PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Não se vira o diretor geral de uma empresa da noite para o dia. Os CEO escalam as posições e chegam ao topo graças a uma combinação de trabalho árduo e qualidades que fazem dele ou dela os melhores líderes em seus negócios. Leia abaixo os passos para se tornar um CEO, e como os CEO fazem para continuarem tendo sucesso.

Método 1
Método 1 de 2:

O ensino

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você quer ser um CEO, precisa ir bem na escola. Idealmente, você deve ter um diploma de nível superior e uma pós-graduação. Foque em estudar o que for mais relevante para o ramo em que você quer entrar, mas mantenha as coisas gerais o suficiente para poder flexibilizar se você não conseguir o trabalho dos sonhos logo que sair da faculdade.
    • Muitos CEO completam a faculdade primeiro, então trabalham durante anos como empregados, crescem em suas empresas e então entram em um MBA. Você não precisa rejeitar um trabalho só porque não tem a graduação completa ainda.
    • Quanto maior for a companhia que você quer estar um dia, mais importante é o status da faculdade que você vai frequentar. Claro, alguns CEO nunca mesmo se formam, mas pelos números é melhor ter um nome de prestígio em seu diploma. Considere todas as opções.
  2. Nada ajuda mais um CEO a fazer decisões inteligentes para sua companhia do que saber lidar com finanças. Mesmo que você possa estudar e aprender sobre isso em qualquer época da vida, a melhor ocasião é provavelmente a época da faculdade. Se seu curso não tem a ver com isso, veja se pode fazer algum programa de extensão ou curso para iniciantes.
    • Depois de entrar para uma companhia, aproveite todas as oportunidades oferecidas para melhorar seus conhecimentos, como seminários, aulas especiais, palestras e outros eventos. Um bom ou uma boa CEO nunca para de melhorar, renovar ou aumentar seu conhecimento.
  3. Durante a faculdade, participe o máximo que puder de seminários de administração. Tente estagiar em todos os lugares em que você poderá mostrar suas habilidades de liderança e trabalho árduo; continue enviando currículos até conseguir um - ou mais. Faça algum trabalho voluntário que vá permitir conhecer outras pessoas com os mesmos interesses. Em resumo, aja como se já estivesse escalando no mundo corporativo.
    • Não hesite. Nunca é cedo demais para começar a dar uma boa impressão. Você nunca sabe quando alguém vai notar suas ações e fazer com que seu caminho até o topo seja mais fácil, ou fazer algumas boas recomendações.
  4. Quando conseguir um trabalho que tenha a ver com suas qualificações (mesmo que ainda não tenha terminado a faculdade), trate-o como se quisesse ser o dono de tudo. Empregados que tem um senso de vitalidade e seriedade são poucos; seja enérgico e tenha espírito de equipe, e você será notado. Aceite tarefas extras com zelo, e procure por elas sempre que puder. Faça tudo que puder para mostrar a seus chefes que você está levando a sério sua vida profissional.
    • Faça o que puder para se aproximar, ou ficar amigo, de executivos de sua área e de quem mais encontrar no caminho. Observe como eles agem e falam. Você pode até pedir que um deles se torne seu mentor. O pior que pode acontecer é eles dizerem "não", mas executivos costumam apreciar coisas assim. Um mentor pode ser a melhor ferramenta para chegar mais rápido ao topo.
  5. Isso nunca é muito comentado, mas ambição pura pode ser um traço muito útil (e até vital) para um líder de negócios. Uma parte de ser ambicioso e agressivo nos avanços de sua carreira é estar aberto a todas as oportunidades que aparecerem. Ao menos esteja disposto a trocar de lugar ou turno para manter seu emprego. Se você estiver disposto a ir trabalhar numa filial em outra cidade, vai ter mais chances de ser promovido do que quem não tem.
    • Se você está na mesma companhia por uns dois anos, e acha que não está avançando, considere mandar currículos para vagas acima da sua em outras empresas. Muitos CEO são empresários juniores e vice-presidentes de duas ou três companhias antes de chegar ao topo.
    • Não tenha medo de ser empreendedor. CEO e empreendedores têm muitos traços em comum, e uma pessoa que quer ser um deles pode começar sendo o outro. Se existe uma oportunidade de abrir seu próprio negócio e parecer melhor do que sua situação atual, não hesite. Criar uma companhia do zero é uma distinção impressionante em seu currículo.
  6. Se você puder, se ofereça para ser membro de um conselho de diretores em uma companhia. Isso vai lhe dar experiência para quando você for o CEO de sua própria companhia. Também é um ótimo indicativo: a maioria dos CEO já fez parte de um conselho.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Sendo um grande CEO

PDF download Baixe em PDF
  1. O CEO não precisa ser o dono ou fundador de uma companhia, e nem precisa ser um empreendedor. Ele também não é só um burocrata. O papel do CEO é liderar a companhia: tomar decisões, resolver problemas e ter certeza de que a companhia está sempre crescendo. Isso quer dizer que um grande CEO deve ser um idealista, se arriscar, pensar grande, ser proativo, cuidadoso com dinheiro e detalhista.
  2. Muitos CEO só chegam nessa posição depois de anos - ou décadas - na mesma companhia. Quando chegar ao topo, não se esqueça de suas raízes. Use tudo que sabe para cuidar da empresa, saiba as diferenças entre a política e a prática, se contecte com todos que conhece, saiba o que os empregados pensam sobre o trabalho.
  3. Para ser realmente um bom CEO, você deve exercer o controle sobre sua companhia tornando o ambiente de trabalho distinto e respeitável. Em outras palavras, um grande líder faz com que seus empregados sintam que fazem parte de um grupo, e de um grupo especial. Suas atitudes e ações mostram como anda a empresa.
    • Peça o que puder, mas deixe que eles cometam erros. Mostre que a companhia confia neles o suficiente para que deixe que eles tentem várias vezes. Encoraje a produtividade, encorajando que eles tomem decisões próprias e assumam riscos. Você sempre vai ter a última palavra se algo estiver errado.
  4. Como um CEO, é seu trabalho cuidar do negócio inteiro. Você pode delegar grande parte do trabalho para outros, mas é você quem tem a visão do todo. Tendo isso em mente, use o que vê e sabe para comunicar seus planos e explicar suas decisões para seus empregados com clareza. Se eles sabem que caminho a empresa deve tomar, vão te ajudar a chegar lá.
  5. Nunca sucumba a ilusão de quem um CEO vive numa torre de mármore em cima de todos, enquanto os empregados trabalham a milhas de distância. Um CEO efetivo está sempre por dentro, visita todos os departamentos, ajuda em tarefas e sempre escuta seus empregados. Uma parte do tempo deve, sim, ser dentro do escritório, planejando e resolvendo problemas, mas dedique a outra parte para ajudar nas tarefas do dia-a-dia na empresa.[[Image:Be a CEO Step 11.jpg|center|550px]
    • Sinta-se livre para mostrar para alguém como você quer que a tarefa seja feita. Não apenas "diga", mas mostre o que está errado; sente-se e explique o passo a passo, e qual a importância disso para o trabalho. Um bom CEO lidera pelo exemplo, e não insultando.
  6. Acima de tudo, depois de virar um CEO, seu negócio é o futuro da companhia. Você deve poder estar muitos passos à frente, prever o que vem pela frente. Esteja antenado com o mercado e saiba como anda o ramo de sua empresa. Como você pode continuar sendo o rei? E se não pode, como fazer com que a empresa não afunde? Se pensar sempre nisso, vai ser o melhor dos CEO.
    Publicidade

Dicas

  • Seja transparente. Considere agir de acordo com as sugestões e conselhos dos seus "tenentes". Isso vai ajudá-los a se sentirem parte da empresa, e seu retorno vai ser lealdade e um bom trabalho. Os "tenentes" são aqueles que trabalham diretamente para você, então seja um líder e não os assuste. Um bom líder tem - e confia em - um bom time.
  • Coloque a ética a frente das emoções.


Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 64 961 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade