Baixe em PDF Baixe em PDF

Quer seja um recém-convertido, esteja curioso ou não se confesse já faz um tempão, pode ser que você se sinta um pouco intimidado por não saber exatamente como funciona o processo. O que você deve fazer no confessionário? O que deve dizer para o padre? O quão rígida é uma confissão? Relaxe! As coisas são bem mais simples do que você imagina. Basta dar uma olhada no passo a passo abaixo.

O que você precisa saber

  • Visite sua igreja durante o período designado para confissões ou ligue para sua paróquia para fazer um agendamento.
  • Reflita e anote os pecados que cometeu. Decida quais você confessará ao padre.
  • Comece sua confissão dizendo: "Perdoa-me, Pai, porque pequei." Explique seus pecados ao padre.
  • Escute os conselhos do seu padre e receba sua penitência. Recite o Ato de Contrição. Por fim, complete sua penitência assim que possível.
Parte 1
Parte 1 de 3:

Preparando-se para a confissão

Baixe em PDF
  1. É muito importante que você saiba o que dizer para o padre na hora de se confessar. Tire um tempinho para fazer um "exame de consciência", ou seja, para refletir sobre as suas ações. Tente se lembrar do que fez desde a última confissão, desde os pecadinhos mais inofensivos aos mais graves. Faça uma oração e peça ajuda ao Espírito Santo, se precisar. Continua sem saber por onde começar? Aqui vão algumas perguntas que você pode se fazer:
    • Eu desobedeci algum dos mandamentos?
    • Fui negligente com a minha fé?
    • Deixei alguma coisa me influenciar mais do que Deus?
    • Neguei ou duvidei da minha fé?
    • Machuquei alguém de propósito ou por acidente?
    • Rejeitei alguma parte da minha fé?
    • Perdoei o próximo?
    • Quais foram as causas dos meus pecados? Quais são as tentações que me cercam?
  2. Praticamente todo mundo comete pecados veniais com frequência. Embora deva sempre buscar o perdão de Deus, não há motivo para se envergonhar dessas ações. Os pecados veniais são aqueles cotidianos, como mentir para um amigo para escapar de uma festa, usar o nome de Deus em vão etc. Já os mortais são bem mais graves. Existem três fatores que constituem um pecado mortal: [1]
    • Ele deve ser uma ação grave.
    • O pecador deve ter plena compreensão do que estava fazendo no momento da ação.
    • O pecado deve ser cometido de livre-arbítrio.
      • Lembre-se de que o padre é obrigado a guardar os seus segredos, quaisquer que eles sejam. Ele não vai julgá-lo e nem comentar sobre a sua vida com outras pessoas, nem mesmo em caso de vida ou morte. Confie nele e não tenha medo das consequências da sua confissão. Aliás, lembre-se de que é pecado omitir um pecado no confessionário.
      • Infelizmente, muita gente se priva de confessar ou não se abre verdadeiramente porque acha que cometeu um pecado mortal. A maioria dos pecados é venial: muita gente não sabe o que torna um pecado verdadeiramente mortal. O pecado precisa ser muito grave para ser mortal. Assassinar, estuprar, vender ou usar drogas ilegais, praticar adultério (trair o marido ou a mulher), incorrer em incesto (casar ou ter relações sexuais com familiares, primos ou parentes), roubo de mercadorias muito caras ou de muito dinheiro, ódio extremo aos próprios pais (a ponto de desejar a morte deles) são exemplos de pecados mortais. Os pecados veniais são menores, mesmo quando são cometidos sem conhecimento ou consentimento. Ou seja, o pecado não é mortal se não foi grave, mesmo você estando ciente dele, ou se foi grave, mas você não tinha ciência da gravidade ou se foi obrigado a pecar. O acúmulo de pecados veniais não leva a um pecado mortal. Alguns exemplos de pecados veniais: furto de objetos baratos, brigar com irmãos, brigar com alguém que tem uma opinião diferente, dirigir muito rápido, etc.. Apesar de pequenos, os pecados veniais devem ser evitados a todo custo.
  3. A maioria das igrejas tem horários designados para as confissões. Passe na sua igreja ou telefone para a administração para descobrir quando você pode ir lá. Embora seja fácil encontrar um padre disponível a qualquer hora do dia, o ideal é que procure uma sessão de confissão. Caso necessário, ligue para a igreja ou procure pessoalmente o padre para marcar uma confissão extraordinária. [2]
    • Não fique nervoso ao entrar na igreja. Normalmente, o aviso com o horário das confissões fica bem visível do lado de fora ou no folhetinho da igreja, que costuma ficar disponível na entrada. Em alguns casos, você pode até mesmo encontrá-lo online.
    • Caso tenha muito para confessar, pode ser uma boa ideia marcar uma sessão extraordinária. As confissões costumam demorar mais ou menos dez minutos. Peça para encontrar o padre em um outro horário se achar que vai demorar mais do que isso.
  4. É sempre bom rezar um pouquinho antes de se confessar. Peça a Deus para que tudo corra bem, que você não se esqueça de nada e que a sua penitência seja verdadeira e significativa. Entre no confessionário com a melhor das intenções.
    • A confissão consiste basicamente em honestidade, perdão e dedicação plena. Pode ser que você só consiga chorar e dizer baixinho "Eu machuquei um amigo". Isso é infinitamente melhor do que listar todos os pecados que você cometeu sem o menor arrependimento. Mostre-se sempre verdadeiro e temente a Deus. O essencial é a contrição, ou seja, a rejeição do pecado.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Falando com o padre

Baixe em PDF
  1. Você também pode ir direto ao confessionário se ele estiver vazio e sem fila, mas, às vezes, é bom tirar um tempinho para refletir antes de entrar. Afinal, você tem a igreja quase toda para você. Aproveite para sentir a energia dela correndo pelo seu corpo e tomar consciência do seu lugar nesse majestoso reino de Deus.
    • Ajoelhe-se e reze com a cabeça baixa e as mãos unidas. Reflita sobre a sua fé e os seus sentimentos. Pense em como você tem respondido ao chamado de Deus e vivenciado o amor divino.
  2. Faça isso apenas quando o padre estiver pronto para recebê-lo, ou seja, quando ele estiver sozinho ou quando alguém sair do confessionário. Sente-se de frente para o padre ou por trás da tela. A sua anonimidade só depende de você. O padre vai tratá-lo da mesma forma independentemente da sua escolha. [3]
    • No momento indicado, faça o sinal da cruz e diga "Perdoe-me, padre, pois eu pequei. Faz (insira o período de tempo aqui) desde a minha última confissão." Isso é o que tradicionalmente se diz no confessionário, mas você também pode apenas cumprimentar o padre, se preferir. Ele sabe o que está fazendo.
      • O rito bizantino é um pouco diferente. Nele, o padre se senta ao lado do fiel, põe uma estola na cabeça dele e diz a Prece de Absolvição. A ideia geral, porém, permanece a mesma. Basta seguir o rito. [4]
  3. Após se sentar a fazer o sinal da cruz, relaxe e espere o padre falar. Ele vai perguntar quanto tempo faz desde a sua última confissão (se você já não tiver dito), como você está se sentindo, como está a sua fé e quais pecados você gostaria de confessar para ele e para Deus. É uma conversa bem casual. [5]
    • Não fique nervoso. Não precisa se sentir pressionado de forma alguma. Desde que você tenha entrado na igreja com a intenção de limpar o seu coração, você é mais do que bem-vindo. Não há como errar em uma confissão.
  4. Essa é a parte mais difícil. Tente pensar da seguinte forma: o padre provavelmente já ouviu de tudo naquele confessionário. Não há nada que você possa dizer que vá chocá-lo. Quando ele perguntar dos seus pegados, comece a listá-los, dos mais graves para os mais banais. Caso ele faça alguma pergunta, responda-a, mas não se sinta obrigado a entrar em detalhes. Basta dizer algo nas linhas de "Eu fiz isso e isso". [6]
    • Os padres são bem compreensivos durante a confissão. Não há nada de errado com não lembrar a data exata em que algo aconteceu nem a sua motivação para pecar. As únicas coisas que interessam é que você seja o mais honesto possível e que o seu coração esteja no lugar certo.
  5. O padre vai conduzir toda a confissão e fazer algumas perguntas sobre as suas intenções. Porém, o principal é que ele deixe claro que Deus o ama, mesmo com os seus pecados. Pode ser que ele faça algumas sugestões para que você se aproxime de Deus. Afinal, ele está lá para ajudar. Ao fim do processo, ele pedirá para você dizer o Ato de Contrição, que é mais ou menos assim: [7]
    • Meu Deus, eu me arrependo de todo coração dos meus pecados,
      porque pecando Vos ofendi,
      a Vós que devo amar sobre todas as coisas. Com Vossa ajuda, prometo
      ser penitente, esforçar-me para não pecar
      e evitar as tentações.
      Em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós,
      meu Deus, tende piedade.
    • O Ato de Contrição disponível no site de notícias do Vaticano é:
      • "Meu Deus, porque sois infinitamente bom e Vos amo de todo o meu coração, pesa-me de Vos ter ofendido e, com o auxílio da Vossa divina graça, proponho firmemente emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Peço e espero o perdão das minhas culpas pela Vossa infinita misericórdia. Ámen." [8]
  6. Não se preocupe! A penitência não é nada demais. Em muitos casos, você só precisa fazer algumas preces. Ouça com cuidado a absolvição. Ela significa que você está completamente livre de pecados. Não há sensação melhor do que essa! [9]
    • A absolvição é a remoção dos pecados, ao passo que a penitência é a expressão de arrependimento do fiel, que deve mostrar a Deus que sente muito pelo que fez e que deseja ser perdoado.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Terminando a confissão

Baixe em PDF
  1. O padre dirá algo parecido com "Vá em paz e que o Senhor o acompanhe". Sorria, agradeça, saia do confessionário e sinta-se feliz! Os seus pecados foram perdoados e sua ficha com Deus está limpa mais uma vez. Isso significa que você também está mais próximo do Senhor. Tente sentir a presença d’Ele e pense bem no que vai fazer de agora em diante. [10]
    • Não se desespere se perceber que esqueceu de um pecado. Deus sabe das suas intenções e certamente já perdoou você. Porém, tente lembrar de confessar o pecado em questão da próxima vez para não acumular a culpa.
  2. Muitos fiéis optam por voltar ao banco para rezar silenciosamente em agradecimento a Deus. Caso a sua penitência consista em algumas orações, aproveite o momento de introspecção. Volte ao banco em que você se sentou ao entrar na igreja e reconcilie-se com o Senhor por meio das suas preces. [11]
    • Algumas pessoas usam esse momento para refletir sobre as próprias ações e sobre como evitar pecados futuros. Quando você pretende se confessar outra vez? O que você pode fazer nesse intervalo de tempo para viver mais próximo de Deus? Foque em como se dedicar para seguir os passos do Senhor.
  3. O que quer que o padre tenha sugerido, o melhor é que você cumpra a sua penitência o mais rápido possível, seja ela uma oração ou uma conversa com uma pessoa querida. Seja rápido no cumprimento da vontade de Deus. Quando a penitência terminar, você verá como vai se sentir aliviado.
    • Após cumprir a penitência, tire um minutinho para agradecer a Deus e aproveitar a sua absolvição. Concentre-se no quanto Ele ama você e no quão maravilhoso é ser banhado pela glória divina. Lembre-se de que nem todo mundo tem essa sorte.
  4. Ninguém espera que você viva para sempre livre de pecado. Deus sabe muito bem que isso é impossível. Tudo o que Ele quer é que você evite tentações e não encare a confissão como uma desculpa para pecar. Não é para isso que ela serve! O objetivo da confissão é levar a humanidade para mais perto de Deus, mesmo com todas as imperfeições. O Senhor só espera que você dê o seu melhor.
    • Nos próximos dias e semanas, tente se lembrar do lugar que Deus ocupa na sua vida e buscar formas de viver conforme a vontade do Senhor. Leia a Bíblia para se inspirar e converse com pessoas tão devotas quanto você. Ou, em outras palavras, ame e sirva o Senhor - o seu Senhor. [12]
    Publicidade

Dicas

  • Existe uma outra versão do ato de contrição que é assim:
    • Ó, meu Deus, eu me arrependo de todo coração por ter Vos ofendido e detesto todos os meus pecados, pois temo a perda do céu e as dores do inferno. Mas também por ter Vos ofendido, meu Deus, a Vós que sois tão bom e merecedor de todo o meu amor. Prometo firmemente, com a ajuda de Vossa graça, confessas meus pecados, cumprir penitência e seguir o Vosso caminho. Amém.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Um rosário ou um terço (opcional).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 862 562 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade