Baixe em PDF Baixe em PDF

A febre é um aumento temporário da temperatura corporal, que normalmente fica entre 36, °C e 37 °C. [1] Ela indica que o corpo está lutando contra uma infecção ou lidando com uma doença. A maioria das febres é benéfica, pois vírus e bactérias não proliferam em altas temperaturas, portanto ela é um mecanismo de defesa do corpo. Uma febre pode ser um incômodo de um dia ou mais, mas não é motivo de preocupação a menos que chegue a 39,5 °C ou mais em um adulto ou que ultrapasse os 38,5 °C em crianças. [2] Grande parte delas cede naturalmente por conta própria, mas baixar febres altas e perigosas ajuda a evitar complicações graves, como danos cerebrais. A febre pode ser controlada com soluções caseiras e medicamentos.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Abaixando uma febre naturalmente

Baixe em PDF
  1. A grande maioria das febres em crianças e adultos se cura sozinha e geralmente desaparece dentro de dois ou três dias. [3] Portanto, você deve ter paciência com as febres leves e moderadas durante alguns dias (pois elas são benéficas) e monitorar a temperatura a cada duas horas para ter certeza de que a febre não está muito alta. Em bebês e crianças, é melhor tirar a temperatura retal. Se a febre durar mais de uma semana, é bom procurar um médico (e também se ela passar dos 39,5 °C em adultos e 38,5 °C em crianças).
    • Tenha em mente que a temperatura corporal é geralmente mais alta ao anoitecer e depois de atividades físicas. Outros fatores que também elevam a temperatura corporal média temporariamente são a menstruação, emoções fortes e ambientes quentes e úmidos.
    • Além da sudorese, outros sintomas associados a febres leves e moderadas são a dor muscular, fraqueza geral, fadiga, tremores, dor de cabeça, perda de apetite e rubor facial.
    • Entre os sintomas adicionais associados à febre alta estão alucinações, confusão, irritabilidade, convulsões e perda da consciência (coma). [4]
    • Enquanto se espera uma febre leve ou moderada passar, não se esqueça de ficar bem hidratado. A febre desencadeia a transpiração, o que pode conduzir rapidamente a um quadro de desidratação se você não fizer um esforço para beber bastante líquido.
  2. Um método simples e sensato para baixar a febre é retirar o excesso de roupa enquanto a pessoa estiver acordada e o excesso de cobertores ao dormir. [5] Roupas e cobertores mantêm o calor no corpo e impedem que ele saia da pele. Por isso, use roupas leves e uma coberta leve para dormir enquanto estiver tentando combater uma febre alta.
    • Evite roupas e cobertores feitos de tecidos sintéticos ou de lã. No lugar deles, prefira tecidos de algodão, pois estes permitem mais passagem de ar.
    • Lembre-se de que a cabeça e os pés são capazes de perder uma grande quantidade de calor, então não os cubra com chapéus e nem com meias grossas se você estiver com uma febre alta.
    • Não agasalhe uma pessoa que esteja com calafrios de febre, pois ela pode ficar superaquecida rapidamente. [6]
  3. Se você ou seu filho tiverem uma febre alta com sintomas associados (veja acima), é preciso tomar algumas medidas para baixar a temperatura corporal por meio de um banho frio. [7] No entanto, é importante não usar água gelada, gelo nem soluções com álcool, pois estas opções costumam piorar a situação, desencadeando tremores que tendem a elevar a temperatura corporal ainda mais. Prefira a água morna ou fresca e tome um banho de 10 a 15 minutos. Um banho de banheira pode ser mais fácil do que um de chuveiro caso você esteja se sentindo cansado, fraco ou dolorido.
    • Outra opção é pegar uma esponja ou um pano limpo, embebê-los na água fria, torcê-los e colocá-los na testa para fazer uma compressa fria. Troque a compressa a cada vinte minutos até que a febre comece a baixar.
    • Outra boa ideia é usar um frasco com spray cheio de água filtrada gelada para borrifar em si mesmo a cada 30 minutos ou mais a fim de ajudar a baixar a febre. Concentre-se no rosto, pescoço e na parte superior do tórax para conseguir melhores resultados.
  4. Ficar bem hidratado é sempre importante, ainda mais quando se está com febre, pois se perde mais água com a transpiração. Procure aumentar a ingestão de água em pelo menos 25%. Deste modo, se você está acostumado a beber 8 copos grandes de água por dia (a quantia recomendável para uma saúde boa), aumente para 10 copos se estiver com febre. [8] Tome bebidas frias com gelo para tentar baixar a febre. Os sucos naturais de frutas ou de legumes são uma boa ideia, pois contêm sódio (um eletrólito) que é eliminado na transpiração.
    • Evite bebidas alcoólicas e com cafeína, pois elas podem deixar a pele avermelhada e fazer a pessoa ficar mais quente ainda.
    • No caso de febres sem uma quantia de transpiração considerável, tente tomar bebidas quentes (como chá de ervas) e alimentos quentes (como a canja de galinha) para provocar a transpiração e resfriar o organismo.
  5. Quanto mais ar circular em volta do corpo e da pele suada, mais eficaz é o processo de evaporação e resfriamento do corpo. É por isso que nós suamos: para que os vasos sanguíneos superficiais e a pele se resfriem enquanto o ar faz a umidade evaporar. A proximidade a um ventilador só acelera este processo. Portanto, fique sentado e durma ao lado de um ventilador oscilante para ajudar a baixar a febre, garantindo que uma boa parte da pele fique exposta para o processo ser eficaz. [9]
    • Não fique tão perto do ventilador nem o coloque na velocidade máxima a ponto de sentir frio, pois os tremores e arrepios resultantes servem para elevar a temperatura do corpo.
    • O ar condicionado pode ser uma boa ideia para um quarto quente e úmido, mas o ventilador mecânico costuma ser uma escolha melhor, já que ele não deixa o ambiente muito gelado.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Abaixando a febre com intervenção médica

Baixe em PDF
  1. A maioria das febres é benéfica à saúde e não precisa de supressores artificiais, mas algumas vezes é necessário usar um antitérmico a fim de evitar complicações graves, como convulsão, coma ou danos cerebrais. Para saber o melhor jeito de tratar uma febre, marque uma consulta com um médico se ela não passar dentro de uma semana ou se a temperatura estiver consideravelmente alta (veja acima). O médico tem todos os instrumentos necessários para medir a temperatura da forma correta – seja pela boca, reto, sob a axila ou pelo canal auditivo.
    • Se o seu filho estiver com uma febre acima de 38,5 °C e com os sintomas de apatia, irritabilidade, vômito, pouco contato visual, sonolência na maior parte do tempo e/ou perda completa do apetite, está na hora de levá-lo ao médico. [10]
    • Os adultos devem procurar um médico se tiverem febre acima dos 39,5 °C e algum destes sintomas: dor de cabeça intensa, inchaço na garganta, erupções cutâneas, sensibilidade à luz, pescoço enrijecido, confusão mental, irritabilidade, dor no peito, dor abdominal, vômito constante, dormência ou formigamento nos membros e/ou convulsão. [11]
    • Se a febre alta for causada por uma infecção bacteriana, o médico pode prescrever um antibiótico primeiro a fim de acabar com a doença.
  2. O paracetamol não é só um analgésico, mas também é um forte antipirético que pode ativar mecanismos de defesa no hipotálamo, fazendo a febre baixar. [12] Em outras palavras, ele funciona baixando o termostato cerebral. O paracetamol é geralmente mais seguro para crianças pequenas com febre alta (em baixas dose, é claro) e também ajuda adolescentes e adultos.
    • Em casos de febres altas, é recomendável tomar uma dose de paracetamol a cada quatro ou seis horas. A dose máxima diária recomendada para um adulto é de 3000 mg. [13]
    • Tomar paracetamol em excesso ou por muito tempo pode causar toxidade e danificar o fígado. Nunca misture álcool com paracetamol.
  3. O ibuprofeno também é um ótimo antipirético – na verdade, em alguns estudos foi comprovado que ele é mais eficaz do que o paracetamol para baixar a febre em crianças de dois a 12 anos. [14] Este remédio geralmente não é recomendado para crianças menores de dois anos (principalmente bebês até os seis meses de vida) por possuir possíveis efeitos colaterais graves. [15] O ibuprofeno também é um ótimo anti-inflamatório (diferentemente do paracetamol), que pode ser útil se você ou o seu filho estiverem com dor muscular/dor nas articulações por causa da febre.
    • Para adultos, uma dose entre 400 a 600 mg pode ser tomada a cada seis horas para diminuir a febre alta. A dosagem para crianças costuma ser a metade da dose dos adultos, mas depende do peso corporal e de outras condições de saúde, portanto fale com um médico.
    • Tomar muito ibuprofeno ou usá-lo por um longo período pode causar irritação e danos ao estômago e aos rins, portanto tome o remédio junto com as refeições. Na verdade, úlceras estomacais e falência renal são os efeitos colaterais mais graves. Além disso, nunca misture álcool com o ibuprofeno.
  4. A aspirina é um bom anti-inflamatório e um poderoso antipirético, muito eficaz no tratamento de febres altas em adultos. [16] Entretanto, ela é mais tóxica do que o paracetamol ou o ibuprofeno, principalmente para as crianças. Por isso, a aspirina não deve ser usada para controlar febres ou outros males em crianças ou adolescentes, principalmente aqueles que estiverem se recuperando de uma doença infecciosa viral, como a catapora ou uma gripe – a droga está associada à síndrome de Reye, uma reação alérgica que envolve vômito prolongado, confusão mental, falência do fígado e danos cerebrais. [17]
    • A aspirina (AAS, Melhoral, Buferin) irrita a camada que reveste o estômago e é uma causa significativa de úlceras estomacais em todo o planeta. Nunca tome aspirina de estômago vazio.
    • A dosagem diária máxima para adultos é de 4000 mg. [18] Exceder a quantidade máxima pode causar desconforto estomacal, apito nos ouvidos, tontura e visão turva.
    Publicidade

Dicas

  • A febre é um sintoma presente em muitas doenças: infecções virais, bacterianas e fúngicas, desequilíbrios hormonais, doenças cardiovasculares e reações alérgicas.
  • Algumas febres que passam rápido podem ser resultantes de esforço físico intenso ou do calor anormal (e nem sempre de alguma doença).
  • Uma vacina recente pode causar febre em crianças, mas geralmente ela passa rápido depois de um dia ou um pouco mais.
  • Danos cerebrais causados pela febre só ocorrem quando ela ultrapassa os 41,5 °C. [19]
  • As febres causadas por infecção raramente ultrapassam os 40,5 °C em crianças.
Publicidade

Avisos

  • Procure atendimento médico imediatamente caso seu filho apresente febre depois de ter ficado muito tempo em um carro fechado e aquecido.
  • Evite tratar crianças com aspirina – ela pode causar a síndrome de Reye.
  • Procure um médico ao sentir algum dos sintomas a seguir enquanto estiver com febre: erupções cutâneas graves, dores no peito, vômito recorrente, inchaço na pele com vermelhidão e febre local, pescoço enrijecido, dor de garganta, confusão mental, febre que persista por mais de uma semana.
  • Evite usar cobertores elétricos ou ficar perto de uma fonte de calor se você estiver com uma febre alta. Estes fatores podem piorar a situação.
  • Evite comer alimentos apimentados se a febre estiver alta, pois eles podem provocar ainda mais transpiração.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 297 671 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade