Ao usar uma VPN ( Virtual Private Network — Rede virtual privada), sua atividade na internet é enviada para um servidor criptografado que que a protege de outras pessoas na rede. Isso significa que o seu provedor de internet, assim como demais usuários da rede Wi-Fi em que você está conectado, não saberão o que você está fazendo na internet. [1] X Fonte Confiável Consumer Reports Ir à fonte As VPNs são usadas para acessar redes geralmente inacessíveis usando quando se está conectado a um provedor comum, como no seu trabalho ou escola. Se não estiver usando mau VPN na escola ou no trabalho, você pode selecionar uma variedade de serviços pagos e gratuitos de provedores de VPN, e a maioria pode ser executada em um computador, smartphone ou Tablet. Este artigo lhe ensinará a começar a usar uma VPN.
Passos
-
Consulte sua empresa, escola ou organização. Se você foi instruído a usar uma VPN para se conectar na rede da sua empresa ou organização, será preciso reunir algumas informações antes de começar. Essas informações variam de acordo com a rede, mas geralmente é preciso instalar um aplicativo ou programa especial, no qual você vai usar um nome de usuário único e uma senha para se autenticar. O departamento de TI vai determinar se o seu computador é compatível com o software VPN — ajudando a torná-lo compatível caso necessário — e auxiliá-lo a instalar e configurar a VPN.
- A TI também pode fornecer uma senha padrão, permitindo que você a altere posteriormente. Use uma senha única, mas que seja fácil de ser memorizada, e evite anotá-la ou colá-la em uma nota perto do seu computador. Ao criar a senha, evite usar datas de aniversários, nomes de membros próximos da sua família ou algo que possa ser facilmente descoberto.
- Entre em contato com o departamento de TI imediatamente caso seja preciso reinstalar, atualizar ou restaurar seu sistema operacional em algum momento. Você pode perder as configurações do seu serviço de VPN.
-
Escolha entre uma solução de VPN paga ou gratuita. Se você pretende usá-la para fins pessoais, como manter seu anonimato on-line ou acessar sites de outros países, existem muitas opções. Há serviços de VPN disponíveis de forma paga ou gratuita, e ambos possuem suas vantagens:
- As VPNs gratuitas não exigem um pagamento pelo fato de limitarem a quantidade de tráfego de dados permitido, assim como a velocidade da conexão, além de possuírem anúncios ou permitem apenas seu uso em um disponível por vez. Elas são úteis caso você precisa usá-las apenas de vez em quando, como ao se conectar em um Wi-Fi público em uma lanchonete ou biblioteca. [2] X Fonte de pesquisa A maioria dos serviços gratuitos não exige muitos dados pessoais de seus usuários, e não é preciso qualquer tipo de comprometimento com relação a pagamentos. Alguns serviços gratuitos de VPN populares incluem: ProtonVPN , WindScribe e Speedify .
- Se estiver buscando uma solução para ocultar sua atividade de qualquer tipo de monitoramento, com uma boa quantidade disponível de tráfego de dados, sem limite de velocidade e com uma reputação mais confiável, use um serviço pago mais conhecido. O fato de o serviço ser pago não significa que ele será caro; existem boas opções a preços bem acessíveis. Veja neste link as melhores VPNs de 2021. As opções mais populares são ExpressVPN e CyberGhost . Outros serviços também na lista incluem: Surfshark , Private Internet Access e Vyprvpn . [3] X Fonte de pesquisa
-
Procure por avaliações e depoimentos. Se o objetivo é proteger seus dados e navegar de forma segura, é preciso usar uma VPN de confiança. Antes de assinar um serviço, procure o nome dele seguido de "avaliações" e descubra mais sobre as experiências que outros usuários tiveram ao usar a VPN. O Reddit é um ótimo lugar para procurar por avaliações confiáveis.
