Baixe em PDF Baixe em PDF

Os arquivos de computador com a extensão ".exe" são chamados de executáveis ou simplesmente exe. Esse tipo é um dos mais comuns no sistema operacional Windows, podendo ser utilizados na instalação ou execução de softwares. Os executáveis também são úteis para juntar pequenos scripts ou macros em um só pacote, permitindo que o usuário distribua-os com mais facilidade, tendo apenas um arquivo para se trabalhar e diminuindo o tamanho. Aprender a abrir os exe é um processo bastante simples, que possibilitará a instalação e execução de programas de maneira bem prática.

Método 1
Método 1 de 3:

Executando arquivos .exe no Windows

Baixe em PDF
  1. Esses arquivos executáveis do Windows são feitos para serem abertos como programas. Ao clicar duas vezes sobre um item .exe, ele começará a ser rodado.
    • Se o arquivo exe foi baixado da internet, será pedido que confirme o desejo de executá-lo. Muito cuidado ao abrir este tipo de extensão de fontes desconhecidas , pois esta é uma das maneiras mais fáceis de infectar um computador com vírus. Nunca execute um exe baixado como anexo de um e-mail, mesmo se conhecer o remetente.
    • Arquivos exe podem não ser executados adequadamente se foram construídos para uma versão desatualizada do Windows. Uma alternativa é tentar ajustar as opções de compatibilidade, clicando com o botão direito sobre o item, selecionando "Propriedades" e entrando na aba Compatibilidade . É possível determinar em qual versão do Windows o arquivo deve ser rodado, mas isto não garante que o problema será resolvido.
  2. Caso apareçam mensagens de erro ao tentar rodar um arquivo .exe ou nada acontecer, pode haver um problema nas configurações do registro do Windows. Editá-las pode parecer uma tarefa difícil, mas é um processo que não leva mais do que alguns minutos. [1]
    • Para abrir o "Editor do Registro", pressione Win + R e digite regedit .
  3. HKEY_CLASSES_ROOT\.exe . Use os menus de navegação à esquerda para acessar o diretório.
  4. Uma nova janela será aberta.
  5. Clique em OK para salvar as modificações.
  6. HKEY_CLASSES_ROOT\exefile . Utilize o menu de navegação à esquerda para acessar o diretório.
  7. Uma nova janela será aberta.
  8. "%1" %* no campo "Value data" (Valor dos Dados). Clique em OK para salvar as alterações.
  9. KEY_CLASSES_ROOT\exefile\shell\open . Encontre e abra o diretório no menu de navegação à esquerda.
  10. Uma nova janela será aberta.
  11. "%1" %* no campo "Value data" (Valor dos Dados). Clique em OK para salvar as mudanças.
  12. Depois de alterar as três entradas acima, feche o "Editor do Registro" e reinicie a máquina. Após o processo, provavelmente será possível executar arquivos .exe novamente, mas é altamente recomendado que seja descoberto o porquê deste problema ter acontecido. Existe a possibilidade de um vírus ou malware ter infectado o computador, o que poderá causar o mesmo erro novamente no futuro. Clique aqui para instruções em como encontrar e remover vírus.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Rodando arquivos .exe no OS X

Baixe em PDF
  1. Os arquivos com a extensão .exe não são feitos para serem executados no OS X, logo, será necessário utilizar um software especial para que eles sejam rodados. O utilitário "Wine" será instalado - ele adiciona um "invólucro" do Windows ao exe, dando todos os arquivos essenciais para que o item do sistema da Microsoft seja aberto. O "Wine" não é compatível com todos os .exe e alguns programas funcionarão melhor que outros. Não é necessário ter um disco do Windows para instalá-lo.
  2. Eswe programa de desenvolvimento é gratuito e necessário para compilar o código do software. Você não o utilizará diretamente, mas as ferramentas que irá instalar para executar os exe precisam dele.
    • Inicie o Xcode após finalizar o download e clique no menu "Xcode". Selecione "Preferences" (Preferências) e clique na aba "Downloads". Escolha o botão Install (Instalar) ao lado de "Command Line Tools" (Ferramentas de Linha de Comando).
  3. Esse utilitário gratuito simplifica o processo de compilação, sendo utilizado para construir a versão do "Wine". Adquira-o aqui . Selecione o link que corresponde à versão do OS X da máquina e clique duas vezes no arquivo .pkg que for baixado ao computador para instalar o MacPorts.
  4. É necessário utilizar o "Terminal" para arrumar algumas das configurações do MacPorts; ele pode ser aberto a partir da pasta "Utilitários".
  5. echo export PATH=/opt/local/bin:/opt/local/sbin:\$PATH$'\n'export MANPATH=/opt/local/man:\$MANPATH | sudo tee -a /etc/profile
  6. Será pedida a senha da conta do administrador antes de poder executar o comando (você não verá nada ao digitá-la). Pressione Return após terminar de inseri-la. Caso não tenha uma senha associada com a conta do administrador, o processo não dará certo.
  7. Insira o comando a seguir e tecle Return :
    if [ `sysctl -n hw.cpu64bit_capable` -eq 1 ] ; then echo "+universal" | sudo tee -a /opt/local/etc/macports/variants.conf; else echo "n/a"; fi
  8. Esse comando rápido mostrará ao Xcode que você está de acordo com os termos de licença, permitindo a compilação de códigos. Feche e reabra a janela do Terminal após executá-lo:
    • sudo xcodebuild -license
  9. Após reabrir a janela do Terminal, você pode começar a instalar o "Wine". A senha do administrador pode ser pedida novamente e talvez o processo de instalação leve um tempo para ser concluído. Você irá ao Terminal quando ele acabar:
    • sudo port install wine
  10. Use o comando cd para acessar o diretório onde o executável está no Mac (é preciso fazer este processo no Terminal).
  11. Digite o comando a seguir para executar um .exe no diretório ativo. Substitua nomedoarquivo com o nome do executável:
    • wine nomedoarquivo .exe
  12. Se o arquivo exe é um programa individual, ele poderá ser aberto ma hora; caso seja um arquivo de configuração de um programa, basta seguir os passos da instalação como se estivesse no Windows.
    • Nem todo aplicativo funciona no "Wine". Veja aqui a lista completa dos que são compatíveis.
  13. Se tiver usado um exe para adicionar um software, será necessário utilizar o "Wine" para rodá-los.
    • Digite cd ~/.wine/drive_c/Program\ Files/ para abrir o diretório "Arquivos de Programas", que é onde os softwares do "Wine" estão instalados.
    • Digite ls para ver uma lista de todos os programas instalados e cd nomedoprograma para abrir o diretório do software. Por exemplo, se o diretório possui um espaço, é necessário incluir um \ antes dele. No caso do Microsoft Office, ficaria assim: cd Microsoft\ Office .
    • Tecle ls novamente no diretório do programa para encontrar o .exe.
    • Digite wine nomedoarquivo .exe para abrir o software.
  14. O .NET é uma biblioteca de softwares para diversos aplicativos do Windows e Mono é o substituto em código aberto que o "Wine" pode utilizar. Você precisará apenas instalá-lo caso os programas necessitem do .NET. [2]
    • Digite sudo port install winetricks e pressione Return .
    • Agora insira winetricks mono210 e tecle Return para instalar o Mono.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Extraindo arquivos .exe

Baixe em PDF
  1. Esse aplicativo é gratuito e de código aberto, possibilitando a abertura dos exe como se fossem arquivos compactados (ZIP ou RAR, por exemplo). Isto funciona com vários itens desta extensão, mas não todos.
    • Baixe o 7-Zip aqui .
  2. Ele será aberto no explorador do aplicativo; caso as opções do 7-Zip não apareçam ao clicar com o botão direito em um arquivo, abra-o no menu Iniciar e procure pelo exe que deseja abrir.
    • O 7-Zip não pode abrir todos os arquivos .exe. Um erro pode aparecer ao tentar abrir certos itens dessa extensão, como os do WinRAR, mas existe a chance de não conseguir devido à maneira com que ele foi compilado originalmente.
  3. Ao abrir o .exe no 7-Zip, você verá uma lista de itens e pastas que estão contidas no executável. Clique duas vezes sobre as pastas para verificar os arquivos dentro da mesma. É possível selecionar mais de um arquivo segurando Ctrl e clicando em cada um.
  4. Será pedido que você determine uma localização para descompactá-los, que por padrão é a mesma do exe.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Luigi Oppido

    Técnico de Computação
    Luigi Oppido é Proprietário e Operador da Pleasure Point Computers, em Santa Cruz, Califórnia. Possui mais de 25 anos de experiência em conserto de computadores, recuperação de dados, remoção de vírus e atualizações. Há mais de dois anos, apresenta o Computer Man Show!, transmitido pela KSQD para toda a região central da Califórnia.
    Luigi Oppido
    Técnico de Computação

    Passe um antivírus no arquivo. Arquivos EXE podem ser perigosos, especialmente se você não conhecer a origem deles ou se só houver um arquivo nesse formato. Por isso que é importante ter um bom antivírus para analisar o arquivo antes de usá-lo.

    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 143 004 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade