Baixe em PDF
Baixe em PDF
O ioiô é um brinquedo clássico aparentemente simples, mas difícil de dominar. Para manuseá-lo, é necessário habilidade e agilidade, assim como coordenação motora. Mas com prática é possível tornar-se um perito em pouco tempo, transformando algo tão simples em extraordinário. Comece com o Passo 1 abaixo para saber qual ioiô escolher, como usá-lo e como fazer algumas manobras básicas.
Passos
-
Escolha entre os tipos de ioiôs. Já que os ioiôs existem literalmente há milhares de anos (eles se modificaram um pouco desde a Grécia antiga), surgiram alguns tipos diferentes, e cada um tem uma finalidade ligeiramente distinta.
- Ioiô imperial: este tem o formato clássico e circular. Ele serve para as “manobras de giro” – nas quais o ioiô não dorme, mas retorna à sua mão sistematicamente conforme você realiza voltas e círculos com a corda.
- Ioiô borboleta: eles são moldados exatamente como seu nome diz - maiores na parte externa, menores na parte interna (como se fossem asas). São bons para manobras com a corda, nas quais o jogador a utiliza para criar teias trançadas e complexas.
- Ioiô automático: não faz muitos anos que a empresa Yomega iniciou a moda dos ioiôs automáticos, aqueles que podem “dormir” (ficar no fim da corda, girando) e “acordar” (retornar à sua mão) sozinhos. Eles são legais, mas usá-los é como estar trapaceando. Se quiser realmente fazer seus próprios truques, você não vai querer um ioiô automático.
- Ioiô separado da corda: eles são literalmente isso – separados da corda. Tecnicamente é um ioiô... embora se pareça mais com um incrível disco animado que quica sobre uma corda conforme você a manipula. Geralmente ele é reservado para jogadores muito sérios e competitivos.
-
Conheça o tamanho da corda. Segure o ioiô esticado de maneira que ele fique pendurado a poucos centímetros do chão. Onde a corda está em relação ao seu corpo? Se ela estiver na altura do seu umbigo, você pode começar. Se for maior do que isso, corte um pedaço. É apenas uma corda, no fim das contas. Se ela for longa demais, não será possível fazer nenhum movimento legal!
- Corte-a alguns centímetros acima do seu umbigo para deixar espaço para fazer um novo laço. Então amarre um laço na extremidade da corda grande o bastante para que o seu dedo médio caiba dentro dele, ou apenas recrie o tamanho do laço que você acabou de cortar.
-
Confira o sistema de rolamento do ioiô. Em outras palavras, abra o ioiô. Provavelmente você conseguirá torcer e separar as duas metades. A corda do ioiô costumava ser amarrada no centro, mas agora esses brinquedos têm um sistema de rolamento (se o seu não tiver, realizar manobras será quase impossível), o que significa que a corda está apenas enrolada ao redor do centro (você verá uma broca prateada e talvez algumas bolas de metal) e, se as regras da física fossem diferentes, o ioiô poderia girar para sempre na extremidade da corda. Assim, dá tempo de realizar coisas muito legais!
-
Saiba como enrolar ioiô. Haverá uma hora em que o ioiô não vai cooperar e você terá que enrolá-lo manualmente. Não se preocupe! Isso é bem normal. Apenas segure o brinquedo na sua mão não dominante com o dedo indicador atravessando-o. Enrole a corda ao redor do ioiô e do seu dedo uma vez. Em seguida, dê duas ou três voltas passando a corda “por baixo” do seu dedo (criando um laço). Retire o dedo e termine de enrolar normalmente. Um laço permanecerá no início, mas ele vai se desfazer na primeira jogada.
- Após uma jogada, ele voltará ao normal. Dessa forma, quando você fizer seu primeiro lance, não se esqueça de enrolá-lo de volta!
Publicidade
-
Passe o dedo médio por dentro do laço da corda do ioiô. É melhor mantê-lo ao redor da primeira articulação, próximo à ponta do dedo. Se ele ficar na base do dedo, será difícil girar a corda ao redor da mão.
- Vire a palma da mão para cima, colocando o ioiô sobre ela. Agora segure-o. É para esta posição que você retornará quase sempre.
-
Estire o braço para baixo, liberando o ioiô ao abrir os dedos. Aponte-os ligeiramente para baixo enquanto lança o ioiô, girando a palma da mão para o chão para puxar o brinquedo de volta.
- Para realizar um movimento mais básico, comece com a palma virada para baixo. Em seguida, movimentando o braço para cima e estendendo os dedos, libere o ioiô. Com essa variação, você não precisa se preocupar em girar a palma da mão (porém, terá menos velocidade).
-
Dê um puxão brusco quando o ioiô estiver totalmente estendido para trazê-lo de volta. Instantes antes de dar o puxão, você precisa girar a palma para o chão. Para essa parte do movimento é que é importante ter a corda próxima à ponta do dedo.
- Sua mão deve se contrair ligeiramente. O ioiô irá então pousar nela, percorrendo 100% do caminho. Não é necessário pegá-lo ou tentar agarrá-lo - mantenha seu braço do jeito que está.
