PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

São abundantes as teorias sobre por que sonhamos, como sonhamos e qual significados podemos atribuir aos nossos sonhos. Muitas pessoas acreditam que os sonhos podem fornecer informações sobre o futuro e nossos sentimentos. Porém, é problemático que eles sejam notoriamente difíceis de lembrar. Com um esforço consciente, você pode se lembrar dos seus sonhos com grande riqueza de detalhes.

Método 1
Método 1 de 3:

A manhã seguinte

PDF download Baixe em PDF
  1. Normalmente você pode lembrar apenas do último sonho que teve antes de acordar. Não se mova e não faça nada. Permaneça na mesma posição em que você acordou e tente lembrar o máximo possível sobre seu sonho antes de pensar em qualquer outra coisa. Pense nele do começo ao fim.
    • Enquanto estiver lembrando, concentre seu olhar no primeiro objeto que você vir quando abrir seus olhos. Olhe para o objeto; concentre-se nele. Este objeto irá muitas vezes guardar a vaga lembrança dos seus sonhos para um lugar da memória onde é mais fácil se lembrar dos detalhes. Uma maçaneta, luz, ou um prego na parede, por exemplo, irá ajudar você a assentar as memórias do que você vivenciou enquanto dormia.

  2. Anote o máximo possível do seu sonho, começando com um esboço básico que inclui coisas como o local do sonho, a trama básica, os personagens, a emoção geral do sonho (isto é, você estava com medo ou feliz no sonho?) e quaisquer imagens que você possa lembrar. [1]
    • Se puder lembrar de qualquer diálogo, você deve escrevê-lo primeiro, já que as palavras nos sonhos são facilmente esquecidas. Anote tudo o que puder, mesmo que você possa se lembrar apenas de uma imagem. Conforme você anota as coisas básicas, mais coisas do seu sonho podem vir à sua mente.
    • Se você não puder lembrar de nada do sonho, escreva a primeira coisa que vier em sua mente ao acordar. Ela pode ter relação com o sonho de certa maneira e ela pode acabar ativando as lembranças. Escreva também como você está se sentindo quando acordar. As emoções que você sente em um sonho geralmente permanecem, pelo menos por um breve período, quando você acorda. Se você acordar ansioso ou feliz, pergunte-se por quê.

  3. Nós temos vários ciclos REM durante a noite e eles ficam mais e mais longos durante a manhã. Se você gravar apenas o último sonho que teve antes de acordar pela manhã, há mais sonhos que você pode não estar lembrando. É sempre tentador voltar a dormir quando você acorda no meio da noite, mas aproveite a oportunidade para lembrar o que você estava sonhando antes de dormir de novo. A probabilidade é que você não se lembre dele pela manhã. [2]
    • Já que geralmente apenas o último sonho que se teve volta à memória, você pode se lembrar de mais sonhos acordando várias vezes durante a noite. Nós passamos por um ciclo completo de sono aproximadamente a cada 90 minutos, então você pode achar produtivo colocar o alarme para acordá-lo em horários múltiplos de 90 (como 4:30, 6 ou 7:30 h) depois da hora que você espera dormir. Os sonhos na última metade da noite são normalmente mais longos do que aqueles que você têm logo depois que dorme, então você provavelmente vai querer esperar pelo menos até 4:30 h depois de ter dormido para se acordar intencionalmente.
    • Isso só é recomendado para pessoas que dormem adequadamente e que podem adormecer rapidamente depois. Do contrário, pule este passo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Antes de ir para cama

PDF download Baixe em PDF
  1. Os sonhos ocorrem quando nossos corpos estão no estágio do sono conhecido como REM, que significa Rapid Eye Movement (em Português, Movimento Rápido dos Olhos). [3] O corpo está descansando, mas a mente está ativa durante os sonhos. Se você não dormir o bastante à noite, ou se seu sono for muito interrompido, você terá menos sono REM e menos sonhos. Tente ir para a cama todas as noites no mesmo horário e tente acordar no mesmo horário todas as manhãs para ter um volume de descanso adequado.
    • A maioria das pessoas precisa de algo entre 7 e 9 horas de sono todos os dias para alcançar a quantidade adequada de descanso. Pessoas que dormem menos de seis horas têm problemas em lembrar dos sonhos, porque sonhos mais longos e vívidos acontecem mais tarde no ciclo do sono.
    • Crie um ambiente tranquilo para dormir. [4] Elimine barulhos e distrações que possam impedir que você caia em um sono mais profundo. Use protetores de ouvido se preciso e tenha cortinas que bloqueiem a entrada de luz.
  2. É melhor ter um bloco simples de papel, sem desenhos ou outras distrações. Use esse bloco apenas para escrever sobre seus sonhos. Antes de dormir, deixe-o aberto na próxima página a ser escrita, para que você não precise procurar por uma página em branco quando acordar.
    • Sempre coloque a caneta no mesmo lugar para que você não tenha que procurar por ela também.
    • Você também pode manter um gravador de voz próximo da sua cama ou debaixo do travesseiro para que possa recontar verbalmente o que aconteceu em seu sonho.
  3. Se tiver que levantar da cama para desligá-lo, é mais provável que você se esqueça do que estava sonhando. Deixe seu alarme ligado para despertar depois que você já tenha tido uma boa quantidade de sono. Tente não usar um alarme de rádio relógio, já que as propagandas e a conversa nos programas da manhã serão uma distração.
    • Se puder acordar sem um despertador, você não precisa se preocupar em desligá-lo. [5]
    • Se possível, tente usar uma maneira mais suave para acordar. Peça a alguém para acordar você gentilmente e sem falar com você, ou ligar um alarme às luzes no seu quarto. Muitas pessoas descobrem que podem lembrar melhor de seus sonhos se não usarem um despertador.
    • Coloque uma nota post-it no despertador, com as palavras "Com o que você sonhou?" ou algo similar em letras grandes, para que seja a primeira coisa que você veja quando abrir seus olhos (e desligue o despertador).

  4. As substâncias químicas dentro destes itens podem afetar a sua habilidade de recordar sonhos. Tente não consumir nada por pelo menos algumas horas antes de dormir, para que nada interfira com a sua memória ou com seus padrões de sonho.
  5. Seu cérebro normalmente fica agitado antes de dormir? Ter muitos pensamentos estressantes em sua cabeça pode fazer com que seja mais difícil você se lembrar de seus sonhos, o que requer uma concentração profunda. Antes de ir para a cama, deixe sua mente relaxar e se livre dos pensamentos pesados. Deixe a mente vagar calmamente até o sono. [6]
    • Evite levar seu celular ou notebook para a cama com você. Mandar e-mails e verificar mensagens antes de dormir não dá à sua mente o tempo que ela precisa para ficar limpa.
    • Tente meditar, ou use a clássica técnica de contar carneirinhos, para limpar sua mente.
  6. Você tem uma melhor chance de se lembrar dos seus sonhos se quiser se lembrar deles. Presumindo que você quer lembrar, diga a si mesmo que você irá lembrar dos seus sonhos e conscientemente siga os passos para tornar o seu desejo de se lembrar dos sonhos em uma realidade. [7]
  7. Pense profundamente sobre a situação sem se pressionar a ter soluções ou chegar a conclusões. Apenas pensar no problema abre a porta, de certa forma, para sonhos mais vívidos e que você pode lembrar depois, e os sonhos podem oferecer mais informações sobre tais problemas. [8]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Pelo resto do dia

PDF download Baixe em PDF
  1. Muitas vezes, algo que você vê ou ouve mais tarde no dia irá ativar uma memória do sonho que você teve na noite anterior. Note estas lembranças sem atraso e pense nelas para ver se você consegue lembrar como elas se encaixam no resto do sonho. Isso também ajuda a pensar continuamente em seus sonhos durante o dia inteiro.
  2. Às vezes a memória pode ser refrescada quando você assume a mesma posição física em que estava enquanto dormia. Tente por a cabeça no mesmo lugar no travesseiro, ajeite seu corpo da mesma maneira e feche seus olhos. Se o sonho aparecer na sua cabeça, pense bem nele antes de levantar para tomar notas.
    • Pode ajudar abrir os olhos e olhar para o primeiro objeto que você viu ao acordar.
    • Tente criar a mesma atmosfera no quarto - feche as cortinas, desligue as luzes e elimine o barulho.
  3. Para lembrar do seu sonho, é preciso esforço e prática. Quanto mais consciente dos seus sonhos você for, mais provável que você se lembre deles. Adquira o hábito de se comprometer a lembrar dos sonhos à noite e escrevê-los assim que acordar. O processo se tornará mais fácil com o tempo.
  4. Eventualmente você descobrirá quais fatores ajudam você a lembrar-se dos seus sonhos. Tente notar padrões com relação à hora que você foi dormir e a hora que acordou, a temperatura do quarto, o que você comeu no jantar. Alguma destas variáveis parece influenciar sua habilidade de lembrar-se dos seus sonhos?
    DICA DE ESPECIALISTA

