Baixe em PDF
Baixe em PDF
O voltímetro é um dos dispositivos mais úteis para fazer testes elétricos em uma casa, quando usado corretamente. Antes de usá-lo pela primeira vez, é necessário aprender como ajustá-lo corretamente e testá-lo em um circuito de baixa tensão, como uma bateria doméstica.
Este artigo descreve como testar a tensão. Mas também é possível usar um multímetro para testar a corrente e a resistência.
Passos
-
Ajuste o dispositivo para medir tensão. Na verdade, a maioria dos dispositivos de medição de tensão é um multímetro, o qual pode testar vários aspectos dos circuitos elétricos. Se o seu dispositivo tiver um botão com vários ajustes, defina-o para um dos seguintes: [1] X Fonte Confiável Science Buddies Ir à fonte
- Para testar a voltagem de um circuito AC (corrente alternada), ajuste o botão para V~ , ACV ou VAC . A maioria dos circuitos domésticos geralmente é de corrente alternada.
- Para testar a voltagem de um circuito DC (corrente contínua), escolha V– , V--- , DCV ou VDC . Baterias e eletrônicos portáteis geralmente são de corrente contínua.
-
Escolha um intervalo superior à tensão máxima esperada. A maioria dos voltímetros tem várias opções marcadas para a tensão, assim você pode alterar a sensibilidade do medidor para obter uma boa medida e evitar danificar o dispositivo. Se o seu aparelho for digital e não tiver a opção de intervalo, ele é automático e deverá detectar a faixa correta. Caso contrário, siga estas orientações:
- Escolha um ajuste maior do que a voltagem máxima esperada. Se você não tiver ideia do valor esperado, ajuste na configuração máxima para evitar estragar o aparelho.
- As baterias comuns geralmente estão rotuladas com a voltagem, tipicamente 9 V ou menor.
- As baterias de carro deverão ter uma voltagem de aproximadamente 12.6 V quando estão totalmente carregadas e com o motor desligado. [2] X Fonte de pesquisa
- As tomadas domésticas normalmente são de 240 V na maioria dos lugares, mas muitos outros também adotam o padrão 120 V. [3] X Fonte de pesquisa
- mV significa milivolts ( 1 / 1000 V), às vezes usado para indicar o menor ajuste.
-
Insira os terminais de teste. O voltímetro deverá acompanhar dois cabos de teste, um preto e outro vermelho. Cada um tem uma sonda de metal em uma extremidade e um plugue de metal na outra que encaixa nas entradas no voltímetro. Ligue os plugues da seguinte forma: [4] X Fonte Confiável Science Buddies Ir à fonte
- O plugue preto sempre liga na entrada rotulada como “COM”.
- Ao medir voltagem, ligue o plugue vermelho na entrada rotulada como V (entre outros símbolos). Se não houver “V”, escolha a entrada com o número mais baixo ou mA .
Publicidade
-
Segure as sondas com firmeza. Não toque os metais das sondas enquanto elas estiverem conectadas a um circuito. Se o revestimento isolante parecer desgastado ou rasgado, use luvas com isolamento elétrico ou compre terminais novos.
- As duas sondas de metal nunca deverão se tocar enquanto estiverem conectadas a um circuito, pois isso poderá resultar em sérias descargas.
-
Toque o terminal de teste preto em uma parte do circuito. Teste a tensão de circuitos conectando os terminais em paralelo. Em outras palavras, deve-se tocar as sondas em dois pontos de um circuito já fechado e com a corrente passando por ele.
- Em uma bateria, toque a sonda preta no terminal negativo.
- Em uma tomada de parede, toque o terminal preto no neutro.
- Sempre que possível, deixe a sonda de teste preta encaixada antes de prosseguir. Muitas sondas têm uma pequena ponta de plástico que pode encaixar na tomada.
-
Toque a sonda de teste vermelha em outro ponto do circuito. Isto completará o circuito paralelo e fará com que o medidor exiba a voltagem.
- Em uma bateria, toque a ponta vermelha no terminal positivo.
- Em uma tomada de parede, encaixe a ponta vermelha no fase.
-
Aumente o intervalo se você tiver uma sobrecarga na leitura. Antes de danificar o aparelho, altere imediatamente o intervalo para o ajuste de maior tensão caso obtenha um dos seguintes resultados:
- Se o visor exibir "OL", "overload" (sobrecarga) ou "1". [5] X Fonte Confiável Science Buddies Ir à fonte Perceba que "1 V" é uma leitura real e não há nada com o que se preocupar.
- Se a agulha analógica apontar para o outro lado da escala.
-
Ajuste o voltímetro, se necessário. Talvez seja necessário fazer ajustes se o display digital do aparelho exibir “0 V” ou nada, ou se a agulha de um voltímetro analógico se mover pouco. Se ainda não houver leitura, tente o seguinte:
- Verifique se as sondas de teste estão conectadas ao circuito.
- Se você estiver medindo um circuito DC e não obter nenhum resultado, procure um pequeno botão ou ligue o dispositivo rotulado DC+ e DC- e mova-o para outra posição. [6] X Fonte de pesquisa Se o seu aparelho não tiver essa opção, inverta a posição das sondas preta e vermelha.
- Reduza o intervalo em um ajuste. Se necessário, continue até obter a leitura real.
-
Leia o voltímetro. Um aparelho digital mostrará claramente a tensão na tela eletrônica. O analógico é um pouco mais complicado, mas, uma vez que aprendê-lo, ele torna-se mais fácil. Continue a leitura para obter mais instruções.Publicidade
-
Encontre a escala da tensão no mostrador da agulha. Escolha uma que coincida com o ajuste escolhido no botão do voltímetro. Se não houver uma correspondência exata, leia a partir de uma escala que seja um múltiplo fácil do ajuste.
- Por exemplo, se o voltímetro estiver definido para DC 10 V, procure uma escala DC com uma leitura máxima de 10. Se esta não estiver disponível, encontre uma com um máximo de 50.
-
Estime a posição da agulha com base em números próximos. Esta é uma escala linear como uma régua.
- Por exemplo, uma agulha apontando no meio entre 30 e 40 indica uma leitura de 35 V.
-
Divida a resposta caso você esteja usando uma escala diferente. Pule esta etapa se você estiver lendo uma escala que corresponda exatamente o ajuste do voltímetro. Caso contrário, corrija a diferença dividindo o valor máximo da escala impressa pelo ajuste do botão. Divida o número dos pontos da agulha pela resposta para obter a tensão real.
- Por exemplo, se o voltímetro estiver definido para 10 V, mas você está lendo uma escala 50V, calcule 50 ÷ 10 = 5 . Se a agulha estiver apontando para 35 V, o resultado real será de 35 ÷ 5 = 7 V.
Publicidade
Dicas
- As instruções para testar as tomadas supõem que você está tentando detectar a tensão "vista" pelo aparelho conectado. Se você estiver tentando detectar problemas na fiação, talvez também seja interessante medir a tensão entre o terra e outro conector. Se você obtiver um resultado baixo (digamos 2 V), esse conector é o fio neutro e essa medida é a queda de tensão. Se o resultado for mais elevado (digamos 120 V ou 240 V), esse conector é o fio fase. [7] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Avisos
- O uso inadequado pode estragar o aparelho, causar um choque elétrico ou criar descargas elétricas que podem iniciar um incêndio. Isto é muito mais comum de ocorrer em uma tomada de parede ou outro circuito de alta tensão do que ao testar uma bateria de baixa tensão.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.sciencebuddies.org/science-fair-projects/multimeters-tutorial.shtml# multimeteroverview
- ↑ http://www.autobatteries.com/en-us/battery-basics/how-a-battery-works/
- ↑ http://www.worldstandards.eu/electricity/plug-voltage-by-country/
- ↑ http://www.sciencebuddies.org/science-fair-projects/multimeters-tutorial.shtml
- ↑ http://www.sciencebuddies.org/science-fair-projects/multimeters-tutorial.shtml#usingamultimeter
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=9rGDx92McTY
- ↑ http://ecmweb.com/content/diagnosing-power-problems-receptacle
Publicidade