Baixe em PDF
Baixe em PDF
O Terminal, ferramenta do Mac que possui funcionalidade semelhante ao Prompt de Comando do Windows, fornece uma linha de comando UNIX dentro do ambiente do OS X. Nele, é possível inserir o comando “abrir” para acessar qualquer aplicativo ou arquivo que desejar. São várias as formas de ajustar o comando para adequar-se aos seus propósitos, inclusive hospedar o programa na janela do Terminal.
Passos
-
Abra o Terminal, que estará em Aplicativos → Utilitários → Terminal . Ele também pode ser aberto através do Spotlight, no canto direito superior da tela.
-
Abra um aplicativo a partir de qualquer lugar do computador. O comando “Abrir” geralmente exige que o usuário insira todo o caminho para encontrar o arquivo a partir do diretório em que ele está. No entanto, adicionar “-a”, seguido do nome de um aplicativo, orienta o Terminal a abrir o programa, independentemente de sua localização. Veja o exemplo abaixo:
- Para abrir o iTunes, digite:
open -a iTunes . - Em caso de programas com um espaço no nome, use aspas:
open -a "App Store"
- Para abrir o iTunes, digite:
-
Acesse um arquivo com um certo aplicativo. O comando também pode ser utilizado para substituir o programa padrão que abre um tipo de arquivo; basta digitar o caminho dele seguido por “-a” e o nome do programa. Leia a seção “Solução de Problemas” se não tiver certeza de como inserir os caminhos.
- Para abrir um arquivo DOC com o Editor de Texto, digite:
open Downloads/Arquivo.doc -a “Editor de Texto”
- Para abrir um arquivo DOC com o Editor de Texto, digite:
-
Inclua mais opções. Digite “info open” para ver uma lista completa de opções para modificação do comando “abrir” sejam exibidas. Ao terminar, pressione Control C para voltar à linha de comando. Veja alguns exemplos abaixo:
- Utilize “-e” para especificar o Editor de Texto ou “-t” para definir o programa de edição de textos padrão:
open Downloads/Instructions.doc -e - Adicione “-g” para colocar o aplicativo em plano de fundo, mantendo o Terminal no centro:
open -g -a iTunes
- Utilize “-e” para especificar o Editor de Texto ou “-t” para definir o programa de edição de textos padrão:
-
Use “-F” para abrir uma “nova cópia” do programa. Todas as alterações não salvas serão descartadas, mas é um comando útil para quando o documento estiver fazendo com que o programa feche ao ser aberto:
- open -F -a “Editor de Texto”
-
O comando “-n” servirá para abrir várias instâncias do mesmo aplicativo, algo muito útil ao comparar níveis de acesso diferentes, ou se ele permite o funcionamento de apenas uma janela. Por exemplo: insira-o várias vezes para exibir diversas instâncias de um programa de alarmes:
- open -n -a "Wake Up Time" (esse programa não é padrão do OS X).
- Comportamentos inesperados podem aparecer em outros programas que interagem com o aplicativo duplicado.
-
Execute um aplicativo dentro do Terminal. Em vez de apenas abri-lo, o Terminal pode servir como “hospedeiro” do programa, o que é muito útil para o processo de “debugging”, que é a correção de erros do aplicativo; todas as mensagens de erro e do console aparecerão na janela do Terminal. Para executá-lo, faça o seguinte: [1] X Fonte de pesquisa
- Encontre o app no Finder.
- Clique com o botão direito nele e escolha “Exibir Conteúdo do Pacote".
- Encontre o arquivo executável, que deverá estar no caminho Conteúdos → MacOS e possui o mesmo nome do programa.
- Arraste o arquivo para a linha de comando em branco do Terminal; pressione Enter para inicializar o aplicativo.
- Enquanto o utiliza, deixe a janela do Terminal aberta; ao sair do programa, volte às operações normais do Terminal.
Publicidade
-
Encontre o nome do aplicativo. Se o Terminal exibir a mensagem de erro “Não foi possível encontrar o aplicativo [nome]...”, encontre o nome exato dele navegando pela lista alfabética: [2] X Fonte de pesquisa
- Clique no ícone de uma maçã, no canto esquerdo superior da tela.
- Segure a tecla ⌥ Option e clique em Informações do Sistema no menu suspenso.
- Na barra lateral da janela “Informações do Sistema”, clique em Software → Aplicativos ; a lista pode demorar alguns minutos para ser carregada.
-
Saiba como funcionam os caminhos absolutos dos arquivos. Se o Terminal exibir a mensagem “o arquivo [nome] não existe”, você digitou o caminho incorreto ao item; uma forma simples de evitar erros é arrastar e soltar o arquivo do Finder diretamente para a linha de comando do Terminal (após digitar "open", mas antes de pressionar Enter), inserindo o caminho absoluto do arquivo, sempre redirecionando a ele.
- O caminho absoluto sempre se inicia com “/”, descrevendo o caminho do arquivo em relação ao diretório raiz (que geralmente é o "Macintosh HD").
-
Saiba como funcionam os caminhos relativos de arquivos. O início da linha de comando do Terminal sempre exibe o diretório em que você está localizado; por padrão, é o “Home”, que terá seu nome de usuário. Um caminho relativo começa com “./” ou nenhum caractere especial, descrevendo a localização dele em relação ao diretório atual. [3] X Fonte de pesquisa Caso esteja com dificuldade em inserir o comando certo, siga os passos abaixo:
- Digite pwd para saber qual é o diretório atual; o arquivo que deseja abrir precisa estar dentro dele, não em um nível maior.
- Através do Finder, abra diversas pastas até encontrar o arquivo que deseja abrir.
- Digite os nomes das pastas abertas na ordem correta, separando-as com “/” e terminando com o nome do arquivo. Exemplo: open Documentos/Escritas/Livro/cap3.pdf . Você pode começar com “./” antes de “Documentos” para que o resultado seja o mesmo.
-
Mude de diretórios. Para retornar ao diretório “Home” (que é o inicial), use cd ~/ ou vá para um diretório de menor nível utilizando “cd” seguido pelo nome da pasta, como em, cd Documentos/Contas . Não esqueça que o arquivo que está tentando abrir precisa estar dentro do diretório atual, mas você pode usar qualquer app para abri-lo, independentemente da localização.
-
Encontre o nome certo do arquivo. É preciso inserir a extensão também; se ela estiver oculta, siga as instruções abaixo:
- Selecione o arquivo no Finder. Pressione ⌘ Command + I e, na janela de informações, procure por “nome de arquivo e extensão” para vê-lo completo.
- Outra opção é mudar de diretório, indo até a pasta com o arquivo. Insira ls na linha de comando do Terminal para listar todos os arquivos do diretório.
- Há, ainda, a possibilidade de arrastar e soltar o arquivo na janela do Terminal.
Publicidade
Dicas
- Você pode usar “*” como um coringa e representar qualquer sequência de caracteres, ou “?” para substituir qualquer caractere único. [4] X Fonte de pesquisa Isso funciona em nome de arquivos, mas não de programas; por exemplo, open orçamento* abrirá o primeiro arquivo do diretório com a palavra "orçamento”, enquanto open orçamento?.pdf exibirá o conteúdo de "orçamento1.pdf", mas não "orçamento2018.pdf", já que “?” representa um único caractere.
Publicidade
Avisos
- Há comandos não disponíveis para versões antigas do OS X.
Publicidade
Referências
Publicidade