Baixe em PDF
Baixe em PDF
Se você pretende fazer alguma diferença no mundo (em seu país, estado ou município), saiba que se tornar um político pode ser sua vocação. A mudança pode começar até do seu ambiente de trabalho! Este sentimento é surpreendente, não é mesmo? Se quiser ter uma carreira política de sucesso, o caminho não será fácil, tampouco curto. Mesmo assim, valerá a pena! Está pronto para causar um impacto na sociedade? Veja mais no artigo abaixo.
Passos
-
Vá para a faculdade. Embora qualquer pessoa dentro de suas liberdades civis possa se tornar uma figura política, aqueles que de fato podem atuar qualificadamente são os que possuem algum grau formal de instrução. Grandes políticos normalmente estudaram economia, negócios, ciência política ou relações internacionais. Se você não possui ou não pretende possuir um grau superior e ainda desejar ser um político, não há problema. Esteja ciente, porém, que você precisará de conhecimento para gerir a mudança.
- Muitos estudam Direito ou são egressos de escolas de negócios. Esta não é uma exigência tão rigorosa, mas definitivamente não é uma má ideia.
- Em alguns casos, políticos têm experiência no campo militar. Partir, portanto, da carreira militar para a política não é uma má ideia melhor. Esta realidade é cada vez menos comum e, se você sente que a pressão para se encaixar no molde da política não é para você, não há problema nenhum em manter seu trabalho comum.
-
Voluntarie-se. Com a experiência de voluntariado em seu currículo, é difícil para alguém olhar para você e dizer: "Essa pessoa aí não é confiável!". Isso exigiria muita indelicadeza de alguém. O trabalho voluntário demonstra seu interesse pela comunidade. Para conseguir votos, você também precisa demonstrar que apóia boas causas com seu tempo e esforço. E qual é a maneira mais fácil de fazer isso? Serviço voluntário.
- Você também pode começar por oferecer auxílio para uma campanha local, aprendendo um pouco sobre os bastidores da política de bairro. Também é uma boa ideia promover os seus interesses fora da arena política. Junte-se a uma organização sem fins lucrativos, ajude os mais necessitados, envolva-se com uma ONG que você apoiaria se estivesse em uma posição de poder. Mostre ao mundo suas boas intenções!
-
Afilie-se a um partido político de sua confiança. Se o seu interesse em se tornar um político for realmente sério, afilie-se a um partido político bem estabelecido (legalmente reconhecido e dentro de seu padrão ideológico). Dessa forma, você vai ter o apoio de aliados, conhecer mentores, amigos e companheiros de militância. Em alguns casos, as pessoas vão olhar para a legenda de seu partido e reconhecê-lo como um possível eleito.
- Ou não. Caso queira militar por um partido independente, talvez seja uma boa escolha. Muito porém, as pessoas gostam de rótulos, pois é através deles que elas entendem suas inclinações ideológicas. Partir para uma legenda independente, infelizmente, pode não ser uma boa escolha.
-
Trabalhe na campanha de outros políticos. Se você não foi abençoado o suficiente e não iniciou sua carreira política bastante jovem, uma boa forma de se progredir neste campo (somando aliados e conhecimento) é trabalhar na campanha de políticos parceiros. Pode ser um trabalho duro, mas você vai ter a chance de dar uma espiadinha sobre como são as coisas no universo da campanha e conhecer como se estrutura uma rede. Isto é extremamente importante, por sinal.
- Você pode estar batendo de porta em porta, entregando panfletos ou colando selos em envelopes, mas vai estar fazendo alguma coisa. Seu mentor ou mentora poderá dar-lhe algum cargo importante caso eleito, além de admiração pelo seu esforço.
-
Mantenha-se ativo em sua comunidade. Se ninguém conhecê-lo, ou mesmo saber quem você é, será difícil para as pessoas confiarem em você (quiçá votarem em você!). O único segredo aqui é manter-se ativo localmente. Quem não é visto, não é lembrado: portanto, seja aquele que todos conhecem, que se envolve com tudo de bom. Acredite, você tem uma reputação a zelar.
- Qual é um bom lugar para começar? Reuniões comunitárias. Visite conselhos locais escolares, audiências públicas, conjuntos urbanos e faça barulho . Seja ativo. Começar pelo corpo-à-corpo da política é a única maneira de se construir o caminho ao sucesso. Não se esqueça de sempre acompanhar as reuniões de seu partido, também!
-
Tenha uma carreira flexível. Enquanto a maioria dos grandes políticos locais são empresários ou advogados, ou seja, possuem carreiras secundárias à política, as autoridades estaduais e federais são uma história diferente. Representantes municipais podem ser donos de lojas de supermercado, professores, supervisores de fábrica, etc., mas pode chegar um momento que você terá que deixar o emprego. A carreira flexível é bastante útil para quem está ingressando no mundo político agora e não tem condições de focar apenas na carreira política.
- A parte “flexível” aqui é realmente importante. Podem haver momentos em que a política assumirá um papel de maior prioridade em sua vida. Você terá que tomar uma tarde de folga para uma reunião, uma semana para uma convenção, seis meses de férias para sua campanha, enfim. Quanto mais flexibilidade você tiver, menos queimará suas finanças a longo prazo.
Publicidade
-
Apaixone-se por alguma causa. Bem poucas pessoas se tornam políticos por diversão. Enquanto pretendem "mudar o mundo", vão possuir uma ideia geral do que precisa ser alterado, ou seja, terão uma causa central pela qual lutar. Portanto, antes de entrar na arena política, encontre uma meta (se já não o fez) que o motive.
- São as condições das estradas, sua causa? Você quer salvar o hospital local de ser movido para uma área diferente? Você gostaria que houvesse mais espaço verde em seu bairro? Ótimo! Você só precisa de uma força motriz para a sua plataforma e uma “razão de ser” para sua campanha.
-
Comece localmente. Você acha que é possível ir de presidente do corpo estudantil para presidente do país? Sim, é possível! Desde que você tenha uma trajetória árdua entre um ponto e outro. Para ser bem sucedido, você deve começar por baixo. Existem algumas opções:
- Movimento estudantil;
- Câmara Municipal - Vereador(a) ou Deputado(a);
- Câmara Estadual - Vereador(a) ou Deputado(a);
- Conselho Municipal ou Estadual;
-
Verifique seu saldo bancário. Ok, você decidiu que quer concorrer a um cargo político. Talvez seja o de prefeito, talvez o de deputado. Lembre-se, porém, que quanto maior e mais influente o cargo for, mais dinheiro você vai precisar investir em sua campanha. Você tem algum pé de meia caso as coisas deem errado? Se perder a eleição, seu trabalho estará lá, à sua disposição, quando você voltar? Haverá comida na mesa? Estas questões devem ser pensadas por você e fazem parte das implicações de sua carreira política.
- Campanhas, normalmente, são muito caras. Muito mais do que você imagina antes de estruturar sua primeira. Há despesas de viagem, pagamento da equipe, despesas de marketing e propaganda, apenas para começar a lista. Num mundo ideal, nenhum dinheiro deve sair do seu bolso, mas nem tudo sempre é ideal, não é mesmo?
-
Desenvolva sua campanha. Agora começa a parte divertida da coisa toda! Monte uma equipe de pessoas capazes e de confiança para auxiliá-lo em todo o processo de propaganda e de gestão da campanha antes das eleições. Esclareça para sua equipe coisas importantes acerca de seu projeto político, ou seja, sobre como você quer ser conhecido, como quer que seu time o recomende para os cidadãos, quais demandas políticas você estará construindo em seu programa de governo, como você vai lidar com os seus adversários, etc.
- Uma frase, três palavras: comece levantando fundos. Busque grandes doadores ou crie uma rede de pequenas doações de interessados. Agora não é hora para ter vergonha! Convoque para sua militância até os amigos do Facebook!
-
Busque pelos amigos “bem afeiçoados”. Este é um daqueles momentos onde pertencer ao “clube dos chiques” pode vir realmente a calhar. Você precisa ter algum fluxo de caixa para continuar a campanha, e somente os 15,00 reais do “teleton político” que você tem feito não vão ser suficientes. Você precisa de muito mais. Então, se você já tomou champagne caro com algum ricaço, já sabe para quem ligar. Esta é triste verdade, realmente.
- É por isso que ser notado em todas as classes sociais é especialmente útil. As pessoas certas podem observá-lo e decidirem que você realmente é uma grande promessa política. É por isso que também é uma boa ideia se envolver com os maiores partidos: são eles que possuem plataformas sólidas e que chamam a atenção.
-
Ganhe influência em seu estado! Depois de ter grande repercussão em nival local, busque metas maiores. Ganhe influência em todo estado, exercendo um bom papel de legislador municipalmente. Depois, tente os cargos maiores: os estaduais. Se você provou que pode auxiliar os municípios, porque não tentar ajudar os estados? Daí para a presidência da república é só mais um passo.
- A verdade é que gerir um estado trata-se de “mais do mesmo”, apenas em um nível maior, com mais detalhes e mais recursos. Geralmente, mais de tudo: até mesmo mais de tempo, que você deverá investir para gerir as coisas maiores.
- E por conta deste "mais tempo", melhor conversar sobre o assunto com a sua família e aqueles que contam com você. Sua vida não será mais a mesma e você não vai ser mais tão acessível também. É possível perder um amigo ou outro pelo stress, mas tudo tem um motivo no final das contas. Siga adiante: se você for bem sucedido e acabar eleito, parabéns, é hora de começar a fazer a diferença!
- A verdade é que gerir um estado trata-se de “mais do mesmo”, apenas em um nível maior, com mais detalhes e mais recursos. Geralmente, mais de tudo: até mesmo mais de tempo, que você deverá investir para gerir as coisas maiores.
-
Se você for eleito: parabéns. Provavelmente, você envelhecerá antes da hora por conta de tantos problemas, mas você será capaz de fazer a diferença na vida de milhares de pessoas.
- Se não for eleito, não se desespere. Foque-se na próxima eleição. Há sempre a próxima.
Publicidade
-
Seja um fantástico orador público. Se há apenas uma habilidade dentre as mais importantes que você deve ter, deveria ser a de falar em público. Seu rosto, sua voz, suas palavras (você como um todo) deve ser o centro das atenções, pelo menos até o final da eleição. As pessoas vão estar assistindo e analisar cada movimento seu. Se você pode convencê-los com o seu sorriso vencedor, atue com calma. Se tiver persuasão, tudo será um mar de rosas.
- Os exemplos mais óbvios de boa aparência e oralidade são Barack Obama e Putin, não é mesmo? Quando Barack está no púlpito, seu carisma escorre pelo terno! A importância de ser um bom orador também consiste em manter a calma em um debate. Quando tudo parecer perdido, você pode encontrar a resposta certa para aquela pergunta espinhosa.
-
Tenha um guarda-roupa bem abastecido. Isto é realmente importante, ainda que a parte externa de uma pessoa por vezes nada diga de seu caráter. Se você vai estar no olho do público, esteja com a aparência impecável. Tenha boas gravatas, ternos e sapatos.
- Você geralmente precisará de dois tipos de vestimenta: uma social e outra formal. A social servirá para funções de corpo-a-corpo, como visitas e audiências. A formal, ou seja, um pouco mais chique que a social, servirá para eventos de maior importância, como debates e conferências de partido.
-
Sedimente suas posições. Se você espera que as pessoas votem em você de forma vazia, sem motivo algum, você está redondamente enganado! A maioria dos votos ganhos terá estreita relação com suas posições defendidas, e para defendê-las você deve saber quais são elas e suas implicações. É muito importante, portanto, inclusive como uma atitude de “pré-campanha”, ter em mente uma resposta minimamente consolidada acerca de cada assunto de importância da política.
- Você provavelmente vai ser encorajado a alinhar seus pontos de vista com a opinião da maioria. Não há nenhum impedimento em fazer isso, muito porém, seus eleitores vão buscar suas promessas e palavras sempre. Você pode lidar com isso? Não seria mais fácil, ao invés de ir com a maioria, seguir com seus próprios valores? Quando, num cargo político, você se vê na necessidade de tomar uma decisão, o apelo das inclinações pessoais pode ser maior do que o apelo da maioria, não é mesmo? Portanto, pode ser mais fácil o caminho da originalidade do que o da banalidade.
-
Fique confortável com a mídia e suas potenciais “palhaçadas”. Assim que alcançar um cargo político, você estará basicamente abrindo ao público toda sua privacidade. Para a mídia você se tornará alguém mais próximo de uma estrela de cinema do que de um político sério, infelizmente. Sua imagem será veiculada em todos os pontos de ônibus e inclusive na TV, o que nem sempre é bom. Então, pode ser difícil lidar com as críticas (principalmente as que não tendem a possuir muita razão ou racionalidade). Você aguenta o tranco?
- A associação entre políticos e escândalos é tão grande que é quase tragicômica. Se você estiver concorrendo a um cargo, espere enfrentar de tudo e se prepare para ver a mídia fuçando seu passado em busca de qualquer podre.
-
Acostume-se com a dificuldade. Esta não é uma carreira para os fracos de coração. Vai envolver noitadas em claro, ligações telefônicas, bajulação e todas as outras implicações necessárias. Haverá momentos em que você vai se sentir no topo do mundo, e tantos outros serão difíceis de engolir. Você tem que ser casca grossa e ter um senso de confiança inabalável . É isto mesmo que você quer?
- Esta realidade pode ser dura para seus entes queridos também. Enquanto você persegue seu sonho, cuide bem das suas pessoas mais próximas. Você vai precisar delas quando sentir o peso das responsabilidades sobre seus ombros.
Publicidade
Avisos
- O mundo não precisa de mais políticos corruptos. Portanto, procure este campo de atuação para mudar o mundo, e não para buscar poder. Você vai acabar se dando mal, eventualmente.
Publicidade
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 64 037 vezes.
Publicidade