Um bidê é um jato de água que possui uma função similar ao papel higiênico e é bastante comum em países da América Latina, Europa, Ásia e do Oriente Médio. Trata-se basicamente de um lavabo utilizado para limpar o ânus e a genitália após o uso do vaso sanitário. O primeiro encontro com um bidê pode ser estranho, mas trata-se de uma ferramenta simples e higiênica.
Passos
-
Utilize o vaso sanitário. O bidê serve para que você se limpe após utilizar o banheiro. Ele pode ser utilizado junto do papel higiênico ou sozinho. Algumas pessoas consideram o bidê um substituto mais higiênico do papel higiênico, mas muitas utilizam ambos.
-
Localize o bidê. Em alguns locais, o bidê fica na parede ao lado do vaso: ele se parece com uma pia baixa ou com um chuveirinho. Muitos bidês modernos são embutidos no vaso sanitário, de modo que não é preciso levantar do vaso para utilizá-los. [1] X Fonte de pesquisa Existem dois tipos principais de bidês: os independentes e os embutidos.
- Bidês independentes: dispositivos separados que normalmente ficam ao lado do vaso sanitário. Em alguns locais, eles ficam do outro lado do banheiro. [2] X Fonte de pesquisa É necessário utilizar o vaso, levantar e sentar no bidê. Esse é o tipo original de bidê que surgiu no século VXIII na Europa. [3] X Fonte de pesquisa
- Bidês embutidos: muitos banheiros não possuem espaço para acomodar um bidê independente, o que originou os bidês embutidos nos assentos dos vasos sanitários. Desse modo, você não precisa levantar para se limpar. [4] X Fonte de pesquisa
-
Sente de frente em um bidê independente. É possível escolher sentar de frente para os controles da água ou de costas – como faria em um vaso sanitário. Normalmente, é mais fácil sentar de frente para controlar a temperatura e o fluxo da água. Desse modo, você poderá ver a água, o que facilita a limpeza. [5] X Fonte de pesquisa
- Talvez seja necessário retirar a calça para sentar de frente para os controles do bidê. Se não quer tirar a calça, dispa apenas uma perna para dar a volta no bidê confortavelmente.
- A posição dos jatos deve ditar o modo com o qual você senta no bidê. Se você precisa limpar a frente, talvez seja mais fácil sentar na direção dos jatos. Se precisa limpar a parte de trás, sente contra os jatos.
-
Ative um bidê embutido. Procure pelo botão que ativa o bidê no controle remoto, que normalmente está localizado na parede ao lado do vaso ou no vaso em si. Um bucal aparecerá abaixo de você, enxaguando a região com um jato d'água. [6] X Fonte de pesquisa
- Ao terminar, pressione o botão que interrompe o fluxo d'água. O bucal se enxaguará e retornará para dentro do assento.
-
Ajuste a temperatura e a força do jato. Se o bidê possui controle de temperatura de água, comece ligando a água quente. Ligue a água fria até alcançar uma temperatura confortável, tomando cuidado para não soltar um jato muito forte de água de uma vez. Alguns bidês exigem que você mantenha os controles pressionados para ativar os jatos.
- Em climas quentes, você pode começar com a água fria, pois como a água aquece rapidamente, você pode se queimar ao ativar o registro quente primeiro.
- Localize o bucal do bidê com antecedência para não ser pego de surpresa. Caso o bucal esteja embutido no vaso, coloque a mão sobre ele para direcionar os jatos.
-
Posicione-se. Sente ou agache sobre o jato de modo que a água bata na área que precisa ser limpa. Continue agachado sobre o bidê ou sente-se. Muitos bidês não possuem assentos plásticos, mas você deve sentar diretamente na borda. Alguns bidês não possuem jatos, apenas bacias: é necessário enchê-las e utilizar as mãos para se limpar manualmente.
-
Limpe o ânus e os genitais (se necessário). Em um bidê com um jato, basta deixar a água fazer o serviço. Em um bidê sem jato, é necessário sujar as mãos. De qualquer modo, considere esfregar a região com as mãos e limpá-la mais rapidamente. Não esqueça de lavar as mãos depois.
- Experimente combinar o bidê com o papel higiênico. Você pode finalizar o serviço com o papel ou umedecer o papel com a água e utilizá-lo para se limpar.
-
Seque a pele. Alguns bidês contêm secadores embutidos. Procure por um botão que acione esse mecanismo no painel de controle. Se essa opção não estiver disponível, seque-se com papel higiênico. Muitos bidês possuem ganchos em que são penduradas toalhas para que você seque as mãos, a genitália e também os respingos ao redor do bidê.
-
Enxágue o bidê. Após terminar de se limpar, acione os jatos por alguns segundos em pressão baixa para limpar o local. Isso vai de seu bom senso, mas é uma boa ideia limpar o bidê.
- Desligue os jatos antes de sair do banheiro para evitar o desperdício de água.
-
Lave as mãos. Utilize água e sabão como faria após usar o vaso normalmente.
Dicas
- Para utilizar um bidê embutido no vaso sanitário, basta seguir os passos acima, com a exceção de que você deve permanecer sentado no vaso. Esses bidês podem ser controlados eletronicamente ou por controles ao lado do vaso. Alguns modelos contêm dois bucais: um curto, para a lavagem do ânus, e um longo, para a lavagem dos genitais femininos. Outros modelos possuem um único bucal com duas configurações.
- Alguns benefícios adicionais dos bidês incluem:
- As pessoas com mobilidade limitada, como os idosos e os deficientes, podem utilizar o bidê para se limpar. Utilizar uma banheira ou um chuveiro pode ser desconfortável ou perigoso nesses casos.
- As pessoas que sofrem de hemorroidas adoram os bidês, pois eles reduzem a necessidade de se esfregar o papel higiênico no ânus.
- Os bidês podem ajudar as mulheres durante a menstruação, prevenir ou minimizar a ocorrência de infecções fungais e aliviar o odor na região.
- Você pode utilizar um bidê para lavar os pés.
- Os países em que os bidês são mais comuns são: Japão, Grécia, Coréia do Sul, Egito, Espanha, Itália, Portugal, Turquia, França, Brasil, Argentina, Venezuela, Uruguai, Líbano, Paquistão e Índia.
- Compre um bidê ou instale o seu próprio. Alguns modelos requerem energia elétrica para funcionar.
Avisos
- Limpe o ânus com papel higiênico pelo menos uma vez antes de utilizar o bidê. O excesso de fezes pode entupir o ralo do bidê, o que pode ser pouco higiênico.
- Não beba água do bidê. O jato de água pode estar contaminado.
- Algumas pessoas dão banhos em bebês com bidês. Faça isso apenas se essa for a única função do bidê. Jamais dê banho em um bebê em um bidê utilizado na limpeza de fezes.
- Se sua região possui fornecimento de água questionável, evite o uso do bidê em peles irritadas ou lesionadas. A pele apenas o protegerá contra infecções quando estiver intacta.
- Não aperte demais as conexões do bidê para não danificá-las.
- Tome cuidado ao ajustar a temperatura e a pressão da água. Você pode acabar escaldando ou irritando a pele.
Referências
Sobre este guia wikiHow
A forma exata de se usar um bidê depende do modelo, mas o processo é bem parecido com todos eles. Para um bidê de assento sanitário, encontre os controles na lateral do assento. Depois de fazer as necessidades, pressione o botão "lavar" para se limpar. Pode haver um botão que permite modificar a posição do bocal do bidê, ajustando o jato de água. Se estiver usando um bidê de vaso sanitário que não seja elétrico, basta abrir o registro no sentido horário para liberar a água. Quanto mais você girar, mais forte será a pressão da água. Os bidês de assento normalmente têm controles de temperatura de água. Se o bidê for separado do vaso sanitário, basta sentar nele na posição adequada para o que deseja limpar. Depois, abra um dos registros para liberar a água quente ou fria. Independente do bidê que estiver usando, jogue a água por 20 a 60 segundos para limpeza máxima. Alguns modelos têm um botão de secagem. Se não for o caso do seu, basta usar papel-higiênico para se secar antes de se vestir novamente. Para mais dicas, incluindo sobre como se limpar após usar o bidê, continue lendo!