-
Repita. Este é o movimento básico do ioiô. Bem simples, não? Mas ainda há muita coisa que você pode fazer! Uma vez que se acostumar com a velocidade necessária e como posicionar suas mãos, braços e pulso, você pode avançar para os truques. Continue lendo!Publicidade
-
Faça o truque dorminhoco. Este é o primeiro passo para se fazer manobras com a corda – a maioria delas envolve um ioiô “dorminhoco”, ou seja, girando na extremidade da corda (às vezes durante minutos). A intenção é lançar o ioiô e evitar que ele retorne até que você queira. Ele flutua logo acima do chão, girando livremente. Aqui vai o básico:
- Com o ioiô na mão, contraia o bíceps, trazendo a mão na altura do ombro. A palma da mão deve estar virada para cima conforme você se movimenta, dando um lance preciso e liberando o ioiô vigorosamente, estendendo o braço. Realize esse movimento com bastante força para que o brinquedo não retorne logo para você, sem ter parado na extremidade da corda.
- Está com problemas? Provavelmente é porque você está puxando a mão, tentando adquirir uma boa velocidade. [1] X Fonte de pesquisa Esse puxão que você dá ao liberar o ioiô força-o a retornar logo. Concentre-se na força e na velocidade, mas mantenha a mão e o pulso estáveis, e não quique de maneira alguma!
- Quando você quiser trazê-lo de volta, gire a palma da mão para baixo e dê um ligeiro puxão para cima, como de costume.
-
Seja um perito no passe para frente. Esse é o precursor das manobras de giro. Segurando o ioiô, coloque a mão ao seu lado com a palma virada para baixo. Balance um pouco para trás para fazer a manobra, e então lance o ioiô à frente. Quando ele alcançar a extremidade da corda, puxe-o de volta, torça a mão e apanhe-o.
- É importante que você veja o movimento como um balanço e não como um arremesso ou lance; ele é bem mais circular do que os outros. Se você arremessar ou lançar o brinquedo, ele vai saltar e retornar para você, sem pegar nenhum ar.
-
Comece com o cachorrinho passeando e fazendo a trepadeira. Você nunca pensou em ouvir uma frase dessas, não é? Estes dois truques são muito parecidos com o dorminhoco. Na verdade, se você conseguir realizar o dorminhoco, pode fazer estas manobras também, então é quase um três-em-um. Para começar:
- Para fazer o cachorrinho passeando, você está “basicamente” realizando o movimento dorminhoco ao mesmo tempo em que anda para frente. Entretanto, quando segurar o ioiô sobre o chão, mova a mão para frente e depois para trás, forçando o brinquedo seguir o movimento com um ou dois segundos de atraso (conforme o impulso caminha ao longo da corda). Ele dá a ilusão que o ioiô está andando também, como um cachorro.
- A trepadeira é bem parecida, apenas mais próxima ao chão. No entanto, ao invés de arremessar o ioiô reto, lance-o um pouco atrás de você, como se quisesse que ele se desenrolasse à frente. Quando o ioiô atingir o ponto mais distante às suas costas, traga-o de volta para a frente e fique de joelhos. Agora o brinquedo deve estar sobre o chão na sua frente, pronto para ser puxado de volta para a sua mão, que está a postos para recuperá-lo.
- É muito mais fácil realizar ambos os truques sobre uma superfície sólida, como chão de madeira ou concreto. O carpete torna as coisas mais difíceis. Não é impossível, mas sim difícil.
- Esses movimentos também necessitam de um bom movimento dorminhoco. Se você tiver dificuldade, tente focar na velocidade. O ioiô pode precisar girar por mais tempo na extremidade da corda.
-
Faça a volta ao mundo. Lembra-se do passe para frente? A ideia é a mesma, você apenas estará fazendo um círculo completo ao seu redor. Dessa forma, ao invés de puxar o ioiô de volta assim que o vir estendido à sua frente, você vai segurá-lo na altura da perna, lançá-lo e continuar em um movimento giratório com o braço, forçando o brinquedo a fazer a "volta ao mundo", ou girar em um grande círculo. Quando estiver pronto para trazer o brinquedo de volta, espere até que ele esteja formando um ângulo de 90 graus e puxe-o de volta.
- Se o ioiô estiver “caindo” após alcançar o topo, você não está balançando o suficiente. É necessário manter um leve movimento circular na sua ponta da corda para manter o ioiô girando uniformemente.
- O movimento meia-lua é muito parecido com o truque “volta ao mundo”. Na verdade, é basicamente a mesma coisa, mas para a lateral. Apenas gire o braço para fora como se imitasse a asa de uma galinha e realize o mesmo movimento, pegando o ioiô quando ele atingir a altura do seu ombro.
Publicidade
Dicas
- Ao girar a palma da mão para baixo, mantenha os dedos nessa mesma posição enquanto o faz.
- Quando você tiver pegado prática, tente fazer dois truques de uma vez!
- Ao estirar o ioiô para frente, segure o laço da corda firmemente para que o brinquedo não saia voando da sua mão.
Publicidade
Avisos
- Tome cuidado para o ioiô não bater no seu rosto. A culpa será sua e de mais ninguém.
- Cuidado com as coisas que estão ao seu redor.
Publicidade
Materiais Necessários
- Ioiô com sistema de rolamento
Referências
- ↑ http://entertainment.howstuffworks.com/yo-yo2.htm
- http://yoyoexpert.com/learn/
- http://yoyoexpert.com/learn/006-basic-yo-yo-sleeper.html
- http://yoyoexpert.com/learn/008-basic-creeper.html
- http://yoyoexpert.com/learn/009-basic-forward-pass.html
- http://yoyoexpert.com/learn/013-basic-breakaway.html
- http://yoyoexpert.com/learn/001-basic-yo-yo-types.html
- http://yoyoexpert.com/learn/002-basic-five-styles.html
- http://yoyoexpert.com/learn/004-basic-yo-yo-sleeper.html
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 74 863 vezes.
Publicidade