro, levante o capô e encontre o reservatório de fluido de freio. Ele normalmente é pequeno, de cor clara (com uma tampa escura) e localizado sobre o canto lado do motorista, no motor.
- O reservatório de fluido de freio ficar encaixado no cilindro mestre do freio: olhando de fora, ele parece um pequeno bloco ou tubo de metal perto da parte traseira do motor. [2] X Fonte de pesquisa
- A maioria dos reservatórios tem instruções na tampa. Em se tratando de repor o fluido, siga essas instruções. Esse artigo foi escrito para casos gerais e pode não estar preciso para todo carro, mas as instruções do fabricante do seu carro são precisas para você.
-
Limpe a tampa e a parte superior do maquinário antes de abrir o reservatório e examinar o nível de fluido.
- Veja se realmente precisa de mais fluido: a maioria dos reservatórios vem com marcas de “mínimo” e “máximo”.
- Em alguns carros mais novos é possível monitorar o nível de fluido de freio mesmo com o reservatório fechado. Nesse caso, basta ver os níveis na parte externa do tanque.
-
Siga esses passos caso o fluido de freio esteja sem cor ou em pouca quantidade.
- Se o fluido estiver abaixo do nível “mín”, é hora de colocar mais fluido. Pode ser bom fazer uma revisão nos freios: queda nos níveis de fluido de freio pode ser sinal de problemas com o sistema de freio como um todo, como pastilhas gastas.
- Outro detalhe para atentar é a cor do fluido. Quando ele está novo, ele é claro, um pouco amarelado. Com o uso, ele fica mais escuro, por acumular impurezas. Se o seu fluido de freio estiver marrom ou preto, colocar mais fluido não basta: é necessário drenar o fluido antigo e colocar um novo. [3] X Fonte de pesquisa Esse é um bom sinal de que é hora de limpar o sistema de fluido do freio. Adicione o fluido para encher completamente o sistema.
- Se houver fluido o bastante e ele não estiver com a cor alterada, você pode não fazer nada, a menos que esteja com revisão marcada. Nesse caso, apenas guarde a data dessa revisão para referências futuras.
Publicidade
-
Use fluido de freio apropriado.
- Cheque o manual do proprietário para saber se há instruções específicas quanto ao tipo de fluido de freio. Para a grande maioria dos veículos, um fluido padrão DOT 3 ou DOT 4, à base de glicol, serve.
- Alguns sistemas de freio exigem fluido DOT 5, que, por ser à base de silicone, tem uma composição química diferente do DOT 3 e do DOT 4. O senso comum sobre manutenção de carros diz que DOT 5 jamais deve ser misturado com DOT 3 e 4, ou usado em sistemas feitos para esses fluidos, pois pode danificar os freios. Entretanto algumas evidências anedóticas vão contra essa ideia.
-
Retire a tampa do reservatório e coloque o fluido de freio.
- Limpe a tampa do reservatório com um pano sem fiapos para remover sujeira e fragmentos. Isso garante que nada caia no reservatório e evita que o fluido de freio caia sobre você ou sobre outras partes do motor.
- Caso suje as mãos com o fluido de freio, lave-as. O fluido de freio consegue remover até tinta de metal, então é perigoso deixar que fique na pele por muito tempo.
- Ao terminar, feche a tampa e o capô. Parabéns! Pronto!
-
Remova a tampa do reservatório e adicione o fluido de freio.
- O ato de adicionar o fluido de freio extra ao reservatório do veículo é simples. Apenas despeje-o pelo buraco do reservatório cuidadosamente. Use as linhas de preenchimento para se orientar. Se o reservatório não tiver tais marcas, preencha 2/3 ou 3/4 dele.
- Talvez você queira considerar usar um funil limpo para evitar derramar o fluido. Limpe o funil com água e sabão após o uso, já que o fluido de freio é altamente corrosivo.
Publicidade
-
Consulte o manual antes de começar.
- Drenar o fluido antigo e colocar o novo é bem mais complicado que só colocar mais fluido. E é uma tarefa com muito mais chances de erro. Por isso, verifique o manual do proprietário antes de começar. Esse guia pode não ser aplicável para qualquer veículo, então é importante ler com cuidado o manual do fabricante para garantir que você não cause danos ao veículo.
- Veja que essa é uma tarefa para duas pessoas, então chame alguém antes de começar.
-
Levante o carro e retire as rodas.
- Para começar use um macaco, blocos de madeira ou de concreto. Retire as rodas como se fosse trocar o pneu.
- Uma superfície nivelada e apoios confiáveis são essenciais aqui: como o veículo está levantado, escorregamentos são raros, mas potencialmente fatais.
-
Encha o reservatório com o novo fluido de freio.
- Abra o capô e coloque o reservatório, como sempre. Coloque mais fluido, mesmo que o fluido no reservatório esteja com a cor alterada.
- Quando terminar, recoloque a tampa. Nos próximos passos você vai precisar entrar e sair do carro várias vezes, às vezes colocando mais fluido no reservatório. Lembre-se de não retirar a tampa do reservatório com o freio pisado, pois isso pode danificar os freios.
-
Encontre as os sangradores.
- Em cada freio, você verá um pequeno sangrador, na parte traseira. Ele costuma parecer com um parafuso, com um bico e, às vezes, uma borracha protetora.
- Nos próximos passos, você usará os sagradores para deixar o fluido velho e gasto sair dos tubos do freio. Normalmente isso é feito começando com a roda traseira oposta ao reservatório do fluido de freio, e seguindo na ordem inversa de sua proximidade com o reservatório. Entretanto, em muitos veículos a ordem é diferente, então verifique com cuidado o manual do proprietário.
-
Sangre a primeira roda. [4] X Fonte de pesquisa
- Esse processo pode ser um tanto complicado: veja o link no título para acessar um guia mais detalhado.
- Comece conectando o sangrador a um recipiente plástico (como uma garrafa de refrigerante), com um tubo. O melhor é segurá-lo acima do freio, para evitar entrada de ar no sistema de freio. Solte um pouco a válvula: não o bastante para o fluido de freio escapar, mas o bastante para ser fácil soltá-lo no resto do processo.
- Peça que alguém pressione o freio algumas vezes, até que a pessoa perceba pressão ou resistência no pedal (o motor deve estar desligado). Quando a pessoa perceber a pressão, solte o sangrador até que o fluido comece a passar pelo tubo. A outra pessoa deve notar que o pedal está se movendo em direção ao chão.
- Pare de sangrar antes que o pedal chegue no chão: a outra pessoa deve avisar quando o pedal tiver passado de 2/3 da distância para o chão. Deixar o pedal chegar ao chão pode danificar os freios.
-
Encha com o fluido de freio.
- Nunca deixe baixar tanto o nível de fluido a ponto de você não ver mais, pois isso pode deixar entrar ar no sistema. Verifique o reservatório do fluido de freio depois de cada sangria. Se necessário, coloque mais fluido.
- Repita os procedimentos acima, enchendo sempre o reservatório, até que o fluido passando pelo sangrador esteja claro e sem bolhas de ar.
-
Sangre as outras rodas.
- Depois de sangrar a primeira roda, seguindo as instruções acima, vá para as outras. Como dito antes, a ordem normal de sagrar é começar com a roda traseira mais distante do reservatório do fluido de freio e continuar nas outras rodas, na ordem oposta à proximidade com ele, terminando na roda mais perto do reservatório. Entretanto, essa ordem pode variar, então veja o manual.
- Uma última precaução é observar o nível do reservatório conforme seu ajudante aperta o freio e o solta de repente. Se ocorrer uma “erupção”, pode ainda haver ar no sistema e você vai precisar continuar o sangramento. [5] X Fonte de pesquisa
- Ao terminar a última roda, e não havendo mais ar nos tubos, reabasteça o reservatório até o limite indicado e feche.
-
Recoloque a tampa do reservatório e limpe a área, para retirar qualquer sobra do fluido.
- Use um pano sem fiapos para tirar o fluido de freio que tiver pingado ou escorrido em volta do reservatório, tomando cuidado paa não deixar entrar nenhuma sujeira no reservatório.
- Verifique cautelosamente para ter certeza de que a tampa está bem apertada e que a borracha de vedação está bem colocada antes de fechar o capô e usar o carro. Recoloque as rodas e baixe o carro.
- Parabéns! Você acaba de trocar o fluido de freio e sangrar os freios, o que não é fácil para iniciantes.
-
Lembre de limpar o que tiver derramado de fluido.
- Se derramar fluido de freio no chão, não esqueça de limpar. Ele não apenas é corrosivo e nocivo, mas também perigoso por ser escorregadio.
- Pode-se limpar pequenos derramamentos com uma toalha molhada ou esfregão. Para derramamentos maiores, absorva o fluido com materiais inertes e não-inflamáveis, como areia, terra, diatomito, etc, e use uma pá para colocar em um recipiente. [6] X Fonte de pesquisa
- Não deixe o fluido de freio chegar ao esgoto, nem use a terra com fluido para outros propósitos, como jardinagem. Ele é tóxico e oferece risco ambiental se liberado no ambiente sem ter sido corretamente processado e tratado.
Publicidade
Dicas
- Limpe qualquer derramamento de fluido imediatamente com um pano grosso, pois ele pode ser um agente corrosivo, danificando pintura e roupas.
- Use sempre garrafas novas e fechadas de fluido de freio para ter certeza de que o ar externo ou vapor de água não entraram no recipiente e comprometeram o fluido, que é altamente sensível a misturas.
Publicidade
Avisos
- Água e detritos podem causar sérios problemas no sistema de freios se introduzidos com o fluido de freio. Portanto, tenha cuidado.
- Não use DOT5, um fluido de alta performance, a menos que haja instruções para tanto, pois ele não é compatível com outros fluidos de freio e pode causar danos ao sistema de frenagem se misturado.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.dummies.com/how-to/content/how-to-change-your-brake-fluid.html
- ↑ http://www.videojug.com/film/how-to-fill-your-cars-brake-fluid
- ↑ http://www.myautorepairadvice.com/brake-fluid-color.html
- ↑ http://www.caranddriver.com/features/how-to-bleed-your-brakes-feature
- ↑ http://www.caranddriver.com/features/how-to-bleed-your-brakes-feature
- ↑ http://www.online.petro-canada.ca/datasheets/en_CA/w449.pdf
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 90 232 vezes.
Publicidade