Bambolear é ótimo para exercitar o abdômen e é uma maneira excelente de se divertir e impressionar os amigos. Para usar o bambolê como um profissional, é preciso prática e coordenação. Siga estes passos simples e, em breve, você dominará o bambolê:
Passos
-
Vista roupas esportivas. Usar blusa e calça justas facilita a prática, pois o bambolê pode se enroscar em roupas mais folgadas.
- Sapatos confortáveis também facilitam, mas não é necessário usar tênis esportivos.
- Evite usar pulseiras e outras joias que poderiam prender no bambolê.
-
Coloque o bambolê no chão. Escolha um que fique na altura do seu peito ou da sua cintura quando é colocado de lado. Os bambolês maiores são ideais para os iniciantes porque giram mais devagar, dando mais tempo para ajustar o ritmo.
- Se estiver mesmo comprometido com a prática, pode experimentar bambolês de tamanhos e pesos variados para descobrir qual funciona melhor para você.
-
Fique dentro do bambolê. Você pode achar mais fácil deixar o bambolê no chão, ficar no meio dele e puxá-lo para cima. Há quem goste de pegá-lo pela frente, mantendo as mãos separadas na altura dos ombros. Nesse último caso, basta erguer um pouquinho o bambolê e colocar os pés no meio dele para "entrar" nele.
-
Agache-se e segure as bordas do bambolê. Coloque as mãos separadas a uma distância confortável.
-
Leve o bambolê para a altura da cintura. Coloque um pé na frente do outro para ganhar equilíbrio.
-
Segure firmemente o bambolê com as duas mãos. Relaxe o bambolê contra um lado do seu torso.
-
Gire o bambolê. Se for destro, gire-o firmemente em sentido anti-horário. Se for canhoto, gire-o em sentido horário.
-
Comece a mover a cintura em movimentos circulares. Empurre a barriga para frente quando o bambolê passar por ela. Empurre o bambolê para trás quando ele passar pelas suas costas. Ou então, você pode girar a cintura em pequenos círculos: quando o bambolê tocar o seu quadril esquerdo, você empurra para a esquerda. Quando ele tocar o quadril direito, você empurra para a direita.
- Você acabará encontrando o movimento perfeito para balançar o seu torso.
-
Continue girando o bambolê. Fique fazendo movimentos circulares com a cintura enquanto tenta fazer com que o bambolê se arraste em torno dela, girando, girando e girando.
- Se o bambolê escorregar para baixo ou cair no chão, pegue-o e tente novamente.
- Quando o bambolê cair, tente girar em outro sentido. Embora os destros prefiram girá-lo em sentido anti-horário e os canhotos em sentido horário, você ainda deve procurar qual direção é melhor para você. O sentido que você prefere é chamado de “sentido nato”. [1] X Fonte de pesquisa
-
O bambolê com certeza vai cair nas suas primeiras tentativas enquanto você se acostumar com o movimento. Ele caiu? Recomece. Uma hora, você pega o jeito. As instruções aqui só ajudam você a saber melhor como praticar.
- Assim que se familiarizar mais com o bambolê, poderá descobrir alguns truques para recuperá-lo quando estiver caindo.
-
Divirta-se!Publicidade
-
Aprenda a recuperar o bambolê quando ele estiver caindo. Se você acha que já está se acostumando e não quer ficar pegando o bambolê no chão, pode aprender como recuperá-lo quando estiver quase caindo. Isso fará com que você pareça mais profissional e consiga manter o bamboleio por mais tempo. Aqui estão algumas dicas para tentar caso o bambolê comece a cair:
- Dobre os joelhos enquanto empurra o quadril bem rápido para levar o bambolê de volta para cintura.
- Gire o corpo na direção do sentido do bambolê enquanto empurra o quadril bem rápido.
- Movimente o corpo muito mais rápido do que o normal para recuperar a posição do bambolê.
-
Domine mais algumas habilidades com o bambolê. Conforme for ganhando mais experiência, você poderá incrementar o seu repertório com algumas habilidades novas. Veja o que você pode fazer:
- Pratique movimentos mais rápidos. Você pode fazer isso trocando o peso entre seus pés mais rapidamente ou bombeando o torso para frente para trás com mais velocidade.
- Movimente-se enquanto bamboleia. Para fazer isso, gire o seu corpo na direção em que o bambolê está girando. Movimente os pés na direção certa.
- Tente usar o bambolê no bumbum. Ao invés de girá-lo em torno da cintura, experimente rodá-lo em volta do bumbum.
- Tente movimentar o bambolê para cima e para baixo no seu corpo. Uma pessoa experiente na prática consegue fazer o bambolê subir ou descer da cintura sem deixá-lo cair.
- Se quiser realmente impressionar, tente girar o bambolê em volta da cabeça ou dos braços ou até em torno de apenas uma perna. Os bambolês mais leves são melhores para esse truque.
Publicidade
Dicas
- Bambolear é uma ótima maneira de turbinar os exercícios abdominais tradicionais. Se estiver cansado de fazer abdominais, experimente usar um bambolê.
- Se estiver tendo dificuldade para movimentar a cintura adequadamente, separe um pouco mais as pernas e finque bem os pés no chão, dobre os joelhos e foque-se em um pé, movimentando uma perna em pequenos círculos, começando pela cintura. Isso ajuda a mover a cintura no ritmo certo.
- Bambolês maiores giram mais devagar e são mais fáceis de usar. Para alguém com 1,70 m, um diâmetro entre 1 a 1,2 m é recomendado. Os bambolês mais pesados também são mais fáceis de usar, mas não devem ser tão pesados ao ponto de você ter dificuldade para levantá-los.
Referências
Sobre este guia wikiHow
Para usar um bambolê, comece entrando nele e ficando bem no centro do aro. Segure o bambolê com as duas mãos e abra as pernas, indo com os pés além dos ombros. Se você for uma pessoa destra, dê um passo à frente com o pé esquerdo em cerca de 10 cm. Se você for canhota, faça isso com o pé direito. Com a coluna reta, mantenha a cabeça bem acima do seu centro de gravidade. Agora, levante o bambolê acima dos quadris e puxe-o para a frente, de modo que fique encostado nas suas costas. Gire-o para longe de você, em qualquer direção, e jogue-o para frente durante o giro. Solte-o e comece a transferir o peso do corpo para frente e para trás de uma perna para a outra, movendo os quadris. O bambolê vai girar pelo tempo que você conseguir manter o embalo com os quadris. Empurre para frente quando o aro estiver contra sua barriga e para trás quando ele estiver contra suas costas. Finja que está tentando equilibrar um livro em sua cabeça, para manter a coluna reta e a cabeça estável, de modo que o aro continue girando no lugar. Se quiser aprender a evitar que o bambolê caia, continue lendo o artigo!