- Veja se o serviço de VPN armazena ou não seu registro de atividades; o problema é que não há como saber se eles realmente dizem a verdade. O ExpressVPN é um serviço de VPN que não armazena esses dados; esse fato ficou comprovado quanto das autoridades da Turquia invadiram o data center da empresa em busca de informações de clientes. [4] X Fonte de pesquisa
-
Cadastre uma nova conta. Após escolher um serviço de VPN, será preciso cadastrar uma conta e fazer o primeiro pagamento (no caso de uma solução paga). Em seguida, você poderá baixar o software da VPN no seu computador, smartphone ou tablet.
-
Instale o software da VPN. Para tanto, acesse o site do serviço em questão e siga as instruções fornecidas. Caso haja suporte para smartphones e Tablets, você poderá baixar o aplicativo pela Play Store (Android) ou App Store (iPhone/iPad).
- No Windows, dê um clique duplo sobre o arquivo baixado no website (geralmente terminado em ".exe") e siga as instruções na tela para instalar o software. Em seguida, abra o software pelo menu Iniciar.
- No Mac, geralmente, é preciso abrir um arquivo ".dmg" e arrastá-lo para a pasta "Aplicações" quando solicitado. Se o seu computador estiver protegido com uma senha, será preciso digitá-la ao abrir o software pela primeira vez.
- No seu smartphone, abra o aplicativo a partir da tela inicial. Você deverá fazer login com sua conta ou criar uma nova, caso já não possua uma.
Publicidade
-
Abra seu software de VPN. Após baixar e instalar o software de VPN, é hora de abri-lo. No Windows, ele pode ser encontrado no menu "Iniciar". No Mac, você pode encontrá-lo na pasta "Aplicativos". Em um dispositivo móvel, encontre o atalho da VPN na lista de aplicativos.
-
Acesse sua conta. Ao criar uma conta na maioria dos serviços de VPN, você deve usar um nome de usuário e senha. Essas credenciais costumam ser necessárias para fazer login apenas na primeira vez, mas os serviços mais seguros solicitam que elas sejam digitadas a cada conexão.
- Se estiver usando a VPN da sua empresa, ou a maioria dos softwares pessoais, você obterá acesso seguro à rede depois de digitar seu usuário e senha. O software usado pode abrir uma nova janela que parece com a área de trabalho do computador do seu trabalho, também conhecida como área de trabalho virtual, na qual é possível acessar os recursos da sua empresa. Além disso, pode ser necessário abrir um navegador de internet e digitar um endereço web seguro no qual você pode acessar tais recursos.
- Se estiver usando um serviço de VPN que restringe a quantidade de dados que podem ser trafegados ou a velocidade da conexão, ative-o apenas quando precisar usar um endereço IP seguro.
-
Leia os termos de uso do programa. Se estiver usando uma VPN para uso pessoal, não se esqueça de ler os termos de uso. Algumas VPNs, principalmente as gratuitas, podem instalar aplicativos de terceiros ou exibir propagandas. É sempre bom verificar antes o que a VPN fornece, bem como o que ela exige e quais informações ela coleta.Publicidade
Dicas
- A maioria dos serviços gratuitos de VPN é o suficiente para manter a privacidade geral quando você não estiver em casa ou utilizando uma conexão segura.
- O uso de uma VPN não tornar uma conexão HTTPS mais segura. Uma boa VPN pode aumentar consideravelmente sua privacidade.
Avisos
- Usar um serviço de VPN para alterar sua localização com a finalidade de acessar conteúdo de serviços de streaming pode ser uma violação dos termos de uso, e até mesmo das suas leis locais. [5] X Fonte de pesquisa
- Se estiver realizando alguma atividade maliciosa, você poderá ser intimado pelas autoridades policiais, mesmo se estiver usando uma VPN.
Referências
- ↑ https://www.consumerreports.org/privacy/how-to-choose-a-vpn-for-digital-privacy-and-security/
- ↑ https://www.techradar.com/vpn/best-free-vpn
- ↑ https://www.nytimes.com/wirecutter/reviews/best-vpn-service/
- ↑ https://proprivacy.com/privacy-news/expressvpn-cannot-hand-over-logs
- ↑ https://www.nytimes.com/wirecutter/guides/what-is-a-vpn/#how-a-vpn-works