    Alex Dimitriu, MD

    Profissional de Psiquiatria e Medicina do Sono
    Alex Dimitriu é Proprietário da Menlo Park Psychiatry and Sleep Medicine, uma clínica em San Francisco Bay Area. É especialista em psiquiatria e terapia do sono e transformacional. Formou-se em Medicina pela Stony Brook University em 2005 e graduou-se na Stanford University School of Medicine's Sleep Medicine Residency Program em 2010. Profissionalmente, Alex possui certificação dupla em psiquiatria e medicina do sono.
    Alex Dimitriu, MD
    Profissional de Psiquiatria e Medicina do Sono

    Mantenha em mente que é normal se esquecer dos sonhos. Nós fomos feitos para não recordar o que sonhamos. O sonho é uma das maneiras que o cérebro encontra para organizar informações, resolver problemas, testar hipóteses e ensaiar respostas para situações profundamente sentimentais.

    Publicidade

Dicas

  • Quando estiver anotando os sonhos, lembre-se de que as anotações são pessoais. Não escreva para que os outros entendam, porque você pode acabar se vendo alterando coisas para fazer com que as outras pessoas entendam. Sempre escreva o que você acredita ser verdade, não o que faz sentido.
  • Escreva exatamente o que aconteceu sem necessariamente tentar entender. Por exemplo, seu sonho começa em uma casa e depois você se vê numa floresta, evite a tentação de presumir que você saiu da casa. Sonhos que são diferentes da rotina comum podem ser perdidos ao tentar aplicar lógica aos eventos.
  • Se você tiver o mesmo sonho no dia seguinte, ou na próxima semana, anote também. Um sonho que se repete é um sonho no qual devemos nos concentrar. Pode ter um significado especial.
  • Algumas músicas na verdade fazem o sonho ficar em sua mente por um tempo maior. Tente ouvir música antes de dormir e veja o que acontece!
  • Se você é uma pessoa que fala durante o sonho você pode se filmar usando uma câmera de vídeo ou com seu celular. Ou, você pode apenas usar seu gravador de voz. Toque o gravador de voz depois de escrever o que você se lembra. Isso pode ativar memórias dos sonhos que você teve e não consegue se lembrar quando você acorda.
  • Se você já teve um sonho e quer lembrar dele, não se preocupe. Quando você está dormindo, você está em um conjunto da mente completamente diferente. Tente ter sonhos lúcidos. [9] Quando você estiver nesta parte da mente e você estiver tendo sonhos lúcidos, às vezes você tem a habilidade de lembrar dos seus sonhos antigos! Pense nisso como se você tivesse uma parte do seu cérebro que guarda os sonhos que você teve e você pode acessá-la apenas sonhando.
  • Depois de ter lembrando da maior parte do sonho, tente colocá-lo na ordem correta. Isso irá ajudar, porque é mais fácil memorizar coisas se você souber o que aconteceu primeiro. Sempre anote isso primeiro.
  • Melhor ainda, não use luz alguma, já que isso pode tornar difícil para você lembrar dos seus sonhos. Deixe o papel e a caneta em um lugar onde você possa alcançá-los facilmente e você não precisa nem abrir seus olhos (só tome cuidado para não voltar a dormir). Com prática você ficará melhor em escrever sem ver o papel.
  • Se você tiver um computador ou um dispositivo móvel por perto, tente fazer login em um site de publicação de sonhos como Uprophecy ou Dream Moods que você pode usar para tomar nota dos sonhos e manter um histórico deles.
  • Quando estiver gravando o sonho, pode ser mais fácil lembrar se você escrever (ou falar) no presente (isto é, "Eu vou" ao invés de "Eu fui").
  • Certos alimentos, como amêndoas e cerejas, ajudam você a ter sonhos mais vívidos. Quanto mais vívido o sonho, melhor fica para se lembrar dele. [10]


Publicidade

Avisos

  • Se você tiver problemas em dormir ou dificuldade em dormir o suficiente, não tente escrever seus sonhos no meio da noite. Volte a dormir.
  • Tome cuidado ao interpretar seus sonhos. A interpretação dos sonhos não é uma ciência, então não tome conclusões e não dê muita importância a um sonho. Por exemplo, um sonho sobre morte pode não significar que alguém irá morrer, ou que algo ruim irá acontecer.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Algo para gravar os sonhos;
  • Algo para acordar você (preferivelmente de forma suave);
  • Um gravador de voz (opcional).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 121 610 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade