PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Garotas que acabaram de menstruar pela primeira vez podem se beneficiar de absorventes externos, pois eles são mais simples e fáceis de usar do que os internos. Pode parecer um tanto complicado usá-los no começo, mas nada que alguma prática não resolva. Você terá que dominar a técnica, ou nunca poderá usar aquele lindo par de calças brancas nesses dias e ninguém quer ter esse tipo de restrição. Aprenda a maneira mais prática (e correta) de usar o absorvente e reduza as chances de sofrer com um vazamento (o pior pesadelo de toda mulher).

Parte 1
Parte 1 de 3:

Colocando o absorvente

PDF download Baixe em PDF
  1. Visando atender os 3,5 bilhões de mulheres que habitam o planeta, o mercado dispõe de diversas marcas e opções em absorventes para diferentes necessidades. Eis os aspectos principais:
    • Espessura . O absorvente pode ser fino se o seu fluxo for leve. Embora não pareça, alguns absorventes finos podem aguentar até fluxos um pouco mais intensos, já que esse quesito tem sido desenvolvido e melhorado com novas tecnologias. Alguns são tão confortáveis que você pode até esquecer que está usando.
    • Absorção . Leia a embalagem e escolha entre “fluxo leve”, “moderado” ou “intenso”. Experimente marcas e tipos diferentes até encontrar um de sua preferência. Cada garota é diferente e a absorção pode mudar de acordo com o fabricante.
    • Formato . Existem vários modelos de calcinhas e com os absorventes não é diferente. Em geral, os normais e os noturnos são mais apropriados para calcinhas comuns e os internos são bons para qualquer calcinha. Os noturnos são os mais adequados para quem tem fluxo intenso ou para a hora de dormir, por serem mais longos. No caso da calcinha fio-dental, usá-la com absorventes externos nunca dá certo. O melhor para iniciantes é usar calcinhas comuns com absorventes comuns.
    • Tipo . Existem dois tipos de absorvente externo – com ou sem abas. As abas são aqueles apêndices laterais com fita adesiva que servem para fixar o absorvente na calcinha, impedindo que ele saia do lugar ou vaze. A opinião geral é de que os absorventes com aba são os melhores amigos da mulher, a não ser que você tenha alergia a elas.
      • Tente não usar absorventes com perfume, ainda mais se sua pele for sensível. O perfume pode causar alergia e irritação e a região que ficará em contato com ele é muito delicada.
      • Existem também os protetores diários de calcinha. Eles são menores e mais finos e são ideais para o começo ou fim da menstruação, em que o fluxo é mais leve.
  2. O mais comum é trocar o absorvente na hora de ir ao banheiro, mas pode ser necessário trocá-lo mesmo que você não esteja com vontade de urinar. Encontre um banheiro, laves as mãos e abaixe as calças. Bem que o absorvente poderia se trocar sozinho, mas a ciência ainda não chegou tão longe.
    • Sente-se no vaso sanitário e abaixe a calcinha; você pode fazer isso em pé, contanto que a calcinha fique em uma altura fácil de alcançar.
  3. O ideal é usar a embalagem do absorvente novo para embrulhar o usado e jogá-lo no lixo, mas isso não é obrigatório. Sempre enrole o absorvente usado e embrulhe-o em algo, seja na embalagem ou em papel higiênico; não o deixe aberto e à mostra no lixo, poucas coisas são tão desagradáveis para a próxima pessoa que abri-lo. Além disso, nunca o descarte na privada, pois isso certamente a entupirá e causará o maior estrago.
  4. Deixe as tiras protetoras das abas até que o absorvente seja devidamente posicionado na calcinha e só depois tire-as para colá-las à parte de baixo da calcinha. Jogue as tiras fora, elas não têm serventia alguma.
    • Em algumas marcas, a própria embalagem serve como tira protetora – um passo a menos para você, mas um salto para a humanidade.
  5. O absorvente deve ser posicionado de modo a ficar diretamente sob a vagina e não deve ficar muito para a frente ou para trás. No entanto, a anatomia de cada garota é diferente e talvez ele fique mais confortável e a proteja melhor de vazamentos se ficar um pouco mais para a frente ou para trás – depois de algumas menstruações você saberá o que é melhor para o seu caso.
    • Assim que ele estiver posicionado, é hora de envolver a calcinha com as abas (caso as tenha). Tire as tiras protetoras delas e cole-as à parte de baixo da calcinha. As abas são quase mágicas, pois impedem que o absorvente saia do lugar e deixam a movimentação mais natural.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Usando absorventes confortavelmente

PDF download Baixe em PDF
  1. Imagine como seria difícil usar absorvente sem calcinha! Piadas à parte, preste atenção se sente um incômodo além do esperado ou se tem irritação e coceira; se isso acontecer, tire o absorvente e compre um de outro tipo. Embora eles não sejam sinônimo de conforto, usá-los também não deve ser uma tortura e se isso acontecer, é porque há algo errado. Quando for ao banheiro para trocá-lo, verifique se está tudo bem. Lembre-se de usar um novo a cada quatro horas no máximo, para evitar odores desagradáveis.
    • Repetindo: troque o absorvente a cada quatro horas, no máximo . Embora isso dependa da intensidade do seu fluxo, esse é um caso clássico em que pecar pelo excesso é melhor. Além de você se sentir segura, o cheiro dificilmente surgirá – como você pode ver, só há vantagens.
  2. Pode parecer que não, mas o absorvente dificilmente fica visível, pois ele segue a curvatura do corpo, o que o deixa discreto. Ainda assim, usar calças um pouco mais largas ou saias é uma boa ideia. Tudo depende de como você se sente, portanto escolha a roupa em que ficar mais à vontade.
    • Aquela calcinha gigante que ninguém acha bonita (mas que toda garota tem) é ideal para esses dias. Deixe sua lingerie matadora para os outros 25 dias do mês, esse é o momento de usar suas calcinhas mais confortáveis.
  3. Você saberá quanto tempo um absorvente dura e quando deve trocá-lo com a (extensa) prática adquirida. Isso depende do dia do ciclo; quando você começar a ficar incomodada, saberá o que isso quer dizer. No entanto, em suas primeiras menstruações isso pode ser difícil e o recomendado é sempre checar a situação. Afinal de contas, o que você prefere: ir ao banheiro algumas vezes a mais do que o normal ou sofrer um vazamento no meio do ônibus/sala de aula/jogo de vôlei?
    • Isso não quer dizer que você precisa ir ao banheiro a cada meia hora, mas a cada duas horas é uma boa medida; se alguém perguntar o que está acontecendo, você pode responder uma porção de coisas, como “Não é da sua conta”, “Eu bebi muita água hoje” ou “Comi muito queijo no café da manhã”. Ou seja, a quantidade de vezes que você vai ao banheiro é problema seu.
  4. Algumas garotas gostam de usar absorventes o tempo todo pela sensação de “frescor” que isso causa. Não faça isso em hipótese alguma! Se você tem algum amor pela sua vagina (o esperado é que você a ame de paixão), deixe-a respirar! Soterrá-la com uma camada espessa de algodão fará com que as bactérias proliferem, ainda mais no calor. Portanto, use o absorvente nos dias de menstruação e seja feliz nos outros 25 dias do mês. Prefira usar calcinhas de algodão leves; você se sentirá tão fresca quanto a briza de uma manhã de primavera.
  5. Os absorventes estão longe de serem confortáveis, mas pense em como era na época de sua bisavó. Ela tinha que usar uma toalhinha reutilizável nada agradável (embora elas fossem muito mais sustentáveis). Com isso em mente, os absorventes atuais são desenvolvidos para serem um pouco melhores do que isso e, se você sentir desconforto, é porque é hora de trocá-lo. Talvez você precise fazer coisas mais simples, como reposicioná-lo; se a sensação persistir, talvez seja o caso de comprar um tipo ou tamanho diferente.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Dominando a arte de trocar e jogar o absorvente fora

PDF download Baixe em PDF
  1. Mesmo que ele não esteja saturado, esse é o período definitivo de troca. Você se sentirá tão segura e limpa ao fazer isso que começará a querer trocá-lo assim que vestir o novo! Sem desperdícios menina, quatro horas é a melhor média.
  2. Embrulhe o absorvente usado na embalagem do novo ou em papel higiênico e coloque-o de maneira discreta no lixo, para que ninguém tenha que ver o que tem ali dentro.
    • Nunca, nunca, nunca jogue o absorvente (interno ou externo) na privada. Alguns lugares do mundo têm um sistema de saneamento básico melhor do que outros, mas mesmo nesses lugares magníficos o encanamento entupirá e fará uma inundação de dejetos que ninguém gostaria de presenciar.
  3. A menstruação pode fazer uma tremenda bagunça e é importante se manter limpa. Sempre lave as mãos depois das trocas e tome banho diariamente. Além disso, lenços umedecidos sem perfume também podem ser carregados na bolsa e são uma verdadeira mão na roda para se limpar quando você estiver fora de casa. Quanto mais limpa você ficar, menos germes e mais saúde terá.
    • A propósito, não tenha nojo de sua menstruação. Além de ela ser uma parte vital e saudável (embora irritante) da feminilidade, esse é seu próprio sangue. Manter-se limpa é importante por uma questão de saúde e não porque você ou seu sangue é nojento.
  4. carregue absorventes com você. A menstruação pode descer a qualquer momento e ser pega desprevenida é uma receita certeira para o desastre. Haverá dias em que seu fluxo estará mais forte do que o normal e você terá que trocá-lo com mais frequência. Além disso, quem nunca teve uma amiga desavisada que menstruou de última hora que atire o primeiro absorvente; como diria vovó, uma garota prevenida vale por duas.
    • Quando você for a garota desavisada, não tenha medo de pedir um absorvente para uma amiga. Não precisa fazer manha para pedir, seja natural! Essa é uma situação que ninguém quer passar e até garotas desconhecidas adorariam ajudar uma irmã em uma hora difícil como essas.
    • Um remédio para a cólica pode salvar seu dia, portanto carregue um com você também.
    Publicidade

Dicas

  • Quando sua menstruação vazar (e isso acontecerá mais cedo ou mais tarde), limpe a mancha de sangue com água fria e não quente!
  • Carregue absorventes extras. Eles podem ficar em um bolso secreto, na necessaire ou na bolsa de maquiagem, se quiser. No começo a menstruação costuma ser irregular, portanto previna-se.
  • Não use uma calcinha fio-dental quando usar absorventes externos. Prefira as calcinhas gigantes (e confortáveis).
  • Compre um pacote de lenços umedecidos sem perfume, para sua amiguinha ficar sempre fresca. O ideal é que eles não tenham perfume para evitar irritações e alergias em uma área tão delicada, ainda mais se você tiver a pele sensível. Não use duchas higiênicas, para não ter uma candidíase.
  • Use absorventes externos se não estiver pronta para usar os internos. Suas amigas podem falar sobre as maravilhas de usá-los, mas o corpo é seu e não delas, portanto tome suas próprias decisões.
  • Se quiser saber com precisão quanto um absorvente aguenta, faça o mesmo teste que os comerciais da TV. Tire um do pacote só para testar, derrame água e veja até onde ele segura sem vazar.
  • Caso sua menstruação venha e você estiver sem absorventes e sem amigas por perto, faça um rolinho de papel higiênico e troque-o a cada meia hora até conseguir um.
  • Considere a ideia de usar um absorvente interno . Eles são melhores para praticar atividades físicas, além de serem mais confortáveis e não liberarem cheiro nenhum.
  • Use absorventes perfumados se não gostar dos que não têm perfume.
Publicidade

Avisos

  • Não jogue nenhum tipo de absorvente no vaso sanitário. Jogue-os no lixo.
  • Não tenha medo do absorvente interno. Se você colocá-lo corretamente, não sentirá dor alguma. Pode demorar um pouco mais para pegar a manha, mas ele é muito mais prático do que os absorventes externos, embora estes sejam mais indicados para a hora de dormir.
  • Não trocar o absorvente regularmente pode causar candidíase. Troque-o a cada quatro horas. [1]
Publicidade

Materiais Necessários

  • Absorventes
  • Calcinhas normais
  • Lenços umedecidos (opcional)

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 135 045 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade