Este artigo foi escrito em parceria com nossa equipe treinada de editores e pesquisadores que validaram sua precisão e abrangência.
O wikiHow possui uma Equipe de Gerenciamento de Conteúdo
que monitora cuidadosamente o trabalho de nossos editores para garantir que todo artigo atinja nossos padrões de qualidade.
Há 7 referências
neste artigo. Você pode encontrá-las ao final da página.
Este artigo foi visualizado 303 577 vezes.
Está com vontade de se divertir agora mesmo? O computador é tudo que precisa; não importa o que procura, porque há “infinitas” opções. Games novos, conversar com amigos, aprender algo novo, transformar em hobby a exploração de novos PCs, assistir vídeos engraçados ou até mesmo criar seu próprio conteúdo para compartilhar são algumas das alternativas. Desde que o computador funcione, você nunca mais ficará entediado!
Passos
-
Assista conteúdo original no YouTube. Não há falta de variedade no YouTube: é possível rir com gatos fazendo barulhos estranhos ou se emocionar com filmagens da Missão Apollo. Pesquise por um assunto de seu interesse ou veja canais populares e inscreva-se neles.
- O YouTube também é uma excelente forma de achar clipes de música. Faça uma pesquisa por músicas, bandas e álbuns prediletos; veja também o visual mais recente deles.
- Quem gosta de jogar pode acessar o YouTube Gaming , onde o conteúdo é específico de acordo com o gênero, com transmissões ao vivo de pessoas desfrutando dos seus games preferidos.
Publicidade
-
Crie seu próprio vídeo do YouTube . Você quer “viralizar”? Experimente, então, criar seus próprios vídeos e envie-os à internet. Veja algumas ideias para iniciar:
- Faça um vlog.
- Analise aquele prato que você adora ou sua bebida predileta.
- Cante, dance e toque instrumentos.
- Grave tiradas de sarro engraçadas com seus amigos.
- Leia poesia.
- Tire tudo que há em sua bolsa ou mochila e descreva o que há ali.
- Faça um vídeo “haul”, mostrando tudo que comprou no mercado ou no shopping.
- Ensine uma estratégia usada para aproveitar melhor seu tempo no dia a dia.
-
Assista filmes na internet . É óbvio que os melhores sites exigem uma assinatura mensal, mas também há alguns em que não é necessário pagar.
- Alguns dos sites de “streaming por demanda” mais conhecidos são:
- Netflix.
- Globoplay .
- Amazon Prime Vídeo .
- Apple TV+ .
- HBO GO .
- Para mais sites de filmes e documentários, acesse:
- Bombozilla .
- Libreflix .
- ScapCine .
Publicidade - Alguns dos sites de “streaming por demanda” mais conhecidos são:
-
Ouça música na internet. A verdade é que os computadores mudaram a música para sempre, desde a forma com que as faixas são gravadas como em relação à maneira como a ouvimos, se tornando uma parte importante dos negócios nesse âmbito (tanto quanto a guitarra). Veja algumas forma de desfrutar de músicas, seja gratuitamente ou sem pagar muito:
- Pandora Radio.
- Spotify.
- Apple Music.
- SoundCloud .
- Deezer .
- Rdio .
-
Ouça podcasts . Funcionando de forma parecida com programas de rádio, gratuitos e que abordam diferentes assuntos, eles podem ser encontrados em plataformas como a Apple Music, o Deezer e o Spotify, que oferecem muita diversidade de podcasts. Até mesmo celebridades, como a atriz Gwyneth Paltrow e o narrador Cléber Machado possuem podcasts, dando a impressão de que todo mundo tem um hoje em dia! [1] X Fonte de pesquisa Alguns que você pode gostar são:Publicidade
-
Ouça música. Caso já tenha uma biblioteca salva no computador — não um serviço de streaming —, você pode criar uma nova lista de reprodução ou misturar canções para dançar, meditar ou até fazer exercícios físicos. Coloque o app de músicas no modo aleatório para que a ordem delas seja muito estranha (às vezes você até terá que adivinhar o que está sendo tocado), e ligue o visualizador do iTunes, Winamp ou reprodutor de mídia para que possa se distrair com as ondas enquanto “viaja”. Ou você simplesmente pode fazer uma lista com o que gosta de ouvir, e pronto.
-
Encontre games on-line. Quando ficar sem nada para fazer, jogar on-line é uma das melhores maneiras de se divertir. [2] X Fonte de pesquisa Não importa o gênero de sua preferência: você conseguirá encontrar algo muito legal e não precisará pagar nada. Dependendo do jogo, será preciso baixar e instalá-lo, enquanto outros podem ser desfrutados diretamente do navegador de internet.
- Quem gosta de RPGS imersivos pode experimentar:
- Fortnite.
- Minecraft.
- World of Warcraft.
- Dê uma olhada em banco de dados de games gratuitos, como:
- Steam .
- Clickjogos .
- Miniclip .
- ROBLOX .
- Poki .
- Escola games (jogos educativos).
Publicidade - Quem gosta de RPGS imersivos pode experimentar:
-
Experimente um jogo de palavras. Nada melhor para aprimorar o vocabulário e testar as próprias habilidades do que um jogo de palavras! Alguns jogos diários, como Wordle, valem muito a pena! Outras opções populares são:
- Train Your Brain: https://www.wikihow.com/Games/Train-Your-Brain (Em Inglês). O jogo do wikiHow! Use as letras para encontrar a palavra que tem a ver com as quatro imagens do wikiHow exibidas.
- Contexto: https://contexto.me/
- Wordle Forever (em Inglês): http://alexdaily.nl/wordle
- Quordle: também em inglês, o jogo permite que você adivinhe 4 palavras de uma vez só!: https://www.quordle.com
- Termo: https://term.ooo/
-
Veja os jogos do Facebook games. Basta ter um perfil na rede social para ter acesso a uma vasta gama de jogos para um ou mais jogadores, de vários tamanhos e tipos. Há muitos que são gratuitos, graças ao apoio de anunciantes, enquanto alguns podem oferecer itens e atualizações dentro do game. Comece acessando essa página e faça login em sua conta.
- Alguns dos jogos de Facebook mais conhecidos são: Perguntados , o Candy Crush e o Farmville.
Publicidade
-
Use a plataforma Steam para instalar outros jogos em seu computador. Para adicionar outros games sem precisar desembolsar um centavo, baixe o cliente do Steam gratuitamente aqui . Leia este artigo para saber como instalá-lo. Veja alguns dos jogos que você poderá desfrutar:
- Counter-Strike: Global Offensive.
- Team Fortress 2.
- Grand Theft Auto V.
- Playerunknown's Battlegrounds (PUBG).
- Dota 2 .
-
Crie seu próprio videogame. Está se sentindo ambicioso? Que tal criar um jogo simples com o MIT Scratch ? Nele, você poderá disponibilizar sua obra-prima para que todos possam se divertir; é possível conversar com outros indivíduos, experimentar os jogos deles e curar estúdios. É um prato cheio, me especial para quem é “gamer”.Publicidade
-
Aprenda sobre você mesmo com um quiz. Quer saber quais os seus gatilhos emocionais? Ou compatibilidade astrológica? Faça um quiz! Experimente os do wikiHow (em Inglês) em: https://www.wikihow.com/Quizzes . O Buzzfeed também pode ser um grande aliado! Compartilhe os resultados com os amigos!
-
Olhe as “vitrines” na internet. Tem tempo para matar, ao contrário de dinheiro? Entre em vários sites de compras, mas não adquira nada: hoje em dia, é possível comprar praticamente qualquer coisa on-line, e é divertido ficar investigando os preços de certos produtos e compará-los entre as lojas, desde roupas e calçados até lotes de terra e condomínios. Faça uma lista de desejos com tudo que deseja adquirir; só não estoure o limite do cartão de crédito!Publicidade
-
Planeje uma viagem dos sonhos. Acesse o Google Maps e explore cidades que não conhece, analisando pontos turísticos e pesquisando sobre eles na Wikipedia. Vá para o site Expedia e veja o preço de passagens de avião ou veja os melhores locais para se hospedar no AirBnB ou CouchSurfing. Assim que souber para onde quer ir, comece a economizar para que seu sonho se realize.
-
Aprenda um truque de mágica. Quer impressionar os amigos da próxima vez que for encontrá-los? Que tal fazer uma magia com uma moeda ou carta? Há vários sites que ensinam, passo a passo, o que deve ser feito para que consiga aprender em sua própria velocidade, inclusive aqui mesmo no wikiHow! Além de vários vídeos no YouTube, há endereços voltados a isso que são muito bons, como o Mágica On-line ou o Portal da Mágica .Publicidade
-
Crie sua arte quando estiver se sentindo criativo. Há muitos sites para desenhar e pintar, independentemente se estiver buscando algo profissional ou descompromissado. Poder acessar tudo isso na internet é bem conveniente, já que não será necessário instalar nada. Acesse, por exemplo, os seguintes endereços:Publicidade
-
Leia sites especializados em “listicles” (a junção dos termos listas e artigo, em inglês). Procurando pela lista dos 25 Melhores Sanduíches do Mundo em forma de GIFs? Que tal saber os 20 brinquedos que as crianças mais gostavam nos anos 90? Entre no Buzzfeed para descobrir listas hilárias (ainda que um tanto aleatórias) que você nem sabia que importavam. É uma ótima forma de passar o tempo e não precisar quebrar a cabeça.
-
Leia as notícias do Brasil. Para saber o que está acontecendo e que o afeta diretamente, entre em sites como o UOL , o Terra e o G1 . As pessoas estão se interessando cada vez menos pelo noticiário de eventos geopolíticos, sociais e econômicos, ou seja, o usuário médio de internet sabe mais o que está acontecendo na vida de celebridades do que as ações do próprio governo. A internet é uma excelente ferramenta para ficar atualizado sobre as novidades da cidade e do país.Publicidade
-
Navegue pelo Google News. Visite https://news.google.com/ para pesquisar assuntos ou locais. Se você estiver logado em sua conta do Google, um feed personalizado com notícias para você aparecerá.
-
Leia blogs de cultura ou assuntos específicos. Não importa o que interessa a você: provavelmente, há uma grande comunidade on-line dedicada a outras pessoas que também gostam da mesma coisa. Curte games? Que tal acessar a IGN Brasil ou o Omelete ? Fã de música? Divirta-se navegando na Rolling Stone ou no Whiplash . Faça pesquisas e investigue para encontrar uma comunidade com interesses semelhantes, que possa participar ou ao menos explorar.Publicidade
-
Faça um curso online gratuito. Desenvolva habilidades e melhore suas capacitações ao mesmo tempo que se diverte. Entre nos sites e-Aulas USP , IPED , Prime Cursos ; há também muitas outras opções que podem ser conferidas aqui .
-
Viaje no tempo através da internet. Curioso para saber (ou relembrar) como era a internet há 10 ou 15 anos? Você pode acessar o The Internet Archive para acessar versões antigas de diversos sites. Ainda que esteja em inglês, não é difícil de navegar pelas páginas, e há um guia aqui .Publicidade
-
Leia e contribua para wikis. Já que está no wikiHow, que tal ajudar sites desse tipo? Endereços como o wikiHow e a Wikipedia sobrevivem apenas com conteúdo gerado por usuários, que estão dispostos a realizar os mais diversos tipos de tarefas para que esses sites se mantenham ativos e com bom tráfego. Desde patrulhar mudanças recentes a redigir novos artigos, contribuir para wikis pode ser uma atividade recompensadora e bem divertida.
-
Converse com seus amigos. Sim, você provavelmente já pensou nisso, mas talvez exista uma nova forma de conversar que você nem sabia. Caso saiba inglês, o UberFacts [4] X Fonte de pesquisa está aí para que você veja que não faltam assuntos aleatórios para abordar. Compartilhe links, fotos e vídeos que farão com que seus amigos se matem de rir!
- Facebook Messenger, Skype, WhatsApp e o Telegram são ótimas opções para bater um papo na internet.
- Quando estiver solitário, uma boa opção é fazer uma chamada em vídeo com os amigos. Isso ajuda a sentir que está mesmo passando um tempo com eles; não é recomendado conversar em vídeo com pessoas que não conhece tão bem, por outro lado. Envie uma mensagem a um amigo de longa data e conversem por imagem no Skype ou pelo WhatsApp.
Publicidade
-
Use o Facebook ou crie um perfil no Facebook . Essa rede social oferece várias ferramentas para matar o tempo; envie conteúdo, veja a atualização de status das outras pessoas e converse com seus amigos de forma instantânea. É uma excelente forma de colocarem o papo em dia, garantindo sua diversão, também.
- Quando nada de interessante estiver acontecendo no Feed de Notícias, veja o que há na página de alguém que não conhece tão bem. Analise tudo que há disponível, por exemplo, no perfil da prima do seu melhor amigo, no Facebook, para descobrir um monte de coisa que nem sabia que existia.
- Adicione conteúdo próprio. Estudos demonstram que pessoas que passam mais tempo olhando o conteúdo dos outros e menos criando o próprio ficam mais deprimidas e entediadas do que quem produz material original. [5] X Fonte de pesquisa
-
Tuíte . Crie um perfil no Twitter e comece a seguir celebridades, amigos e outras contas que sejam do seu interesse, participando da comunidade das hashtags (isso se já não fizer parte dela). Caso consiga ser sagaz, conciso e redija textos rápidos e prazerosos, você ganhará seguidores e fará a diversão deles com tuítes bem legais todos os dias. E depois compre briga no Twitter com políticos. É brincadeira, não faça isso!Publicidade
-
Faça uma resenha no Yelp. Já foi a um restaurante e a experiência foi tão prazerosa (ou desagradável) que sentiu vontade de escrever um pouco sobre ele? Todo mundo já se sentiu assim, então, por que não fazer uma crítica na internet. Falando sério, esse tipo de crítica é uma ótima maneira de ajudar aos outros, matar um pouco de tempo e se divertir. Faça com que sua voz seja ouvida!
-
Mostre os pins mais legais no Pinterest . Esse site é uma ótima forma de explorar, compartilhando receitas, decoração de interiores, moda e técnicas valiosas para o dia a dia. É fácil de navegar e de ver o conteúdo, transformando-o em um ótimo recurso para quando estiver com dificuldade em encontrar algo divertido para fazer na internet. Crie sua conta e comece a mostrar os pins!Publicidade
-
Encontre um fórum de interesses especiais. Sem os fóruns, nunca teríamos os conceitos de memes, daquele gif bem empregado e das mensagens irônicas para fazer as melhores “tiradas”. Hoje em dia, é mais complicado encontrar fóruns, mas há grandes comunidades sobre vários tipos de subculturas, como punk rock, videogames, anime, skate e muito mais. Encontre um sobre um assunto de seu agrado, crie uma conta e converse com os usuários.
-
Troque o fundo de tela. Está entediado? Uma boa opção é mudar a “cara” do seu computador, trocando o fundo de tela da Área de Trabalho. Comece clicando com o botão direito na Área de Trabalho do Windows e selecione “Personalizar” (“Preferências do Sistema”, no Mac). Outra opção é customizar diversos outros elementos da máquina, como a cor das janelas, os sons, o ponteiro do mouse e os ícones que ficam na Área de Trabalho.
- Navegue pelo Google Imagens ou sites de “wallpapers” para encontrar fundos de tela muito legais para o computador. Que tal um cachorrinho com um chapeuzinho de aniversário? Pode também ser aquele seu ídolo do esporte, ou ainda um desenho bem criativo.
Publicidade
-
Tire fotos. Tem uma webcam no computador? Capture algumas “selfies”, crie composições de paisagem morta na frente da máquina ou apenas brinque com os filtros disponibilizados no computador. Distorça tanto a imagem para que fique parecendo um alienígena com o nariz quebrado ou mexa nas cores até que dê a impressão de que está com enjoo em alto-mar!
-
Faça vídeos! O Windows e o Mac possuem programas próprios de edição de vídeos. Use o Clipchamp no Windows ou o iMovie no MacOS. Confira algumas ideias:
- Grave um tutorial. Ligue sua câmera e oriente seu público a fazer algo. Ensine a passar um café, a tricotar um suéter, enfim, faça algo que as pessoas queiram ver.
- Edite vídeos com imagens de sua família e de seus amigos. Adicione música para dar um tom especial a coisa e brinque com a nostalgia.
- Crie um filme. Tem um roteiro dos sonhos e quer colocá-lo em prática? Agora é a hora! Com uma câmera barata e um programa de edição de vídeos, tudo é possível.
-
Grave uma música . Nos modelos mais novos de computadores, há microfones embutidos e programas que dão ao usuário a possibilidade de gravar uma canção (ou ao menos alguns sons) e editá-la logo depois. Não é preciso ser talentosíssimo ou ter algum instrumento em mãos: fazer uma gravação enquanto cantarola e aumentar a distorção nas configurações já fará com que você dê algumas risadas com os sons bizarros que ouvirá. Coloque camadas de sua voz lendo a Bíblia sobrepostas ao ronco do seu doguinho: com certeza será uma obra-prima moderna. Quem tem Mac poderá usar o Garage Band; no Windows, o Audacity é uma boa opção.
- Grave um podcast de si próprio, como um DJ das antigas, conversando sobre suas músicas preferidas entre cada faixa na lista de reprodução. Escolha canções de um mesmo tema, construindo uma “narrativa em comum”, e depois discuta um pouco sobre elas entre cada uma. Chame um amigo para se divertirem ainda mais!
- Edite músicas uma com outra, mudando a velocidade de um pop da Rihanna para que pareça death metal, ou mexendo com uma música do Metallica para que seja mais “drone” do que rock pesado. Há pouco, virou meme desacelerar vários tipos de músicas em até 700%; foi feito com canções do Nickelback e até com aqueles sonzinhos de internet discada! [6] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Faça um diário digital. Na era das trevas (meados dos anos 70, digamos), as pessoas tinham coisas que chamavam de diários, em que escreviam sobre a própria vida, de forma eloquente e detalhada. Chocante, não é? Mas eles podem ser uma ótima forma de gastar uma ou duas horinhas no computador, principalmente se não puder acessar a internet. Abra um novo arquivo do Word ou do Bloco de Notas, por exemplo, e comece a escrever sobre o seu dia; quem sabe você goste tanto que se empolgue e se interesse em fazer um blog algum dia?
-
Escreva contos e crônicas. Abra seu processador de texto predileto e comece a escrever! (ou, pelo menos, faça um esboço). Um bom processador gratuito de texto é o Google Docs! Visite https://www.google.com/docs/about/ para dar o primeiro passo. Para quem tem Mac, o Pages é uma boa escolha.Publicidade
-
Aprenda a escrever código de computação. Está cansando das formas “normais” de se divertir no PC? Tente levar essa paixão ao próximo nível, aprendendo a mexer com programação e computação desde os níveis mais básicos. É quase como aprender uma nova língua — há também alguns desafios —, mas pode ser bastante recompensador, além de ficar ótimo em seu currículo.
- Há uma infinitude de linguagens de programação existentes. Não há uma forma “certa” de aprender a fazer isso, mas veja cinco das mais recomendadas para iniciantes:
- Python.
- C ou C++.
- Java.
- Javascript.
- Ruby.
- Faça uma pesquisa por sites e vídeos sobre programação. Há bastante conteúdo que será útil para iniciantes.
- Há uma infinitude de linguagens de programação existentes. Não há uma forma “certa” de aprender a fazer isso, mas veja cinco das mais recomendadas para iniciantes:
-
Aprenda a fazer web design. Pessoas que passam muito tempo na internet podem analisar se vale a pena aprender o básico na questão de web design para poder criar seus próprios sites e contribuir para a comunidade on-line! Há certas capacitações do web design que são as mesmas com a lista de linguagens de programação acima listada – há vários endereços que usam, por exemplo, o Javascript. Por outro lado, a codificação em HTML dá a oportunidade de saber programação centrada na web.Publicidade
-
Explore outros sistemas operacionais. Muitos não sabem que ninguém é obrigado a usar o SO nativo do computador; os Macs podem executar o Windows, os PCs rodam o macOS e ambos suportam o Linux! Conseguir fazer a configuração adequada, no entanto, pode ser complicado; consulte a página de ajuda do programa usado ou navegue aqui no wikiHow para encontrar artigos de ajuda, ao encontrar problemas.
- Para executar o Windows no Mac, use:
- O Boot Camp (já vem pré-instalado ou disponível para download gratuito).
- O Parallels Desktop para Mac.
- Rode o MacOS no PC
da seguinte forma:
- Um dispositivo USB do qual se pode fazer “boot” [7] X Fonte de pesquisa .
- Um app de máquina virtual, como o VMWare.
- Outras opções também podem ser levadas em conta, como o Ubuntu, o Debian e o Haiku.
- Para executar o Windows no Mac, use:
-
Faça mudanças no computador. Quando não conseguir extrair a performance desejada do micro da forma que ele está, você pode abri-lo e trocar peças físicas. Dependendo do que desejar fazer, pode ser algo fácil, desde que tenha um PC; melhorias em Mac devem ser feitas apenas pela Apple). No entanto, como é fácil danificar os componentes frágeis das máquinas, é importante continuar apenas se souber como mexer nelas.
- Veja alguns componentes que podem ser modificados ou substituídos para aumentar o desempenho de um computador:
- A placa de vídeo.
- A placa de som.
- O sistema de resfriamento ou a ventoinha.
- A memória RAM.
- O processador ou a CPU.
- Está se sentindo corajoso? Uma opção é transformar a manutenção de computadores em um hobby. Há pessoas que preferem desmontar e depois remontar a máquina por prazer, assim como as que fazem isso com carros. O melhor de tudo é que esse “know-how” bem prático fará com que você tenha, de forma natural, o conhecimento dos meandros e partes internas de um computador, algo que só os especialistas e poucas pessoas têm.
Publicidade - Veja alguns componentes que podem ser modificados ou substituídos para aumentar o desempenho de um computador:
Dicas
- Caso seja uma pessoa criativa e goste de roupas, dê uma olhada no app Combyne ou o site Urstyle , em que pode fazer vários “experimentos” de moda!
- Quando nada te divertir, procure por programas legais no Google e veja se encontra algo que interesse.
- Pais podem ver o histórico de navegação dos filhos. Às vezes, você encontrará muitas coisas engraçadas!
Avisos
- Cuidado ao procurar por games gratuitos em sites desconhecidos. Alguns desses jogos “na faixa” podem estar infectados com vírus e diversos tipos de malwares. Quando estiver em dúvida, sempre pesquise sobre a legitimidade do endereço: a Wikipedia, muitas vezes, possui artigos sobre sites e programas nocivos; se quiser, você também pode se restringir apenas a baixar jogos de código aberto.
- Lembre-se de que nem todas as informações disponíveis na internet são confiáveis. Os livros são um pouco mais “seguros”!
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ http://podcastone.com
- ↑ http://www.pcgamer.com/2014/05/30/the-best-free-online-games-on-pc/
- ↑ https://geoguessr.com
- ↑ http://uber-facts.com
- ↑ http://www.newyorker.com/tech/elements/how-facebook-makes-us-unhappy
- ↑ http://gizmodo.com/5816392/a-modem-dial-up-sound-slowed-down-700-is-pure-creepfest
- ↑ http://www.tonymacx86.com/445-unibeast-install-os-x-yosemite-any-supported-intel-based-pc.html
Sobre este guia wikiHow
O wikiHow possui uma Equipe de Gerenciamento de Conteúdo que monitora cuidadosamente o trabalho de nossos editores para garantir que todo artigo atinja nossos padrões de qualidade. Este artigo foi visualizado 303 577 vezes.
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!