Baixe em PDF
Baixe em PDF
Os requisitos para tornar-se um pastor variam de acordo com a igreja e a denominação em questão. Na maioria dos casos, os pastores devem concluir o Ensino Médio, um treinamento no seminário e, em alguns casos, certos ritos profissionais adicionais antes de ser ordenado.
Passos
-
Decida que tipo de pastor você deseja ser. Credos tradicionais estabelecidos geralmente requerem formação superior em estudos religiosos e capacitação em teologia. Existem igrejas mais recentes, contudo, que não possuem requisitos tão estritos para o ordenamento de um pastor (O clero católico exige a participação em um seminário).
-
Ore por isto. As pessoas atuam melhor naquilo que possuem vocação e em que acreditam. Tornar-se um pastor implica em ter confiança absoluta em sua fé; ao longo de um processo envolvente e extenso. Busque orientação espiritual antes de tomar a sua decisão. Faça a si mesmo as difíceis perguntas a seguir:
- Por que eu quero tornar-me um pastor?
- Eu sinto um forte desejo por este trabalho?
- Eu anseio fortemente compartilhar da palavra de Deus?
- Eu sinto amor e compaixão por todas as pessoas?
- Eu sinto, no fundo do meu coração, que Deus deseja que eu assuma esta vocação?
-
Agende um encontro com um membro do setor de treinamento pastoral na matriz da denominação da igreja na qual você espera começar sua carreira como pastor. Discuta todos os requisitos daquela denominação.
-
Pergunte a um representante daquela denominação que você gostaria de liderar quais são os seus deveres e responsabilidades. Espera-se de um pastor que este provisione mais que liderança espiritual; escrever e ministrar os sermões é, também, uma pequena parcela do trabalho de um pastor. Pergunte o que está relacionado ao trabalho. Pode-se esperar de você que execute todas ou parte das tarefas a seguir:
- Supervisionar os comitês, as missões e os missionários da igreja.
- Realizar batismos, casamentos e funerais.
- Provisionar aconselhamento em questões psicológicas, maritais e de luto.
- Planejar atividades de evangelismo comunitário.
- Conduzir ou organizar estudos em escolas dominicais.
- Prover ou organizar instrução religiosa para adultos.
- Buscar novos membros para a congregação.
- Estar disponível durante o turno da noite ou aos fins-de-semana conforme for necessário.
-
Procure um seminário. Pesquise seminários que possuam programas de estudos religiosos excelentes. Procure a especialização no campo da teologia que mais lhe interessar.
-
Prepare-se para o ordenamento. Uma vez que tenha concluído todos os seus estudos formais, você terá que se preparar para ser ordenado, geralmente pela sua congregação local. A preparação para o ordenamento costumeiramente envolve:
- Estudar a doutrina da igreja.
- Compreender como as questões doutrinárias relacionam-se com as escrituras.
- Responder oralmente ao Concílio Ordenatório (isto pode durar por várias horas).
-
Aguarde a resposta da congregação. Se o concílio recomendá-lo para a ordenação, os líderes da sua congregação na igreja deverão votar para ordená-lo ou não. Se você for bem-sucedido, será ordenado durante um culto especial em sua igreja.
-
Candidate-se a um emprego como pastor. Tendo sido ordenado, você poderá começar a buscar uma colocação na função como pastor.
- Procure por avisos de abertura de igreja publicados por seu seminário.
- Peça recomendações a seus instrutores.
- Entre em contato com a sede do seu ministério para verificar se eles possuem uma lista de vagas para emprego na função almejada.
- Faça uma busca pela Internet.
-
Marque entrevistas com as autoridades religiosas que responderem à sua candidatura a uma vaga. Em alguns casos, você se encontrará com um conselho da igreja ou um painel de diretores. Também poderá ser solicitado que você ministre um sermão ao rebanho.
-
Prepare-se para ser avaliado. Algumas congregações são bastante engajadas com a escolha de um novo pastor; poderá até mesmo acontecer de lhe pedirem para abrir um espaço para perguntas e respostas com a congregação, além do exame pelo conselho da igreja. Se você for aprovado, você será “chamado” (contratado) para tornar-se o pastor daquela congregação.
-
Negocie o seu salário. Certifique-se de negociar todos os termos de seu emprego, bem como questões relativas ao alojamento.Publicidade
Dicas
- Um pastor tem que utilizar uma gama de habilidades. Adquira experiência vocacional e conhecimento enquanto frequenta o seminário ao se envolver com trabalho humanitário: voluntariado em orfanatos, sopas comunitárias e outras atividades de evangelismo coletivo.
Publicidade
Avisos
- Tome cuidado com páginas da Internet que oferecem diplomas pastorais. Muitos dos programas de estudo de tais meios não são reconhecidos pelas congregações tradicionais.
Publicidade
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 130 790 vezes.
Publicidade